Como quando a chapeleira saiu lá daquela fábrica na Baviera era preta, e aproveitando que tinha o carro em modo "esventrado" de interiores, aproveitei para fazer umas experiências para voltar a dar um ar digno á chapeleira do coupé.
Após ter encomendado por duas vezes Autoglym Black Dye (tinta para tecidos) em uk e a encomenda ter voltado á origem, depois de ter entanto arranjar cá em Portugal Duplicor Vinyl and Fabric spray, sem sucesso, decidi arriscar com Return to Black, uma tinta á base de água, específica para plásticos.
Uma das características desta tinta é o facto de não se tornar dura ou quebradiça, o que permite que o tecido mantenha o seu tacto original, se não fôr aplicada em camadas grossas.
O material necessário :
-Return To black
-Borrifador com água
-Pano de flanela (20x20, dobrado em 4)
-Luvas de latex (para não sujar as mãos.

-Uma chapeleira descolorada do sol

-Borrifar, por alto, o tecido da chapeleira. Não se pretende que fique molhada, apenas humedecida, para ajudar a espalhar a tinta.
-Colocar no tecido um pouco de tinta. Dar uma ou duas borrifadelas de água para cima do tecido, para que a tinta fique mais diluída.
-Passar na chapeleira, no sentido dos veios do tecido, tendo SEMPRE o cuidado de não ensopar ou de deixar tinta aos montes.
-Deixar secar 1-2 horas
-Repetir o processo, no sentido perpendicular aos veios do tecido
Como o que o pessoal gosta é de fotos, aqui ficam :
Tinta :

Fotos do "durante" :

Os plásticos das guias dos encostos de cabeça foram retirados a seguir a esta foto.

Após duas aplicações, temos aqui os interveniente

A secar (as manchas são zonas ainda não secas, o resultado final foi 100% uniforme):

E o resultado final.

Depois disto é voltar a montar e desfrutar de uma chapeleira com aspecto novo!