Condução à chuva
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Re: Condução à chuva
se ja temos que ter cuidado quando faz sol, mais cuidado temos de ter quando esta mau tempo!!eu ja me despistei 2 vezes com o mau tempo, uma foi a entrar no eixo norte sul, andei tipo bola de ping pong nos railes e outra foi em peniche foi parar dentro de uma valeta que era em altura maior que eu!! :lol1
Boas curvas! é sempre a dar.....
- Carlos Sousa
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Re: Condução à chuva
Na realidade nem importa de onde vêm as dicas. O que realmente importa é que alguém se deu ao trabalho da aqui as colocar, afim de ajudar e advertir os "menos atentos" para que seja feita uma condução mais segura, afinal eu, tu e muitos mais andamos na estrada!!!Sotnas Escreveu:Isso são dicas tuas ou foi retirado de algum manual de código da estrada?
Parabéns pelo tópico.
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Re: Condução à chuva
X2 :fixeCarlos Sousa Escreveu:Na realidade nem importa de onde vêm as dicas. O que realmente importa é que alguém se deu ao trabalho da aqui as colocar, afim de ajudar e advertir os "menos atentos" para que seja feita uma condução mais segura, afinal eu, tu e muitos mais andamos na estrada!!!Sotnas Escreveu:Isso são dicas tuas ou foi retirado de algum manual de código da estrada?
Parabéns pelo tópico.
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)
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- Dudex
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Re: Condução à chuva
Nem mais, dizem que sou maluco em seco mas no molhado vou sentado ao lado da malta e vou todo borrado :lol1BlackOpenAir Escreveu:Leste-me os pensamentos, estou 100% de acordo de que a condução na via pública exige atenção e destreza em qualquer situação, mas com chuva os cuidados devem ser multiplicados por 100, porque temos que zelar pela nossa integridade física e pela dos outros condutores. A mim faz-me confusão como é que há pessoas que conduzem da mesma maneira em seco e em molhado.Dudex Escreveu:Com chuva o mais importante para além de pneus decentes é saber fazer trajectórias e acima de tudo ter cuidado com as transferências de massa. Ou seja, saber conduzir que é o que faz falta por aí, a malta acelera sem saber como nem porquê.
- Ricardo Gomes
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Re: Condução à chuva
Eu acho que os portugueses não sabem distinguir a chuva do sol, é sempre a abrir, é cada fuguete na AE, até me abanam, ainda estes dias a vir das Taipas(Guimarães) para Braga pela nacional, estrada cheia de curvas, piso molhado e a chuver, eu já vinha umbocado acelerado, mas passou-me um serie 1 de tal maneira que até colei o pistão, por momentos pensei que ele ia para a baixo do monte, estava a depender a 100% do controlo de tracção, o carro fugia em todas as curvas prai 40cm e bloqueava, pessoal completamente maluco! :snooty
- PauloFerreira79
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Re: Condução à chuva
Bem faço eu que ando sempre devagarinho... :liar
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Re: Condução à chuva
PauloFerreira79 Escreveu:Bem faço eu que ando sempre devagarinho... :liar
pois pois e o ricardo que o diga :susto :naonao
bem faço eu , pois tenho umas jantes com pneus de chuva e outras com pneus de verão e sempre com os minimos ligados , é que não gosto de ver o carrinho do quadrante com as luzes ligadas :lol1 :lovebmw
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Re: Condução à chuva
Carlos Sousa Escreveu:Na realidade nem importa de onde vêm as dicas. O que realmente importa é que alguém se deu ao trabalho da aqui as colocar, afim de ajudar e advertir os "menos atentos" para que seja feita uma condução mais segura, afinal eu, tu e muitos mais andamos na estrada!!!Sotnas Escreveu:Isso são dicas tuas ou foi retirado de algum manual de código da estrada?
Parabéns pelo tópico.
Importa, importa, amigo.
É que se for de um certo manual, de uma certa editora, é certinho que os seus responsáveis vão arranjar problemas de índole jurídica.
Há direitos de autor que têm de ser respeitados e não há necessidade de plágio, nem de criar desconfortos aos responsáveis pelo fórum. :wink1
- PauloFerreira79
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Re: Condução à chuva
Basta editar o tópico e revelar a fonte entre " "Sotnas Escreveu: É que se for de um certo manual, de uma certa editora, é certinho que os seus responsáveis vão arranjar problemas de índole jurídica.
-- Sábado Out 23, 2010 2:12 pm --
Aí não arranja problemas a ninguém nem à própria pessoa que teve o trabalho de postar aqui.
- Dudex
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Re: Condução à chuva
Sinceramente, este tipo de posts generalistas e pré feitos, eu ainda não li nenhum :lol1
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Re: Condução à chuva
Por isso é que perguntei.PauloFerreira79 Escreveu:Basta editar o tópico e revelar a fonte entre " "Sotnas Escreveu: É que se for de um certo manual, de uma certa editora, é certinho que os seus responsáveis vão arranjar problemas de índole jurídica.
-- Sábado Out 23, 2010 2:12 pm --
Aí não arranja problemas a ninguém nem à própria pessoa que teve o trabalho de postar aqui.
É que eu conheço um fulano de umas editoras que é tipo pit bull.
- elav_320d
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Re: Condução à chuva
isso é desligar o controle de tração e acelerador a fundo
tambem ter seguro contra danos proprios
tambem ter seguro contra danos proprios
Meu Projecto:
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903
320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903
320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
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- David_2402
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Re: Condução à chuva
x2Carlos Sousa Escreveu:Na realidade nem importa de onde vêm as dicas. O que realmente importa é que alguém se deu ao trabalho da aqui as colocar, afim de ajudar e advertir os "menos atentos" para que seja feita uma condução mais segura, afinal eu, tu e muitos mais andamos na estrada!!!Sotnas Escreveu:Isso são dicas tuas ou foi retirado de algum manual de código da estrada?
Parabéns pelo tópico.
Obrigado pelas dicas :fixe
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Re: Condução à chuva
Excelentes estes topicos!
Quanto ao conteudo so nao concordo com uma medida, ou talvez tenha sido a forma como foi dita.
Com visibilidade perto do nulo, encostar e ligar luzes de emergencia e medios...
Esta questao ja me aconteceu na realidade, estava no momento a fazer o que acho mais correcto, procurar uma gasolineira ou local para parar em segurança quando passo por um parado de 4 piscas na berma, o susto foi tal que fiquei com o carro totalmente aos Sss na minha faixa felizmente até que lá o agarrei com recurso a aceleraçao e contra-brecagem.
Por isso digo que deveria estar este detalhe mais correctamente aconselhado/escrito.
Quanto ao conteudo so nao concordo com uma medida, ou talvez tenha sido a forma como foi dita.
Com visibilidade perto do nulo, encostar e ligar luzes de emergencia e medios...
Esta questao ja me aconteceu na realidade, estava no momento a fazer o que acho mais correcto, procurar uma gasolineira ou local para parar em segurança quando passo por um parado de 4 piscas na berma, o susto foi tal que fiquei com o carro totalmente aos Sss na minha faixa felizmente até que lá o agarrei com recurso a aceleraçao e contra-brecagem.
Por isso digo que deveria estar este detalhe mais correctamente aconselhado/escrito.
- Sworks
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Re: Condução à chuva
Caros,
Lição sobre condução à chuva:
1º. Viatura em boas condições de funcionamento, nomeadamente luzes, travões e amortecedores.
2º. Condutor(a) minimamente inteligente e, se possível, pessoa sensata e prudente.
3º. Pneus com desgaste NÃO inferior a 4mm de profundidade do piso, o dobro do limite legal. Verificar a pressão dos pneus!!!!
4º. Acender as luzes de médios para VER e sobretudo para SER VISTO!!!!!!
5º. Fazer um esforço para sinalizar antecipadamente as mudanças de direcção, vulgo fazer pisca.
6º. Conduzir com as 2 mãos no volante, correctamente posicionadas, e não ao telemóvel!!
7º. Reduzir a velocidade em função da intensidade da chuva (pluviosidade)
8º. Aumentar a distância para o veículo da frente para o dobro ou o triplo do que fariam normalmente.
9º. Travar antes das curvas, reduzir a velocidade em linha recta e só depois iniciar a curva (transferência de massa)
10º. Não travar subitamente em curva, com a viatura em apoio.
11º. Não executar mudanças bruscas de direcção, movimentos súbitos no volante, especialmente não em curva.
Estas medidas são suficientes mas podem ainda ser consideradas as seguintes:
12º. Ter em consideração que vias mais movimentadas (2aCircular, Eixo Norte-Sul, VCI, CRIL, CREL, IC16-17, Etc) têm mais sujidade e detritos no pavimento, reduzindo a aderência.
13º. Ter em consideração o tipo de pavimento: mais abrasivo com melhor aderência e mais polido com menor aderência.
14º. Pneumáticos de largura superior a 225 são mais susceptíveis de acqua-planning pois atingem o limite da capacidade de escoamento (L/m) a uma velocidade inferior.
Exemplo: viatura de tracção traseira com pneus 255/35R18 exige muito cuidado em piso molhado.
15º. Desviar se possível de água acumulada na via, ou cursos de água transversais à circulação.
16º. Em caso de acqua-planning não rodar o volante e não travar (basta uma roda ter aderência para a viatura entrar em rotação e despiste).
17º. Limpar os vidros da viatura, sobretudo dentro do habitáculo (interior) para evitar o embaciamento.
E já agora... circulem com cinto de segurança e na via mais à direita!
Lição sobre condução à chuva:
1º. Viatura em boas condições de funcionamento, nomeadamente luzes, travões e amortecedores.
2º. Condutor(a) minimamente inteligente e, se possível, pessoa sensata e prudente.
3º. Pneus com desgaste NÃO inferior a 4mm de profundidade do piso, o dobro do limite legal. Verificar a pressão dos pneus!!!!
4º. Acender as luzes de médios para VER e sobretudo para SER VISTO!!!!!!
5º. Fazer um esforço para sinalizar antecipadamente as mudanças de direcção, vulgo fazer pisca.
6º. Conduzir com as 2 mãos no volante, correctamente posicionadas, e não ao telemóvel!!
7º. Reduzir a velocidade em função da intensidade da chuva (pluviosidade)
8º. Aumentar a distância para o veículo da frente para o dobro ou o triplo do que fariam normalmente.
9º. Travar antes das curvas, reduzir a velocidade em linha recta e só depois iniciar a curva (transferência de massa)
10º. Não travar subitamente em curva, com a viatura em apoio.
11º. Não executar mudanças bruscas de direcção, movimentos súbitos no volante, especialmente não em curva.
Estas medidas são suficientes mas podem ainda ser consideradas as seguintes:
12º. Ter em consideração que vias mais movimentadas (2aCircular, Eixo Norte-Sul, VCI, CRIL, CREL, IC16-17, Etc) têm mais sujidade e detritos no pavimento, reduzindo a aderência.
13º. Ter em consideração o tipo de pavimento: mais abrasivo com melhor aderência e mais polido com menor aderência.
14º. Pneumáticos de largura superior a 225 são mais susceptíveis de acqua-planning pois atingem o limite da capacidade de escoamento (L/m) a uma velocidade inferior.
Exemplo: viatura de tracção traseira com pneus 255/35R18 exige muito cuidado em piso molhado.
15º. Desviar se possível de água acumulada na via, ou cursos de água transversais à circulação.
16º. Em caso de acqua-planning não rodar o volante e não travar (basta uma roda ter aderência para a viatura entrar em rotação e despiste).
17º. Limpar os vidros da viatura, sobretudo dentro do habitáculo (interior) para evitar o embaciamento.
E já agora... circulem com cinto de segurança e na via mais à direita!