DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Responder
Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Mensagem por jmcdpereira »

Desde há uns tempos que meti na cabeça que gostava de ver TV e videos no meu carro, já tinha andado a ver preços e coisas dessas, mas é caro e não encontrei reviews destas coisas.
Um destes dias e depois de umas valentes conversas com o Tolassssss ele lá me "envenenou" (tb ajudou eu ver no carro dele) e lá perdi o amor a uns euros e comprei um interface de video que ele me arranjou.
Comprei tb um receptor de TV TDT da EGREAT (na Worten online que é mais barato)
Este receptor tem uma entrada USB que permite ligar um disco rígido ou uma pen, por enquanto tem uma pen com uns filmes para ir testando ;)

Recebi a encomenda... fiquei logo fulo... aquilo vinha com peças a menos...
Pensei eu na altura, lol

Imagem

Imagem

Depois falei com o Tolassssss e lá me explicou como a vida é bela...
De seguida foi só montar tudo.
Mas para isso...

Desmontar tudo... coisa fácil, já tenho experiencia, tira-se o madeiro que está preso apenas por molas, com cuidado, de preferencia com mais cuidado do que eu fiz pois de tantas vezes que já o tirei já estalei aquilo...

Imagem

A confusão de fios até nem é muita...
Juro que parece pior do que é na realidade, até porque cada ficha só entra no sitio certo.

Imagem

Primeira ligação foi intercalar o cabo de fibra laranja no anel, como já tinha instalado à pouco tempo um interface bluetooth foi só ligar aquele cabo nas fichas, não foi complicado, teve de se abrir as fichas da fibra, mas aquilo é tudo fácil de abrir/fechar.
Não tenho fotos... sorry :(

Depois foi ligar o resto dos fios e aqui é que era o meu medo.
Mas afinal não havia fios a menos, pelo contrário, há fios a mais que não se ligam neste caso.
A saber:
Fio vermelho = positivo
Fio Preto = negativo
Fui buscar corrente à ligação que já tinha ao sistema bluetooth
Sucesso ;)

Depois é ligar a ficha branca e aqui é que a porca torce o rabo.
A ficha branca vai ligar ao qualock atrás do CCC, acontece que já lá estava uma ficha igual com um fio castanho ligado num dos pinos.
Pode-se ver aqui do lado esquerdo:
Imagem
Basta aliviar a patilha da ficha branca e ela sai logo.

Acabei por retirar esse fio castanho da ficha branca, bastou retirar da ficha branca, alivia-se na patilha de plástico e sai bem, onde estava ligada (guardei esse ficha) e colocar na ficha que vinha no interface,
Era assim a ficha do interface:
Imagem

foi ligar o fio castanho na ficha, é só fazer click... nada mais.
Ficou assim com 3 fios:
Imagem

Bem, a parte complicada estava feita, pensava eu.
O sitio onde ia ficar o interface era debaixo do volante ao lado do interface de video, mas hj acabei por colocar um pouco ao lado, pois estorvava a afinação em altura do volante.
Ficou assim não altura:
Imagem
Pode-se ver uma peça de plastico que é o afinador de altura do volante, qd se mexia

nisso aquilo batia no interface de bluetooth (à esquerda tem uma luz azul)

Agora era passar fios do lado do volante, para o porta luvas...
e aí é que foi complicado...
Retirei os suportes do porta luvas (um de cada lado) para este abrir todo e ter acesso à zona de fusiveis... etc...

Tinha de passar os fios de corrente: positivo, positivo com chave ligada e negativo e também passar o cabo de som e video (vou ter de mudar pois faz ruido no som, tenho de testar com outro melhor)
Ora passar os fios para o centro não foi muito complicado, risquei um pouco o braço, mas passei na boa, depois passar para o porta luvas é que foi complicado, pois não encontrava a passagem, lá enfiei algo comprido desde o buraco do CCC até à zona do porta luvas, lá vi onde aparecia a ponta e lá consegui passar tudo.
Liguei os cabos de video/som, liguei a corrente, deixei o positivo do receptor ligado ao positivo com chave, pois se me esquecer de desligar o receptor no comando à distancia não fica a consumir a bateria, pelo sim, pelo não...
Pode ver-se aqui já com tudo ligado ao receptor TDT EGREAT inclusivé uma antena daquelas interiores de TV telescopica, só para testar ;)
Imagem

Meter fios para dentro, meter o receptor no lugar da caixa de cds que não tenho e ficou assim, mais ou menos:
Imagem

Ligar ignição, seleccionar TV no idrive, ligar o receptor e...
apareceu-me este par de jarras:
Imagem
hehehehehe

Fiquei no entanto com um problema, o comando funciona por infravermelhos, logo com o porta luvas fechado não consegui nem ligar nem mudar de canal, ou seleccionar a ligação USB para escolher filmes ou mp3, ou fotos, ou ainda programas gravados pelo receptor, tipo as tardes da júlia, é sempre útil, lol

Toca de inventar, abri o receptor TDT e em cima na foto pode-se ver uma board pequena, é onde está p led azul que indica estar ligado e o receptor de infravermelhos:
Imagem

Toca de dessoldar o receptor de IR para o colocar fora do porta luvas:
é a peça escura:
Imagem

Soldar 3 fios na board:
Imagem

E na outra ponta soldei o receptor de IR.

Liguei tudo, testei e...
Comando não funciona :(
Pudera, como podem ver pela foto soldei os fios ao contrário na board, toda de dessoldar, meter o fio pelo outro lado, voltar a soldar e...
Comando não funciona :(

desfiz tudo, voltei a colocar o recepto de IR na board e..
Comando não funciona :(

Resumindo, devo ter queimado o recepor de IR (confirmei isso depois).
Fiquei então com a maravilhosa possibilidade de ver o Jorge Gabriel na RTP1, pois era o unico canal que dava para ver, pois qd se liga fica no primeiro canal :(

Enviei uns mails para a china para o suporte da egreat e o chinoca enviou-me aquela board pequena completa, só paguei os portes (e foi caro).
Recebi antes de ontem a encomenda (4 dias uteis da china até ao Alentejo).
Testei... funcionou ;)
A seguir foi inventar de novo, mais uma vez o Tolassssss me ensinou o bêábá, em vez de dessoldar o receptor fiz uma extenção soldando na pequena board 3 fios e na outra ponta soltei um recepotor de um aparelho velho (um helicoptero telecomandado avariado neste caso) e...

RESULTOU !!!!

Já tenho o receptor fora para mudar canais, a fonte, etc... etc...
Pode ver-se o receptor assinalado com uma bola a vermelho:
Imagem

Vê-se a extensão, é um fio de telefone branco, não tinha preto :(
de qq modo vai ficar mais escondido, ainda tneho de desmontar o CCC para passar outro cabo de audio e aproveito para esconder a extenção do receptor de IR, que deverá ficar no mesmo sitio.

Agora falta os monitores para os encostos de cabeça, para a criançada atrás se divertir, mas isso será o guro Tolassssss a fazer, a ver vamos quando.

Pontos negativos:
A qualidade dos menus não é grande charuto, se calhar terei de optar por outro input de video, torna-se difícil de ler os menus e procurar nas pastas da PEN ou Disco Externo.
A recepção TDT é optima ou desaparece, não há meio termo como no sinal analógico, aqui ou se vê bem (muito bem memso) ou se o sinal é fraco desaparece, não há grão. Mas poderei melhorar talvez com uma antena boa, mas isso fica para outras bodas.
Coloquei uma extensão ao fio da antena e esta está colocada na rede traseira que divide a mala do resto do carro, melhor que nada, mas pouco melhor tb é verdade.
Montei tudo, fios para dentro, plasticos para dentro, encaixa, tira, mete... ficou como novo ;)

Parece-me que é tudo, espero que dê para entender e as fotos tenham ajudado.
Nunca tinha feito um DIY e espero que este ajude alguem.

Um grande obrigado ao Tolassssss por toda a ajuda, paciência e sabedoria.
Ele alem de me ter ajudado nisto e activado a TV tb já me fez outros trabalhos no carro.
E tudo sem estar perto do carro ;)

E por ser verdade e merecer o reconhecimento aqui vai:

-Activou mp3 no leitor de cd´s e DVD´s
-Activou CDC -CD1, CD2, etc, para permitir AD2P do Bluetooth no CD1 (não funciona não sei porquê)
-Activou bluetooth, não era necessário com este interface, mas assim permite gerir as parcerias
-Activou velocidade digital no ecran central do OBD )onde se vê a autonomia, media agora posso ver tb a velocidade instantânea ;)
-Activou aux-input: para ser usado mais tarde ;)
-Activou TV

Por isso tenho de lhe agradecer. OBRIGADO

Agradeço desde já os vossos comentários e ideias ;)


Um abraço

José Manuel Pereira
Imagem
Imagem :(

bizy
Membro Senior
Mensagens: 655
Registado: 26 jan 2009, 00:11
O meu Carro:: Seat Ibiza FR 1.9TDI & M3E46
Localização: Portugal

Re: DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Mensagem por bizy »

Muito fixe parabens!!
Imagem

Forced Induction Soon

Avatar do Utilizador
Espanhol1981
Membro Juvenil
Mensagens: 150
Registado: 17 mai 2010, 09:18
O meu Carro:: BMW E60 530d

Re: DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Mensagem por Espanhol1981 »

Boa modificação :fixe
MB POWER
Team.Máfia.Power ةشبهش

Aguero
Membro Junior
Mensagens: 536
Registado: 01 jun 2010, 21:46
O meu Carro:: BMW S1

Re: DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Mensagem por Aguero »

Quais sao os cabos necessarios que o interface precisa de ter, para fazer as ligaçoes ao carro? RCA?
VENDO OPTICAS ORIGINAIS PARA S1
VENDO PARACHOQUES LCI TRASEIRO COM FUROS PARA SENSORES

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Mensagem por jmcdpereira »

Aguero Escreveu:Quais sao os cabos necessarios que o interface precisa de ter, para fazer as ligaçoes ao carro? RCA?

O interface tem entrada RCA que vai ligar ao receptor de TDT, a saída é pelo anel de fibra que por sua vez vai ligar ao CCC.
Depois tem a alimentação de 12V e nada mais.
Por acaso não tenho aqui nenhuma foto do interface como deve de ser.

Espero ter ajudado.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Aguero
Membro Junior
Mensagens: 536
Registado: 01 jun 2010, 21:46
O meu Carro:: BMW S1

Re: DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Mensagem por Aguero »

Mas no caso desse anel de fibra, tem algum nome em especifico? Ou seja, se eu quiser comprar um Interface, tenho de procurar com saida RCA e saida "x" que sera o tal anel de fibra... Um abraço, obrigado desde ja pela ajuda.
VENDO OPTICAS ORIGINAIS PARA S1
VENDO PARACHOQUES LCI TRASEIRO COM FUROS PARA SENSORES

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Mensagem por jmcdpereira »

Aguero Escreveu:Mas no caso desse anel de fibra, tem algum nome em especifico? Ou seja, se eu quiser comprar um Interface, tenho de procurar com saida RCA e saida "x" que sera o tal anel de fibra... Um abraço, obrigado desde ja pela ajuda.

Tens de comprar um interface específico para o carro.
Se for para o BMW E60 é uma, se for para um Mercedes C220 é outra, mas ambos usam fibra.
Se quiseres fala com o Tolassssss ele arranja isso e monta e... faz trinta por uma linha ;)

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
DREAMCARE
Membro Iniciado
Mensagens: 2
Registado: 10 dez 2011, 02:01
O meu Carro:: BMW 320d E90

Re: DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Mensagem por DREAMCARE »

Boas,
parabens pelo projecto. Eu tb ando à procura de um interface assim. Gostaria de saber se têm referencias deste interface e site.

www.bmwtuning.hu

É um interface muito parecido ao que referes com a vantagem de efectuar PIP entre os diferentes AV's (3 AV-IN e um AV-OUT) vs NAV vs Menus CCC, integra com alguns botão do volante que servem para mudar the source entre outras funcionalidades, pode ter a camera trazeira completamente integrada, Video on Motion, pelo que permite ver DVD's enquanto o carro está em andamento. De qualquer forma não vi referencias ao facto deste sistema ler mp3 no CCC.

Já enviei um pedido de informação para o site que referi afim de me confirmarem o que preciso:
"...
1 - Full Integration with BMW E90 CCC system
2 - Video on Motion
3 - PIP (AV Sources vs NAV vs Rear CAM vs CCC Menus, etc)
4 - Steering Control (Change AV Sources, etc)
5 - Rear Camera (I know that this is a separated unit)
6 - AV-IN & AV-OUT (CAR-PC, TV-TUNNER, External DVD, etc)
"...

Não sei se este sistema permite a leitura de DVD's pelo leitor de DVD do CCC ou se tem que ter um leitor DVD externo (RCA) tal como terei que fazer com o TV-TUNNER.

Agradecia comentários sobre este interface e por outro lado perguntar se alguem conheces referencias sobre a empresa em questão.

Cumps,
Miguel Ribeiro

Avatar do Utilizador
casco
Membro Gold
Mensagens: 1265
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d
Localização: Arouca

Re: DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Mensagem por casco »

já instalei o INPA EDIABAS...só não sei se ele está a trabalhar bem...

alguem que se chegue a frente, para me dar umas dicas... :D

neste 1º passo gostava de saber se o inpa está a correr bem...para depois o sr tolasss...tratar do resto...

já mandei PM ao tolassss...mas parece que a PMs as vezes não são enviadas...
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: DIY - Montar sistema de TV / VIDEO E61 ;)

Mensagem por jmcdpereira »

casco Escreveu:já instalei o INPA EDIABAS...só não sei se ele está a trabalhar bem...

alguem que se chegue a frente, para me dar umas dicas... :D

neste 1º passo gostava de saber se o inpa está a correr bem...para depois o sr tolasss...tratar do resto...

já mandei PM ao tolassss...mas parece que a PMs as vezes não são enviadas...

Ora aí está, afinal estás mais adiantado do que eu pensava ;)

Para saber se está a funcionar basta ligar o programa e qd ligas a ignição deverá dar sinal no programa, simples né ?

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”