[DIY] Modulo Fecho Centrlizado ZKE E46

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

[DIY] Modulo Fecho Centrlizado ZKE E46

Mensagem por Yasser »

Boas Amigos,
finalmente coloco aqui com a ajuda do Guillex a solucao para as dificuldades com o sistema de fecho centralizado do E46...

O Famoso Modulo do fecho centralizado...Modulo ZKE... ;)

Ora entao, os sintomas sao:

O Fecho centralizado falha ao abrir e/ou a fechar com o comando...
Nao abre ou fecha todas as portas ao mesmo tempo, mas acende as luzes la dentro mas nao destranca nenhuma porta...

Penso que este manual só é valido para esta situacao...quando nao funciona para as 4! ;)

O que "falha" neste modulo sao uns Relés marca Siemens ou Tyco, dependente do ano de fabrico do carro, mas sao iguais em tudo ate na referencia...menos marca... Ref. V23084C2001A303.

O Mais complicado nisto tudo, é mesmo arranjar os ditos Relés, visto que sao feitos especificamente para modulos de fechos centralizados, digamos que é complicado encontrar estas peças... :roll:

Ora, passando esta situacao á frente, de encontrar ou nao encontrar relés para isto... Ca´vamos nos... :)

O Modulo encontra-se por baixo do porta luvas (ou chamem-lhe o que quiserem...lol eu guardo la cds e os livros do carro...)

Toca a retirar os parafusos:


Imagem

Depois da gaveta estar ca fora, encontramos uma especie de plastico com 3 buracos...o Modulo está ali por cima...

Imagem

Tiramos as fichas como esta indicado na foto...
A ficha 1, basta "destrancar" a patilha branca para o lado da seta...
A ficha 2 com a ajuda de uma chave de fendas fininha, metemos onde ta a bola vermelha, e puxamos a ficha pa direita ate que saia...


Depois das fichas desligadas, basta tirar o modulo destravando uma patilhazita de plastico por baixo da ficha 1, e o modulo sai um pouco para fora, mas ainda esta agarrado...

A solucoa será, tirar a bandeja completa sem medo :) para baixo...ate desprende-lo desses "parafusos"...

Imagem

Imagem

Agora com o modulo fora, é so destravar essas 4 patilhas, e tentar abrir a "caixa" cuidado que ainda tem umas patilhas de encaixe junto ás fichas...

Depois de aberto:
Imagem

Ai estão eles...os Famosos Relés...

Os E46's com bancos aquecidos, teem mais 2 iguais ao lado... mas os que sao para trocar sao os que tao assinalados!

Como veem, a placa em si, vem protegida/envernizada com uma especie de verniz proprio...sei la, os electronicos devem saber lidar com ela certamente! ;) :lol:

A tentar tirar o verniz na zona traseira...

Imagem

Imagem

Ai nessa foto, poderao ver os 10 pontos de solda que sao os que correspondem aos relés...

A Operação...
Imagem

Ja com os relés novos:
Imagem

Convem verificar se realmente ficou tudo bem soldado, e toca a por de novo verniz protector nos sitios limpos! 8)

Colocar a placa na "caixa", depois pegar no modulo, e liga-lo so as fichas, testar, e caso esteja tudo OK, montar tudo em ordem inversa!

Verifiquem se fica tudo bem apertado, parafusos nos sitios, fios nos sitios, e nao sobrem peças...alem dos relés danificados ;)

Aconselho vivamente a quem nao tem jeito para isto, que saquem o modulo e falem antes com algum mestre de electronica...porque caso algo corra mal, modulo novo e é a doer ;) :D

Para as curiosidades, nao...ainda nao tive este problema nem fui eu que fiz esta "operacao", obrigado Guillex e Nachosou por esta ajuda ;)

AB!!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT

BMW 320d E90 ///M
Ex: BMW 320d E46

Avatar do Utilizador
GostoBastante
Membro Junior
Mensagens: 448
Registado: 21 set 2005, 18:23

Mensagem por GostoBastante »

Excelente tópico, estas de parabens! Eu realmente tenho esse problema, mas sinceramente nao me arriscava a mudar esses modulos sozinho! Tenho amigos que trabalham na siemens e na tyco e vou tentar arranjar esses modulos. Yasser sabes me dizer se alguns desses users que referiste me é capaz de me desenrrascar este problema? Se eu nao conseguir arranjar esses modulos, eles arranjam? Sabes por quanto me fica o arranjo?

Obrigado e mais uma vez, parabens!

Avatar do Utilizador
GostoBastante
Membro Junior
Mensagens: 448
Registado: 21 set 2005, 18:23

Mensagem por GostoBastante »

So uma pequena coisa Yasser, mas isso depois nao tem que levar uma codificaçao qualquer na BMW depois de montado?? É que eu já li isso aqui pelo forum!

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Boas ;)

Nao será necessario nenhuma configuracao!

é so trocar!

Quanto á peça, posso realmente tentar saber se eles arranjam isso!
Mas se tens conhecidos a trabalhar na Siemens, certamente eles te arranjam isso :D

Depois diz qualquer coisa ;)

AB!!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT

BMW 320d E90 ///M
Ex: BMW 320d E46

Avatar do Utilizador
GostoBastante
Membro Junior
Mensagens: 448
Registado: 21 set 2005, 18:23

Mensagem por GostoBastante »

Yasser Escreveu:Boas ;)

Nao será necessario nenhuma configuracao!

é so trocar!

Quanto á peça, posso realmente tentar saber se eles arranjam isso!
Mas se tens conhecidos a trabalhar na Siemens, certamente eles te arranjam isso :D

Depois diz qualquer coisa ;)

AB!!

Ha-des me dar o nº de REFª exacto, porque me parece pelo ampliar das fotos que os relés da Siemens tem um numero e os da Tyco tem outro numero! Confirma me esses numeros e assim poderei comprar varios e vender aqui no forum a um preço simbolico, já que há muito pessoal a sofrer deste problema e dar 350 euros na BMW por um modulo nao dá resultado! :lol: Diz alguma coisa, um abraço

Avatar do Utilizador
guillex
Membro Iniciado
Mensagens: 2
Registado: 27 dez 2006, 13:58
Localização: Sevilla FC

Mensagem por guillex »

Hola Yasser, hola Amigos
Me registré en el foro gracias a Yasser.

No es necesario configurar y yo cambié los relés hace casi 2 años y hasta hoy ningún amago de fallar...Perfecto!! ;)

La ref. de Tyco y Siemes es lo mismo V23084C2001A303, hay algunos CARLOGAVAZZI equvalente pero con otra referencia, intentaré buscar

Saludos a todos ;)

Avatar do Utilizador
guillex
Membro Iniciado
Mensagens: 2
Registado: 27 dez 2006, 13:58
Localização: Sevilla FC

Mensagem por guillex »

GostoBastante Escreveu:
guillex Escreveu:Hola Yasser, hola Amigos
Me registré en el foro gracias a Yasser.

No es necesario configurar y yo cambié los relés hace casi 2 años y hasta hoy ningún amago de fallar...Perfecto!! ;)

La ref. de Tyco y Siemes es lo mismo V23084C2001A303, hay algunos CARLOGAVAZZI equvalente pero con otra referencia, intentaré buscar

Saludos a todos ;)


Eu consegui arranjar um modulo novo de um 320d de 2004 estampado e penso que consigo lhe sacar o modulo! Se para colocar um modulo novo terá este que ser configurado??? Yasser se o nosso amigo espanhol nao perceber, dá uma ajudinha!

Obrigado
Poner otro modulo de otro carro si necesita configurar...pero puedes quitar los relés del modulo ZKE del carro estampado y poner a la ZKE de tu carro... ;)

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Mensagem por Yasser »

:D :D :D

Bem Vindo Guillex ;)

Gracias mais uma vez!!

GostoBastante, se calhar era mais facil mesmo já que tens um modulo novo, ires á BMW para te programarem...!

Se fores da zona de lx, tens a costa car ;)

AB!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT

BMW 320d E90 ///M
Ex: BMW 320d E46

Avatar do Utilizador
champ
Membro Junior
Mensagens: 584
Registado: 16 jul 2005, 23:09
Localização: Porto - V.N. Gaia

Mensagem por champ »

Muito bom post!!! Parabens Yasser!! :palmas :palmas
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Mickaelis
Membro Juvenil
Mensagens: 225
Registado: 05 mai 2004, 11:59
Localização: Braga

Mensagem por Mickaelis »

Bem, nem acredito!!

O meu pai teve esse problema e teve de mudar o módulo todo! Ainda o tenho aki mesmo ao meu lado!

Azar... coitado do meu pai! nem lhe vou dizer que o homem lamenta-se já! :(
Passion can not be explained... just FEEL it!!! BWM ///M!!!
BWM E46 320d M47N ///MSport!!!

Imagem

Avatar do Utilizador
Cebes
Membro Senior
Mensagens: 943
Registado: 21 set 2005, 15:26
Localização: São Pedro do Sul - Viseu

Mensagem por Cebes »

Parabens ao Yasser e ao membro Guillex por mais um tópico verdadeiramente útil... ;)
Imagem
Cá da garagem:
BMW 320d 136cv
Audi A3 1.8T 150cv
Opel Corsa C 1.3cdti 62cv
Lancia Y 60cv

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Mensagem por Yasser »

:) :)

Thanks!!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT

BMW 320d E90 ///M
Ex: BMW 320d E46

LRock
Membro Juvenil
Mensagens: 124
Registado: 09 set 2005, 18:24

Mensagem por LRock »

e assim poderia ter poupado 300 e tal aérios :cry:

bom serviço :palmas
E46 2003 150hp
GPS
EGR OFF
Imagem FILTERCHARGER

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Pessoal, quem está com este problema, não estacionem o carro ao sol :lol:

Até trocarem os reles, nao o ponham ao sol, eu quando deixo o meu ao sol, já me falha o modulo!! :evil:

:lol: :lol: :lol:
Pior que as mulheres :lol:
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT

BMW 320d E90 ///M
Ex: BMW 320d E46

Avatar do Utilizador
joelob
Membro Senior
Mensagens: 765
Registado: 11 jun 2007, 02:17
O meu Carro:: E30,E34,E46,W202,W203,W218
Localização: Paredes Porto

Mensagem por joelob »

Pessoal boas.Este topico esta sem duvida mt bom mas eu qd tive esse problema no meu fui a bmw e pediam-me os tais 350€ com mais acho eu 15% desconto mas eu conheço uma oficina que neste momento se tornou oficial bmw e que faz esse tipo se serviço por menos de um terço do preço para quem nao perceber mt do assunto.E na zona norte e pratica grandes preços e agora ate garantias bmw da.Chama-se J.Henrique silva e fika na maia se alg precisar de algo e so dizer.Cump
BMW 316i(E30 1989)BMW 320d(E46 1999)BMW M5( E34 1990)MB C200D(W202 1996)MB C220CDI(W203 2001)Peugeot 206(1.6HDI 2005)MB CLS 350CDI(W218 2011)
Imagem
BMW E30
BMW E46

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”