Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

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casco
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por casco »

para o meu acho que não é esse...mas sim este:

http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=18&fg=10

é bem mais facil de tirar e meter ao sitio... ;)

o preço até doi...dass... e é recondicionado...estes gajos não sabem a cor do dinheiro... :evil:
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mlpk
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por mlpk »

Camaleão_Ibiza Escreveu:
whiteg40 Escreveu:Conheço um mecânico BM que me disse para fazer uns furos no filtro de partículas quando estivesse morto. Acho preferível tirar o miolo, e se necessário anular a regeneração eletronicamente, claro que fazer os furos sai muito mais barato.

É a conta de teorias de mecanicos, furei um cat num 318tds bem carregado e passado uns tempos era fagulhas de ceramica a sair em brasa pelo escape ate que fez rolha e tapou na entrada da panela, furar ceramica é um erro, ela fragiliza e desfragmenta-se em 3 tempos

fagulhas de ceramica a sir em brasa. lol
o que viste em brasa certamente nao era ceramica... e em fagulhas tambem nao lol
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
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gutteres
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por gutteres »

Das fagulhas fez me lembrar 1 volvo k tive kuando lhe dava gas a noite era so fagulhas, as primeiras vezes ate me assustei
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Camaleão_Ibiza
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por Camaleão_Ibiza »

whiteg40 Escreveu:Catalisador é uma coisa FAP é outra, a FAP não tem cerâmica, mas é sempre preferível retirar o miolo inteiro.
O FAP Não têm cerâmica? Entao é feito de quê?
CopyRight forumbmwportugal Escreveu:A informação que se segue é genérica. Será falado apenas dos 2 tipos de filtros mais comuns (aditivo / catalítico).
Criei este post com o objectivo de criar uma FAQ de consulta rápida, de forma a esclarecer algumas dúvidas frequentes.

1) O Que é um Filtro de Partículas?
• Trata-se de um elemento montado na linha de escape, que impede a saída das partículas contidas nos gases de escape.
• Reduz a emissão de partículas a valores abaixo do limite imposto pelas normas anti-poluição em vigor.
• Este equipamento é exclusivo de veículos a diesel.

Imagem Imagem

2) Como funciona o filtro de partículas?
• Fase 1: Filtragem - Esta fase consiste em acumular as partículas no próprio filtro
• Fase 2: Eliminação das partículas - Esta fase ocorre na fase de regeneração. Trata-se de uma operação periódica, automática e transparente ao condutor. Consiste simplesmente em queimar a altas temperaturas as partículas que estavam acumuladas.

[youtube]7mt66m_73dE[/youtube]

3) Como é feita a regeneração do FAP?
• Regularmente e sem nenhuma intervenção do condutor, as partículas acumuladas são incineradas, é o fenómeno da regeneração.
• Para regenerar (incinerar as partículas) a temperatura no FAP é elevada como num forno.
• A regeneração efectua-se de maneira autónoma a cada 500km em condução em estrada ou 50Km em condução em cidade (estes valores poderão variar!)
• Ela é totalmente transparente para o cliente. No entanto durante a primeira regeneração, um odor como um fumo branco, ambos não nocivos, podem surgir.
• Em muitos veículos, se não existiram as condições adequadas para a regeneração autónoma, uma luz de alerta ou uma mensagem poderão surgir surge no painel de instrumentos, para incitar o condutor a proporcionar as condições de condução necessárias à regeneração autónoma.

Imagem

4) Em que circunstâncias é interrompida a regeneração?
• Após ocorrer o período máximo (tipicamente 25 minutos), sem que o filtro fique desobstruído.
• Se o motor for desligado ou for abaixo
• Se o motor for deixado ao ralenti durante muito tempo (5 a 10 minutos)
• Se forem detectadas EGT's demasiado elevadas (1000ºC)
• Se durante a regeneração for detectada alguma falha num dos componentes relevantes à combustão.

5) Quanto tempo demora o processo de regeneração?
• Tipicamente demora cerca de 5 a 10 minutos caso ocorra durante a condução em normal em estrada, existindo a temperatura de gastes necessária para a regeneração.
• Em conduções não ideais como por exemplo em descidas prolongadas em que não existe uma temperatura ideal, o período de regeneração pode demorar até 25 minutos.

6) Que condução adoptar, se a utilização prolongada do veículo a baixa velocidade impede a regeneração autónoma?
- Tipicamente, após surgir o alerta no painel de instrumentos, o condutor dispõe de 100km para activar a regeneração. É então necessário circular a uma velocidade de 60 km/h no mínimo (de acordo com o veículo) de forma a que seja efectuada a regeneração e apagado o alerta.

Nota1: A velocidade necessária à regeneração era inicialmente de 80Km/h. Actualmente é de 60Km/h e já existem alguns automóveis que conseguem fazê-lo a 40Km/h.

Nota2: Uma vez iniciada a regeneração, a velocidade pode diminuir pontualmente abaixo do limite sugerido, sem que isso interrompa o processo como por exemplo abrandamento para recolha do ticket de portagem.

7) O que acontece se não for efectuada a regeneração do FAP?
- O FAP continua o processo de enchimento, funcionando agora como uma rolha na linha de escape. As performances do veículo são fortemente afectadas.

8) O que é uma regeneração forçada?
- Trata-se de uma regeneração em oficina do FAP em condições específicas.

Vídeo onde podemos verificar as altas temperaturas atingidas:
[youtube]-DPO_3-MtPo[/youtube]

9) É verdade que durante a regeneração forçada efectuada na oficina o óleo do motor perde as suas propriedades e terá que ser mudado?
- Nos nossos automóveis BMW, não existe este potencial problema.
- Em alguns automóveis como (por exemplo, do grupo PSA) durante a regeneração forçada, óleo degrada-se por diluição de Gasóleo, tornando necessária a substituição do mesmo. O automóvel possui sensores que detectam a qualidade do óleo e caso seja necessária a substituição, acende a luz "INSP" no painel de instrumentos. Se o óleo não for substituído poderão ocorrer danos no motor.

10) É verdade que a FAP deve ser substituída ao fim de 120.000Km?
- A BMW não fornece nenhuma indicação nesse sentido.
- Marcas como por exemplo a Peugeot indicam no manual dos seus automóveis que o FAP é uma peça com manutenção periódica que deverá ser substituído ao fim de 120.000Km.

11) É necessário adicionar qualquer aditivo durante as revisões, necessário ao correcto funcionamento do FAP?
- O sistema de FAP dos nossos BMW não necessita de aditivos.
- Outras marcas que utilizam um sistema de FAP com aditivos e o intervalo dentro do qual é necessário atestar o aditivo varia tipicamente entre 60.000Km e 200.000Km.

12) O que acontece à medida que a FAP acumula resíduos?
45% - Regeneração normal
50% - Regeneração à temperatura máxima predeterminada
55% - Acende a luz de aviso no painel de instrumentos e a regeneração será efectuada a partir da mínima velocidade predefinida.
75% - Acende a luz de aviso, é activada a limitação de binário e desactivada a EGR
95% - Deverá ser trocada a FAP

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13) É possível montar um Filtro de Partículas em Pós-Venda?
- Sim, existem países/estados onde isso é obrigatório. Exemplo: Califórnia.
- No entanto, tipicamente a montagem de FAP em Pás-Venda, não apresenta a mesma eficácia.

14) Modelo 3D de um FAP (dá para desmontar alguns componentes):FAP 3D

15) Leitura complementar:
Imagem
A minha Garagem:
Ford Transit Trophy do Trofeu 2010/2011
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DIY: E36 BMW brake upgrade, replacing stock brakes with E46 325x25mm
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casco
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por casco »

boas!

serviço feito e arrumado... :D

parece outro...muito mais solto...e até ficou um nadinha a falar mais grosso... :D

enfim só visto...quando puxo a serio...manda um bafo brutal... :shock:

depois de limpar bem limpo...não resisti ao alargamento dos poros...ou seja dois buracos de 16mm...um em cada saida... :evil:

deixo aqui algumas fotos do precedimento

antes de desmontar
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o dito cujo já desmontado
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uma imagem mais de perto

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o serviço de broca... :shock:

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como ficou de pois de brocar... :D

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o mistolin para ficar mesmo limpo...

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bem...agora vejam o video no link em baixo...a porcaria que saiu de lá

http://youtu.be/32qT0MmuRkw

o lixo que saiu...e que ficou espalhado pelo chão...

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o que saiu depois da aplicação do mistolin

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a lavagem com a maquina de pressão

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ok...ficou melhor que novo... :D

quem quiser fazer o mesmo...é só meter mãos a obra... não se vão arrepender...

fica mesmo bom...até mesmo para fazer repro...pois não vai emtupir... :evil: :D
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Camaleão_Ibiza
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por Camaleão_Ibiza »

Só desejo que a ceramica agora nao se desintegre, que é normal depois de furar
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Compackt 007
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por Compackt 007 »

Boas

melhor fica de certeza só não faria os furos mas já está já está.

Agora em vez do mistolin não se deveria usar um produto vulatil q evapora-se tipo diluente eu sei q é inflamavel mas tb sendo volatil era esperar e o proprio evaporava-se.

Cumprimentos

pedro bernardo
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por pedro bernardo »

porra tanta porcaria.... n sabia k a limpeza era possivel...de quantos em quantos km se limpa ou se substitui o Fap?

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tony ramos
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por tony ramos »

nunca pensei que fica-se tanta porcaria! :susto
mas se fosse a ti não tinha feito esses furos a limpeza bastava bem!ficavas com uma fap como novo neste caso ja foi a vida so esta para enfeitar nem ele propio vai fazer autolimpeza so quando estiver mesmo com os furos bem tapados!

CSIMAO
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por CSIMAO »

Bom DIY!!
Grande limpeza!! Nunca pensei que sai-se tanta porcaria da FAP, parecia que nunca mais acabava :shocked
Também acho que era melhor não teres feito os furos, mas já está, já está... :lol1

Abraço :lovebmw
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tony ramos
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por tony ramos »

so uma pergunta vai passar na inspecção?

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AMS
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por AMS »

A limpeza já fiz duas... e em principio mais 4000 km e faço outra... tem 256000 km o da minha.

Agora os furos, realmente estava tentado a fazer, mas será que ele depois não se vai desfazer?
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por Tronic2010 »

CSIMAO Escreveu:Bom DIY!!
Grande limpeza!! Nunca pensei que sai-se tanta porcaria da FAP, parecia que nunca mais acabava :shocked
Também acho que era melhor não teres feito os furos, mas já está, já está... :lol1

Abraço :lovebmw
X2 :D
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por casco »

Boas

Os furos...foram a melhor coisa que eu fiz...posso dizer que tenho um carro novo... :D

Hoje fiz 200 km nele...bem....nem sei como descrever...mais rápido a sair...mais disponível...parece mais leve...e fumo nem vvê-lo...

Mais uns dias e tiro uma foto das ponteiras para verem...não pinta nada...

Acreditem...só a limpeza...não se notava nada...
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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por MIKEV »

Limpar a FAP tudo bem, furar a FAP já acho mal. :lovebmw

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