Nem mais :fixecap Escreveu:no no.. em circuito nenhum de carro turbo o colector de admissão está antes do turbo. o fluxo de ar é sempre o mesmo: filtro -> turbo -> intercooler (se houver) -> colector de admissão -> câmara de combustão, assim que as válvulas deixem.
318 tds diagnostico
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Re: 318 tds diagnostico
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Re: 318 tds diagnostico
Sim, no caso dos nossos carros a gasóleo, as borboletas só tapam metade dos canais de admissão (um 20d tem 8 canais de admissão, as borboletas fecham 4 em baixas - um 30d ou 25d de 6 cilindros tem 12 canais, as borboletas fecham 6) porque neste caso, as borboletas só servem para criar turbulência e aumentar a velocidade do ar, para que o mesmo se misture melhor com o gasóleo assim que o mesmo seja injectado (mais uma vez reforço que isto só é suposto acontecer em baixas rotações, pois se acontecer em altas vai criar restrições ao fluxo de ar [o motor consome mais quantidade de ar por unidade de tempo nas altas rotações, considerando o mesmo nível de carga]). O tubo do breather liga no tubo que vai da caixa do filtro de ar para o turbo mas esse tubo só serve para evacuar a pressão que aparece no carter devido ao "blow by" (compressão que escapa entre os segmentos).jmcdpereira Escreveu:Então as borboletas no colector de admissão estão depois do turbo ?
O tubo que sai do breather vai ligar à entrada do turbo ou não ?
Admito que possa estar a ver mal a "coisa"
Está-se aqui a falar de 2 situações distintas.. O óleo que passe do CCV (breather como lhe chamamos por aqui) para a admissão aparece "pré-turbo", enquanto que o óleo que passe da lubrificação do mesmo para o circuito de admissão por problemas no turbo, já só aparece "pós-turbo".
- jmcdpereira
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Re: 318 tds diagnostico
Pronto, daqui o meu erro.cap Escreveu: ...
Está-se aqui a falar de 2 situações distintas.. O óleo que passe do CCV (breather como lhe chamamos por aqui) para a admissão aparece "pré-turbo", enquanto que o óleo que passe da lubrificação do mesmo para o circuito de admissão por problemas no turbo, já só aparece "pós-turbo".
Eu tinha óleo junto ao turbo que se escapava par ao chão junto à ligação do turbo.
O turbo foi reparado, tinha um pouco de folha no veio, mas nada de mais, descobriu-se tb que tinha o escape estalado.
Tudo montado e continua a babar óleo no mesmo sitio...
De onde vem esse óleo ?????
É baba, não é escorrer a fio.
Optou-se por apertar com uma braçadeira o tubo que liga ao turbo, assim já não baba.
Supostamente e como está pre-turbo será aspirado, mas como não é mt presumo que não tenha problemas.
O breather foi mudado para um de cartão e tem tendência para continuar a estar sempre sujo.
O colector de admissão junto às borboletas estava tb a babar no eixo das mesmas, foi tapado com as famosas chapas.
Fica a questão então... de onde vem esse óleo que baba pre-turbo ? (babava)
Desculpem a intromissão no tópico
- vitch82
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Re: 318 tds diagnostico
Na boa :fixe
Eu estou convicto que a reparação vai resolver a questão do óleo e talvez mais pressão devido a turbina gasta.
Agora o valor elevado de pressão atmosférica quase de certeza que não tem a ver com o turbo, ou é do sensor map(testei outro usado e ficou igual) ou então problema na cablagem.
Uma pergunta, a ECU estar a receber(do map) cerca de 1 bar com o motor parado, tenho de ter que valor no sensor mal(com o multímetro em v)?
Supostamente parado devia de ter 5v certo? Para 1 bar a ECU deve estar a receber do sensor map quantos v?
Eu estou convicto que a reparação vai resolver a questão do óleo e talvez mais pressão devido a turbina gasta.
Agora o valor elevado de pressão atmosférica quase de certeza que não tem a ver com o turbo, ou é do sensor map(testei outro usado e ficou igual) ou então problema na cablagem.
Uma pergunta, a ECU estar a receber(do map) cerca de 1 bar com o motor parado, tenho de ter que valor no sensor mal(com o multímetro em v)?
Supostamente parado devia de ter 5v certo? Para 1 bar a ECU deve estar a receber do sensor map quantos v?
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Re: 318 tds diagnostico
jmcdpereira: Nessa zona, vem do CCV/breather, não há outra hipótese.. Mas é normal haver algum, porque vem em vapores do carter mas condensa nas paredes do tubo. Se não notares consumo de óleo, não te preocupes com isso.
- jmcdpereira
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Re: 318 tds diagnostico
Pois, só pode vir daí.cap Escreveu:jmcdpereira: Nessa zona, vem do CCV/breather, não há outra hipótese.. Mas é normal haver algum, porque vem em vapores do carter mas condensa nas paredes do tubo. Se não notares consumo de óleo, não te preocupes com isso.
A questão é que babava e na inspecção não gostam de carros a babar para o chão... nem eu...
E não noto consumo de óleo.
thanks
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Re: 318 tds diagnostico
O valor que deves ver no map depende da linearização do mesmo.. Varia de sensor para sensor. Se conseguires o part number devemos conseguir ver a linearização do mesmo e o respectivo output previsto para a pressão atmosférica, ~1000mBar.vitch82 Escreveu:Agora o valor elevado de pressão atmosférica quase de certeza que não tem a ver com o turbo, ou é do sensor map(testei outro usado e ficou igual) ou então problema na cablagem.
Uma pergunta, a ECU estar a receber(do map) cerca de 1 bar com o motor parado, tenho de ter que valor no sensor mal(com o multímetro em v)?
Supostamente parado devia de ter 5v certo? Para 1 bar a ECU deve estar a receber do sensor map quantos v?
No entanto, a pressão atmosférica deverá ser medida num sensor à parte, que serve não só para verificar a pressão atm como o bom funcionamento do map (de motor desligado mas ignição ligada devem reportar pressões quase iguais, se houver leitura muito diferente entre ambos, a ecu sabe que algo está errado).
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Re: 318 tds diagnostico
O sensor é este...cap Escreveu:O valor que deves ver no map depende da linearização do mesmo.. Varia de sensor para sensor. Se conseguires o part number devemos conseguir ver a linearização do mesmo e o respectivo output previsto para a pressão atmosférica, ~1000mBar.vitch82 Escreveu:Agora o valor elevado de pressão atmosférica quase de certeza que não tem a ver com o turbo, ou é do sensor map(testei outro usado e ficou igual) ou então problema na cablagem.
Uma pergunta, a ECU estar a receber(do map) cerca de 1 bar com o motor parado, tenho de ter que valor no sensor mal(com o multímetro em v)?
Supostamente parado devia de ter 5v certo? Para 1 bar a ECU deve estar a receber do sensor map quantos v?
No entanto, a pressão atmosférica deverá ser medida num sensor à parte, que serve não só para verificar a pressão atm como o bom funcionamento do map (de motor desligado mas ignição ligada devem reportar pressões quase iguais, se houver leitura muito diferente entre ambos, a ecu sabe que algo está errado).
http://www.pecasauto24.pt/facet-2178117.html
Este é o único sensor de pressão que o meu motor têm e é o que informa a ECU da pressão de ar na admissão, chamam-lhe map(manifold Aïr pressure).
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Re: 318 tds diagnostico
Pelos vídeos que tenho visto no youtube conforme aumenta a pressão diminuí a voltagem enviada para a ECU.
Para ter 1 bar devo ter cerca de 0,5v no sensor(fio que envia inf para a ECU), não?
Para ter 1 bar devo ter cerca de 0,5v no sensor(fio que envia inf para a ECU), não?
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Re: 318 tds diagnostico
Não. Como podes ver pela foto presente no link que passaste, ele lê 260mBar (26kPa) @ 270mV e 2500mBar (250kPa) @ 4750mV. Se essa info estiver correcta, é suposto teres 1750mV no MAP com 1000mBar de pressão atmosférica.
Reforço que duvido muito que o motor não tenha um sensor só para a pressão atmosférica.. Seria o primeiro q vejo. Este sensor até pode estar na ecu.
Reforço que duvido muito que o motor não tenha um sensor só para a pressão atmosférica.. Seria o primeiro q vejo. Este sensor até pode estar na ecu.
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Re: 318 tds diagnostico
Sim pode estar na ECU.cap Escreveu:Não. Como podes ver pela foto presente no link que passaste, ele lê 260mBar (26kPa) @ 270mV e 2500mBar (250kPa) @ 4750mV. Se essa info estiver correcta, é suposto teres 1480mV no MAP com 1000mBar de pressão atmosférica.
Reforço que duvido muito que o motor não tenha um sensor só para a pressão atmosférica.. Seria o primeiro q vejo. Este sensor até pode estar na ecu.
OK tenho de testar o sensor para ver que valores está a dar.
Mas para a ECU estar a dar pressão atmosférica fora dos limites( como podes ver no inicio do tópico no INPA) é porque está a receber valores errados do map, não?
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Re: 318 tds diagnostico
Ou do outro sensor, caso as minhas suspeitas se confirmem. Mas nada como realmente ligares um multimetro e veres valores antes de convertidos pela ecu. Medes directo na ficha da ecu q assim validas logo também o estado da cablagem.
Última edição por cap em 10 set 2014, 13:28, editado 1 vez no total.
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Re: 318 tds diagnostico
É isso que vou fazer.cap Escreveu:Ou do outro sensor, caso as minhas suspeitas se confirmem. Mas nada como realmente ligares um multimetro e veres valores antes de convertidos pela ecu. Medes directo na fica da ecu q assim validas logo também o estado da cablagem.
Depois digo os valores que o sensor está a dar com o motor desligado e em relanti.
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Re: 318 tds diagnostico
estive a ver no Autodata e segundo este devia ter estes valores no sensor map:
-com a ingnição ligada, pino 1 do sensor e massa- 1.75v - tenho 1.77v seja conetado á admissão ou não!
-em relanti, pino1 e massa- 1.78v- não consegui medir pois tenho o turbo a reparar e não posso por a trabalhar, quando montar vou medir.
-acelerando a fundo por breves instantes, pino 1 e massa- 2.7v por breves momentos- devido a falta do turbo no lugar não deu para ver!
testei o sensor tamem com uma bomba de pressão e comforme a pressão ia aumentando a voltagem tamem ia. marcou 1 bar aprox 3,2v
por isso nunca teria na pressão de 1 bar, 1,48v :shaking :shaking
-com a ingnição ligada, pino 1 do sensor e massa- 1.75v - tenho 1.77v seja conetado á admissão ou não!
-em relanti, pino1 e massa- 1.78v- não consegui medir pois tenho o turbo a reparar e não posso por a trabalhar, quando montar vou medir.
-acelerando a fundo por breves instantes, pino 1 e massa- 2.7v por breves momentos- devido a falta do turbo no lugar não deu para ver!
testei o sensor tamem com uma bomba de pressão e comforme a pressão ia aumentando a voltagem tamem ia. marcou 1 bar aprox 3,2v
por isso nunca teria na pressão de 1 bar, 1,48v :shaking :shaking
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