e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
LeonCupra
Membro Juvenil
Mensagens: 247
Registado: 24 ago 2007, 12:38
O meu Carro:: e36 318is coupe

e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por LeonCupra »

Estes diy são para modelos e36, são feitos por mim e foi o que fiz no meu carro:

Mudar o espelho normal dos e36 para o opcional com função autodim (escurece (fica esverdeado) quando estão carros atrás com as luzes ligadas):
Espelho normal com a patilha em baixo:
Imagem
E o autodim sem a patilha, com dois receptores de luz, um á frente outro atrás, a parte em plástico á volta do vidro é mais grossa, tem um aspeto mais resistente, a borracha visível no topo é a borracha original para não ser ver os fios:
Imagem

O espelho autodim só tem 3 fios:

-(fio violeta/branco) liga á ignição ou um qualquer ponto + com corrente

-(castanho/laranja) liga a um ponto - massa

-(azul/amarelo) liga ao fio da marcha atrás que passa na manete das velocidades para que o espelho desligue quando se põe a marcha atrás, este fio não é necessário ligar já que o espelho funciona sem ele.

No meu caso liguei os fios do espelho á luz interior do carro, tirei a plafonier, tirei a fixa (que é a que aparece na imagem a seguir) e descarnei os fios que são aqui mostrados, sendo o – o castanho e o + o catanho/vermelho e é a estes dois fios que liguei os dois fios do espelho:
Imagem


Mudar o plafonier normal para versão opcional com luzes de mapa (são as luzes da ponta que se podem ligar independentemente da luz central)

Imagem

Os conetores são iguais (pelo menos no meu caso mas acho que nos descapotáveis são diferente mas as cores dos cabos podem ser iguais) mas a ficha que sai do teto do carro tem 4 fichas, o novo plafonier tem 5 pelo que é preciso juntar dois cabos num numa ficha do novo plafonier.
A solução é simples, unir (nos cabos da luz nova, não é preciso mexer na cablagem do carro ) o cabo roxo/branco ao cabo vermelho/branco e assim já é possível ligar as luzes todas!
Depois da soldadura fica assim, depois é só tapar tudo e esta pronto
Imagem


Novo diy

Para instalar as luzes traseiras com luz de mapa eu fiz assim:

A ficha da luz com luz de mapa é diferente da original pelo que é necessário modificar um bocado:

Os fios 1e2 são da entrada da nova luz e vão buscar positivo e negativo aos fios que ligavam á luz original que estão ao lado do fio nº1 na imagem ( o fio castanho é - e o vermelho/branco é + ) e ficamos assim com energia na luz que se ligam quando se abrem as portas/ quando se liga a luz interior.

Parar ir buscar energia para a luz de mapa em si é necessário ir buscar a um sitio que tenha sempre corrente para que sempre que se carregue no botão em qualquer situação se ligue a luz, eu fui buscar um negativo para o fio castanho 3 ( negativo ) directamente á chapa do carro como se vê na imagem desfiando a ponta do fio e apertando-a com o parafuso e para o fio positivo roxo/branco 4 fui buscar energia ao fio 7.

E um dos lado está feito, do outro lado liguei os fios 1 e 2 da mesma forma, ao cabo que ligava na luz original e para ligar a luz de mapa levei os fios 5 e 6 de um lado para o outro.
Imagem
Última edição por LeonCupra em 03 mai 2011, 13:48, editado 6 vezes no total.

Avatar do Utilizador
intek
Membro Gold
Mensagens: 1011
Registado: 09 ago 2009, 12:07
O meu Carro:: BMW E36/5
Localização: Zona Norte e arredores

Re: e36 espelho autodim e plafonier com luzes de mapas

Mensagem por intek »

mas esse alteração no espelho dá para qualquer espelho e36 ou o vidro tem de ser especial???
Imagem

Compro BMW E21/E30/E36 até 600€

Avatar do Utilizador
LeonCupra
Membro Juvenil
Mensagens: 247
Registado: 24 ago 2007, 12:38
O meu Carro:: e36 318is coupe

Re: e36 espelho autodim e plafonier com luzes de mapas

Mensagem por LeonCupra »

lógico que não dão em qualquer um! isto são os passos que tens a seguir para trocar o espelho normal para o automático, o espelho automático tem um liquido que o faz escurecer, o espelho normal não tem nada disso claro!
tens que comprar um espelho auto na sucata e com este diy fazes as conexões.
o espelho fica assim :fixe :
Imagem

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: e36 espelho autodim e plafonier com luzes de mapas

Mensagem por Dudex »

:palmas

Avatar do Utilizador
intek
Membro Gold
Mensagens: 1011
Registado: 09 ago 2009, 12:07
O meu Carro:: BMW E36/5
Localização: Zona Norte e arredores

Re: e36 espelho autodim e plafonier com luzes de mapas

Mensagem por intek »

sem dúvida um bom upgrade!!! :fixe
Imagem

Compro BMW E21/E30/E36 até 600€

Avatar do Utilizador
LeonCupra
Membro Juvenil
Mensagens: 247
Registado: 24 ago 2007, 12:38
O meu Carro:: e36 318is coupe

Re: e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por LeonCupra »

Novo diy para instalar luzes traseiras com luz de mapa!

Avatar do Utilizador
haze_bcf
Membro Juvenil
Mensagens: 161
Registado: 14 fev 2008, 17:50
O meu Carro:: E36 318TDS Touring
Localização: LEÇA DA PALMEIRA

Re: e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por haze_bcf »

Tentando ligar a luz ao sensor de marcha atrás também deveria de ficar interessante :)
Já adquiri o meu auto dim, vamos lá ver se monto ou não esse fio ;)

Abraço

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por Dudex »

Eu liguei o VIO/WHT ao VIO/WHT e não ao RED/WHT como fizeste e está a trabalhar na perfeição e só tem corrente com a ignição no 3. E o fio de marcha-atrás também não o liguei mas puxei-o até ao porta luvas não me vá apetecer ligar lol

Avatar do Utilizador
haze_bcf
Membro Juvenil
Mensagens: 161
Registado: 14 fev 2008, 17:50
O meu Carro:: E36 318TDS Touring
Localização: LEÇA DA PALMEIRA

Re: e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por haze_bcf »

Dudex Escreveu:Eu liguei o VIO/WHT ao VIO/WHT e não ao RED/WHT como fizeste e está a trabalhar na perfeição e só tem corrente com a ignição no 3. E o fio de marcha-atrás também não o liguei mas puxei-o até ao porta luvas não me vá apetecer ligar lol
Liguei o meu ontem como disseste e ficou 5* :fixe

Sem dúvida que faz toda a diferença esta mod.

Abraço

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por Dudex »

O espelho é uma maravilha de facto, um descanso de noite!

Avatar do Utilizador
LeonCupra
Membro Juvenil
Mensagens: 247
Registado: 24 ago 2007, 12:38
O meu Carro:: e36 318is coupe

Re: e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por LeonCupra »

Dudex Escreveu:Eu liguei o VIO/WHT ao VIO/WHT e não ao RED/WHT como fizeste e está a trabalhar na perfeição e só tem corrente com a ignição no 3. E o fio de marcha-atrás também não o liguei mas puxei-o até ao porta luvas não me vá apetecer ligar lol

Não percebi bem, ligas-te o fio viloleta/branco do espelho qual sitio daqui:?
Imagem

E o castanho/laranja do espelho foi onde?

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por Dudex »

do espelho saiem 3 fios, alimentação, massa e para o sensor de marcha atrás. o de alimentação é violeta e branco e a própria cabelagem do carro tem um violeta e branco que só tem alimentação com a chave na posição 3 que é o que nos interessa. é ligar o violeta e branco do espelho ao violeta e branco do carro, assim como castanho com castanho.

Não liguei ao vermelhor e branco e segundo me recordo, a minha ficha era diferente, tinha lá mais um violeta e branco ao qual liguei o do espelho. O castanho e vermelho não usei, usei só o castanho para ligar a massa do espelho.

A ficha que mostras agora tem em falta o violeta e branco que apareçe na primeira foto.

Explica lá isso melhor que já estou confuso eheh

Avatar do Utilizador
LeonCupra
Membro Juvenil
Mensagens: 247
Registado: 24 ago 2007, 12:38
O meu Carro:: e36 318is coupe

Re: e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por LeonCupra »

Mas a cablagem do meu carro não tem o tal cabo violeta, está explicado! Eu na altura procurei um fio com corrente apenas com a chave mas não encontrei

Avatar do Utilizador
BadGreG
Membro Juvenil
Mensagens: 90
Registado: 26 mai 2009, 22:47
O meu Carro:: BMW 320d E46
Localização: Famalicão

Re: e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por BadGreG »

Boas, alguem me arranja a foto ou o pin out da ficha que liga no espelho, eu tenho um espelho, mas não tinha a ficha, entretanto arranjei a ficha de ligação mas não tem cabos nenhuns, eu os cabos arranjo mas não sei onde os colocar, a ficha tem 10 pinos ao todo

se alguem me poder ajudar
Última edição por BadGreG em 02 jul 2011, 23:19, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
intek
Membro Gold
Mensagens: 1011
Registado: 09 ago 2009, 12:07
O meu Carro:: BMW E36/5
Localização: Zona Norte e arredores

Re: e36 Espelho autodim,plafonier e luzes traseiras de mapa

Mensagem por intek »

BadGreG Escreveu:Boas, alguem me arranja a foto ou o pin outo da ficha que liga no espelh, eu tenho um espelho, mas não tinha a ficha, entretanto arranjei a ficha de ligação mas não tem cabos nenhuns, eu os cabos arranjo mas não sei onde os colocar, a ficha tem 10 pinos ao todo

se alguem me poder ajudar
tás a minar a carrinha de extras!!! :fixe
Imagem

Compro BMW E21/E30/E36 até 600€

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”