Retrofit e90/91 Espelhos pré-Lci em Lci

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Responder
Gaspito
Membro Iniciado
Mensagens: 27
Registado: 16 nov 2012, 22:35
O meu Carro:: BMW 320d E91 - 2007

Retrofit e90/91 Espelhos pré-Lci em Lci

Mensagem por Gaspito »

Depois de muito pesquisar por vários fóruns e sem obter respostas decidi fazer sozinho a mudança dos espelhos retrovisores da minha e91 Lci por uns do modelo pré-Lci, pois pessoalmente não consigo gostar minimamente do modelo Lci (orelhas do Dumbo como lhe chamam em fóruns americanos...).

No caso da minha carrinha, os espelhos apenas são de regulação eléctrica e com desembaciador, embora com vidro sem côr, ao contrário do modelo pré-Lci com vidro azul.

A alteração é muito simples tendo em conta que não são necessárias quaisquer alterações de cablagem ou fichas, excepto se instalarem um modelo de espelho com mais funções que o vosso oem (auto-rebativeis ou com auto-dimming).
Levei cerca de 40 minutos nas calmas porque nunca tinha removido os espelhos deste modelo.

As chaves necessárias e aqui vou dar barraca porque não sei o tamanho, são do tipo Torx tanto para os parafusos que fixam o espelho, como para o parafuso da pega da porta do pendura. Tenho um caixa com várias chaves e tinha por lá os tamanhos compatíveis, mas não tinham os tamanhos gravados:iono:.

Imagem




1º Passo
Comecei pela porta do condutor por ser a mais rápida.
Baixar o vidro totalmente e com algum cuidado mas ao mesmo tempo com alguma força, puxar o painel da porta para fora na zona das calhas de borracha de modo a soltar o mesmo e assim permitir deslocar a moldura do tweeter e aceder aos 3 parafusos que fixam o espelho à porta (não é necessário remover o painel da porta totalmente).

Imagem



Não é necessário remover a moldura da janela totalmente, apenas desencaixar a mesma na zona do espelho, puxar para fora para desencaixar e remover a espuma de isolamento do interior da mesma para soltar o tweeter (no caso do modelo ter tweeters), ficando os parafusos e as ligações do espelho à vista.

Imagem



2ª Passo
Desligar a ficha de 5 pinos (com auto-rebatimento apenas tem 3 pinos), carregando nas 2 patilhas (uma em cima e outra em baixo) e puxando para fora.

Imagem



3º Passo
Desenroscar os 3 parafusos Torx,

Imagem



4º Passo
Puxar o espelho solto para fora soltando a borracha redonda que isola a ficha do espelho e ficamos com a porta assim:

Imagem

e o espelho depois de removido:

Imagem

Uma imagem dos espelhos juntos para uma ideia das diferenças e semelhanças (apoios e caixa de ligação) entre ambos:

Imagem
Imagem



5º Passo
Montar o novo espelho no local do anterior, fixar os parafusos e ligar a ficha de modo a poder-mos testar o seu funcionamento antes de montar tudo no seu sítio.
Voltar a encaixar a moldura de plástico da janela com cuidado para não deixar a borracha entalada e finalmente encaixar o painel da porta no sítio fazendo pressão na direcção do vidro e encaixar as molas sem forçar.

Resultado final do lado do condutor:

Imagem
Imagem


E uma visão frontal com um espelho de cada montado para tentar mostrar a diferença entre ambos os espelhos:

Imagem



6º Passo
Porta do pendura, a ideia é fazer o mesmo que na porta do condutor, mas para poder puxar o painel para fora de novo tenho que soltar o puxador do painel e neste caso temos trabalho adicional.
Para isso temos que remover o friso da porta de modo a poder tirar a tampa do puxador e ter acesso ao parafuso.

Imagem

Comecei por puxar o friso do lado de fora com cuidado de modo a soltar as molas sem partir nada:

Imagem

E de seguida puxei esta ponta de borracha para fora para soltar a tampa:

Imagem

Ficamos com o parafuso exposto possibilitando a sua remoção:

Imagem

Imagem

Imagem



7º Passo
Repetir o 1º Passo até ao 5º:

Imagem


E passar disto:

Imagem


Para isto:

Imagem



RESULTADO FINAL!!!
:happyanim::party0030::thumbup:

Imagem


Foi o meu 1º DIY colocado num fórum pelo que pode ter faltado um ou outro detalhe, caso alguém tenha alguma dúvida é só dizer que eu respondo.:thumbup::thanks:

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”