[DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Responder
casper
Membro Iniciado
Mensagens: 28
Registado: 25 ago 2009, 15:47
O meu Carro:: MG ZT-T

[DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por casper »

Bom dia pessoal. Tenho uma MG ZT-T com o sistema de navagação BMW (monitor 16:9, GPS MK4 em português, módulo TV 16:9). Decidi acrescentar o módulo de bluetooth para ter o kit de mãos livres original. Segui os passos de acordo com este link:

h**p://forums.m3cutters.co.uk/showthread.php?t=2218

Comprei o módulo bluetooth, a ficha VAG, os cabos com os pinos, a antena bluetooth, o cabo da antena, o suporte da antena, o microfone, uma instalação telmute da parrot para não ter de mexer na instalação de origem e montei tudo. Já tenho uma despesa de cerca de €250,00 mas esta treta ainda não funciona.
Ou seja, aparece a opção de telefone no rádio e emparelha o telemóvel mas não dá som. Além do mais no telefone aparece como sendo um auricular e não um kit de mãos livres com o símbolo de um veículo!!
A única coisa que ainda não liguei foi o micro porque não sei qual o positivo, o negativo e a malha na ficha do micro (só lá diz 1, 2 e 3).
Mas não deve ser por isso que aparece como auricular...
Mas o principal problema é que o rádio cala-se quando há chamadas mas não se ouve qualquer som... O módulo de rádio que a MG tem é um com pinos redondos e em relação a esse link tive de converter para a pinagem dos pinos redondos. Ou seja vi ao que ligava cada pino e depois com o esquema da ficha dos pinos redondos liguei no pino correspondente. Mas o Tel audio in fica numa ficha mais pequena... e já nessa ficha mais pequena tinha tentado ligar o cabo do Aux In e também não consegui que entrasse nada no rádio...
Alguém me pode ajudar? Obrigado.

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por JOFIMO »

Viva és de onde?
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

casper
Membro Iniciado
Mensagens: 28
Registado: 25 ago 2009, 15:47
O meu Carro:: MG ZT-T

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por casper »

Eu moro perto de Valongo. Mas posso-me deslocar no Grande Porto. Se alguém me conseguir arranjar um esquema eléctrico também ajuda porque fiz as montagens com base nos dados do tal site que menciono no 1º post.
Será que este módulo de rádio não suporta entrada de áudio para o telemóvel e a entrada AUX de áudio? É que nem uma nem outra estão a funcionar...

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por JOFIMO »

Viva estás no Norte e eu no Centro, mas tudo se resolve com paciencia e arte, eu montei no meu, mas já tinha a cablagem de telefone fixo (de origem-pre instalação telefone fixo) e aproveitei-a quase toda para transformar em bluetooth com controle vocal, servi-me deste site http://www.bmwfaq.com/f17/como-instalar ... mw-181348/, vê se as ligações que fizeste estão correctas, se continuares sem ouvir som depois torna a dizer que eu fiz um esquema novo (alterado) só tenho de o procurar depois na garagem, e tive de acrescentar um almplificador (tenho um a mais se estiveres interessado) de sinal na linha para as colunas em virtude de não ter o módulo BM54 e o som saía muito baixinho. Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por JPimpao01 »

Isso parece-me um problema de ligação à tal ficha pequena do rádio.... em relação ao simbolo de auricular é perfeitamente normal.... é mesmo assim....
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

casper
Membro Iniciado
Mensagens: 28
Registado: 25 ago 2009, 15:47
O meu Carro:: MG ZT-T

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por casper »

Será que o módulo de rádio que a MG ZT-T trás suporta a entrada de Audio do Telefone?? É porque também não consegui ligar o AUX In utilizando o esquema que anda na net com 2 condensadores de 0.22uF e uma resistência a ligar o canal esquerdo e direito. O rádio não detectou qualquer AUX In.
Acho que vou tentar ligar uns auscultadores ou umas colunas directamente à saída do módulo de bluetooth para ver se sai som de lá. Se sair então ou não está a entrar no módulo de rádio (mau contacto nos pinos) ou o módulo de rádio ignora/não suporta a entrada de audio do telefone.
Obrigado aos dois.

PS: JOFIMO Vou dar uma vista de olhos nesse site.

Avatar do Utilizador
Ajesus
Membro Iniciado
Mensagens: 11
Registado: 09 out 2009, 11:06
O meu Carro:: BMW 330d E46 ///M - 2001
Localização: Guia - Pombal

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por Ajesus »

JOFIMO,
Boas, eu também tenho no meu popó a instalação para o telefone, que inclusivamente funciona com um cartão sim, ficando deste modo com um número só para o carro, contudo gostaria de aplicar um módulo bluetooth, por forma a utilizar o meu número pessoal assim que entrásse no carro, fazendo o emparelhamento automático. O que tenho que comprar e alterar para o efeito? Obrigado.

Cumprimentos bimmer :lovebmw
António Jesus
--------------
BMW4EVER - 330d - 2001 - 184cv »»» 250cv Fumo? Qual Fumo?? LOL
-------------------------------------------------------------------

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por JOFIMO »

Ajesus Escreveu:JOFIMO,
Boas, eu também tenho no meu popó a instalação para o telefone, que inclusivamente funciona com um cartão sim, ficando deste modo com um número só para o carro, contudo gostaria de aplicar um módulo bluetooth, por forma a utilizar o meu número pessoal assim que entrásse no carro, fazendo o emparelhamento automático. O que tenho que comprar e alterar para o efeito? Obrigado.

Cumprimentos bimmer :lovebmw
Viva se tens instalação de telefone activa é mais fácil transformar para bluetooth, eu instalei mas já estou arrependido com o valor a gastar (Modulo ULF,microfone,antena bluetooth, transformação/adaptação de cabos e fichas,etc.)e mão de obra empregue e não funciona devidamente com todos os telemóveis, mesmo com ULF da ultima geração (+ de 300 euros, só o modulo) se quiseres um conselho monta um parrot próprio para os n/carros e ficas com comando no volante e comandos por voz se tiveres já volante MFL, no entanto se quiseres instalar na mesma eu envio-te o link onde existe a instalação depois à que fazer alterações como eu fiz para que tudo funcione +/-. Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
Ajesus
Membro Iniciado
Mensagens: 11
Registado: 09 out 2009, 11:06
O meu Carro:: BMW 330d E46 ///M - 2001
Localização: Guia - Pombal

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por Ajesus »

Boas, e onde arranjo o parrot adequado para o meu carro, visto que já tem tudo, nomeadamente o volante MFL, micro e altifalante? Não fica mais barato o módulo para funcionar o bluetooth?

Obrigado.

Cumprimentos, :lovebmw
António Jesus
--------------
BMW4EVER - 330d - 2001 - 184cv »»» 250cv Fumo? Qual Fumo?? LOL
-------------------------------------------------------------------

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por JOFIMO »

Ajesus Escreveu:Boas, e onde arranjo o parrot adequado para o meu carro, visto que já tem tudo, nomeadamente o volante MFL, micro e altifalante? Não fica mais barato o módulo para funcionar o bluetooth?

Obrigado.

Cumprimentos, :lovebmw
Boas de certeza que já tens a pre-instalação? (SA640) se não tiveres GPS 16:9 e Modulo dev radio BM54 é melhor não te meteres na aventura de instalar o original pois vais apanhar um desgosto com o sistema, vai ao site da Parrot como te disse e ficas com o MFL a funcionar, mas vê priemiro o que tens de certeza instalado de origem no teu carro para teres micro! é que a pre instalação de telefone fixo não traz micro ,só altifalante, antena, e cablagens normais é melhor veres 1º com alguém que conheça o sistema. abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
Ajesus
Membro Iniciado
Mensagens: 11
Registado: 09 out 2009, 11:06
O meu Carro:: BMW 330d E46 ///M - 2001
Localização: Guia - Pombal

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por Ajesus »

JOFIMO Escreveu:
Ajesus Escreveu:Boas, e onde arranjo o parrot adequado para o meu carro, visto que já tem tudo, nomeadamente o volante MFL, micro e altifalante? Não fica mais barato o módulo para funcionar o bluetooth?

Obrigado.

Cumprimentos, :lovebmw
Boas de certeza que já tens a pre-instalação? (SA640) se não tiveres GPS 16:9 e Modulo dev radio BM54 é melhor não te meteres na aventura de instalar o original pois vais apanhar um desgosto com o sistema, vai ao site da Parrot como te disse e ficas com o MFL a funcionar, mas vê priemiro o que tens de certeza instalado de origem no teu carro para teres micro! é que a pre instalação de telefone fixo não traz micro ,só altifalante, antena, e cablagens normais é melhor veres 1º com alguém que conheça o sistema. abraço
Boas,
O sistema que tenho é o MKIII com ecrã 4:3 com GPS, televisão e telefone. O telefone funciona perfeitamente, o micro encontra-se junto à luz do habitáculo numa espécie de "grelha" pequena que passa despercebida. Tenho o volante desportivo multifunções, e funciona inclusivamente o reconhecimento de vóz (não percebe é a lingua portuguesa, apenas alemão). Só queria ter bluetooth de forma a ter o mesmo número no carro. Seria possível colocar o mesmo, mas cada vez que entráva no carro, tinha que desligar o telemóvel, e vice-versa, o que era uma chatice :humm
Giro seria comprar um módulo bluetooth que fosse de aplicar través de uma ficha já existente no carro, e que apartir daí funcionasse tudo bem. :wink1
Essa possibilidade existe? Se sim, onde adquirir a melhor preço?
Obrigadão pela ajuda.

Cumprimentos,
António Jesus
--------------
BMW4EVER - 330d - 2001 - 184cv »»» 250cv Fumo? Qual Fumo?? LOL
-------------------------------------------------------------------

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por JOFIMO »

O sistema que tenho é o MKIII com ecrã 4:3 com GPS, televisão e telefone. O telefone funciona perfeitamente, o micro encontra-se junto à luz do habitáculo numa espécie de "grelha" pequena que passa despercebida. Tenho o volante desportivo multifunções, e funciona inclusivamente o reconhecimento de vóz (não percebe é a lingua portuguesa, apenas alemão). Só queria ter bluetooth de forma a ter o mesmo número no carro. Seria possível colocar o mesmo, mas cada vez que entráva no carro, tinha que desligar o telemóvel, e vice-versa, o que era uma chatice :humm
Giro seria comprar um módulo bluetooth que fosse de aplicar través de uma ficha já existente no carro, e que apartir daí funcionasse tudo bem. :wink1 (esquece que não existe, há apenas um kit de conversão para bluetooth, mas tinhas de passar pelo que eu passei e acho que não compensa para converteres,devido ao custo)Essa possibilidade existe? Se sim, onde adquirir a melhor preço?
Obrigadão pela ajuda.

Cumprimentos,[/quote]
Viva,se já tens telefone fixo, pede à tua fornecedora do serviço que te forneça 2 cartões como o mesmo nº, e quando chegares ao carro desligas um e ligas o outro e vice versa, pois não há outra maneira de funcionar (eu tenho bluetooth e é assim que funciona) é assim que funciona o sistema bluetooth da BMW ou outra marca qualquer , se queres um conselho faz o que te aconnselhei, quanto ao reconhecimento de voz, pode-se trocar para Espanhol,Inglês, Francês agora em Português acho que não dá (só se tiveres já o MKIII em PT,mas não tenho a certeza visto o SES (reconhecimento de voz) ir buscar o idioma ao Rádio ou Sistema de Navegação) é um caso de se tentar fazer com o DIS.
Penso ter-te elucidado por agora senão apita.
Cumps. :lovebmw
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
Ajesus
Membro Iniciado
Mensagens: 11
Registado: 09 out 2009, 11:06
O meu Carro:: BMW 330d E46 ///M - 2001
Localização: Guia - Pombal

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por Ajesus »

Obrigado pela paciencia. O melhor mesmo é pedir outro cartão com o mesmo número, e desligar o telemóvel quando entro no carro. Sempre fica mais barato e mais ou menos funcional.
Obrigado mais uma vez.

Porta-te.
Cumprimentos,
António Jesus
--------------
BMW4EVER - 330d - 2001 - 184cv »»» 250cv Fumo? Qual Fumo?? LOL
-------------------------------------------------------------------

Avatar do Utilizador
ByB
Membro Juvenil
Mensagens: 192
Registado: 28 fev 2010, 03:03
O meu Carro:: BMW 320D E46 Touring
Localização: Á volta de Sintra

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por ByB »

Desculpem dessenterrar isto.
JOFIMO por acaso não terá instruções para instalar bluetooth de origem para o meu caso que não tem nada preparado? Adquiri um modulo, cablagem, microfone e consola central com botão para emparalhar. Já estive a olhar para aquilo mas existe pelo menos uma ficha que não sei para que serve. E vi por algures que existe um ficha para se ligar um shunt, ou um modulo de comandos por voz, mas essa cablagem que tenho não tenho esssa ficha, e quem me vendeu o modulo disse que o carro fazia os comandos por voz.... =S E no caso da ficha que vai para a consola central, é uma ficha grande com bastantes terminais só para ligar uns 6, que no final só preciso de 2. Não percebo muito bem aquilo.
Cumps

ByB

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: [DIY] Acrescentar kit de mãos livres bluetooth original

Mensagem por JOFIMO »

ByB Escreveu:Desculpem dessenterrar isto.
JOFIMO por acaso não terá instruções para instalar bluetooth de origem para o meu caso que não tem nada preparado? Adquiri um modulo, cablagem, microfone e consola central com botão para emparalhar. Já estive a olhar para aquilo mas existe pelo menos uma ficha que não sei para que serve. E vi por algures que existe um ficha para se ligar um shunt, ou um modulo de comandos por voz, mas essa cablagem que tenho não tenho esssa ficha, e quem me vendeu o modulo disse que o carro fazia os comandos por voz.... =S E no caso da ficha que vai para a consola central, é uma ficha grande com bastantes terminais só para ligar uns 6, que no final só preciso de 2. Não percebo muito bem aquilo.
Cumps

ByB
Sou capaz de ter tens é de enviar o teu mail.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”