Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 94
Moderador: Staff
- David Nunes
- Membro Senior
- Mensagens: 752
- Registado: 02 jun 2009, 21:02
- O meu Carro:: BMW 325i Coupé E36
- Localização: Porto
Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 94
Pois é pessoal após alguma pesquisa descobri qual o problema do vidro do lado direito do meu carro que só descia por impulsos um problema que já se arrastava a quase 3 anos.
A reparação é muito simples e novamente digo que é comum nos coupés fabricados entre 92 e 94.
Para começar deixo um vídeo encontrado no youtube que da bem para ver o que acontece, como já existe um tópico destes mas em inglês e só com duas imagens decidi tirar eu umas fotos de alguma parte do processo e criar um DIY para os mais preguiçosos com o inglês :fixe
http://www.youtube.com/watch?v=trrhvwrxUqw
Para quem não sabe é necessário retirar a forra da porta ou do condutor ou do passageiro se o problema existir em ambas o trabalho é a dobrar para isso temos de retirar as duas tampas que existem por trás do puxador interior como indica na figura, e usar um jogo de chaves torxs para desapertar os respectivos parafusos.Não liguem aos meus desenhos no paint.
Após retirados os parafusos começar por puxar a forra o ideal é puxar primeiro por baixo pelos compartimentos de guardar objectos e de seguida ir puxando pelos lados para se soltarem todas as molas normalmente sai a forra da porta e as peças coladas na forra ficam agarradas a porta juntamente com as molas :duh outro grande problema dos E36.
Depois da forra tirada temos de retirar o plástico com esponja que tem a separar a chapa da forra logo de seguida já temos acesso a todo o mecanismo do vidro
Como ilustra na próxima imagem já com a parte eléctrica fora temos de desligar as fichas (atenção antes de desapertar os parafusos nos locais com setas a verde desligar as fichas com setas a vermelho) apenas ligam duas fichas uma só com um fio que funciona através do switch que esta no trinco da porta e a outra ficha é o comando geral do motor.Na placa existe um circulo azul são os sensores electromagnético que fazem "leitura" do íman do veio.
A próxima imagem mostra-nos o veio do motor só visível depois de tirada a placa electrónica anterior, onde esta a seta azul mostra-nos o veio e é nesse veio que tem de estar o íman para a placa electrónica detectar através de electromagnetismo se o motor por qualquer razão esta ou não em esforço.
As setas verdes são os parafusos torxs que vamos desapertar para poder chegar o motor atrás para poder empurrar o íman para a frente pois o gajo vai estar junto do cobre(induzido)
Quando tudo estiver com este aspecto:
temos com uma chave de empurrar o íman que esta a azul do lado direito da imagem (parece o género de um rolamento) para a direita ate ficar de frente para a ranhura da segunda imagem que postei.
Normalmente com os anos ele desloca-se para junto do semi-rectângulo que desenhei do lado esquerdo e é dai que vão ter de o empurrar para a ranhura do lado direito.é super fácil metam um pouco de cola para não voltar a acontecer o mesmo e depois e só repor tudo como estava ensaiar antes de meter a forra na porta.Depois de tudo ensaiado é meter a forra ao sitio e esta feito
Espero ter ajudado, alguma complicação pois imagino que o tópico esteja confuso é só perguntar.
Abraços e espero que seja útil. :lovebmw :lovebmw
A reparação é muito simples e novamente digo que é comum nos coupés fabricados entre 92 e 94.
Para começar deixo um vídeo encontrado no youtube que da bem para ver o que acontece, como já existe um tópico destes mas em inglês e só com duas imagens decidi tirar eu umas fotos de alguma parte do processo e criar um DIY para os mais preguiçosos com o inglês :fixe
http://www.youtube.com/watch?v=trrhvwrxUqw
Para quem não sabe é necessário retirar a forra da porta ou do condutor ou do passageiro se o problema existir em ambas o trabalho é a dobrar para isso temos de retirar as duas tampas que existem por trás do puxador interior como indica na figura, e usar um jogo de chaves torxs para desapertar os respectivos parafusos.Não liguem aos meus desenhos no paint.
Após retirados os parafusos começar por puxar a forra o ideal é puxar primeiro por baixo pelos compartimentos de guardar objectos e de seguida ir puxando pelos lados para se soltarem todas as molas normalmente sai a forra da porta e as peças coladas na forra ficam agarradas a porta juntamente com as molas :duh outro grande problema dos E36.
Depois da forra tirada temos de retirar o plástico com esponja que tem a separar a chapa da forra logo de seguida já temos acesso a todo o mecanismo do vidro
Como ilustra na próxima imagem já com a parte eléctrica fora temos de desligar as fichas (atenção antes de desapertar os parafusos nos locais com setas a verde desligar as fichas com setas a vermelho) apenas ligam duas fichas uma só com um fio que funciona através do switch que esta no trinco da porta e a outra ficha é o comando geral do motor.Na placa existe um circulo azul são os sensores electromagnético que fazem "leitura" do íman do veio.
A próxima imagem mostra-nos o veio do motor só visível depois de tirada a placa electrónica anterior, onde esta a seta azul mostra-nos o veio e é nesse veio que tem de estar o íman para a placa electrónica detectar através de electromagnetismo se o motor por qualquer razão esta ou não em esforço.
As setas verdes são os parafusos torxs que vamos desapertar para poder chegar o motor atrás para poder empurrar o íman para a frente pois o gajo vai estar junto do cobre(induzido)
Quando tudo estiver com este aspecto:
temos com uma chave de empurrar o íman que esta a azul do lado direito da imagem (parece o género de um rolamento) para a direita ate ficar de frente para a ranhura da segunda imagem que postei.
Normalmente com os anos ele desloca-se para junto do semi-rectângulo que desenhei do lado esquerdo e é dai que vão ter de o empurrar para a ranhura do lado direito.é super fácil metam um pouco de cola para não voltar a acontecer o mesmo e depois e só repor tudo como estava ensaiar antes de meter a forra na porta.Depois de tudo ensaiado é meter a forra ao sitio e esta feito
Espero ter ajudado, alguma complicação pois imagino que o tópico esteja confuso é só perguntar.
Abraços e espero que seja útil. :lovebmw :lovebmw
O projecto: viewtopic.php?f=59&t=47543
- Dudex
- Membro Gold
- Mensagens: 1916
- Registado: 29 mai 2009, 16:17
- O meu Carro:: BMW 325i E36
- Localização: Loures
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
É isto que a malta gosta :palmas
- Bryan318is
- Membro Gold
- Mensagens: 3420
- Registado: 21 mar 2011, 11:56
- O meu Carro:: BMW 318is E36 - 1996/07
- Localização: Aveiro .
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
Muito boa explicaçao ma friend .
Fácil , nao tem nada qe saber
Fácil , nao tem nada qe saber
Projecto: http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=51406
Vendo material E36 : http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 98&t=56235
Bancos, travagem, suspensão, quadrante ...
______________________________
Prazer, é BMW !
- David Nunes
- Membro Senior
- Mensagens: 752
- Registado: 02 jun 2009, 21:02
- O meu Carro:: BMW 325i Coupé E36
- Localização: Porto
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
obrigado que todos os nossos problemas sejam estas depois passem pelo meu projecto tenho la novas surpresas eheheh
O projecto: viewtopic.php?f=59&t=47543
- intek
- Membro Gold
- Mensagens: 1011
- Registado: 09 ago 2009, 12:07
- O meu Carro:: BMW E36/5
- Localização: Zona Norte e arredores
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
:palmas :palmas Muito bom amigo!!
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 60
- Registado: 20 set 2011, 13:18
- O meu Carro:: BMW 318 I CABRIO - 1995/03
- Localização: Santa Cruz
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
queria fazer uma pergunta se me podessem responder tenho um E36 cabrio e quando fecho a porta por vezes o vidro vai para baixo e para cima poderiam me dizer se sofre desse mal ou o problema é outro obrigado
Uploaded with ImageShack.us
- David Nunes
- Membro Senior
- Mensagens: 752
- Registado: 02 jun 2009, 21:02
- O meu Carro:: BMW 325i Coupé E36
- Localização: Porto
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
Para baixo e para cima como assim?quando abres desce cerca de 1cm e ao fechas a porta volta a subir esse 1 cm?mariomadeira Escreveu:queria fazer uma pergunta se me podessem responder tenho um E36 cabrio e quando fecho a porta por vezes o vidro vai para baixo e para cima poderiam me dizer se sofre desse mal ou o problema é outro obrigado
abraço
O projecto: viewtopic.php?f=59&t=47543
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 60
- Registado: 20 set 2011, 13:18
- O meu Carro:: BMW 318 I CABRIO - 1995/03
- Localização: Santa Cruz
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
sim esse é o procedimento normal mas volta e meia esse cm quando fecho a porta esta sempre a subir e descer constantemente com a porta fechada
Uploaded with ImageShack.us
- David Nunes
- Membro Senior
- Mensagens: 752
- Registado: 02 jun 2009, 21:02
- O meu Carro:: BMW 325i Coupé E36
- Localização: Porto
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
boas!verifica o estado do switch que esta junto do trinque na porta normalmente isso costuma ir a vida
O projecto: viewtopic.php?f=59&t=47543
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 60
- Registado: 20 set 2011, 13:18
- O meu Carro:: BMW 318 I CABRIO - 1995/03
- Localização: Santa Cruz
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
explica me la isso melhor o que é o switch um abraço
Uploaded with ImageShack.us
- David Nunes
- Membro Senior
- Mensagens: 752
- Registado: 02 jun 2009, 21:02
- O meu Carro:: BMW 325i Coupé E36
- Localização: Porto
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
basicamente é um interruptor esse switch detecta quando a porta está aberta ou fechada fica por tras do linguete onde a porta fecha
O projecto: viewtopic.php?f=59&t=47543
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 60
- Registado: 20 set 2011, 13:18
- O meu Carro:: BMW 318 I CABRIO - 1995/03
- Localização: Santa Cruz
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
como falaste me desse interruptor fui verificar e com a porta fechada se empurrar a porta ligeiramente para dentro o vidro sobe sera disso mesmo? um abraço
Uploaded with ImageShack.us
- David Nunes
- Membro Senior
- Mensagens: 752
- Registado: 02 jun 2009, 21:02
- O meu Carro:: BMW 325i Coupé E36
- Localização: Porto
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
entao quase de certeza que é disso nao sei se o interruptor tem afinaçao mas o mais certo é estar gasto e tens de meter um novo
depois diz como corrou.
Abraço
depois diz como corrou.
Abraço
O projecto: viewtopic.php?f=59&t=47543
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 47
- Registado: 30 mai 2009, 13:08
- O meu Carro:: 318is coupe E36 1993
- Localização: Trofa
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
muito boa a explicação ob.
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 60
- Registado: 20 set 2011, 13:18
- O meu Carro:: BMW 318 I CABRIO - 1995/03
- Localização: Santa Cruz
Re: Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 9
boas tambem tens o mesmo problema abraçoa.faria Escreveu:muito boa a explicação ob.
Uploaded with ImageShack.us