Decidi desta vez experimentar um método menos intrusivo e que já foi extensamente utilizado por esse mundo fora.
Este processo mais simples baseia-se em:
1) aspirar o óleo do reservatório da direcção assistida
2) repôr o nível
3) rodar a direcção de extremo a extremo pelo menos 4 vezes
4) Repetir os passos 1-3 até o óleo no reservatório se apresentar limpo
Material necessário :
1L de óleo de direcção assistida (utilizei Castrol Transmax Dexron III - cerca de 14€/Litro).
Um tubo (para aspirar o óleo - Utilizei um tubo velho que tinha lá por casa - 0€)
Um reservatório para o óleo utilizado (Garrafa de plástico - 0€).
E como a malta gosta é de fotos :
1) Preparar o material

1) localizar o reservatório do óleo da D/A e ver o estado do óleo...

Coisa feia....
Colocar o tubo de sucção no reservatório e criar vácuo, de forma a que o óleo seja drenado por gravidade.

Óleo completamente opaco e sujo... Não podia estar a fazer o seu trabalho devidamente!

Depois de reatestar o reservatório e rodar a direcção de um lado para o outro algumas vezes, o cenário já estava melhorzinho...

Já se nota que está um pouco mais limpo...
Repetir até estar satisfeitóriamente limpo.
Após chegar a este ponto ainda repeti o processo mais três vezes. O óleo no reservatório encontra-se limpo e com o aspecto de novo.
No total gastei um pouco menos de 1,3L.
Para não contaminar o ambiente, o óleo deve ser entregue numa oficina ou em qualquer loja que comercialize óleos. Por uma questão de comodidade, entrego os recipientes com o óleo usado na norauto mais próxima.
Agora o feedback quando comparado com o processo normal, de remover um tubo da direcção, fazer um flush completo, encher e sangrar.
Prós :
-Trabalho mais rápido e mais limpo. Não há necessidade de andar debaixo do carro ou de o levantar.
Contras:
-Gasta-se mais óleo (mais custos) para fazer o mesmo trabalho
-O flush nunca é completo. Haverá sempre algum óleo velho no circuito
Quanto a mim é um processo que pode e deve ser usado por quem não se sente muito á vontade com mecânica, mas quer poupar algum dinheiro na factura da oficina. Pessoalmente prefiro o outro método, embora este seja igualmente eficaz.