projecto de conversão de um rádio reverse RDS para um business CD
embora o trabalho tenha sido executado por mim, toda a informação técnica em relação à montagem bem como em relação ao material a adquirir, foi fornecido pelo user rafias o qual tornou possivel este projecto, o meu muito obrigado por tudo rafias.
1º- material necessário. juntem ainda uma chave allen e um alicate.
cabo MID
grampos de ligação entre os fios do carros e os fios do MID (incluidos na compra do cabo MID)
rádio bmw business CD + MID
2º- retirar o rádio original
puxar o botão do som/liga-desliga para fora, colocar uma chave de fendas fina na ranhura e rodar.
mantendo a chave rodada, colocar os dedos na ranhura das casseste e puxar o rádio para fora.
vista geral do painel traseiro.
desligar a ficha do rádio: colocar uma chave na ficha e puxar para cima com cuidado.
vista da ficha depois de desligada.
3º- ligar o MID ao carro.
usar os grampos que fazem connecção entre os fios do carro e os do MID, para tal descarna-se cerca de meio centimetro os fios do carro, em alternativa não se usa os grampas e opta-se pela normal fita isoladora.
neste caso vê-se o cabo do carro a rosa e o do MID a azul, o grampo vermelho faz contacto entre os dois cabos.
ao todo as ligações entre os cabos do carro e os do cabo MID são 5, o esquema abaixo vem incluido com o cabo MID e mostra como devem ser feitas as ligações, a numeração da ficha quadrada do carro(lado esquerdo da imagem), pode não ser exatamente igual de carro para carro, contudo a propria ficha do carro contem a numeração marcada tal como se pode ver na 10ª foto, as ligações devem ser sempre tal e qual como está na folha:
pin 5 da ficha do carro com fio azul do cabo MID
pin 7 da ficha do carro com fio cinzento/vermelho do cabo MID
pin 9 da ficha do carro com fio castanho/rosa do cabo MID
pin 13 da ficha do carro com fio amarelo/castanho do cabo MID
pin 15 da ficha do carro com fio preto/verde do cabo MID
4º- após as ligações estarem feitas o cabo MID deve ser ligado ao MID na lateral tal como mostra na imagem 11ª (ficha azul)
e do MID estamos resolvidos, agora é ligar a ficha quadrada do carro ao rádio cd na parte de trás (não fazer caso do circulo a vermelho e da seta, foram para outra questão anterior), não esquecer tambem de ligar a antena do rádio, não esquecer tambem de verificar se o fusivel vermelho que se encontra na parte de trás do rádio está bom, sem ele o rádio não funciona.
5º- após as ligações estarem todas feitas, o equipamento deve estar a funcionar, aqui nesta foto em testes antes de encaixar tudo.
6º- após confirmação do bom funcionamento do equipamento, encaixa-se o rádio cd, para tal empurra-se para trás e depois de estar alinhado com o tablier, apertam-se dois pequenos parafusos(um de cada lado), que ficam por baixo do rádio, desta forma o mesmo fica fixo e não sai para fora.
5º- depois encaixa-se o MID, é só empurrar para dentro até dar um pequeno estalo, sinal que está encaixado.
está pronto, e o resultado final é este:
aqui numa foto tirada esta noite:
custos:
Rádio BMW Business CD com MID incluido e portes de envio: 300€
Cabo MID com portes incluidos: 28€
total: 328€
dificuldade: facil/média.
tempo: cerca de uma hora.
espero que este pequeno tutorial seja util caso um dia pretendam fazer esta conversão.
cumprimentos.
[DIY] converter radio reverse para business cd E39
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- marco pires
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[DIY] converter radio reverse para business cd E39
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: [DIY] converter radio reverse para business cd E39
Muito Bom DIY Marco e Rafias, só uma questão o botão do CB funciona tambem? Dá Consumos, Alcance, etc...
Cumprimentos,
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- marco pires
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Re: [DIY] converter radio reverse para business cd E39
se o carro tiver computador de bordo, então sim, dá tudo.
se o carro não tiver, carregas no botão mas não faz nada.
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Re: [DIY] converter radio reverse para business cd E39
Além de que mesmo com computador de bordo versão "high" não iria funcionar sem codificar. Penso que com um cabo de ligação OBD e um portátil com o DIS instalado se conseguia fazer a festa.