Depois de muito pesquisar por vários fóruns e sem obter respostas decidi fazer sozinho a mudança dos espelhos retrovisores da minha e91 Lci por uns do modelo pré-Lci, pois pessoalmente não consigo gostar minimamente do modelo Lci (orelhas do Dumbo como lhe chamam em fóruns americanos...).
No caso da minha carrinha, os espelhos apenas são de regulação eléctrica e com desembaciador, embora com vidro sem côr, ao contrário do modelo pré-Lci com vidro azul.
A alteração é muito simples tendo em conta que não são necessárias quaisquer alterações de cablagem ou fichas, excepto se instalarem um modelo de espelho com mais funções que o vosso oem (auto-rebativeis ou com auto-dimming).
Levei cerca de 40 minutos nas calmas porque nunca tinha removido os espelhos deste modelo.
As chaves necessárias e aqui vou dar barraca porque não sei o tamanho, são do tipo Torx tanto para os parafusos que fixam o espelho, como para o parafuso da pega da porta do pendura. Tenho um caixa com várias chaves e tinha por lá os tamanhos compatíveis, mas não tinham os tamanhos gravados:iono:.
1º Passo
Comecei pela porta do condutor por ser a mais rápida.
Baixar o vidro totalmente e com algum cuidado mas ao mesmo tempo com alguma força, puxar o painel da porta para fora na zona das calhas de borracha de modo a soltar o mesmo e assim permitir deslocar a moldura do tweeter e aceder aos 3 parafusos que fixam o espelho à porta (não é necessário remover o painel da porta totalmente).
Não é necessário remover a moldura da janela totalmente, apenas desencaixar a mesma na zona do espelho, puxar para fora para desencaixar e remover a espuma de isolamento do interior da mesma para soltar o tweeter (no caso do modelo ter tweeters), ficando os parafusos e as ligações do espelho à vista.
2ª Passo
Desligar a ficha de 5 pinos (com auto-rebatimento apenas tem 3 pinos), carregando nas 2 patilhas (uma em cima e outra em baixo) e puxando para fora.
3º Passo
Desenroscar os 3 parafusos Torx,
4º Passo
Puxar o espelho solto para fora soltando a borracha redonda que isola a ficha do espelho e ficamos com a porta assim:
e o espelho depois de removido:
Uma imagem dos espelhos juntos para uma ideia das diferenças e semelhanças (apoios e caixa de ligação) entre ambos:
5º Passo
Montar o novo espelho no local do anterior, fixar os parafusos e ligar a ficha de modo a poder-mos testar o seu funcionamento antes de montar tudo no seu sítio.
Voltar a encaixar a moldura de plástico da janela com cuidado para não deixar a borracha entalada e finalmente encaixar o painel da porta no sítio fazendo pressão na direcção do vidro e encaixar as molas sem forçar.
Resultado final do lado do condutor:
E uma visão frontal com um espelho de cada montado para tentar mostrar a diferença entre ambos os espelhos:
6º Passo
Porta do pendura, a ideia é fazer o mesmo que na porta do condutor, mas para poder puxar o painel para fora de novo tenho que soltar o puxador do painel e neste caso temos trabalho adicional.
Para isso temos que remover o friso da porta de modo a poder tirar a tampa do puxador e ter acesso ao parafuso.
Comecei por puxar o friso do lado de fora com cuidado de modo a soltar as molas sem partir nada:
E de seguida puxei esta ponta de borracha para fora para soltar a tampa:
Ficamos com o parafuso exposto possibilitando a sua remoção:
7º Passo
Repetir o 1º Passo até ao 5º:
E passar disto:
Para isto:
RESULTADO FINAL!!!
:happyanim::party0030::thumbup:
Foi o meu 1º DIY colocado num fórum pelo que pode ter faltado um ou outro detalhe, caso alguém tenha alguma dúvida é só dizer que eu respondo.:thumbup::thanks:
Retrofit e90/91 Espelhos pré-Lci em Lci
Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um
Moderador: Staff
Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”
Ir para
- Geral
- ↳ Apresentação/As nossas belezas
- ↳ Novidades/Opinioes/Sugestões
- Secção Automóvel
- ↳ Informações Gerais
- ↳ Discussão Geral
- ↳ Série 1
- ↳ Modelo E81/E82/E87/E88
- ↳ Modelo F20/F21
- ↳ Série 2
- ↳ Modelo F22
- ↳ Modelo F45
- ↳ Modelo F46
- ↳ Série 3
- ↳ Modelo E21
- ↳ Modelo E30
- ↳ Modelo E36
- ↳ Modelo E46
- ↳ Modelo E90/E91/E92/E93
- ↳ Modelo F30/F31
- ↳ Série 4
- ↳ Série 5
- ↳ Modelo E12
- ↳ Modelo E28
- ↳ Modelo E34
- ↳ Modelo E39
- ↳ Modelo E60/E61
- ↳ Modelo F10/F11
- ↳ Modelo G30/G31/G32
- ↳ Série 6
- ↳ Modelo E24
- ↳ Modelo E63/E64
- ↳ Modelo F06/F12/F13
- ↳ Série 7
- ↳ Modelo E23
- ↳ Modelo E32
- ↳ Modelo E38
- ↳ Modelo E65/E66/E67/E68
- ↳ Modelo F01/F02
- ↳ Modelo G11/G12
- ↳ Série 8
- ↳ Série X
- ↳ Modelo X1
- ↳ Modelo X3
- ↳ Modelo X4
- ↳ Modelo X5
- ↳ Modelo X6
- ↳ Série Z
- ↳ Clássicos
- ↳ Série ///M
- ↳ Bmw Mini
- ↳ BMW i
- Secção Motos
- ↳ Discussão Geral
- Diversos
- ↳ Eventos/Encontros/Concentrações
- ↳ Os Nossos Projectos/Viaturas
- ↳ E30
- ↳ E34
- ↳ E36
- ↳ E39
- ↳ E46
- ↳ E6x
- ↳ E8x
- ↳ E9x
- ↳ F10
- ↳ F20
- ↳ F30
- ↳ [DIY] Faz Tu Mesmo!
- ↳ Modificações/Performance
- ↳ Ajudas/Problemas/Soluções
- ↳ Electronica
- ↳ Mecanica
- ↳ Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1
- ↳ Manutenção
- ↳ Concursos / Passatempos
- ↳ Concurso foto do mês
- ↳ Press / Notícias
- ↳ Off Topic
- ↳ Classificados
- ↳ Merchandising ClubeBMWPortugal
- ↳ Vende-se
- ↳ Veículos
- ↳ Peças / Acessórios
- ↳ Diversos
- ↳ Compra-se
- ↳ Veículos
- ↳ Peças / Acessórios
- ↳ Diversos