Instalar Cruise Control - e36 Td ou Tds a partir de 09/1994
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- dany.overcool
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Instalar Cruise Control - e36 Td ou Tds a partir de 09/1994
Editado a 08/07/2009
Boas!
Vou aqui explicar como montei o kit do cruise control no meu carro.
O kit pode ser adquirido em qualquer concessão bmw.
Pedido a efectuar:
Kit de montagem do cruise control (part number 65719404610) preço 115.91€ + iva
Botão na linguagem à escolha:
-Alemão (part number 61311390967)
- Inglês (part number 61311390968)
- Francês (part number 61311390969) preço 4.49€ + iva
- Espanhol (part number 61311390971)
- Italiano (part number 61311390970)
Devem de pedir as instruções de montagem.
Passo 1: Desligar a bateria
Passo 2 : Desmontar todas as forras de plástico que estão por baixo do volante e também o puxador do capo(indicado a vermelho).
A passagem dos cabos para o compartimento do motor efectua-se no sitio indicado pela seta.
Passo 3: O interruptor é só encaixa-lo no sitio previsto para ele.
Passo 4: Cortar a forra como indicado com um x-acto, é muito simples basta seguir a linha pré-desenhada.
Passo 5: Atar o cabo com as abraçadeiras pela coluna de direcção abaixo
Localizar a ficha do acelerador, ficha cinzenta ( a vermelho).
Aqui esta ela mais em detalhe, tem la 5 fios.
Tirar o encaixe que tranca os pinos da ficha (não da ficha do lado do acelerador mas sim da ficha que vai em direcção à centralina)
Substitui-se de seguida os fios de cor castanha e castanha/verde por aqueles do cabo fornecido no kit. Isolam-se os fios antigos e voltem a por a ficha cinzenta no sitio dela.
Passo 6: Encaixar a ficha ficha branca do interruptor à ficha do cabo fornecido no kit (fios castanho e castanho/verde - amarelo e azul). Encaixa-la como indicado pela seta.
Os fios antigos já não servem para nada, isolem.
Passo 7: Vamos à caixa dos fusiveis
Temos que a desmontar. Desapertar os 4 parafusos.
Os dois parafusos de trás estão muito mal posicionados
é aconselhável utilizar uma chave flexivel torx 10 deste tipo:
La esta ela fora do sitio:
Passo 8: Vamos passar os fios (castanho e castanho/verde) para o lado do motor.
O mais simples é de utilizar um tubo de plástico rijo e deslizante para servir de guia.
é preferivel enfiar o tubo do lado do motor para o interior do carro.
atam-se os fios ao tubo que vai servir de guia do interior do carro e puxa-se para o lado do motor
Passo 9: A tomada do lado direito é que interessa agora. Tem que se desenroscar para ter acesso aos fios da parte de trás.
Os pinos que interessam sao o pinos 2,3 e 8 como indicado, temos que os desligar e subsitui-los pelos novos
Castanho antigo ---> castanho novo
castanho/verde antigo ----> castanho/verde novo
o fio que sobre põe-se no orifício vazio (n°2)
Retirei os pinos antigos com a ajuda de um alicate comprido e bicudo apertem e façam força para baixo que eles saem.
So resta voltar a montar tudo e ir fazer um teste!
Funcionamento:
Por o carro à velocidade desejada, e empurrar o manipulo para a frente (indicação "acelerar").
Sem tocar no acelerador, para aumentar a velocidade de 1km/h empurrar de novo para a frente (indicação "acelerar")
Sem tocar no travão, para diminuir a velocidade de 1km/h puxar o manipulo para trás
(indicação "desacelerar")
Para parar, basta puxar para cima ou para baixo.
Não se esqueçam de testar o desligamento automático, ao carregar no pedal de travão ou de embraiagem, o sistema tem que desligar.
A ultima velocidade utilizada fica em memoria, se tocarem no pedal de travão ou de embraiagem, para voltar a essa velocidade empurrar o botão para dentro (indicação "rappel").
Conforto total
Boas!
Vou aqui explicar como montei o kit do cruise control no meu carro.
O kit pode ser adquirido em qualquer concessão bmw.
Pedido a efectuar:
Kit de montagem do cruise control (part number 65719404610) preço 115.91€ + iva
Botão na linguagem à escolha:
-Alemão (part number 61311390967)
- Inglês (part number 61311390968)
- Francês (part number 61311390969) preço 4.49€ + iva
- Espanhol (part number 61311390971)
- Italiano (part number 61311390970)
Devem de pedir as instruções de montagem.
Passo 1: Desligar a bateria
Passo 2 : Desmontar todas as forras de plástico que estão por baixo do volante e também o puxador do capo(indicado a vermelho).
A passagem dos cabos para o compartimento do motor efectua-se no sitio indicado pela seta.
Passo 3: O interruptor é só encaixa-lo no sitio previsto para ele.
Passo 4: Cortar a forra como indicado com um x-acto, é muito simples basta seguir a linha pré-desenhada.
Passo 5: Atar o cabo com as abraçadeiras pela coluna de direcção abaixo
Localizar a ficha do acelerador, ficha cinzenta ( a vermelho).
Aqui esta ela mais em detalhe, tem la 5 fios.
Tirar o encaixe que tranca os pinos da ficha (não da ficha do lado do acelerador mas sim da ficha que vai em direcção à centralina)
Substitui-se de seguida os fios de cor castanha e castanha/verde por aqueles do cabo fornecido no kit. Isolam-se os fios antigos e voltem a por a ficha cinzenta no sitio dela.
Passo 6: Encaixar a ficha ficha branca do interruptor à ficha do cabo fornecido no kit (fios castanho e castanho/verde - amarelo e azul). Encaixa-la como indicado pela seta.
Os fios antigos já não servem para nada, isolem.
Passo 7: Vamos à caixa dos fusiveis
Temos que a desmontar. Desapertar os 4 parafusos.
Os dois parafusos de trás estão muito mal posicionados
é aconselhável utilizar uma chave flexivel torx 10 deste tipo:
La esta ela fora do sitio:
Passo 8: Vamos passar os fios (castanho e castanho/verde) para o lado do motor.
O mais simples é de utilizar um tubo de plástico rijo e deslizante para servir de guia.
é preferivel enfiar o tubo do lado do motor para o interior do carro.
atam-se os fios ao tubo que vai servir de guia do interior do carro e puxa-se para o lado do motor
Passo 9: A tomada do lado direito é que interessa agora. Tem que se desenroscar para ter acesso aos fios da parte de trás.
Os pinos que interessam sao o pinos 2,3 e 8 como indicado, temos que os desligar e subsitui-los pelos novos
Castanho antigo ---> castanho novo
castanho/verde antigo ----> castanho/verde novo
o fio que sobre põe-se no orifício vazio (n°2)
Retirei os pinos antigos com a ajuda de um alicate comprido e bicudo apertem e façam força para baixo que eles saem.
So resta voltar a montar tudo e ir fazer um teste!
Funcionamento:
Por o carro à velocidade desejada, e empurrar o manipulo para a frente (indicação "acelerar").
Sem tocar no acelerador, para aumentar a velocidade de 1km/h empurrar de novo para a frente (indicação "acelerar")
Sem tocar no travão, para diminuir a velocidade de 1km/h puxar o manipulo para trás
(indicação "desacelerar")
Para parar, basta puxar para cima ou para baixo.
Não se esqueçam de testar o desligamento automático, ao carregar no pedal de travão ou de embraiagem, o sistema tem que desligar.
A ultima velocidade utilizada fica em memoria, se tocarem no pedal de travão ou de embraiagem, para voltar a essa velocidade empurrar o botão para dentro (indicação "rappel").
Conforto total
Última edição por dany.overcool em 08 jul 2009, 21:13, editado 4 vezes no total.
- Helder Rodrigues
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Re: Instalar cruise control num e36
Custa o mesmo :lol1
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Estrada com ele..
A fazer uns upgrades :-$
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- bm325i
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Re: Instalar cruise control num e36
Helder Rodrigues,
custa na bm 125 euros o kit completo?????
hhhhhuuuuuuuummmmmmm acho muito barato :lol1
mas a alguns e36 com acelerador de cabo (gasolina) e a com acelerador electrico (diesel) esse eskema
deve ser po electrico nao???
cumps
custa na bm 125 euros o kit completo?????
hhhhhuuuuuuuummmmmmm acho muito barato :lol1
mas a alguns e36 com acelerador de cabo (gasolina) e a com acelerador electrico (diesel) esse eskema
deve ser po electrico nao???
cumps
- Camaleão_Ibiza
- Membro Juvenil
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Re: Instalar cruise control num e36
Muito bom tópico :palmas
A minha Garagem:
Ford Transit Trophy do Trofeu 2010/2011
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BMW E91 320D M-Packet
Fiat Ducato 2.3Multijet (Autocaravana)
DIY: E36 BMW brake upgrade, replacing stock brakes with E46 325x25mm
viewtopic.php?f=43&t=31123
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- dany.overcool
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- Registado: 10 mai 2007, 20:01
- O meu Carro:: 318tds compact e36
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Re: Instalar cruise control num e36
Instalaste ? que tal de dificuldade ?Helder Rodrigues Escreveu:Custa o mesmo :lol1
-
- Membro Juvenil
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- Registado: 16 fev 2008, 02:50
Re: Instalar cruise control num e36
tenho a mema perguntabm325i Escreveu:Helder Rodrigues,
custa na bm 125 euros o kit completo?????
hhhhhuuuuuuuummmmmmm acho muito barato :lol1
mas a alguns e36 com acelerador de cabo (gasolina) e a com acelerador electrico (diesel) esse eskema
deve ser po electrico nao???
cumps
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- dany.overcool
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- Registado: 10 mai 2007, 20:01
- O meu Carro:: 318tds compact e36
- Localização: Caxarias - Ourém
Re: Instalar cruise control num e36
Fui à BMW esta tarde, pois ando seriamente a pensar em instalar isto no meu.
Custa 125€ o kit para 318, 325 Td e Tds e depois temos que comprar a tampa do interruptor (há em vários idiomas) mais uns 5€.
O numero do serie do kit é 65719404610.
O kit traz o interruptor, os cabos necessários, 10 abraçadeiras de plástico, e as instruções de montagem.
Para o mês que vem já o compro.
:lovebmw
Custa 125€ o kit para 318, 325 Td e Tds e depois temos que comprar a tampa do interruptor (há em vários idiomas) mais uns 5€.
O numero do serie do kit é 65719404610.
O kit traz o interruptor, os cabos necessários, 10 abraçadeiras de plástico, e as instruções de montagem.
Para o mês que vem já o compro.
:lovebmw
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- Membro Juvenil
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- Registado: 16 fev 2008, 02:50
Re: Instalar cruise control num e36
isso pa carros a gasolio?
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- dany.overcool
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Re: Instalar cruise control num e36
Sim, os e36 a gasóleo vem pré equipados, é só comprar o kit e instalar.bimmer pms Escreveu:isso pa carros a gasolio?
Ja os a gasolina, pelo que vi pela net, é mais complicado e caro.
-- Terça Jun 09, 2009 11:18 pm --
Topico melhorado, encontrei um Diy muito mais detalhado e com fotos de boa qualidade, decidi alterar o 1°post.
:fixe
Última edição por dany.overcool em 10 jun 2009, 23:08, editado 1 vez no total.
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- Membro Juvenil
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Re: Instalar Cruise Control num e36 a gasoleo - Topico melhorado
arranja la isso pa carros a gasolina tipoi 316i
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Re: Instalar Cruise Control num e36 a gasoleo - Topico melhorado
Boas o que encontrei foi isto:bimmer pms Escreveu:arranja la isso pa carros a gasolina tipoi 316i
http://www.scarolas.com/98e36m3/BMW%20E ... IY_v.2.pdf
A lista de peças necessárias é longa, mas tens ai as referencias.
A instalação parece muito mais complicada do que para os TD ou TDS (onde só tens que ligar 3 fios), isto já mete substituição do cabo de acelerador, instalação de centralina de controlo e codificação numa oficina BMW...
Ha diferenças se o motor for de 4 ou 6 cilindros e se é automático ou manual.
Da também uma olhadela aqui:
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=66&fg=20
-
- Membro Juvenil
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Re: Instalar Cruise Control num e36 a gasoleo - Topico melhorado
ja tive a ver,complicado até nem é muito agora deve ser muito mais dispendioso
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Re: Instalar Cruise Control num e36 a gasoleo - Topico melhorado
Para quem quiser a EBA de iksntalação para os E 36 diesel (a partir de 9/94 e 1/95 con EWS II) e para os gasolina a partir das mesmas datas, os que têm cabo de acelarador tem de levar um kit especial mas também é possível montar, é dizerem e enviarem o email e VIN do carro que eu vou-lhes enviando as EBA. Cumps. :lovebmw
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
Re: Instalar cruise control num e36
dany.overcool Escreveu:Fui à BMW esta tarde, pois ando seriamente a pensar em instalar isto no meu.
Custa 125€ o kit para 318, 325 Td e Tds e depois temos que comprar a tampa do interruptor (há em vários idiomas) mais uns 5€.
O numero do serie do kit é 65719404610.
O kit traz o interruptor, os cabos necessários, 10 abraçadeiras de plástico, e as instruções de montagem.
Para o mês que vem já o compro.
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Boas! E funciona em Compacts? de 97, no caso do meu...
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