[DIY] E61 Mudar filtro do gasóleo

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Kalitri
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O meu Carro:: BMW 520d e61 2006/11

[DIY] E61 Mudar filtro do gasóleo

Mensagem por Kalitri »

Boas malta,
Como tive um tempo livre decidi fazer a troca do filtro do ar e do gasóleo em casa. Pesquisei umas coisas pela internet e tal como quando decidi trocar o meu volante para o volante ///M, não encontrei nenhum DIY para a troca deste filtro, encontrei muita gente a falar da localização do mesmo mas nenhuma foto a comprovar. Aqui fica então o meu DIY para a roca do filtro de gasoleo nos BMW E60/61.

Material necessario:
1 chave de fendas média
1 chave sextavada de 8mm (roquete no meu caso)
1 chave sextavada de 10mm
1 balde capaz de caber debaixo do carro
1 chave de estrela média

1-Para começar levantar o carro do lado do condutor (levantem o mais que poderem pois acreditem que é um trabalho ingrato para se fazer fora de um elevador) eu safei-me assim...
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2- O que vamos queres retirar é esta parte inferior do carro, terão de a retirar por completo, desapertar apenas um dos lados não é suficiente.
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Para retirar esta forra será necessário desapertar cerca de 15 parafusos,se desapertarem primeiro os do lado do condutor poderão logo ver o filtro:
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3- Depois de retirada a forra desligar a ficha que vão encontrar na entrada do filtro
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4- Com a chave de fendas retirar o clip que prende o componente preto ao filtro, será necessaria alguma força, aquilo estava mesmo preso.
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5- Desapertar a abraçadeira metálica situada na saída do filtro
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6- De seguida vamos desapertar uma peça metalica que segura o filtro. Está segura por 2 parafusos, 1 que fixa o filtro ao carro e outro que permite a abertura da peça para que esta liberte o filtro. Ter em atenção que o filtro tem uma borracha à sua volta, terão de a colocar no novo filtro, suponho que esta la para absorver as vibrações e não deixar o filtro mover.
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7- Agora que o filtro ja esta solto é so fazer alguma força para o soltar em ambas as extremidades, aqui já devem ter o baldo por baixo da zona do filtro, no meu caso largou cerca de 40cl de gasoleo.
Depois é só ligar e apertar tudo novamente, ligar o carro ( o meu ferrou logo) e deixar trabalhar um pouco.. aqui esta o gasóleo que saiu e os parafusos de todo o trabalho a "tomar banho"
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Espero que tenha ajudado.
Bons quilómetros :lovebmw
BMW 520D E61
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