[DIY] Revisão
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- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/02
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[DIY] Revisão
Cá vai o meu primeiro post a sério!
Depois do carro comprado fui logo trocar tudo!
E46 de 136cv.
Fotos e procedimentos para uma revisão amiga da carteir€ :fixe
Material:
Filtro habitáculo carvão
Filtro de ar
Filtro de gasóleo, tudo 48€
Breather 55€
Total 103€.
Procedimento:
Não tem grande grau de dificuldade, é abrir o capô, e começar a rodar os três parafusos do filtro do habitáculo, depois a calha do cabo da bateria:
Depois retirar os quatro parafusos que estão na imagem, para puderem retirar o "caixote" onde está o filtro:
Retirar os parafusos que estão nos plásticos:
Assim sai a primeira cobertura de plástico.
Depois a segunda cobertura, e já se ve o filtro de ar e o breather.
Agora já sem o breather e sem o filtro de ar:
A comparação entre o material novo e velho!!! :susto
Agora o filtro do gasóleo, não tem nada que saber, retirar a tampa e depois rodar o filtro para o tirar.
Agora é só montar!
Já agora aproveitem para limpar os plásticos, sempre fica com outro aspecto!
p.s.- falta só a parte de mudar o óleo, que depois faço um update deste post...
Actualização:
MUDAR O OLEO E FILTRO DE OLEO
-fazer este trabalho com o motor morno ( para o oleo escorrer melhor ).
- retirar o parafuso do carter e deixar o oleo a escorrer para um recipiente para posterior reciclagem.
-Atenção porque quando cortam o garrafão, ele não consegue ter capacidade para tudo... Têm de fazer por duas vezes, ou então um recipiente maior.
- com uma chave 13 ou 14 desapertar a tampa do compartimento do filtro de oleo, esta situada do lado do condutor ao pe do motor de arranque. Neste compartimento temos a tampa , o filtro de oleo e um parafuso /veio . Atenção em cada muda renovem os orings existentes ( sao 2. )
-e quando não têm as chaves todas, nada que a imaginação não resolva...
- depois de tudo limpinho e o filtro no sitio, voltar a fechar e apertar ( um pouco antes de partir hehe ).
- depois de tudo escorrido entretanto, com uma nova anilha de cobre colocar no pararfuso para ser esmagada e nao ter folgas. ( cuidado ao apertar pois o parafuso é oco e por vezes la parte ).
- depois ca em cima no motor, tirar a tampa para ter acesso a por o oleo .
- fazer esta etapa num sitio plano, para se ter nocoes de quantidades e se esta tudo a nivel!
Num BMW E46 de 2002 150cv o filtro de oleo assemelha-se a isto
e o de Gasoleo é algo deste genero
No caso do user penso que seja um 320d de 136cv logo o acho que os filtros são muito identicos e que gera alguma confusão
Filtro Gasoleo
Filtro Oleo
Contribuições que estão no 1º post:
Manuel S.
Poker
:lovebmw
Depois do carro comprado fui logo trocar tudo!
E46 de 136cv.
Fotos e procedimentos para uma revisão amiga da carteir€ :fixe
Material:
Filtro habitáculo carvão
Filtro de ar
Filtro de gasóleo, tudo 48€
Breather 55€
Total 103€.
Procedimento:
Não tem grande grau de dificuldade, é abrir o capô, e começar a rodar os três parafusos do filtro do habitáculo, depois a calha do cabo da bateria:
Depois retirar os quatro parafusos que estão na imagem, para puderem retirar o "caixote" onde está o filtro:
Retirar os parafusos que estão nos plásticos:
Assim sai a primeira cobertura de plástico.
Depois a segunda cobertura, e já se ve o filtro de ar e o breather.
Agora já sem o breather e sem o filtro de ar:
A comparação entre o material novo e velho!!! :susto
Agora o filtro do gasóleo, não tem nada que saber, retirar a tampa e depois rodar o filtro para o tirar.
Agora é só montar!
Já agora aproveitem para limpar os plásticos, sempre fica com outro aspecto!
p.s.- falta só a parte de mudar o óleo, que depois faço um update deste post...
Actualização:
MUDAR O OLEO E FILTRO DE OLEO
-fazer este trabalho com o motor morno ( para o oleo escorrer melhor ).
- retirar o parafuso do carter e deixar o oleo a escorrer para um recipiente para posterior reciclagem.
-Atenção porque quando cortam o garrafão, ele não consegue ter capacidade para tudo... Têm de fazer por duas vezes, ou então um recipiente maior.
- com uma chave 13 ou 14 desapertar a tampa do compartimento do filtro de oleo, esta situada do lado do condutor ao pe do motor de arranque. Neste compartimento temos a tampa , o filtro de oleo e um parafuso /veio . Atenção em cada muda renovem os orings existentes ( sao 2. )
-e quando não têm as chaves todas, nada que a imaginação não resolva...
- depois de tudo limpinho e o filtro no sitio, voltar a fechar e apertar ( um pouco antes de partir hehe ).
- depois de tudo escorrido entretanto, com uma nova anilha de cobre colocar no pararfuso para ser esmagada e nao ter folgas. ( cuidado ao apertar pois o parafuso é oco e por vezes la parte ).
- depois ca em cima no motor, tirar a tampa para ter acesso a por o oleo .
- fazer esta etapa num sitio plano, para se ter nocoes de quantidades e se esta tudo a nivel!
Num BMW E46 de 2002 150cv o filtro de oleo assemelha-se a isto
e o de Gasoleo é algo deste genero
No caso do user penso que seja um 320d de 136cv logo o acho que os filtros são muito identicos e que gera alguma confusão
Filtro Gasoleo
Filtro Oleo
Contribuições que estão no 1º post:
Manuel S.
Poker
:lovebmw
Última edição por xribeiro em 17 jul 2010, 18:50, editado 6 vezes no total.
Re: [DIY] Revisão
bom diy...
Se tivesse algum jeito fazia isso também...
CumPZ
:lovebmw
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CumPZ
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- Ricardo Brandão
- Membro Junior
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- Registado: 25 out 2008, 19:49
- O meu Carro:: BMW 320d E46
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Re: [DIY] Revisão
Mt bom DIY... Parabens!!
Não te esqueças da parte de mudar o oleo.. heheh
Olha, diz que filtro é este?
Obrigado e abraço
Não te esqueças da parte de mudar o oleo.. heheh
Olha, diz que filtro é este?
Obrigado e abraço
Ricardo Brandão - 320d E46
Re: [DIY] Revisão
deve ser o de carvão do habitáculo...
penso eu de que.
penso eu de que.
- Ricardo Brandão
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- Registado: 25 out 2008, 19:49
- O meu Carro:: BMW 320d E46
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Re: [DIY] Revisão
Humm.. o filtro do habitáculo em carvao é o grande!!! O comprido..
Este nunca vi mudarem.. por isso é que pergunto!!
Abraço
Este nunca vi mudarem.. por isso é que pergunto!!
Abraço
Ricardo Brandão - 320d E46
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- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/02
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Re: [DIY] Revisão
é isso mesmo, é o que eles chamam de: breather, está na tampa das válvulas. já havia um tópico aqui sobre isso.
Aproveito para dizer que os consumos baixaram cerca de 0,4l/100km e pelo que me tenho apercebido, deixou de fazer fumo!
Aproveito para dizer que os consumos baixaram cerca de 0,4l/100km e pelo que me tenho apercebido, deixou de fazer fumo!
- Fresh
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Re: [DIY] Revisão
excelente post! Acrescentas a mudança do óleo e fica no ponto. Este post é muito útil pra quem é iniciante mas quer tratar da melhor forma os bmw sem passar pelos chulos dos mecânicos. Abraço
O Projecto E46 FreshPower -> viewtopic.php?f=59&t=37267
Re: [DIY] Revisão
Excelente POST...
Muito bom mesmo...ja fiquei a conhecer inclusivê um filtro novo...
Muito bom mesmo...ja fiquei a conhecer inclusivê um filtro novo...
- Ricardo Brandão
- Membro Junior
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- O meu Carro:: BMW 320d E46
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Re: [DIY] Revisão
Ah, Okis!! Não sabia que havia esse filtro no turbo!! Mais 7000 km e mudo esse filtro!
Obrigado!!
Obrigado!!
Ricardo Brandão - 320d E46
Re: [DIY] Revisão
É o filtro do "respiro do motor"... podias ter aproveitado e meter a nova versão do filtro breather que é vitalício e melhor! Compravas directamente numa BMW Service por cerca de +/- 40€.
Esse filtro que compraste ainda é dos filtros antigos.
Esse filtro que compraste ainda é dos filtros antigos.
Última edição por niceboy em 24 out 2009, 19:33, editado 1 vez no total.
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Re: [DIY] Revisão
bom tópico...
realmente ao preço das revisões, este diy é indispensavel...
realmente ao preço das revisões, este diy é indispensavel...
Re: [DIY] Revisão
Afinal o filtro do turbo para os 136 arranja se vitalicio ou nao?acabei por nao entender bem...
Cumps
Cumps
O meu projecto: www.clubebmwportugal.com/forum/viewtopic.php?t=33843
BMW 320D Touring E46 "136cv"
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Re: [DIY] Revisão
Eu comprei na bmw... não sei se há outro, mas agora o próximo a ir comprar que pergunte e depois digam qualquer coisa.