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Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 15 abr 2013, 13:21
por Camaleão_Ibiza
jmcdpereira Escreveu:
bruno fm Escreveu:fap entupida?.. O melhor é por nova ou eliminar (miolo e electronicamente).. Nao tem limpeza possivel ha nao ser a regeneraçao..furos?que barbaridade..nao tem logica,eu sei do que tou a falar pois tenho formaçao..
Concordo, furos é uma barbaridade e até pode ser perigoso não vá haver refluxo de algumas particulas, mas parece-me muito difícil isso acontecer.
Mas já que tens formação explica lá o porquê de se dever anular electrónicamente o FAP ?
Ou seja, qual o problema se não anular ?

Porque o mapeamento de sensores deve ser reajustado nos range's para um melhor desempenho

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 28 jul 2013, 19:28
por Pires320td
boas

tenho uma pequena duvida...ouvi falar que tambem ha um deposito que leva um oleo especial para a regeneração....ouvi bem e percebi bem...ou ouvi bem e percebi mal????

abraço

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 28 jul 2013, 19:49
por jmcdpereira
Pires320td Escreveu:boas

tenho uma pequena duvida...ouvi falar que tambem ha um deposito que leva um oleo especial para a regeneração....ouvi bem e percebi bem...ou ouvi bem e percebi mal????

abraço
Ouviste e percebeste bem, mas foi conversa de outras marcas, a BMW não usa esse sistema.
A Peugeot Citroen e Ford usa um liquido regenerador (http://www.filtrosdeparticulas.com/inde ... Itemid=250) que é injectado no momento de aumentar a temperatura no FAP, a BMW usa o próprio gasoleo.
Durante a regeneração o motor BMW gasta mais, na hora da revisão a Peugeot fica mais caro posi tens de manter SEMPRE o depósito com esse liquido, mesmo que anules o FAP segundo sei.

jmcdpereira

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 28 jul 2013, 22:05
por Pires320td
Ainda bem então!
A minha e91 já me anda com o aviso do fap desde maio...vou limpar a fap e fazer o reset no CB...

Abraço

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 02 set 2013, 11:18
por shomoto
A minha duvida é a mesma que já vi aqui questionada mas ainda não respondida. Qual o problema de tirar o miolo da FAP e não anular eletronicamente?

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 08 set 2013, 23:11
por Vieira_mar
Boas

Eu só sei que depois de retirar FAP sem anular eletronicamente tive de trocar o turbo passados bem poucos km's. Na altura o carro estava com 60/61 mil km.
Depois de ler alguns tópicos em fóruns estrangeiros, toda a malta referia que, depois de retirar o FAP, este deveria ser anulado eletronicamente.
Se isso foi a causa ou não, o facto é que tenho uma condução calma, por norma, embora tenha o carro reprogramado desde os 35/37 mil km. Até dei o seguinte exemplo para terem ideia da minha condução: Tenho jantes 18" com pneus Continental SportContact 2, nas medidas maiores, montados há quase 30 mil km e com pelo menos maio piso.
Todos os carros que tive até hoje estiveram reprogramados e em nenhum estraguei o turbo.

Não me recordo de alguma vez colocar o carro a trabalhar e seguir logo viagem, assim como não me lembro de vir a puxar pelo carro e, ao chegar, desligar logo o motor sem esperar alguns minutos... coisas que se devem fazer para prolongar a vida útil deste componente.

Ou o turbo veio com algum defeito ou pode haver alguma influência do FAP. Pelo menos é a minha opinião.
Não tem nenhuma reprogramação bruta, nem nada que se pareça, nem foi efetuada qualquer alteração antes disso acontecer.

Agora cada um tira as suas conclusões...

Agora está com o turbo do 120d, FAP e EGR anuladas eletronicamente, e reprogramação recalibrada. Já fui à IPO, e já fiz quase 2000km e até à data nada a apontar além do turbo só entrar na casa das 2000rpm.

Abraço
MarcoG
Madeira

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 10 set 2013, 16:50
por Navio
Isso foi Coincidência só pode, tirar o FAP e o turbo partir nunca ouvi nada disso.

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 10 set 2013, 19:19
por jmcdpereira
Navio Escreveu:Isso foi Coincidência só pode, tirar o FAP e o turbo partir nunca ouvi nada disso.
Aliás o contrário é que pode ser pior, o FAP entupido fazer refluxo de gases e pode estragar o turbo.
Mas é destas coisas que nem dá para perder tempo.

Também vou mais para azar

jmcdpereira

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 15 set 2013, 09:32
por JCG
Nos próximos dias um amigo vai emprestar-me um leitor de OBD. Gostaria de saber quais os parâmetros que se devem ler para saber a pressão antes de depois da FAP. O carro é um F10 automático, de Fev/2012 com 80 mil km, que faz diariamente 2 percursos de 80 km na EN125 (Algarve) a uma média de 80 km/h. O escape não está branco. Hoje fiz o percurso a velocidades não permitidas, tentei andar sempre com as rotações por volta as 2000rpm ou mais, e não notei diferença na cor da saída do escape.

Outra coisa que gostaria de saber é se existe algum documento na net que explique como é feita a regeneração neste carro. Eu já perguntei na oficina oficinal da BMW onde faço as revisões, mas não me souberam dizer. Não sei se foi para esconder alguma coisa ou se por incompetência.

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 15 set 2013, 09:40
por jmcdpereira
Ser o escape não está limpo (não é branco) é porque o fap deixa passar fumo.
Esse percurso é suficiente ostra fazer a regeneração e se não fizesse também nunca ficaria preto. Começava era a ficar entupido.
Eu reclamava no stand.
Não vou explicar como se faz a regeneração pois estou no telefone

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 16 set 2013, 09:27
por casco
e o meu com mais uns "miles" de km em cima e sempre a bombar... é o que dá fazer uma limpeza em casa e no fim brocar o gajo... :lol1

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 16 set 2013, 09:47
por jmcdpereira
JCG Escreveu:Nos próximos dias um amigo vai emprestar-me um leitor de OBD. Gostaria de saber quais os parâmetros que se devem ler para saber a pressão antes de depois da FAP. O carro é um F10 automático, de Fev/2012 com 80 mil km, que faz diariamente 2 percursos de 80 km na EN125 (Algarve) a uma média de 80 km/h. O escape não está branco. Hoje fiz o percurso a velocidades não permitidas, tentei andar sempre com as rotações por volta as 2000rpm ou mais, e não notei diferença na cor da saída do escape.

Outra coisa que gostaria de saber é se existe algum documento na net que explique como é feita a regeneração neste carro. Eu já perguntei na oficina oficinal da BMW onde faço as revisões, mas não me souberam dizer. Não sei se foi para esconder alguma coisa ou se por incompetência.
Agora com tempo...
Pelo DIS tens um teste de contrapressão de gazes, tens um mínimo e um máximo, qd eu tinha FAP os valores estavam muito abaixo do máximo e um pouco acima dos mínimos, mas o que é certo é que o FAP estava entupido pois qd o tirei notei e bem no desenvolvimento do motor.
Agora tenho erros no DIS pois este queixa-se de falta de contrapressão dos gases... pudera.
No F10 não podes usar o DIS, pois ele não lê o carro acho eu.
Para a regeneração se fazer tem de estar reunidos algumas condições:
Saída de gazes à entrada do catalisador ser de 260º se não estou em erro.
Liquido de refrigeração estar a 70º pelo menos
Circular a uma velocidade o mais estabilizada possível acima dos 60km/h durante 20 minutos no mínimo
E claro a regeneração vai-se fazer qd a DDE enviar ordens para tal, não é qd nós queremos.
De momento acho que são estes os parametros para a regeneração se efectuar.

jmcdpereira

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 26 set 2013, 21:54
por C0rrupt3D
Eu fiquei assustado com este tópico...

Depois do que li, nem sei o que fazer com a FAP...

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 27 set 2013, 11:52
por Navio
Tirar fora é a melhor coisa.

Re: Limpeza do FAP (filtro diesel particulas) em casa...

Enviado: 27 set 2013, 14:18
por husky
Sem desmontar qual será a maneira de verificar se o fap esta a precisar de manutenção ?
Também se diz o os carros com fap vem equipados com um liquido q faz a regeneração do mesmo mas nao sei se será assim...