Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
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- casco
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
para o meu acho que não é esse...mas sim este:
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=18&fg=10
é bem mais facil de tirar e meter ao sitio...
o preço até doi...dass... e é recondicionado...estes gajos não sabem a cor do dinheiro...
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=18&fg=10
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
Camaleão_Ibiza Escreveu:whiteg40 Escreveu:Conheço um mecânico BM que me disse para fazer uns furos no filtro de partículas quando estivesse morto. Acho preferível tirar o miolo, e se necessário anular a regeneração eletronicamente, claro que fazer os furos sai muito mais barato.
É a conta de teorias de mecanicos, furei um cat num 318tds bem carregado e passado uns tempos era fagulhas de ceramica a sair em brasa pelo escape ate que fez rolha e tapou na entrada da panela, furar ceramica é um erro, ela fragiliza e desfragmenta-se em 3 tempos
fagulhas de ceramica a sir em brasa. lol
o que viste em brasa certamente nao era ceramica... e em fagulhas tambem nao lol
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
Das fagulhas fez me lembrar 1 volvo k tive kuando lhe dava gas a noite era so fagulhas, as primeiras vezes ate me assustei
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
O FAP Não têm cerâmica? Entao é feito de quê?whiteg40 Escreveu:Catalisador é uma coisa FAP é outra, a FAP não tem cerâmica, mas é sempre preferível retirar o miolo inteiro.
CopyRight forumbmwportugal Escreveu:A informação que se segue é genérica. Será falado apenas dos 2 tipos de filtros mais comuns (aditivo / catalítico).
Criei este post com o objectivo de criar uma FAQ de consulta rápida, de forma a esclarecer algumas dúvidas frequentes.
1) O Que é um Filtro de Partículas?
• Trata-se de um elemento montado na linha de escape, que impede a saída das partículas contidas nos gases de escape.
• Reduz a emissão de partículas a valores abaixo do limite imposto pelas normas anti-poluição em vigor.
• Este equipamento é exclusivo de veículos a diesel.
2) Como funciona o filtro de partículas?
• Fase 1: Filtragem - Esta fase consiste em acumular as partículas no próprio filtro
• Fase 2: Eliminação das partículas - Esta fase ocorre na fase de regeneração. Trata-se de uma operação periódica, automática e transparente ao condutor. Consiste simplesmente em queimar a altas temperaturas as partículas que estavam acumuladas.
[youtube]7mt66m_73dE[/youtube]
3) Como é feita a regeneração do FAP?
• Regularmente e sem nenhuma intervenção do condutor, as partículas acumuladas são incineradas, é o fenómeno da regeneração.
• Para regenerar (incinerar as partículas) a temperatura no FAP é elevada como num forno.
• A regeneração efectua-se de maneira autónoma a cada 500km em condução em estrada ou 50Km em condução em cidade (estes valores poderão variar!)
• Ela é totalmente transparente para o cliente. No entanto durante a primeira regeneração, um odor como um fumo branco, ambos não nocivos, podem surgir.
• Em muitos veículos, se não existiram as condições adequadas para a regeneração autónoma, uma luz de alerta ou uma mensagem poderão surgir surge no painel de instrumentos, para incitar o condutor a proporcionar as condições de condução necessárias à regeneração autónoma.
4) Em que circunstâncias é interrompida a regeneração?
• Após ocorrer o período máximo (tipicamente 25 minutos), sem que o filtro fique desobstruído.
• Se o motor for desligado ou for abaixo
• Se o motor for deixado ao ralenti durante muito tempo (5 a 10 minutos)
• Se forem detectadas EGT's demasiado elevadas (1000ºC)
• Se durante a regeneração for detectada alguma falha num dos componentes relevantes à combustão.
5) Quanto tempo demora o processo de regeneração?
• Tipicamente demora cerca de 5 a 10 minutos caso ocorra durante a condução em normal em estrada, existindo a temperatura de gastes necessária para a regeneração.
• Em conduções não ideais como por exemplo em descidas prolongadas em que não existe uma temperatura ideal, o período de regeneração pode demorar até 25 minutos.
6) Que condução adoptar, se a utilização prolongada do veículo a baixa velocidade impede a regeneração autónoma?
- Tipicamente, após surgir o alerta no painel de instrumentos, o condutor dispõe de 100km para activar a regeneração. É então necessário circular a uma velocidade de 60 km/h no mínimo (de acordo com o veículo) de forma a que seja efectuada a regeneração e apagado o alerta.
Nota1: A velocidade necessária à regeneração era inicialmente de 80Km/h. Actualmente é de 60Km/h e já existem alguns automóveis que conseguem fazê-lo a 40Km/h.
Nota2: Uma vez iniciada a regeneração, a velocidade pode diminuir pontualmente abaixo do limite sugerido, sem que isso interrompa o processo como por exemplo abrandamento para recolha do ticket de portagem.
7) O que acontece se não for efectuada a regeneração do FAP?
- O FAP continua o processo de enchimento, funcionando agora como uma rolha na linha de escape. As performances do veículo são fortemente afectadas.
O que é uma regeneração forçada?
- Trata-se de uma regeneração em oficina do FAP em condições específicas.
Vídeo onde podemos verificar as altas temperaturas atingidas:
[youtube]-DPO_3-MtPo[/youtube]
9) É verdade que durante a regeneração forçada efectuada na oficina o óleo do motor perde as suas propriedades e terá que ser mudado?
- Nos nossos automóveis BMW, não existe este potencial problema.
- Em alguns automóveis como (por exemplo, do grupo PSA) durante a regeneração forçada, óleo degrada-se por diluição de Gasóleo, tornando necessária a substituição do mesmo. O automóvel possui sensores que detectam a qualidade do óleo e caso seja necessária a substituição, acende a luz "INSP" no painel de instrumentos. Se o óleo não for substituído poderão ocorrer danos no motor.
10) É verdade que a FAP deve ser substituída ao fim de 120.000Km?
- A BMW não fornece nenhuma indicação nesse sentido.
- Marcas como por exemplo a Peugeot indicam no manual dos seus automóveis que o FAP é uma peça com manutenção periódica que deverá ser substituído ao fim de 120.000Km.
11) É necessário adicionar qualquer aditivo durante as revisões, necessário ao correcto funcionamento do FAP?
- O sistema de FAP dos nossos BMW não necessita de aditivos.
- Outras marcas que utilizam um sistema de FAP com aditivos e o intervalo dentro do qual é necessário atestar o aditivo varia tipicamente entre 60.000Km e 200.000Km.
12) O que acontece à medida que a FAP acumula resíduos?
45% - Regeneração normal
50% - Regeneração à temperatura máxima predeterminada
55% - Acende a luz de aviso no painel de instrumentos e a regeneração será efectuada a partir da mínima velocidade predefinida.
75% - Acende a luz de aviso, é activada a limitação de binário e desactivada a EGR
95% - Deverá ser trocada a FAP
13) É possível montar um Filtro de Partículas em Pós-Venda?
- Sim, existem países/estados onde isso é obrigatório. Exemplo: Califórnia.
- No entanto, tipicamente a montagem de FAP em Pás-Venda, não apresenta a mesma eficácia.
14) Modelo 3D de um FAP (dá para desmontar alguns componentes):FAP 3D
15) Leitura complementar:
A minha Garagem:
Ford Transit Trophy do Trofeu 2010/2011
Ford Courier
Seat Ibiza GT TDi
Seat Ibiza TDi Sport
BMW E91 320D M-Packet
Fiat Ducato 2.3Multijet (Autocaravana)
DIY: E36 BMW brake upgrade, replacing stock brakes with E46 325x25mm
viewtopic.php?f=43&t=31123
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
boas!
serviço feito e arrumado...
parece outro...muito mais solto...e até ficou um nadinha a falar mais grosso...
enfim só visto...quando puxo a serio...manda um bafo brutal...
depois de limpar bem limpo...não resisti ao alargamento dos poros...ou seja dois buracos de 16mm...um em cada saida...
deixo aqui algumas fotos do precedimento
antes de desmontar
o dito cujo já desmontado
uma imagem mais de perto
o serviço de broca...
como ficou de pois de brocar...
o mistolin para ficar mesmo limpo...
bem...agora vejam o video no link em baixo...a porcaria que saiu de lá
http://youtu.be/32qT0MmuRkw
o lixo que saiu...e que ficou espalhado pelo chão...
o que saiu depois da aplicação do mistolin
a lavagem com a maquina de pressão
ok...ficou melhor que novo...
quem quiser fazer o mesmo...é só meter mãos a obra... não se vão arrepender...
fica mesmo bom...até mesmo para fazer repro...pois não vai emtupir...
serviço feito e arrumado...
parece outro...muito mais solto...e até ficou um nadinha a falar mais grosso...
enfim só visto...quando puxo a serio...manda um bafo brutal...
depois de limpar bem limpo...não resisti ao alargamento dos poros...ou seja dois buracos de 16mm...um em cada saida...
deixo aqui algumas fotos do precedimento
antes de desmontar
o dito cujo já desmontado
uma imagem mais de perto
o serviço de broca...
como ficou de pois de brocar...
o mistolin para ficar mesmo limpo...
bem...agora vejam o video no link em baixo...a porcaria que saiu de lá
http://youtu.be/32qT0MmuRkw
o lixo que saiu...e que ficou espalhado pelo chão...
o que saiu depois da aplicação do mistolin
a lavagem com a maquina de pressão
ok...ficou melhor que novo...
quem quiser fazer o mesmo...é só meter mãos a obra... não se vão arrepender...
fica mesmo bom...até mesmo para fazer repro...pois não vai emtupir...
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- Camaleão_Ibiza
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
Só desejo que a ceramica agora nao se desintegre, que é normal depois de furar
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
Boas
melhor fica de certeza só não faria os furos mas já está já está.
Agora em vez do mistolin não se deveria usar um produto vulatil q evapora-se tipo diluente eu sei q é inflamavel mas tb sendo volatil era esperar e o proprio evaporava-se.
Cumprimentos
melhor fica de certeza só não faria os furos mas já está já está.
Agora em vez do mistolin não se deveria usar um produto vulatil q evapora-se tipo diluente eu sei q é inflamavel mas tb sendo volatil era esperar e o proprio evaporava-se.
Cumprimentos
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
porra tanta porcaria.... n sabia k a limpeza era possivel...de quantos em quantos km se limpa ou se substitui o Fap?
- tony ramos
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
nunca pensei que fica-se tanta porcaria! :susto
mas se fosse a ti não tinha feito esses furos a limpeza bastava bem!ficavas com uma fap como novo neste caso ja foi a vida so esta para enfeitar nem ele propio vai fazer autolimpeza so quando estiver mesmo com os furos bem tapados!
mas se fosse a ti não tinha feito esses furos a limpeza bastava bem!ficavas com uma fap como novo neste caso ja foi a vida so esta para enfeitar nem ele propio vai fazer autolimpeza so quando estiver mesmo com os furos bem tapados!
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
Bom DIY!!
Grande limpeza!! Nunca pensei que sai-se tanta porcaria da FAP, parecia que nunca mais acabava :shocked
Também acho que era melhor não teres feito os furos, mas já está, já está... :lol1
Abraço :lovebmw
Grande limpeza!! Nunca pensei que sai-se tanta porcaria da FAP, parecia que nunca mais acabava :shocked
Também acho que era melhor não teres feito os furos, mas já está, já está... :lol1
Abraço :lovebmw
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- tony ramos
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
so uma pergunta vai passar na inspecção?
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
A limpeza já fiz duas... e em principio mais 4000 km e faço outra... tem 256000 km o da minha.
Agora os furos, realmente estava tentado a fazer, mas será que ele depois não se vai desfazer?
Agora os furos, realmente estava tentado a fazer, mas será que ele depois não se vai desfazer?
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
X2CSIMAO Escreveu:Bom DIY!!
Grande limpeza!! Nunca pensei que sai-se tanta porcaria da FAP, parecia que nunca mais acabava :shocked
Também acho que era melhor não teres feito os furos, mas já está, já está... :lol1
Abraço :lovebmw
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
Boas
Os furos...foram a melhor coisa que eu fiz...posso dizer que tenho um carro novo...
Hoje fiz 200 km nele...bem....nem sei como descrever...mais rápido a sair...mais disponível...parece mais leve...e fumo nem vvê-lo...
Mais uns dias e tiro uma foto das ponteiras para verem...não pinta nada...
Acreditem...só a limpeza...não se notava nada...
Os furos...foram a melhor coisa que eu fiz...posso dizer que tenho um carro novo...
Hoje fiz 200 km nele...bem....nem sei como descrever...mais rápido a sair...mais disponível...parece mais leve...e fumo nem vvê-lo...
Mais uns dias e tiro uma foto das ponteiras para verem...não pinta nada...
Acreditem...só a limpeza...não se notava nada...
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...
Limpar a FAP tudo bem, furar a FAP já acho mal. :lovebmw