Procedimento para homologação de pneus - Rui Augusto

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Responder
Avatar do Utilizador
eScOvInHaS
Administrador do Fórum
Mensagens: 693
Registado: 29 mai 2003, 02:38
O meu Carro:: Bayerische Motoren Werke
Localização: Alvalade, Lisboa, Portugal
Contacto:

Procedimento para homologação de pneus - Rui Augusto

Mensagem por eScOvInHaS »

"Introdução: O aumento do diâmetro das jantes e consequente troca dos pneus, quando se seguem as regras apropriadas, melhora a estética e comportamento do carro. A tracção e a travagem saem normalmente favorecidas. Com diâmetros de jantes superiores há um maior leque de pneus de alta performance disponíveis no mercado. Um dos cuidados que se deve ter é verificar se a medida usada nos pneus consta ou não do livrete. Se o carro foi à IPO com uma medida bem calculada mas que não conste no livrete leva uma anotação e não reprova por causa disso. Mas o facto de ela não constar no livrete é susceptível de ser alvo de uma multa da polícia. Assim, é necessário proceder à homologação dos novos pneus para podermos circular à vontade nas estradas. De seguida mostro os procedimentos que fiz para homologar os meus. Este procedimento descreve o processo de Homologação de pneus para um VW. O processo não difere muito para outras marcas, a não ser no pedido de homologação."

-- // --

"Pedido de declaração da marca do veículo: Poderá haver sempre uma certa relutância por parte das marcas em aprovarem algum tipo de alterações nos veículos que foram comercializados por elas. Assim poderão sempre argumentar com percas de garantias ou alteração das características do veículo. Aqui o nosso conhecimento da matéria e insistência poderão ajudar. No caso do meu carro, um VW Golf TDI de 110cv que vinha equipado de origem com jante de 16'', alterei para jante de 17'' com pneus 225/45 R17. Embora na altura de comercialização do meu carro não houvesse outros Golfs equipados com jante de 17'', mais tarde quando foi comercializado o Golf TDI 150cv a medida de 17'' nas jantes e os 225/45 R17 eram standard nesse modelo, o que já de si é uma garantia que a marca poderá aprovar esta medida.

No caso da SIVA usei para pedido de informação o seguinte endereço: Apoio Clientes [ apoio.clientes@siva.pt ] onde me foi respondido que necessitaria de enviar a seguinte informação:

1. Carta de apresentação onde conste de forma explícita a morada para a qual desejam o envio da Informação/ Declaração e onde conste o pretendido.
2. Envio da fotocópia do livrete do veículo.
3. Pagamento por transferência bancária NIB 0007.0025.00123840002.24 ou depósito na conta do BES número 025/12384/000.2 em favor de SIVA - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, SA; no valor de 32,00. euros.

Deverá enviar a fotocópia do comprovativo do pagamento juntamente com estes elementos para o seguinte endereço:
SIVA, S.A
Dpto. de Homologações
Apartado 9
2054-909 Azambuja

Assim foi, feita a transferência, enviei um carta onde incluí o comprovativo da transferência junto com a restante informação. A carta descrevia essencialmente o pretendido com referência ao facto de haver o mesmo modelo de veículo comercializado com a mesma medida de pneu, o que certamente não será o caso em todos os veículos. Lembro que este endereço fornecido serve apenas para veículos das marcas VW, Audi, Seat e Skoda. Serve também para possuidores de veículos da marca Lamborghini e Bentley mas é pouco provavel que existam utilizadores do site com estes carros."

-- // --

"Alteração da medida dos pneus na DGV: com a declaração na mão, deveremos dirigir-nos à Direcção Geral de Viação. A documentação necessária é:

1. Impresso 1402 preenchido e assinado (comprado na DGV)
2. Fotocópia do Bilhete de Identidade
3. Livrete
4. fotocópia do Título de Registo de propriedade
5. A declaração de aprovação da marca do veículo
6. Envelope selado e endereçado para a nossa morada.

Deve-se preparar também 25€ para as despesas. Entregue a documentação depois deveremos esperar entre 2 a 3 semanas para receber o livrete em casa."

A DGV disponibiliza no seu site a versão pdf do impresso 1402.
-> DOWNLOAD <-

"Assim a Homologação é conseguida com mais ou menos 57€ contando com as despesas de correio. Não é barato por certo, mas pelo menos andamos com o carro mais seguro e legal."

Avatar do Utilizador
Bernardo
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 13 ago 2004, 12:25

Mensagem por Bernardo »

Não é necessário o carro ir à inspecção depois desse processo todo para que seja aprovado e legal para circular na via publica ????

Ok, estou mais esclarecido agora, o Pedro Menezes já me tinha explicado este processo, confirma-se agora :D
Pedro Menezes Escreveu:É assim: o meu pai foi ter com um concessionário da Bmw (santarém) e eles tiraram uma fotocópia do livrete e mandaram para a Baviera onde após uns dias mandaram uma carta para o concessionário onde diziam as medidas possiveis de serem utilizadas nesse chassis. De origem no livrete trazia 205 e 225 para jante 15 e agora na carta dizia que dava também em 16' e 235 em jante 17'.
Dai foi só mandar para a DGV e pagar uns 45€. Passados uns meses tava em casa o novo livrete com medidas de 15', 16' e 17'

Eu julgo que eles dão esta medida por causa do ///M3 e36 devido á carroçaria ser igual! Porque por exemplo no meu E30 pedi para homologarem em 16' e só me deixaram em 205/55/15 :cry:
Imagem

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”