Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Camaleão_Ibiza
Membro Juvenil
Mensagens: 291
Registado: 17 out 2008, 08:53

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por Camaleão_Ibiza »

jmcdpereira Escreveu:
bruno fm Escreveu:fap entupida?.. O melhor é por nova ou eliminar (miolo e electronicamente).. Nao tem limpeza possivel ha nao ser a regeneraçao..furos?que barbaridade..nao tem logica,eu sei do que tou a falar pois tenho formaçao..
Concordo, furos é uma barbaridade e até pode ser perigoso não vá haver refluxo de algumas particulas, mas parece-me muito difícil isso acontecer.
Mas já que tens formação explica lá o porquê de se dever anular electrónicamente o FAP ?
Ou seja, qual o problema se não anular ?

Porque o mapeamento de sensores deve ser reajustado nos range's para um melhor desempenho
A minha Garagem:
Ford Transit Trophy do Trofeu 2010/2011
Ford Courier
Seat Ibiza GT TDi
Seat Ibiza TDi Sport
BMW E91 320D M-Packet
Fiat Ducato 2.3Multijet (Autocaravana)
DIY: E36 BMW brake upgrade, replacing stock brakes with E46 325x25mm
viewtopic.php?f=43&t=31123

Avatar do Utilizador
Pires320td
Membro Iniciado
Mensagens: 31
Registado: 13 mai 2008, 20:34
O meu Carro:: BMW 318d 08
Localização: Coimbra

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por Pires320td »

boas

tenho uma pequena duvida...ouvi falar que tambem ha um deposito que leva um oleo especial para a regeneração....ouvi bem e percebi bem...ou ouvi bem e percebi mal????

abraço
"...a vida é curta...por isso...PREGO A FUNDO...!!!
E91 - 318d Touring
ImagemImagem

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por jmcdpereira »

Pires320td Escreveu:boas

tenho uma pequena duvida...ouvi falar que tambem ha um deposito que leva um oleo especial para a regeneração....ouvi bem e percebi bem...ou ouvi bem e percebi mal????

abraço
Ouviste e percebeste bem, mas foi conversa de outras marcas, a BMW não usa esse sistema.
A Peugeot Citroen e Ford usa um liquido regenerador (http://www.filtrosdeparticulas.com/inde ... Itemid=250) que é injectado no momento de aumentar a temperatura no FAP, a BMW usa o próprio gasoleo.
Durante a regeneração o motor BMW gasta mais, na hora da revisão a Peugeot fica mais caro posi tens de manter SEMPRE o depósito com esse liquido, mesmo que anules o FAP segundo sei.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
Pires320td
Membro Iniciado
Mensagens: 31
Registado: 13 mai 2008, 20:34
O meu Carro:: BMW 318d 08
Localização: Coimbra

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por Pires320td »

Ainda bem então!
A minha e91 já me anda com o aviso do fap desde maio...vou limpar a fap e fazer o reset no CB...

Abraço
"...a vida é curta...por isso...PREGO A FUNDO...!!!
E91 - 318d Touring
ImagemImagem

Avatar do Utilizador
shomoto
Membro Iniciado
Mensagens: 41
Registado: 12 dez 2011, 12:20
O meu Carro:: BMW 118d E81
Localização: Lisboa

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por shomoto »

A minha duvida é a mesma que já vi aqui questionada mas ainda não respondida. Qual o problema de tirar o miolo da FAP e não anular eletronicamente?
Imagem

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por Vieira_mar »

Boas

Eu só sei que depois de retirar FAP sem anular eletronicamente tive de trocar o turbo passados bem poucos km's. Na altura o carro estava com 60/61 mil km.
Depois de ler alguns tópicos em fóruns estrangeiros, toda a malta referia que, depois de retirar o FAP, este deveria ser anulado eletronicamente.
Se isso foi a causa ou não, o facto é que tenho uma condução calma, por norma, embora tenha o carro reprogramado desde os 35/37 mil km. Até dei o seguinte exemplo para terem ideia da minha condução: Tenho jantes 18" com pneus Continental SportContact 2, nas medidas maiores, montados há quase 30 mil km e com pelo menos maio piso.
Todos os carros que tive até hoje estiveram reprogramados e em nenhum estraguei o turbo.

Não me recordo de alguma vez colocar o carro a trabalhar e seguir logo viagem, assim como não me lembro de vir a puxar pelo carro e, ao chegar, desligar logo o motor sem esperar alguns minutos... coisas que se devem fazer para prolongar a vida útil deste componente.

Ou o turbo veio com algum defeito ou pode haver alguma influência do FAP. Pelo menos é a minha opinião.
Não tem nenhuma reprogramação bruta, nem nada que se pareça, nem foi efetuada qualquer alteração antes disso acontecer.

Agora cada um tira as suas conclusões...

Agora está com o turbo do 120d, FAP e EGR anuladas eletronicamente, e reprogramação recalibrada. Já fui à IPO, e já fiz quase 2000km e até à data nada a apontar além do turbo só entrar na casa das 2000rpm.

Abraço
MarcoG
Madeira

Navio
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 07 mai 2013, 20:17
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2010
Localização: Faro

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por Navio »

Isso foi Coincidência só pode, tirar o FAP e o turbo partir nunca ouvi nada disso.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por jmcdpereira »

Navio Escreveu:Isso foi Coincidência só pode, tirar o FAP e o turbo partir nunca ouvi nada disso.
Aliás o contrário é que pode ser pior, o FAP entupido fazer refluxo de gases e pode estragar o turbo.
Mas é destas coisas que nem dá para perder tempo.

Também vou mais para azar

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

JCG
Membro Iniciado
Mensagens: 36
Registado: 28 jul 2010, 00:11
O meu Carro:: BMW F10 (520d auto)

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por JCG »

Nos próximos dias um amigo vai emprestar-me um leitor de OBD. Gostaria de saber quais os parâmetros que se devem ler para saber a pressão antes de depois da FAP. O carro é um F10 automático, de Fev/2012 com 80 mil km, que faz diariamente 2 percursos de 80 km na EN125 (Algarve) a uma média de 80 km/h. O escape não está branco. Hoje fiz o percurso a velocidades não permitidas, tentei andar sempre com as rotações por volta as 2000rpm ou mais, e não notei diferença na cor da saída do escape.

Outra coisa que gostaria de saber é se existe algum documento na net que explique como é feita a regeneração neste carro. Eu já perguntei na oficina oficinal da BMW onde faço as revisões, mas não me souberam dizer. Não sei se foi para esconder alguma coisa ou se por incompetência.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por jmcdpereira »

Ser o escape não está limpo (não é branco) é porque o fap deixa passar fumo.
Esse percurso é suficiente ostra fazer a regeneração e se não fizesse também nunca ficaria preto. Começava era a ficar entupido.
Eu reclamava no stand.
Não vou explicar como se faz a regeneração pois estou no telefone
Última edição por jmcdpereira em 15 set 2013, 10:45, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
casco
Membro Gold
Mensagens: 1265
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d
Localização: Arouca

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por casco »

e o meu com mais uns "miles" de km em cima e sempre a bombar... é o que dá fazer uma limpeza em casa e no fim brocar o gajo... :lol1
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por jmcdpereira »

JCG Escreveu:Nos próximos dias um amigo vai emprestar-me um leitor de OBD. Gostaria de saber quais os parâmetros que se devem ler para saber a pressão antes de depois da FAP. O carro é um F10 automático, de Fev/2012 com 80 mil km, que faz diariamente 2 percursos de 80 km na EN125 (Algarve) a uma média de 80 km/h. O escape não está branco. Hoje fiz o percurso a velocidades não permitidas, tentei andar sempre com as rotações por volta as 2000rpm ou mais, e não notei diferença na cor da saída do escape.

Outra coisa que gostaria de saber é se existe algum documento na net que explique como é feita a regeneração neste carro. Eu já perguntei na oficina oficinal da BMW onde faço as revisões, mas não me souberam dizer. Não sei se foi para esconder alguma coisa ou se por incompetência.
Agora com tempo...
Pelo DIS tens um teste de contrapressão de gazes, tens um mínimo e um máximo, qd eu tinha FAP os valores estavam muito abaixo do máximo e um pouco acima dos mínimos, mas o que é certo é que o FAP estava entupido pois qd o tirei notei e bem no desenvolvimento do motor.
Agora tenho erros no DIS pois este queixa-se de falta de contrapressão dos gases... pudera.
No F10 não podes usar o DIS, pois ele não lê o carro acho eu.
Para a regeneração se fazer tem de estar reunidos algumas condições:
Saída de gazes à entrada do catalisador ser de 260º se não estou em erro.
Liquido de refrigeração estar a 70º pelo menos
Circular a uma velocidade o mais estabilizada possível acima dos 60km/h durante 20 minutos no mínimo
E claro a regeneração vai-se fazer qd a DDE enviar ordens para tal, não é qd nós queremos.
De momento acho que são estes os parametros para a regeneração se efectuar.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
C0rrupt3D
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 14 mar 2009, 15:03
O meu Carro:: BMW 525D E60 - 2005/11

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por C0rrupt3D »

Eu fiquei assustado com este tópico...

Depois do que li, nem sei o que fazer com a FAP...
Pedro Valente
Bmw 525D E60 - 11/2005
Imagem

Navio
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 07 mai 2013, 20:17
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2010
Localização: Faro

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por Navio »

Tirar fora é a melhor coisa.

husky
Membro Junior
Mensagens: 363
Registado: 01 set 2013, 00:05
O meu Carro:: Bmw

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Mensagem por husky »

Sem desmontar qual será a maneira de verificar se o fap esta a precisar de manutenção ?
Também se diz o os carros com fap vem equipados com um liquido q faz a regeneração do mesmo mas nao sei se será assim...

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”