[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv
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- pedrosousa
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[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv
Aqui fica passo a passo a descrição para desligar a EGR, há quem opte por tapar o tubo com uma esfera. Eu primeiro desliguei o tubo de vacuo mas depois pensei que podia entrar lixo para dentro da valvula de comando e decidi tapar-lhe a ponta com um material que deixe o ar circular e que por outro lado filtre o ar.
Em primeiro lugar vamos tirar a proteção do motor, começamos por desapertar ps 5 parafusos, com uma chave torx.
Depois para que a proteção fique completamente solta temos que libertar esta fixação de borracha.
Levantamos a proteção um pouco e puxamos para nós.
Aqui podem ver a EGR logo à esquerda da minha mão, por acaso já está desligada.
Agora sim para desligar a EGR só têm que desligar aquele tubo preto, é só puxar se precisarem podem usar uma chave de fendas larga para ajudar o tubo a deslizar.
Aqui fica o material usado para tapar a ponta do tubo, se tiverem abraçadeiras das pequenas melhor, eu tenho mas não sei delas e não é preciso um bocado de pano tão grosso, pode ser uma coisa masi fina a ideia era tecido das meias de mulher mas não tinha nada disso em casa que desse para usar.
Esta foto serve para vos mostrar o sitio onde prendi o tubo para que este não ande a passear e como ficou o tubo com a ponta tapada.
Depois é só montar a tampa aparafusar os 5 parafusos com a chave torx e colocar esta peça no lugar.
E pronto está feito, já fiz +- 60 km's e a luz de motor ainda não acendeu hoje vou para Lisboa e espero que acenda pelo caminho, senão acender ainda melhor
Em primeiro lugar vamos tirar a proteção do motor, começamos por desapertar ps 5 parafusos, com uma chave torx.
Depois para que a proteção fique completamente solta temos que libertar esta fixação de borracha.
Levantamos a proteção um pouco e puxamos para nós.
Aqui podem ver a EGR logo à esquerda da minha mão, por acaso já está desligada.
Agora sim para desligar a EGR só têm que desligar aquele tubo preto, é só puxar se precisarem podem usar uma chave de fendas larga para ajudar o tubo a deslizar.
Aqui fica o material usado para tapar a ponta do tubo, se tiverem abraçadeiras das pequenas melhor, eu tenho mas não sei delas e não é preciso um bocado de pano tão grosso, pode ser uma coisa masi fina a ideia era tecido das meias de mulher mas não tinha nada disso em casa que desse para usar.
Esta foto serve para vos mostrar o sitio onde prendi o tubo para que este não ande a passear e como ficou o tubo com a ponta tapada.
Depois é só montar a tampa aparafusar os 5 parafusos com a chave torx e colocar esta peça no lugar.
E pronto está feito, já fiz +- 60 km's e a luz de motor ainda não acendeu hoje vou para Lisboa e espero que acenda pelo caminho, senão acender ainda melhor
Boas fotos. Tu desligaste e eu fiquei mesmo sem EGR, por isso tenho a luz acesa. So acende a luz quando a ficha fica desligada como ainda tens a ficha nao vai acender.
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- pedrosousa
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E porque desligaste a ficha???
Mesmo que eliminasses de vez a EGR podias sempre manter a ficha ligada.
Eu estive a tentar ver onde raio iam os tubos, um vai até à electrovalvula de comando que tem a tal ficha o outro vai em direcção ao motor. Não desliguei a ficha porque não sabia se a electovalvula actuava mais alguma coisa.
Pronto então está feito
EGR off
Este na IPO passa com EGR off porque como o motor tá todo tapado não dá para ver a EGR sem desmontar a protecção superior e o acrescimo de fumo é minimo...
O próximo DIY vai ser a troca do filtro de ar e do oleo, mas esse ainda vai demorar algum tempo a sair...
Mesmo que eliminasses de vez a EGR podias sempre manter a ficha ligada.
Eu estive a tentar ver onde raio iam os tubos, um vai até à electrovalvula de comando que tem a tal ficha o outro vai em direcção ao motor. Não desliguei a ficha porque não sabia se a electovalvula actuava mais alguma coisa.
Pronto então está feito
EGR off
Este na IPO passa com EGR off porque como o motor tá todo tapado não dá para ver a EGR sem desmontar a protecção superior e o acrescimo de fumo é minimo...
O próximo DIY vai ser a troca do filtro de ar e do oleo, mas esse ainda vai demorar algum tempo a sair...
Eu vou tirar uma foto ao meu!
Eu não fiz nada! Foram os mecanicos na Vilauto. Eu nunca vi o motor com EGR eheheh.
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- pedrosousa
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Vantagem é teres a admissão sempre limpa, ganhas melhor reposta a baixos/médios regimes sempre que não pisas a fundo, pois a mistura passa a ser sempre ar puro.Silver Surfer Escreveu:Oi pessoal!
Muitos parabéns pelo excelente DIY pedrosousa!!! :palmas
Muito bom!
Agr uma pergunta...vantagens e desvantagens da EGR desligada...Ajudem aí..tou farto de ler mas n chego a conclusão nenhuma
Abraço!
Desvantagens faz um pouco mais de fumo, mas nada de mais e polui mais.
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320d - PP aqui fica a tua respostapedrosousa Escreveu:Vantagem é teres a admissão sempre limpa, ganhas melhor reposta a baixos/médios regimes sempre que não pisas a fundo, pois a mistura passa a ser sempre ar puro.Silver Surfer Escreveu:Oi pessoal!
Muitos parabéns pelo excelente DIY pedrosousa!!! :palmas
Muito bom!
Agr uma pergunta...vantagens e desvantagens da EGR desligada...Ajudem aí..tou farto de ler mas n chego a conclusão nenhuma
Abraço!
Desvantagens faz um pouco mais de fumo, mas nada de mais e polui mais.