[DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
Moderador: Staff
[DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
Boas..
De certeza que já aconteceu a muita gente ir a conduzir descansadinho e de repente pimba, acende-se a luz da bateria no painel de bordo. Ora bem uma das possíveis e mais prováveis causas é o alternador deixar de carregar a bateria. Isto acontece, na melhor das hipoteses, quando as escovas deixam de fazer contacto devido ao desgaste, o que é normalissimo acontecer passado uns bons kms.
Sendo assim aqui fica um DIY que não se encontra em mais lado nenhum, por isso mesmo decidi fazê-lo, e se existir é porque está mto bem escondido pois eu nao encontrei nada para este carro. Vamos la entao..
Aconselho a lerem tudo e a verem bem as imagens antes de decidirem por maos a obra, pois isto apesar de nao ser mto dificil tb não é mto facil.
Grau de dificuldade(com as ferramentas adequadas) : 7.5/10
Tempo gasto : 4-5 horas
Carro em questão
BMW 320D e46 136cv 1999
Custo das escovas(do alternador)
Menos de 5€ ( as minhas custaram 3,70€ )
Material necessario
Chave 7mm - bocas ou caixa
Chave 8mm - caixa
Chave 10mm - bocas ou caixa
Chave 13mm - bocas e caixa(c/ roquete)
Chave 16mm - caixa ou luneta
Chave torx macho - n me lembro da medida, é para tirar a ventoínha( parafuso lado esquerdo)
Chave sextavada - tb n sei a medida, é para tirar as capas de cima do motor
Alicate - o ideal é ter um normal e um de pontas
Chave de fendas - tamanho medio
Ferro comprido - tem que ser resistente qb e ser ligeiramente estreito numa das pontas
Ferro de soldar + estanho
Broca 2mm - broca de ferro
Berbequim ou aparafusadora - o ideal é uma aparafusadora, porque é mais facil de controlar a rotaçao. Mas pode-se usar o berbequim, é preciso é ter mais cuidado.
Penso que em termos de ferramentas está tudo o que é preciso.
1º Passo
Desligar o borne negativo da bateria.
2º Passo
Tirar as 2 tampas do motor para terem acesso a ventoinha.
3º Passo
Tirar a ventoinha.
Tb têm de desligar a ficha da ventoinha que está do lado esquerdo.
Depois é so puxar a ventoinha para cima com cuidado.
4º Passo
Aliviem só os parafusos, não os tirem já.
5º Passo
Aliviar o tensor para tirar a correia.
Quando o tensor estiver aliviado, puxem a correia para fora.
6º Passo
Agora que a correia está fora ja podem tirar a polie da direcçao assistida.
7º Passo
Começar a tirar parafusos.
Em relação a ficha é assim, o alternador tem na parte de tras uma ficha de encaixe e tem tb o cabo do positivo apertado atraves de uma porca ( chave roquete 13mm). Para já tiram so a ficha e depois quando o alternador estiver solto tentam desapertar a porca para tirar o cabo do positivo.
Não vão ter muito espaço para trabalhar, por isso nao percam a paciencia como eu que tive de fazer uma pausa lol
8º Passo
Alternador fora, começa a parte eletrica
Depois de tirarem o regulador de voltagem tiram tb a tampinha preta que eu estou a segurar, é so dar umas pancadinhas que ela sai bem( desliza na vertical ).
9º Passo
Tirar a escovas velhas para meter as novas.
10º Passo
A broca vai entrar em acção
11º Passo
E pronto coloquem o regulador de voltagem no sitio, e dentro em breve têm o trabalho pronto
Espero que seja util
Abraço a todos e até uma próxima :fixe
Rnhau !
[Editado para actualizar imagens]
De certeza que já aconteceu a muita gente ir a conduzir descansadinho e de repente pimba, acende-se a luz da bateria no painel de bordo. Ora bem uma das possíveis e mais prováveis causas é o alternador deixar de carregar a bateria. Isto acontece, na melhor das hipoteses, quando as escovas deixam de fazer contacto devido ao desgaste, o que é normalissimo acontecer passado uns bons kms.
Sendo assim aqui fica um DIY que não se encontra em mais lado nenhum, por isso mesmo decidi fazê-lo, e se existir é porque está mto bem escondido pois eu nao encontrei nada para este carro. Vamos la entao..
Aconselho a lerem tudo e a verem bem as imagens antes de decidirem por maos a obra, pois isto apesar de nao ser mto dificil tb não é mto facil.
Grau de dificuldade(com as ferramentas adequadas) : 7.5/10
Tempo gasto : 4-5 horas
Carro em questão
BMW 320D e46 136cv 1999
Custo das escovas(do alternador)
Menos de 5€ ( as minhas custaram 3,70€ )
Material necessario
Chave 7mm - bocas ou caixa
Chave 8mm - caixa
Chave 10mm - bocas ou caixa
Chave 13mm - bocas e caixa(c/ roquete)
Chave 16mm - caixa ou luneta
Chave torx macho - n me lembro da medida, é para tirar a ventoínha( parafuso lado esquerdo)
Chave sextavada - tb n sei a medida, é para tirar as capas de cima do motor
Alicate - o ideal é ter um normal e um de pontas
Chave de fendas - tamanho medio
Ferro comprido - tem que ser resistente qb e ser ligeiramente estreito numa das pontas
Ferro de soldar + estanho
Broca 2mm - broca de ferro
Berbequim ou aparafusadora - o ideal é uma aparafusadora, porque é mais facil de controlar a rotaçao. Mas pode-se usar o berbequim, é preciso é ter mais cuidado.
Penso que em termos de ferramentas está tudo o que é preciso.
1º Passo
Desligar o borne negativo da bateria.
2º Passo
Tirar as 2 tampas do motor para terem acesso a ventoinha.
3º Passo
Tirar a ventoinha.
Tb têm de desligar a ficha da ventoinha que está do lado esquerdo.
Depois é so puxar a ventoinha para cima com cuidado.
4º Passo
Aliviem só os parafusos, não os tirem já.
5º Passo
Aliviar o tensor para tirar a correia.
Quando o tensor estiver aliviado, puxem a correia para fora.
6º Passo
Agora que a correia está fora ja podem tirar a polie da direcçao assistida.
7º Passo
Começar a tirar parafusos.
Em relação a ficha é assim, o alternador tem na parte de tras uma ficha de encaixe e tem tb o cabo do positivo apertado atraves de uma porca ( chave roquete 13mm). Para já tiram so a ficha e depois quando o alternador estiver solto tentam desapertar a porca para tirar o cabo do positivo.
Não vão ter muito espaço para trabalhar, por isso nao percam a paciencia como eu que tive de fazer uma pausa lol
8º Passo
Alternador fora, começa a parte eletrica
Depois de tirarem o regulador de voltagem tiram tb a tampinha preta que eu estou a segurar, é so dar umas pancadinhas que ela sai bem( desliza na vertical ).
9º Passo
Tirar a escovas velhas para meter as novas.
10º Passo
A broca vai entrar em acção
11º Passo
E pronto coloquem o regulador de voltagem no sitio, e dentro em breve têm o trabalho pronto
Espero que seja util
Abraço a todos e até uma próxima :fixe
Rnhau !
[Editado para actualizar imagens]
Última edição por Rnhau ! em 08 set 2010, 17:12, editado 1 vez no total.
Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
:palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas
inamovel!!!!
inamovel!!!!
- ricabmw
- Membro Junior
- Mensagens: 461
- Registado: 13 fev 2009, 00:04
- O meu Carro:: bmw 320d e46-1999
- Localização: braga
Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
boas.
isso nao é um bom trabalho .
normalmente quando as escovas estao gastas a parte do colector onde encosta as escovas tambem se gasta.
ja desmontei muitos que acava primeiro o colector do que as escovas.
cumps
isso nao é um bom trabalho .
normalmente quando as escovas estao gastas a parte do colector onde encosta as escovas tambem se gasta.
ja desmontei muitos que acava primeiro o colector do que as escovas.
cumps
Meu Projecto
viewtopic.php?f=59&t=35546
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- joao99
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Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
:palmas :palmas :palmas ....
mais nada. :lovebmw
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eibach pro system ,angel eyes ccfl,barra AA sparco,K&N filter...
- abaddonpt
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- O meu Carro:: BMW 320d E46 2002
Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
excelente
parabens, continua o bom trabalho. São posts destes que enriquecem o nosso forum
cumps
parabens, continua o bom trabalho. São posts destes que enriquecem o nosso forum
cumps
meu projecto: viewtopic.php?f=59&t=36983
Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
acredito que isso possa acontecer mas so depois de trocar as escovas varias vezes, snao porque razão iriam vender as escovas em separado? Para uma primeira ou segunda troca não acredito que aconteça a situação a que referesricabmw Escreveu:boas.
isso nao é um bom trabalho .
normalmente quando as escovas estao gastas a parte do colector onde encosta as escovas tambem se gasta.
ja desmontei muitos que acava primeiro o colector do que as escovas.
cumps
abraço
- JPimpao01
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Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
abaddonpt Escreveu:excelente
parabens, continua o bom trabalho. São posts destes que enriquecem o nosso forum
cumps
X2 :lovebmw
BMW E46 320d 136cv
- ricabmw
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Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
vais ver que é como eu digo.Rnhau ! Escreveu:acredito que isso possa acontecer mas so depois de trocar as escovas varias vezes, snao porque razão iriam vender as escovas em separado? Para uma primeira ou segunda troca não acredito que aconteça a situação a que referesricabmw Escreveu:boas.
isso nao é um bom trabalho .
normalmente quando as escovas estao gastas a parte do colector onde encosta as escovas tambem se gasta.
ja desmontei muitos que acava primeiro o colector do que as escovas.
cumps
abraço
as casas de peças vende o que pedires , eu ate quando faço essa reparação substituo os rolamentos(ja fazem barulho)
Meu Projecto
viewtopic.php?f=59&t=35546
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- Membro Juvenil
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Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
Excelente Diy...
- 530dpower
- Membro Juvenil
- Mensagens: 268
- Registado: 25 out 2007, 09:02
- O meu Carro:: BMW 535d E60 - 01/2006
Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
Boas,
Este fim de semana a luz de bateria ascendeu.... pela informação dada pelo livrinho (Inglês ) trata-se do alternador.... será que o processo, sendo a minha uma E39 530d, é igual ao aqui apresentado? Pelo menos na questão da substituição das escovas?
Obrigado
Cumpr
Este fim de semana a luz de bateria ascendeu.... pela informação dada pelo livrinho (Inglês ) trata-se do alternador.... será que o processo, sendo a minha uma E39 530d, é igual ao aqui apresentado? Pelo menos na questão da substituição das escovas?
Obrigado
Cumpr
BMW E60 535d ( 3** cv ) - FAP - EGR off
BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
316i E36 powergas (GPL)
BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
316i E36 powergas (GPL)
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- Membro Juvenil
- Mensagens: 167
- Registado: 16 mar 2008, 22:50
- O meu Carro:: 320d e46 1**cv
- Localização: tomar
Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
como diz o rica muitas vezes vai mais rapido o colector do que as escovas..e as escovas vendem-se para quando meteres o colector novo (a menos que queiras meter o rotor e nao dar ao trabalho de meter só o colector) meteres escovas novas tb..os rolamentos da sempre jeito mudar visto que tao para o alternador como a bomba de agua para uma distribuiçao..mexe-se tao pouca vez nisso e da tanto trabalho que mais vale ficar bom de uma vez..
é sempre um bom DIY mas o problema raramente é só das escovas..
mais uma vez bom DIY..
é sempre um bom DIY mas o problema raramente é só das escovas..
mais uma vez bom DIY..
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- Membro Iniciado
- Mensagens: 23
- Registado: 31 jul 2010, 17:05
- O meu Carro:: bmw 320d e46- 2000/03
- Localização: algarve-almancil-loule
Re: [DIY] BMW e46 substituir escovas alternador
eu ja tive esse problema no meu 320d e46, o meu problema aconteceu por eu ser malandro e nao trocar o tubo de retorno dos injetores para a bomba, que fica mesmo por cima do alternador pingou, pingou, pingou ate que gastou as escovas (tive que comprar o regulador novo porque ninguem tinha escovas deste modelo que me custou 80€) troquei ficou bom, passado uns klm a luz a novamente acesa mas desta vez acendia e apagava, voltei a desmontar o alternador e reparei que nao tinha cobre no contacto tentei arranjar um novo nada, la fui eu comprar um nova por 260€. pois nao sei se o meu azar a viver no algarve que nao se encontra quase nada a venda que se precisa...
cump....
gomex 24
cump....
gomex 24
Não roube! O Governo não gosta de concorrência. :lol1