Uma reparação relativamente fácil com efeitos imediatos!
Dei conta do famoso e incomodativo barulho que um rolamento gripado ou danificado faz ao nos deslocarmos no carro.
é um barulho fácil de identificar, um "vrum" "vrum" que aumenta com a velocidade.
Se levantarem o carro e girarem a roda ou a agarrarem e abanarem provavelmente vão identificar a roda problemática!
Felizmente a minha era a roda dianteira :rezar (a traseira é uma complicação dos diabos para mudar o rolamento) do lado esquerdo fácil de identificar pelo sitio de onde vinha o barulho.
Algumas das fotos não são de minha autoria pois não tirei muitas fotos aquando da realização da reparação
A peça a comprar é o cubo da roda onde vem o tal rolamento novo embutido
Comprei a minha numa loja de peças e costou-me 123€
Tirem a jante fora
Retirem a tampa de protecção
Agora desapertem o parafuso sextavado que segura o disco de travao e dobrem aquelas patilhas de metal que broqueiam a porca grande
Agora temos que libertar a maxila do travão. Ela está segura por dois parafusos na parte de trás. Nesta foto dá para ver os orifícios onde eles agarram.
Podem aliviar as pastilhas de travão e tirar o disco fora ou chegar tudo para o lado (como foi no meu caso).
De qualquer modo nunca deixem a maxila pendurada pelos tubos, prendam-na de alguma maneira. No meu caso o disco ficou preso de lado na cave de roda.
Retirem a porca grande do centro do eixo. Wrench socket WAF 46, 3/4" square
No caso da foto seguinte o disco foi retirado
Agora têm que retirar o cubo fora puxando-o ou dando umas pancadas por de trás. Ele vai sair relativamente bem mas vai deixar um aro do rolamento agarrado ao eixo como podem ver na foto.
Agora vem a parte complicada :duh :duh
Caso não tenham ferramentas de retirar rolamentos como um saca, tipo isto
que foi o meu caso, vão ter que batalhar um pouco
Retirar aquela chapa grande que está por detrás ajuda a ter mais espaço para trabalhar.
Ela só está segura por três parafusos
Podem usar um cinzel para forçar a saída
No meu caso foi mesmo necessário cortar o aro para o retirar :duh
Muito cuidado para não ferir o eixo :naonao :naonao
Agora ATENÇÃO não esquecer de por a chapa de volta no lugar antes de por o cubo com o rolamento novo
Agora coloquem o novo cubo com o rolamento novo, e empurrem até onde conseguirem
Depois colocar a porca e ao apertar esta vai empurrar o rolamento até ao fim do curso.
A pressão de aperto desta porca segundo o TIS é 290 Nm http://tis.spaghetticoder.org/s/view.pl?1/03/70/15
Agora é só reverter o processo :dance
Como novo :inlove
Para quem quiser saber onde é o sensor de ABS
que trabalha segundo as ranhuras existentes no rolamento
Espero ter ajudado alguem :fixe
:lovebmw Aqui está ele
[DIY] Mudar Rolamento de Roda Dianteira E38 740d
Moderador: Staff
- Tronic2010
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Re: [DIY] Mudar Rolamento de Roda Dianteira E38 740d
Bom DIY
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- Membro Juvenil
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Re: [DIY] Mudar Rolamento de Roda Dianteira E38 740d
Obrigado pela partilha!
Devo ter de fazer isso num elantra, não é igual mas não deve ser muito diferente...
:fixe
Devo ter de fazer isso num elantra, não é igual mas não deve ser muito diferente...
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- JPimpao01
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Re: [DIY] Mudar Rolamento de Roda Dianteira E38 740d
Miguel, sempre em altas, obrigado pela partilha
- rodrigues81
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Re: [DIY] Mudar Rolamento de Roda Dianteira E38 740d
Muito bom DIY!
Eu tinha ai umas duvidas, mas agora já vi como se faz, tenho de fazer no meu!
Eu tinha ai umas duvidas, mas agora já vi como se faz, tenho de fazer no meu!
- Miguel000
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- Mensagens: 699
- Registado: 04 mai 2011, 01:34
- O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02
Re: [DIY] Mudar Rolamento de Roda Dianteira E38 740d
Sempre as ordens :fixe
Para os outros modelos BMW acho que é muito idêntico
Para breve um DIY para colocarem entrada aux e entrada para Ipod e Iphone no rádio original do carro :violinista
:lovebmw
Para os outros modelos BMW acho que é muito idêntico
Para breve um DIY para colocarem entrada aux e entrada para Ipod e Iphone no rádio original do carro :violinista
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