[DIY] Modulo Fecho Centrlizado ZKE E46
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[DIY] Modulo Fecho Centrlizado ZKE E46
Boas Amigos,
finalmente coloco aqui com a ajuda do Guillex a solucao para as dificuldades com o sistema de fecho centralizado do E46...
O Famoso Modulo do fecho centralizado...Modulo ZKE...
Ora entao, os sintomas sao:
O Fecho centralizado falha ao abrir e/ou a fechar com o comando...
Nao abre ou fecha todas as portas ao mesmo tempo, mas acende as luzes la dentro mas nao destranca nenhuma porta...
Penso que este manual só é valido para esta situacao...quando nao funciona para as 4!
O que "falha" neste modulo sao uns Relés marca Siemens ou Tyco, dependente do ano de fabrico do carro, mas sao iguais em tudo ate na referencia...menos marca... Ref. V23084C2001A303.
O Mais complicado nisto tudo, é mesmo arranjar os ditos Relés, visto que sao feitos especificamente para modulos de fechos centralizados, digamos que é complicado encontrar estas peças...
Ora, passando esta situacao á frente, de encontrar ou nao encontrar relés para isto... Ca´vamos nos...
O Modulo encontra-se por baixo do porta luvas (ou chamem-lhe o que quiserem...lol eu guardo la cds e os livros do carro...)
Toca a retirar os parafusos:
Depois da gaveta estar ca fora, encontramos uma especie de plastico com 3 buracos...o Modulo está ali por cima...
Tiramos as fichas como esta indicado na foto...
A ficha 1, basta "destrancar" a patilha branca para o lado da seta...
A ficha 2 com a ajuda de uma chave de fendas fininha, metemos onde ta a bola vermelha, e puxamos a ficha pa direita ate que saia...
Depois das fichas desligadas, basta tirar o modulo destravando uma patilhazita de plastico por baixo da ficha 1, e o modulo sai um pouco para fora, mas ainda esta agarrado...
A solucoa será, tirar a bandeja completa sem medo para baixo...ate desprende-lo desses "parafusos"...
Agora com o modulo fora, é so destravar essas 4 patilhas, e tentar abrir a "caixa" cuidado que ainda tem umas patilhas de encaixe junto ás fichas...
Depois de aberto:
Ai estão eles...os Famosos Relés...
Os E46's com bancos aquecidos, teem mais 2 iguais ao lado... mas os que sao para trocar sao os que tao assinalados!
Como veem, a placa em si, vem protegida/envernizada com uma especie de verniz proprio...sei la, os electronicos devem saber lidar com ela certamente!
A tentar tirar o verniz na zona traseira...
Ai nessa foto, poderao ver os 10 pontos de solda que sao os que correspondem aos relés...
A Operação...
Ja com os relés novos:
Convem verificar se realmente ficou tudo bem soldado, e toca a por de novo verniz protector nos sitios limpos!
Colocar a placa na "caixa", depois pegar no modulo, e liga-lo so as fichas, testar, e caso esteja tudo OK, montar tudo em ordem inversa!
Verifiquem se fica tudo bem apertado, parafusos nos sitios, fios nos sitios, e nao sobrem peças...alem dos relés danificados
Aconselho vivamente a quem nao tem jeito para isto, que saquem o modulo e falem antes com algum mestre de electronica...porque caso algo corra mal, modulo novo e é a doer
Para as curiosidades, nao...ainda nao tive este problema nem fui eu que fiz esta "operacao", obrigado Guillex e Nachosou por esta ajuda
AB!!
finalmente coloco aqui com a ajuda do Guillex a solucao para as dificuldades com o sistema de fecho centralizado do E46...
O Famoso Modulo do fecho centralizado...Modulo ZKE...
Ora entao, os sintomas sao:
O Fecho centralizado falha ao abrir e/ou a fechar com o comando...
Nao abre ou fecha todas as portas ao mesmo tempo, mas acende as luzes la dentro mas nao destranca nenhuma porta...
Penso que este manual só é valido para esta situacao...quando nao funciona para as 4!
O que "falha" neste modulo sao uns Relés marca Siemens ou Tyco, dependente do ano de fabrico do carro, mas sao iguais em tudo ate na referencia...menos marca... Ref. V23084C2001A303.
O Mais complicado nisto tudo, é mesmo arranjar os ditos Relés, visto que sao feitos especificamente para modulos de fechos centralizados, digamos que é complicado encontrar estas peças...
Ora, passando esta situacao á frente, de encontrar ou nao encontrar relés para isto... Ca´vamos nos...
O Modulo encontra-se por baixo do porta luvas (ou chamem-lhe o que quiserem...lol eu guardo la cds e os livros do carro...)
Toca a retirar os parafusos:
Depois da gaveta estar ca fora, encontramos uma especie de plastico com 3 buracos...o Modulo está ali por cima...
Tiramos as fichas como esta indicado na foto...
A ficha 1, basta "destrancar" a patilha branca para o lado da seta...
A ficha 2 com a ajuda de uma chave de fendas fininha, metemos onde ta a bola vermelha, e puxamos a ficha pa direita ate que saia...
Depois das fichas desligadas, basta tirar o modulo destravando uma patilhazita de plastico por baixo da ficha 1, e o modulo sai um pouco para fora, mas ainda esta agarrado...
A solucoa será, tirar a bandeja completa sem medo para baixo...ate desprende-lo desses "parafusos"...
Agora com o modulo fora, é so destravar essas 4 patilhas, e tentar abrir a "caixa" cuidado que ainda tem umas patilhas de encaixe junto ás fichas...
Depois de aberto:
Ai estão eles...os Famosos Relés...
Os E46's com bancos aquecidos, teem mais 2 iguais ao lado... mas os que sao para trocar sao os que tao assinalados!
Como veem, a placa em si, vem protegida/envernizada com uma especie de verniz proprio...sei la, os electronicos devem saber lidar com ela certamente!
A tentar tirar o verniz na zona traseira...
Ai nessa foto, poderao ver os 10 pontos de solda que sao os que correspondem aos relés...
A Operação...
Ja com os relés novos:
Convem verificar se realmente ficou tudo bem soldado, e toca a por de novo verniz protector nos sitios limpos!
Colocar a placa na "caixa", depois pegar no modulo, e liga-lo so as fichas, testar, e caso esteja tudo OK, montar tudo em ordem inversa!
Verifiquem se fica tudo bem apertado, parafusos nos sitios, fios nos sitios, e nao sobrem peças...alem dos relés danificados
Aconselho vivamente a quem nao tem jeito para isto, que saquem o modulo e falem antes com algum mestre de electronica...porque caso algo corra mal, modulo novo e é a doer
Para as curiosidades, nao...ainda nao tive este problema nem fui eu que fiz esta "operacao", obrigado Guillex e Nachosou por esta ajuda
AB!!
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Excelente tópico, estas de parabens! Eu realmente tenho esse problema, mas sinceramente nao me arriscava a mudar esses modulos sozinho! Tenho amigos que trabalham na siemens e na tyco e vou tentar arranjar esses modulos. Yasser sabes me dizer se alguns desses users que referiste me é capaz de me desenrrascar este problema? Se eu nao conseguir arranjar esses modulos, eles arranjam? Sabes por quanto me fica o arranjo?
Obrigado e mais uma vez, parabens!
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Yasser Escreveu:Boas
Nao será necessario nenhuma configuracao!
é so trocar!
Quanto á peça, posso realmente tentar saber se eles arranjam isso!
Mas se tens conhecidos a trabalhar na Siemens, certamente eles te arranjam isso
Depois diz qualquer coisa
AB!!
Ha-des me dar o nº de REFª exacto, porque me parece pelo ampliar das fotos que os relés da Siemens tem um numero e os da Tyco tem outro numero! Confirma me esses numeros e assim poderei comprar varios e vender aqui no forum a um preço simbolico, já que há muito pessoal a sofrer deste problema e dar 350 euros na BMW por um modulo nao dá resultado! Diz alguma coisa, um abraço
Hola Yasser, hola Amigos
Me registré en el foro gracias a Yasser.
No es necesario configurar y yo cambié los relés hace casi 2 años y hasta hoy ningún amago de fallar...Perfecto!!
La ref. de Tyco y Siemes es lo mismo V23084C2001A303, hay algunos CARLOGAVAZZI equvalente pero con otra referencia, intentaré buscar
Saludos a todos
Me registré en el foro gracias a Yasser.
No es necesario configurar y yo cambié los relés hace casi 2 años y hasta hoy ningún amago de fallar...Perfecto!!
La ref. de Tyco y Siemes es lo mismo V23084C2001A303, hay algunos CARLOGAVAZZI equvalente pero con otra referencia, intentaré buscar
Saludos a todos
Poner otro modulo de otro carro si necesita configurar...pero puedes quitar los relés del modulo ZKE del carro estampado y poner a la ZKE de tu carro...GostoBastante Escreveu:guillex Escreveu:Hola Yasser, hola Amigos
Me registré en el foro gracias a Yasser.
No es necesario configurar y yo cambié los relés hace casi 2 años y hasta hoy ningún amago de fallar...Perfecto!!
La ref. de Tyco y Siemes es lo mismo V23084C2001A303, hay algunos CARLOGAVAZZI equvalente pero con otra referencia, intentaré buscar
Saludos a todos
Eu consegui arranjar um modulo novo de um 320d de 2004 estampado e penso que consigo lhe sacar o modulo! Se para colocar um modulo novo terá este que ser configurado??? Yasser se o nosso amigo espanhol nao perceber, dá uma ajudinha!
Obrigado
- joelob
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Pessoal boas.Este topico esta sem duvida mt bom mas eu qd tive esse problema no meu fui a bmw e pediam-me os tais 350€ com mais acho eu 15% desconto mas eu conheço uma oficina que neste momento se tornou oficial bmw e que faz esse tipo se serviço por menos de um terço do preço para quem nao perceber mt do assunto.E na zona norte e pratica grandes preços e agora ate garantias bmw da.Chama-se J.Henrique silva e fika na maia se alg precisar de algo e so dizer.Cump