[diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explicação

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Geek77
Membro Juvenil
Mensagens: 255
Registado: 13 jul 2009, 01:03
O meu Carro:: E46 320d

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Geek77 »

Acho que o normal é 850. Nao é?

Antes de tirar as borboletas, era igual?
Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Crow »

O relanti normal é entre as 850 e 900rpm.

Não vejo nenhuma relação entre as borboletas e o relanti.

Avatar do Utilizador
andre2
Membro Iniciado
Mensagens: 29
Registado: 23 out 2007, 16:21
O meu Carro:: BMW 320TD E46 2004
Localização: Lisboa

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por andre2 »

chino.320td Escreveu:...Resultado.... morri na praia.... Para não estragar ou perder alguma pecinha (visto não saber com se desligam aquelas duas maganas), voltei a colocar o colector no sitio.... e repeti o procedimento inverso... --'
...
Eu demorei 1h40min para conseguir tirar essas fichas sem estragar. No tutorial que segui não explicavam o truque. Agora acho que as consigo desligar em 2 min. O arame/clip não sai da ficha. É apenas para ser pressionado (para dentro) na direção da ficha enquanto a ficha "corre" para fora enquanto puxas ou na direção da frente do carro (não me lembro agora).
Ao longo do processo todo ía tirando fotos a cada peça que desligava, e etiquetando as fichas para não as baralhar no momento de montar tudo.
http://www.bimmerforums.co.uk/forum/thr ... post806068

Já agora, com a chave na posição 1, antes de ligar o motor, é suposto a luz amarela do motor permanecer acesa? Não me lembro se isto já estava assim antes de retirar as borboletas. Quando ligo o motor apaga logo.
Última edição por andre2 em 12 dez 2011, 18:12, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por mlpk »

depois de ver este topico
cocluo que se deve cortar o perne. e tirar a borboleta
a questao:
se corto o perne... fica o resto do perne agrrado a tampinha que tem o oring... esse bocadinho de perne nao se descola e cai???
ou em vez de se cortar o perne rente a peça de plastico onde esta o oring.. simplesment se puxa o perne de modo a separa-lo da peça de plastico onde esta o oring???

outra questao
voces apertam o colector a "pulsometro"? ninguem usa uma chave dinamometrica?
alguem me pode arranjar os valores pa apertar o colector=?
houve um user que postou aqui uns valores... mas ninguem lhe passou cartao.. nao sei se estao correctos ou nao =(
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
andre2
Membro Iniciado
Mensagens: 29
Registado: 23 out 2007, 16:21
O meu Carro:: BMW 320TD E46 2004
Localização: Lisboa

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por andre2 »

As minhas peças depois de cortado o veio ficaram assim: Imagem

Acho que tens de deixar o perne para fechar o buraco. Também me preocupou o facto de agora essa parte do veio de metal ficar apenas seguro por um bocado de plástico. O plástico com o tempo e a temperatura deteora-se. Por isso gosto mais das soluções em que colocam um parafuso com cola em vez do veio, mas o pessoal por cá tem feito assim e eu não tinha á mão cola de altas temperaturas.

Quanto ao aperto. Eu não tenho chave dinamometrica para fazer as coisas em condições. Para apertar tentei fazer a mesma força que foi necessária para desapertar. Mas tive algum receio porque num outro forum um italiano tinha partido um desses parafusos ao apertar demais.

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por mlpk »

andre2 Escreveu:As minhas peças depois de cortado o veio ficaram assim: Imagem

Acho que tens de deixar o perne para fechar o buraco. Também me preocupou o facto de agora essa parte do veio de metal ficar apenas seguro por um bocado de plástico. O plástico com o tempo e a temperatura deteora-se. Por isso gosto mais das soluções em que colocam um parafuso com cola em vez do veio, mas o pessoal por cá tem feito assim e eu não tinha á mão cola de altas temperaturas.

Quanto ao aperto. Eu não tenho chave dinamometrica para fazer as coisas em condições. Para apertar tentei fazer a mesma força que foi necessária para desapertar. Mas tive algum receio porque num outro forum um italiano tinha partido um desses parafusos ao apertar demais.
na foto que mostras tens o ferro separado da tampinha ne? akele ferrinho depois entra na tampinha ... certo?
--------------------------------------
houve ai pessoal a comprar tampas sem furo
http://www.elrincondelautomovil.com/dat ... 5%20mm.jpg
onde se arranja disso???
se puser essas tampinhas ,depois sera ke nao da erro no e 46? ou pa nao haver erros tenho de deixar akele tubinnho ligado a membrana pa ela ser acionada ... mas sem o sitema dos ferrinhos ?
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
andre2
Membro Iniciado
Mensagens: 29
Registado: 23 out 2007, 16:21
O meu Carro:: BMW 320TD E46 2004
Localização: Lisboa

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por andre2 »

Sim, essa pecinha com o ferro que está separada depois entra no buraco da tampinha para o tapar.

As tampas sem furo são as swirl flap blanks ou blanking plates. No ebay eu encontrei-as mais baratas. Mas o site mais oficial delas é este: http://www.swirlflaps.co.uk
A pmw car parts também vende. Vê este artigo onde as usam: http://www.pmwltd.co.uk/swirl_flaps.pdf
Há mais pessoal a fazer as blanking plates mas pelo que li algumas são de pior qualidade e outras não são de alumínio. Atenção que há dois tamanhos para as blanking plates. O pessoal quando usa isto depois tira o veio que faz mover essa peça de ferro separada da tampinha. Ninguém se queixou de erros porque a bomba que move essas 4 peças fica com a ficha ligada na mesma. E a bomba não tem inteligência para perceber se tem o veio ou não.

Quanto á força de aperto, eu lembro-me de ver um esquema do colector que tinha isso. Talvez no site da realoem.com . Mas era um esquema tipo este: http://bmwfans.info/parts/catalog/E46/C ... p_control/
Se ninguém te confirmar, o autodata deve ter isso.

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por mlpk »

2 tamanhos para as blaking plates???
como vou saber o tamanha que necessito sem desmontar akilo tudo so para ver?
isto nao sao todas plasticas'?
Última edição por mlpk em 13 dez 2011, 01:15, editado 1 vez no total.
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
Ricardo J
Membro Senior
Mensagens: 749
Registado: 28 ago 2007, 15:19
O meu Carro:: BMW 320cd E46 Facelift - 2004
Contacto:

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Ricardo J »

andre2 Escreveu:Já agora, com a chave na posição 1, antes de ligar o motor, é suposto a luz amarela do motor permanecer acesa? Não me lembro se isto já estava assim antes de retirar as borboletas. Quando ligo o motor apaga logo.
No 150cv é assim :D

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por mlpk »

Ricardo J Escreveu:
andre2 Escreveu:Já agora, com a chave na posição 1, antes de ligar o motor, é suposto a luz amarela do motor permanecer acesa? Não me lembro se isto já estava assim antes de retirar as borboletas. Quando ligo o motor apaga logo.
No 150cv é assim :D
garantes isso ricardo J ? e que o vendedor garantiu me que tinha retirado as borboletas... eu e que nao vou na cantiga... se for assim commo dizes... exist uma maneira de saber se tenho ou nao tenho sem desmontar
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
andre2
Membro Iniciado
Mensagens: 29
Registado: 23 out 2007, 16:21
O meu Carro:: BMW 320TD E46 2004
Localização: Lisboa

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por andre2 »

Ricardo J Escreveu:
andre2 Escreveu:Já agora, com a chave na posição 1, antes de ligar o motor, é suposto a luz amarela do motor permanecer acesa? Não me lembro se isto já estava assim antes de retirar as borboletas. Quando ligo o motor apaga logo.
No 150cv é assim :D
Obrigado, assim já fico mais descansado. É que num forum americano disseram-me que os bmws deles não faziam isso, mas que talvez os europeus fossem assim por serem EU4 spec.
como vou saber o tamanha que necessito sem desmontar akilo tudo so para ver?
Corres sempre o risco de teres tudo desmontado e serem diferentes. Podes encomendar os dois tamanhos e depois devolves um. Eles fazem o reembolso e é prática comum o pessoal pedir os dois. Mas a regra que eles dizem é:

Size: Small 22mm/£10 (carros até 2004)
These blanking plates are for cars up to 2004, they are machined from aluminium, please choose 4x for 4 cyl models e.g. 320d.
Size: Large 33mm/£12 (carros a partir de 2004)
These blanking plates are for cars produced 2004 onwards, they are machined from aluminium, please choose 4x for 4 cyl models e.g. 320d, 520d, 120d and 6x for 6 cyl model e.g. 325d, 330d, 525d, 530d, 635d.

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por mlpk »

obrigado pelo esclarecimento.. etrentanto devorei a pagina deles e ja tinha visto essa part de ate 2004. como o meu carro e de 2003 deve ser as mais pequenas. mas a brincadeira ainda fica em mais de 50euros
aqui no forum ja alguem usou?
e que tampas de aluminio em colectores plasticos... nao sei... o indice de dilataçao termica do aluminio e muito alto... tenho medo que com o calor dilatem partam o coletor de plastico
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por cap »

O colector de admissão pouco aquece, não me parece que haja esse problema. Eu tenho disso e até agora tá tudo ok. Tal como dizia no site, encomendei as mais pequenas porque o carro é de 2002.
Imagem

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por mlpk »

cap Escreveu:O colector de admissão pouco aquece, não me parece que haja esse problema. Eu tenho disso e até agora tá tudo ok. Tal como dizia no site, encomendei as mais pequenas porque o carro é de 2002.
de que marca sao as tuas ??? sao de aluminio?
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por JPimpao01 »

A situação de deixar os pernes, para mim é só uma, é que estive a observar as da E61 e está tudo babado, não sei se é o colector a dar passagem ou as borboletas (parece-me que é das borboletas, que devem ser as de plástico e que se gastaram), por isso queria cortar o mal pela raíz. No X3 lembro-me de se ter cortado o veio a uma ou 2 e as outras removi só a "placa" e deixei o veio...
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”