EVRY MOD num 325 tds

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Responder
Samurai R
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 16 dez 2012, 23:50
O meu Carro:: BMW 325tds E36

EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por Samurai R »

Boas Pessoal :D
Gostava de saber se há alguem por aqui que esteja a par da evry mod.
Pelo que me foi dito a modificação consiste em "enganar" a centralina com uma resistência.
essa resistencia substituia o valor do sensor de temperatura do gasoleo por um valor mais baixo.
isto em principio ia levar a que a centralina pessa-se que o gasoleo estava mais quente injectando mais.
é algo que gostaria de experimentar mas não sei como faze-lo correctamente nem sei se a informação que me foi dada é correcta :humm

agradeço então mais informações sobre o assunto :fixe

obrigado :lovebmw

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por marco pires »

basicamente isso é um potenciometro que vai tentar fazer de forma arcaica aquilo que uma powerbox faz, eu sei bem o que é o evry mod ou piggy bank, e aquilo que te digo é que esqueças isso.
vais estar a injectar combustivel a mais a toda e hora e momento, e isso não é nada saudável para a mecanica com ganhos minimos na potencia.
fazer um upgrade à electrónica de um carro para aumentar a potencia é muito mais que simplesmente aumentar a quantidade de combustivel injectado.
pensa numa repro que no caso do teu carro tem que se mexer fisicamente na centralina (mais trabalhoso e provavelmente mais caro que uma repro via OBD), mas compensa e de que maneira.
por ultimo uma power box de qualidade (embora eu não goste de power box nem nunca meteria uma), com memória de sobra, um bom processador e processamento em tempo real, mas neste caso um power box com qualidade fica ao preço de uma repro que será sempre a melhor opção.

o evry mod nem te metas nisso, deixa isso mesmo de parte porque só vais ter é problemas.

a informação que te deram está correcta na essência, porque de facto é isso que acontece com a evry mod, mas quando dizes que "gostarias de experimentar", o conselho que te dou (e só aceitas de quiseres, mas quem te avisa teu amigo é), é que não experimentes, não acredites em ganhos milagrosos de potencia (se te falarem em 20 ou 30cv a mais com esse sistema, não acredites, é MENTIRA), não aceites nem vás na conversa de quem te disser que é um bom sistema.

fica o aviso, fica à tua consideração aceitar ou não :wink1

um abraço.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Samurai R
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 16 dez 2012, 23:50
O meu Carro:: BMW 325tds E36

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por Samurai R »

Boas Marco Pires

Desde já obrigado pela resposta :fixe
eu estava a pensar em usar essa modificação com um botão on/off para poder ter um "extra" de potencia em ultrapassagem os algo do género, não queria de todo andar sempre com isso ligado.
Pois imagino que isso não seja de todo benéfico para a durabilidade do motor, pois pode aquecer e os m51 têm a fama de ter a cabeça
de motor algo "sensível" a temperaturas altas, e para alem da cabeça rachada pode haver problemas mais graves por causa do aquecimento :desconfiado
pelo que sei as "power box" que vendem ai a 50/ 60 paus são basicamente um potenciómetro de 1k ohm, um switch on/off e possivelmente um díodo :p
Sim, já me foi dito que a centralina deste carro não pode ser escrita, apenas lida e que para fazer a tal reprogramação teria de substituir fisicamente o processador ou "chip" como tu dizes :)
mas isso é algo caro e muito permanente a meu ver :?

até agora a única modificação que fiz no carro foi limitar a leitura da wastegate do turbo já que isso se faz bem, é barato e têm-se uma diferença notável na reacção do carro :dance

de qualquer das maneiras, mais uma vez, muito obrigado pela resposta e pela opinião :fixe

:lovebmw

Avatar do Utilizador
helgti
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 07 jun 2013, 16:03
O meu Carro:: Bmw 325 tds e36

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por helgti »

Samurai R Escreveu:Boas Marco Pires

Desde já obrigado pela resposta :fixe
eu estava a pensar em usar essa modificação com um botão on/off para poder ter um "extra" de potencia em ultrapassagem os algo do género, não queria de todo andar sempre com isso ligado.
Pois imagino que isso não seja de todo benéfico para a durabilidade do motor, pois pode aquecer e os m51 têm a fama de ter a cabeça
de motor algo "sensível" a temperaturas altas, e para alem da cabeça rachada pode haver problemas mais graves por causa do aquecimento :desconfiado
pelo que sei as "power box" que vendem ai a 50/ 60 paus são basicamente um potenciómetro de 1k ohm, um switch on/off e possivelmente um díodo :p
Sim, já me foi dito que a centralina deste carro não pode ser escrita, apenas lida e que para fazer a tal reprogramação teria de substituir fisicamente o processador ou "chip" como tu dizes :)
mas isso é algo caro e muito permanente a meu ver :?

até agora a única modificação que fiz no carro foi limitar a leitura da wastegate do turbo já que isso se faz bem, é barato e têm-se uma diferença notável na reacção do carro :dance

de qualquer das maneiras, mais uma vez, muito obrigado pela resposta e pela opinião :fixe

:lovebmw

Boas, aproveitando o tópico, quando falas em "limitar a leitura da wastegate do turbo", falas propriamente em quê?
Por palavras simples isso consiste em quê?

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por cap »

Nada.. A wastegate é um actuador "burro", não lê qq tipo de sinal. :silenced
Imagem

Samurai R
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 16 dez 2012, 23:50
O meu Carro:: BMW 325tds E36

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por Samurai R »

Boas helgti

quando falo em limitar a leitura da wastegate do turbo, falo em reduzir a pressão aparente do turbo.
a wastegate é um actuador que, no caso do meu carro,é controlada mecanicamente.
ou seja, tem uma membrana que "dobra" conforme a pressão do turbo e abre uma tampa ,digamos assim, que faz com que a pressão em excesso seja libertada para o escape.
essa pressão passa por um tubo maleável, se cortares o tubo e puseres uma espécie de torneira que não deixe passar tanta pressão para a membrana da wastegate fazes com que vá mais pressão para o motor tendo mais "disparo" :D
o que significa andares mais de lado com o carro :lol1

não sei se fui especifico que chegue, se tiveres alguma duvida é só perguntar :fixe

Samurai R
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 16 dez 2012, 23:50
O meu Carro:: BMW 325tds E36

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por Samurai R »

Boas cap

sim a wastegate é um actuador.
mas age conforme a pressão que esteja no turbo, e isso é um sinal mecânico no caso do meu carro :)
Talvez sinal não seja o termo mais correcto, uma variavel se calhar era mais aceitavel ;)

Abraço :lovebmw

Avatar do Utilizador
helgti
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 07 jun 2013, 16:03
O meu Carro:: Bmw 325 tds e36

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por helgti »

Samurai R Escreveu:Boas helgti

quando falo em limitar a leitura da wastegate do turbo, falo em reduzir a pressão aparente do turbo.
a wastegate é um actuador que, no caso do meu carro,é controlada mecanicamente.
ou seja, tem uma membrana que "dobra" conforme a pressão do turbo e abre uma tampa ,digamos assim, que faz com que a pressão em excesso seja libertada para o escape.
essa pressão passa por um tubo maleável, se cortares o tubo e puseres uma espécie de torneira que não deixe passar tanta pressão para a membrana da wastegate fazes com que vá mais pressão para o motor tendo mais "disparo" :D
o que significa andares mais de lado com o carro :lol1

não sei se fui especifico que chegue, se tiveres alguma duvida é só perguntar :fixe

Então se der mais uma volta na válvula do turbo obtenho mais pressão correcto? Basicamente é o mesmo que falas certo?

Samurai R
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 16 dez 2012, 23:50
O meu Carro:: BMW 325tds E36

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por Samurai R »

Olha helgti vou anexar uma foto que encontrei na net que ilustra bastante bem o sistema que estou a falar :fixe

Imagem

estás a ver aquela especi de caixa preta que tem um tubo de borracha ligado de cada lado?
isso é a tal torneira de que te falei.
essa coisas são baratas, mesmo aqui em portugal dás no maximo 20/ 30 paus por isso e a diferencia é notória por experiência própria :D

mas se vais aumentar a pressão do ar, convem que ele chegue fresquinho ao motor :dance

e depois é só fazeres umas rotundas de lado, mas com segurança claro :lol1

Avatar do Utilizador
helgti
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 07 jun 2013, 16:03
O meu Carro:: Bmw 325 tds e36

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por helgti »

Samurai R Escreveu:Olha helgti vou anexar uma foto que encontrei na net que ilustra bastante bem o sistema que estou a falar :fixe

Imagem

estás a ver aquela especi de caixa preta que tem um tubo de borracha ligado de cada lado?
isso é a tal torneira de que te falei.
essa coisas são baratas, mesmo aqui em portugal dás no maximo 20/ 30 paus por isso e a diferencia é notória por experiência própria :D

mas se vais aumentar a pressão do ar, convem que ele chegue fresquinho ao motor :dance

e depois é só fazeres umas rotundas de lado, mas com segurança claro :lol1

Já percebi mas tinha ideia que isso só se aplicava em turbos que não há hipótese de afinar a pressão através de rosca que fica por baixo da válvula. Como o meu tem essa afinação é desnecessário essa torneira correia certo.
A vantagem da torneira é o facil acesso para afinar.

Samurai R
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 16 dez 2012, 23:50
O meu Carro:: BMW 325tds E36

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por Samurai R »

a afinação que estás a falar é encurtar o braço da wastegate para não abrir tanto portanto sim acaba por ir ter ao mesmo.
no entanto eu prefiro usar a torneira porque é bem mais fácil de instalar e remover se necessário.
agora cabe-te a ti ver o que achas melhor :D

nitrotun
Membro Junior
Mensagens: 483
Registado: 24 jun 2009, 19:33
O meu Carro:: BMW m3 e 46/audi s8/golf4 150tdi
Localização: franca

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por nitrotun »

estas a meter mais pressao e injeccao??
mete um bom chip e ai ves o que o carro anda.
nao é nada trabalhoso,tiras a centralina mandas a alguem que faca reprogramacoes e metes o novo.
fechas tudo bem fechado e tens um carro novo.

abraço

Samurai R
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 16 dez 2012, 23:50
O meu Carro:: BMW 325tds E36

Re: EVRY MOD num 325 tds

Mensagem por Samurai R »

nitrotun Escreveu:estas a meter mais pressao e injeccao??
mete um bom chip e ai ves o que o carro anda.
nao é nada trabalhoso,tiras a centralina mandas a alguem que faca reprogramacoes e metes o novo.
fechas tudo bem fechado e tens um carro novo.

abraço
Sim, tem mais pressão no turbo e para acompanhar um maior fluxo de injecção.
sim mas isso custa dinheiro e este é um projecto low cost xD
se um dia aprender a programar estes chips ai mudo-o, ate la rola assim.
e o mais importante, rola sem fazer fumaceira preta ;)

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”