Hoje em dia , é de conhecimento comum que colocar um filtro exposto debaixo do capot, é fazer com que o motor aspire enorme quantidade de ar quente, diminuindo dráticamente as performances do motor. É por este motivo que se tem vindo a notar um aumento das instalações de condutas de alimentação de ar frio nas admissões, vulgo admissões dinâmicas.
No entanto, existe um detalhe que muitas vezes é esquecido. Se for possivel obter uma pressão de ar positiva no tubo de admissão de ar frio, poderemos obter ganhos significativos na performance do motor. Teste demonstram que a uma certa velocidade, uma boa admissão com alimentação de ar frio, consegue criar uma pressão positiva suficiente para diminuir/cancelar o efeito de restricção do elemento filtrante. Este efeito poderá não ser nada de extrordinário, mas ganhos perceptiveis irão de certeza acontecer. O segredo está então em montar a conduta de ar frio num local de alta pressão.
Com o movimento frontal do carro, o ar é desviado para cima, para baixo e para os lados. Na frente do carro existe um ponto alto em que o ar é desviado para a parte de cima do carro, e um outro local mais abaixo , onde o ar é desviado para a parte inferior. Este é chamado o ponto de estagnação e é exactamente aqui que se encontram os locais de maior pressão de ar.
Entendido este ponto, só nos resta encontrar esses locais, de forma a aí, se instalar a conduta de ar frio. Para isso precisamos de um sensor de pressão de ar, aparelho fácilmente disponivel e indespensável para qualquer bom preparador.
Utilizando um curto tubo de PVC, coloca-se o sensor junto aos locais acima referidos e o tubo de seguida. Prende-se este sistema sensor tubo e leva-se o veículo a uma teste de estrada, e experimentando vários locais suspeitos de possuirem alta pressão. Acima está o esquema do referido sensor. Saliento que cada vez que o sensor detectar alta pressão de ar, emitirá um sinal sonoro. Em conclusão, este é um teste simples e barato, que nos permitirá localizar os pontos de alta pressão, e evitar erros frequentes, tais como instalar a admissão junto á cava das rodas, um local de baixa pressão dar.