318 tds diagnostico

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vitch82
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

cap Escreveu:no no.. em circuito nenhum de carro turbo o colector de admissão está antes do turbo. o fluxo de ar é sempre o mesmo: filtro -> turbo -> intercooler (se houver) -> colector de admissão -> câmara de combustão, assim que as válvulas deixem. :lol:
Nem mais :fixe
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cap
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por cap »

jmcdpereira Escreveu:Então as borboletas no colector de admissão estão depois do turbo ?
O tubo que sai do breather vai ligar à entrada do turbo ou não ?
Admito que possa estar a ver mal a "coisa"
Sim, no caso dos nossos carros a gasóleo, as borboletas só tapam metade dos canais de admissão (um 20d tem 8 canais de admissão, as borboletas fecham 4 em baixas - um 30d ou 25d de 6 cilindros tem 12 canais, as borboletas fecham 6) porque neste caso, as borboletas só servem para criar turbulência e aumentar a velocidade do ar, para que o mesmo se misture melhor com o gasóleo assim que o mesmo seja injectado (mais uma vez reforço que isto só é suposto acontecer em baixas rotações, pois se acontecer em altas vai criar restrições ao fluxo de ar [o motor consome mais quantidade de ar por unidade de tempo nas altas rotações, considerando o mesmo nível de carga]). O tubo do breather liga no tubo que vai da caixa do filtro de ar para o turbo mas esse tubo só serve para evacuar a pressão que aparece no carter devido ao "blow by" (compressão que escapa entre os segmentos).

Está-se aqui a falar de 2 situações distintas.. O óleo que passe do CCV (breather como lhe chamamos por aqui) para a admissão aparece "pré-turbo", enquanto que o óleo que passe da lubrificação do mesmo para o circuito de admissão por problemas no turbo, já só aparece "pós-turbo".
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jmcdpereira
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por jmcdpereira »

cap Escreveu: ...
Está-se aqui a falar de 2 situações distintas.. O óleo que passe do CCV (breather como lhe chamamos por aqui) para a admissão aparece "pré-turbo", enquanto que o óleo que passe da lubrificação do mesmo para o circuito de admissão por problemas no turbo, já só aparece "pós-turbo".
Pronto, daqui o meu erro.
Eu tinha óleo junto ao turbo que se escapava par ao chão junto à ligação do turbo.
O turbo foi reparado, tinha um pouco de folha no veio, mas nada de mais, descobriu-se tb que tinha o escape estalado.
Tudo montado e continua a babar óleo no mesmo sitio...
De onde vem esse óleo ?????
É baba, não é escorrer a fio.
Optou-se por apertar com uma braçadeira o tubo que liga ao turbo, assim já não baba.
Supostamente e como está pre-turbo será aspirado, mas como não é mt presumo que não tenha problemas.
O breather foi mudado para um de cartão e tem tendência para continuar a estar sempre sujo.
O colector de admissão junto às borboletas estava tb a babar no eixo das mesmas, foi tapado com as famosas chapas.
Fica a questão então... de onde vem esse óleo que baba pre-turbo ? (babava)
Desculpem a intromissão no tópico
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vitch82
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

Na boa :fixe
Eu estou convicto que a reparação vai resolver a questão do óleo e talvez mais pressão devido a turbina gasta.
Agora o valor elevado de pressão atmosférica quase de certeza que não tem a ver com o turbo, ou é do sensor map(testei outro usado e ficou igual) ou então problema na cablagem.
Uma pergunta, a ECU estar a receber(do map) cerca de 1 bar com o motor parado, tenho de ter que valor no sensor mal(com o multímetro em v)?
Supostamente parado devia de ter 5v certo? Para 1 bar a ECU deve estar a receber do sensor map quantos v?
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por cap »

jmcdpereira: Nessa zona, vem do CCV/breather, não há outra hipótese.. Mas é normal haver algum, porque vem em vapores do carter mas condensa nas paredes do tubo. Se não notares consumo de óleo, não te preocupes com isso.
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jmcdpereira
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por jmcdpereira »

cap Escreveu:jmcdpereira: Nessa zona, vem do CCV/breather, não há outra hipótese.. Mas é normal haver algum, porque vem em vapores do carter mas condensa nas paredes do tubo. Se não notares consumo de óleo, não te preocupes com isso.
Pois, só pode vir daí.
A questão é que babava e na inspecção não gostam de carros a babar para o chão... nem eu...
E não noto consumo de óleo.

thanks
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cap
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por cap »

vitch82 Escreveu:Agora o valor elevado de pressão atmosférica quase de certeza que não tem a ver com o turbo, ou é do sensor map(testei outro usado e ficou igual) ou então problema na cablagem.
Uma pergunta, a ECU estar a receber(do map) cerca de 1 bar com o motor parado, tenho de ter que valor no sensor mal(com o multímetro em v)?
Supostamente parado devia de ter 5v certo? Para 1 bar a ECU deve estar a receber do sensor map quantos v?
O valor que deves ver no map depende da linearização do mesmo.. Varia de sensor para sensor. Se conseguires o part number devemos conseguir ver a linearização do mesmo e o respectivo output previsto para a pressão atmosférica, ~1000mBar.

No entanto, a pressão atmosférica deverá ser medida num sensor à parte, que serve não só para verificar a pressão atm como o bom funcionamento do map (de motor desligado mas ignição ligada devem reportar pressões quase iguais, se houver leitura muito diferente entre ambos, a ecu sabe que algo está errado).
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vitch82
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

cap Escreveu:
vitch82 Escreveu:Agora o valor elevado de pressão atmosférica quase de certeza que não tem a ver com o turbo, ou é do sensor map(testei outro usado e ficou igual) ou então problema na cablagem.
Uma pergunta, a ECU estar a receber(do map) cerca de 1 bar com o motor parado, tenho de ter que valor no sensor mal(com o multímetro em v)?
Supostamente parado devia de ter 5v certo? Para 1 bar a ECU deve estar a receber do sensor map quantos v?
O valor que deves ver no map depende da linearização do mesmo.. Varia de sensor para sensor. Se conseguires o part number devemos conseguir ver a linearização do mesmo e o respectivo output previsto para a pressão atmosférica, ~1000mBar.

No entanto, a pressão atmosférica deverá ser medida num sensor à parte, que serve não só para verificar a pressão atm como o bom funcionamento do map (de motor desligado mas ignição ligada devem reportar pressões quase iguais, se houver leitura muito diferente entre ambos, a ecu sabe que algo está errado).
O sensor é este...
http://www.pecasauto24.pt/facet-2178117.html
Este é o único sensor de pressão que o meu motor têm e é o que informa a ECU da pressão de ar na admissão, chamam-lhe map(manifold Aïr pressure).
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

Pelos vídeos que tenho visto no youtube conforme aumenta a pressão diminuí a voltagem enviada para a ECU.
Para ter 1 bar devo ter cerca de 0,5v no sensor(fio que envia inf para a ECU), não?
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por cap »

Não. Como podes ver pela foto presente no link que passaste, ele lê 260mBar (26kPa) @ 270mV e 2500mBar (250kPa) @ 4750mV. Se essa info estiver correcta, é suposto teres 1750mV no MAP com 1000mBar de pressão atmosférica.

Reforço que duvido muito que o motor não tenha um sensor só para a pressão atmosférica.. Seria o primeiro q vejo. Este sensor até pode estar na ecu.
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

cap Escreveu:Não. Como podes ver pela foto presente no link que passaste, ele lê 260mBar (26kPa) @ 270mV e 2500mBar (250kPa) @ 4750mV. Se essa info estiver correcta, é suposto teres 1480mV no MAP com 1000mBar de pressão atmosférica.

Reforço que duvido muito que o motor não tenha um sensor só para a pressão atmosférica.. Seria o primeiro q vejo. Este sensor até pode estar na ecu.
Sim pode estar na ECU.
OK tenho de testar o sensor para ver que valores está a dar.
Mas para a ECU estar a dar pressão atmosférica fora dos limites( como podes ver no inicio do tópico no INPA) é porque está a receber valores errados do map, não?
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por cap »

Ou do outro sensor, caso as minhas suspeitas se confirmem. Mas nada como realmente ligares um multimetro e veres valores antes de convertidos pela ecu. Medes directo na ficha da ecu q assim validas logo também o estado da cablagem.
Última edição por cap em 10 set 2014, 13:28, editado 1 vez no total.
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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

cap Escreveu:Ou do outro sensor, caso as minhas suspeitas se confirmem. Mas nada como realmente ligares um multimetro e veres valores antes de convertidos pela ecu. Medes directo na fica da ecu q assim validas logo também o estado da cablagem.
É isso que vou fazer.
Depois digo os valores que o sensor está a dar com o motor desligado e em relanti.
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Re: 318 tds diagnostico

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Re: 318 tds diagnostico

Mensagem por vitch82 »

estive a ver no Autodata e segundo este devia ter estes valores no sensor map:

-com a ingnição ligada, pino 1 do sensor e massa- 1.75v - tenho 1.77v seja conetado á admissão ou não!

-em relanti, pino1 e massa- 1.78v- não consegui medir pois tenho o turbo a reparar e não posso por a trabalhar, quando montar vou medir.

-acelerando a fundo por breves instantes, pino 1 e massa- 2.7v por breves momentos- devido a falta do turbo no lugar não deu para ver!

testei o sensor tamem com uma bomba de pressão e comforme a pressão ia aumentando a voltagem tamem ia. marcou 1 bar aprox 3,2v
por isso nunca teria na pressão de 1 bar, 1,48v :shaking :shaking
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