DIY Retrofit Alarme OEM E46 sem pré-instalação: a funcionar.
Enviado: 04 jan 2017, 23:42
Boas a todos
É o 1º post em muitos anos lol
Comprei um E46 há 2 anos e desde então tenho feito várias mods, entre elas, uma que eu creio que seja útil a outros.
O Retrofit do Alarme OEM E46 sem pré-instalação/sem pré-cablagem.
Procurei na net e no fórum se já havia quem tivesse feito mas, pelo menos na altura, não encontrei.
Posso avançar em dizer que: sim funciona e nada pegou fogo :lol1
Por falta de tempo só ainda não terminei a parte eléctrica do retrovisor com escurecimento e LED.
Agradeço a compreensão de todos pelo facto de ainda não terminar o post pelo mesmo motivo acima, tempo.
Vou concluindo o post à medida que for possível.
Devo mencionar que não me responsabilizo por danos ou prejuízos relacionados com esta modificação, é da responsabilidade de cada um fazer o que achar mais correcto, só estou a partilhar a forma como eu fiz este retrofit.
Demorei vários meses até chegar a fase de começar a comprar peças porque tive de rever várias e repetidas vezes o circuito/esquema eléctrico, manuais, Nº de peça para pedir na BMW, ver as imagens no BMWFans.Info e no Google a ver se era a peça que precisava, também vi a possibilidade de inserir um sensor de choque, mas ía complicar a instalação e apesar de ser interessante tem a desvantagem que por exemplo: com o alarme armado se só abrir e voltar a fechar a mala, a vibração de fechar a mala ía disparar o alarme.
Dado que existem kits de alarmes OEM usados à venda muito parecidos, que é necessário ter em consideração que é necessário desmontar bastantes partes do interior e por consequência o tempo despendido..
..quis ter a certeza absoluta do que ía fazer, passo-a-passo sem aldrabices de maior, procurando respeitar o mais possível a forma como a BMW pretendia que o Alarme fosse instalado até porque eles sabem do que fazem e eu só segui as instruções com bom-senso.
Sumariamente o que comprei:
-As peças principais de um alarme de outro E46: Tilt Sensor, Sirene já com a chapa de protecção e encaixe.
-Tive de comprar o Sensor Ultra Sónico à parte porque não vinha no conjunto, encontrei 1 já com o cover de cor preta mas sem as "brackets" de fixação.
-As peças do alarme que faltavam eram plásticos, vi em vários sites, mas pela pouca diferença de preço comprei (novo) na BMW
-Muitas pequenas peças eléctricas e encaixes à BMW.
-Cablagens com qualidade OEM deste site https://www.shopssl.de/epages/es102139. ... nformation é um site pouco atractivo mas os cabos são de boa qualidade.
1º passo
Antes de comprar peças comecei por ver o que havia no mercado de alarmes OEM E46 usados, encontram-se negócios interessantes no eBay, não achei vantajoso em um carro com 13 anos estar a comprar um Alarme OEM novo e muito menos ir fazer a instalação na BMW ou em algum "especialista", sim eu sei as vezes sou forreta mas dá outra satisfação um bom DIY.
Optei por comprar assim: aprox 50€ (já não me lembro dos portes) vs os 200€+ IVA da BMW
http://bmwfans.info/parts-catalog/E46-S ... _system_2/
uploading pictures
algumas fotos das peças
2º passo
Ver nos manuais aonde ficam os componentes do alarme, tirar as distancias entre eles para estudar as cablagens.
Não tirei fotos nesta parte durante a medição, mas posso mostrar o caderno
As medidas são do:
ZKE
-À Sirene: 1m
-Ao Sensor do Capôt: 1m
-Ao Sensor de Tilt da Mala: 0.70m + Bancos 1.4m + Lateral do carro 1.9m + "tolerância" 0.2m = 4.2m
-Ao Sensor Ultra Sónico: teto 0.7m + Porta 1.1m + (lateral 0.10m +subir 1m) = 2.9 = 3m
Sensor de Tilt
-Ao Sensor Ultra Sónico: teto 0.7m + porta 1.1m + banco 1.4m + mala 0.7 + porta lateral "tolerância" 0.3m = 4.2m
-Ao ZKE: mala 0.7m + Banco 1.4m + porta lateral 1.9m + "tolerância" 0.2m = 4.2m
Sensor Ultra Sónico
-Ao ZKE: teto 0.7m + Porta 1.1m + 1m + 0.4 = 3.2m
-Ao Sensor de Tilt da Mala: teto 0.7m + Porta 1.1m + 0.3 + Banco 1.4m + Mala 0.7m = 4.2m
3º passo
verificar repetidamente o WDS do E46 em relação ao alarme (pinos,encaixes,cabos e cores), existem alguns modelos diferentes de modelos, embora o funcionamento é o mesmo.
4º passo
verificar os Part Number de todos os componentes necessários.
5º passo
ver no site os cabos automotivos "OEM" que correspondem ao necessário: multi filar, resistente a temperatura, diametro/espessura, cor e inserir tudo em Excel.
Na altura que estava a comprar os cabos não havia alguns cabos que eu precisava então tive re-organizar a lista de cabos e procurar usar alguns cabos em que fosse previsto sobrar cabo.
Aproveitei também para comprar cabo suficiente para outras mods.
6º
Comprar então todo o Hardware: Alarme, os Cabos, os encaixes que faltavam e uma ferramenta de cravar e descarnar cabos em condições e outros pequenos acessórios eléctricos.
Alguns dos rolos de 10m
6.5º
desenrolar os cabos e voltar a medir para ter a certeza que está tudo bem antes de marcar para cortar, alguns dos "fios" deram para pré-cortar outros não, mas cada fio foi identificado em que componente ligava e em que componente termina a ligação.
Sensor do Capô
Este sensor é boa politica comprar novo pois se tiver defeito faz disparar o alarme "aleatoriamente"
Sirene
testar que todos componentes encaixam como pretendido
7º
Instalar por ordem cronológica:
-Comecei pelo mais fácil, instalar e ligar ao circuito o sensor de capô que não tinha
A ligação ao ZKE
screen capture
-Sirene e suporte fixação, apesar de estar no sitio foi a última coisa a ligar na ficha lol
Pormenor importante, de acordo com o manual, os cabos da sirene tem de passar por aqui na firewall do chassis:
como não conseguia passar os cabos no sitio, tive de os passar por outro lado
não é a melhor escolha, mas na altura não vi outra maneira, mais tarde percebi que desmontando de dentro do habitáculo o plástico até pode sair..
-desmanchar o interior, pilar A,B,C, forro do tecto, o porta luvas, a mala do lado da bateria, os bancos traseiros, os plásticos laterais das portas.
-passar os cabos da mala para o interior e do ZKE para os módulos, identificados já nos cabos os módulos e pré-cortados com bastante folga para cada módulo.
todos os contactos que era possível ligar no ZKE foram ligados à medida que o módulo correspondente era instalado.
isto é, eu passei e identifique todos os cabos, mas só os ligava ao "circuito" de sinal à medida que estava a instalar o módulo correspondente.
Eu liguei o Tilt Sensor ao ZKE mas não liguei ao circuito +12V, a prioridade foi passar primeiro os fios de sinal, depois os de -12V e só no fim os de +12V
cada fio de cada ligação foi revisado pelo menos 2x com a ajuda das cores dos cabos, multímetro e esquemas eléctricos!
tilt sensor
momento "oh crap"
terminais e ligações sensor de interior ultrasonico
não encontrei o encaixe só encontrei este adaptador que liga ao sensor
-com o forro do tecto em baixo, cortar a fibra e o tecido no sitio do sensor, instalar as fixações, testar o conjunto do Sensor Ultra Som antes de passar e cortar os cabos., voltar a por a forra do tecto no sitio e ligar os fios.
-Fazer as derivações eléctricas, testar uma ultima vez e instalar o fusível para o Alarme.. não queimou o fusivel! :dance
-fazer o retrofit com o EasyDIS, vi as funções que dava para alterar fácilmente com o BMWScanner, mas posteriormente acabei por usar o NCS Expert para ver a codificação, até ficar como eu pretendia, carregar no botão e dar indicação luminosa e visual, no caso de estar mal-trancado só pisca as luzes; só testei o trigger com os vidros abertos e meter a mão dentro do carro, o alarme dispara e não tenho erros nos sensor de Tilt assumo que está ok.
inserir vídeo
-Comprei o espelho com o LED e escurecimento automático/proteção anti-encandeamento,e troquei os espelhos, mas na fase de ligar a parte eletrica.. percebi que tinha comprado os encaixes errados.. :duh e parei por aqui
depois que comprei as peças certas:
51167062264 - encaixe plástico "cover"
61131383776 - contacto femea MQS/contacto de casquilho MQS
por preguiça não me apeteceu ligar o anti-encandeamento, tenho de comprar algum tipo de cabo que dê para ir buscar 2 ligações a 1 fusivel :fun
mas agora já tenho tudo pronto! :stoked :onfire
https://goo.gl/photos/EEfnNjBhW4YpWYhT7
https://goo.gl/photos/yYctWSHQwFpT2ui86
assim de cabeça nao estou a ver um bom site de hosting para enviar as fotos, imagens e manuais, alguma sugestão?
"manual" em Excel sobre as ligações
http://s000.tinyupload.com/?file_id=903 ... 8876449675
esquemáticos
geral_1
geral_2
ligacoes_A22_ZKE
tilt_sensor_DWA_B28
A121_ultra_sonic.
ZKE-Sirene
alguns part-numbers por confirmar
deem um desconto que são tantos "saquinhos" de peças que foram sendo pedidas
61131383776 - contacto fêmea MQS/contacto de casquilho MQS para os "housings" do DWA,Retrovisor e ZKE: aka "peça que não existe" grande história este P/N :duh
61138369696 - este é errado..
07119904524 - parafuso para fixar o suporte da sirene (acho eu)
51167062264 - ainda não comprei este - rear view mirror cap
estes são confirmados para o retrofit do alarme
51448243665 - Suporte inferior do módulo de ultrasom
51448243666 - Suporte do módulo de ultrasom
61136909008 - Housing/ficha do espelho retrovisor A22, X18246
51167062264 - encaixe plástico "cover" do espelho
61131383776 - contacto femea MQS/contacto de casquilho MQS
61132359998 - Kit reparação ficha da sirene H1/X372 falta» bushing contacts 0.5-0.75mm^2 já tinha
65758385535 - Ficha "adaptadora" para o ultrasom, não encontrava o raio do encaixe e dos contactos tive de compra esta obra de arte só para tirar o "miolo" e usar a carcaça :wall
61131387150 - peça para contacto eléctrico »» momento lol da instalação (for later)
61131393718 - housing do "fan type connector"
61131379833 - heat shrink tube hose, é relativamente caro mas é top
61131393721 - housing do "comb type connector"
61131387142 - contacto macho pente para 61131387150, 0.75-1.0mm^2 ideal para fazer circuito de "massa"/-12v
61131387140 - contacto macho pente para 61131387150, 0.35-0.5mm^2 ideal para fazer circuito de "massa"/-12v
61136909058 - Housing ficha DWA/tilt sensor B28/X1222, falta» bushing contacts 0.2-0.5mm^2
61319119052 - Sensor do Capot, em caso de dúvida comprar novo é das peças que faz o alarme "disparar aleatoriamente"
07119906128 - parafuso para fixar o suporte da sirene
32411095443 - que aperta neste 07119906128
52201964201 - peça que cortei para tirar o Pilar B do chão ao tecto
peças a não comprar, não façam como eu que comprei ao engano para este retrofit :wall
estava à procura da "peça que não existe"
61130005199
61130006665
61130006663
61130005197
err.. outra historia estes aqui mas podem dar jeito mais tarde:
61138365356 - ficha para o PDC
16131176747 - parafuso sextavado para segurar o módulo do PDC
Creio que finalmente postei tudo!!
quer dizer, 2 histórias rápidas, já que me acompanharam até aqui, mais 5min de leitura não deve magoar:
-"peça que não existe", fui à BMW na secção de peças,fui sempre muito bem recepcionado e o Sr. do Balcão muito atencioso mas.. quando pedi por um encaixe (o contacto femea MQS), chegou o contacto sim com fio, pedi sem o fio resposta "não existe", tive de andar online a confirmar o P/N para mostrar que "existe".
-"momento oh crap", a tratar de ligar os módulos ao +12v, fui ver no manual aonde os módulos vão todos buscar alimentação, bem no manual fala em 2 caixas de derivação do lado do condutor e eu pelas fotos e o esquemático "isto encaixa ali sem problemas" só que não :wall, ainda desmanchei uma boa parte do interior inferior para chegar ao dito cujo mas santa paciência :assubiar comprei uma caixa/encaixe plástico, uma "régua" e conectores siga , não há mau-contacto, não há grande aldrabiçe e antes que me puxem as orelhas por motivos eletricos "óbvios" eu sei
:onfire
É o 1º post em muitos anos lol
Comprei um E46 há 2 anos e desde então tenho feito várias mods, entre elas, uma que eu creio que seja útil a outros.
O Retrofit do Alarme OEM E46 sem pré-instalação/sem pré-cablagem.
Procurei na net e no fórum se já havia quem tivesse feito mas, pelo menos na altura, não encontrei.
Posso avançar em dizer que: sim funciona e nada pegou fogo :lol1
Por falta de tempo só ainda não terminei a parte eléctrica do retrovisor com escurecimento e LED.
Agradeço a compreensão de todos pelo facto de ainda não terminar o post pelo mesmo motivo acima, tempo.
Vou concluindo o post à medida que for possível.
Devo mencionar que não me responsabilizo por danos ou prejuízos relacionados com esta modificação, é da responsabilidade de cada um fazer o que achar mais correcto, só estou a partilhar a forma como eu fiz este retrofit.
Demorei vários meses até chegar a fase de começar a comprar peças porque tive de rever várias e repetidas vezes o circuito/esquema eléctrico, manuais, Nº de peça para pedir na BMW, ver as imagens no BMWFans.Info e no Google a ver se era a peça que precisava, também vi a possibilidade de inserir um sensor de choque, mas ía complicar a instalação e apesar de ser interessante tem a desvantagem que por exemplo: com o alarme armado se só abrir e voltar a fechar a mala, a vibração de fechar a mala ía disparar o alarme.
Dado que existem kits de alarmes OEM usados à venda muito parecidos, que é necessário ter em consideração que é necessário desmontar bastantes partes do interior e por consequência o tempo despendido..
..quis ter a certeza absoluta do que ía fazer, passo-a-passo sem aldrabices de maior, procurando respeitar o mais possível a forma como a BMW pretendia que o Alarme fosse instalado até porque eles sabem do que fazem e eu só segui as instruções com bom-senso.
Sumariamente o que comprei:
-As peças principais de um alarme de outro E46: Tilt Sensor, Sirene já com a chapa de protecção e encaixe.
-Tive de comprar o Sensor Ultra Sónico à parte porque não vinha no conjunto, encontrei 1 já com o cover de cor preta mas sem as "brackets" de fixação.
-As peças do alarme que faltavam eram plásticos, vi em vários sites, mas pela pouca diferença de preço comprei (novo) na BMW
-Muitas pequenas peças eléctricas e encaixes à BMW.
-Cablagens com qualidade OEM deste site https://www.shopssl.de/epages/es102139. ... nformation é um site pouco atractivo mas os cabos são de boa qualidade.
1º passo
Antes de comprar peças comecei por ver o que havia no mercado de alarmes OEM E46 usados, encontram-se negócios interessantes no eBay, não achei vantajoso em um carro com 13 anos estar a comprar um Alarme OEM novo e muito menos ir fazer a instalação na BMW ou em algum "especialista", sim eu sei as vezes sou forreta mas dá outra satisfação um bom DIY.
Optei por comprar assim: aprox 50€ (já não me lembro dos portes) vs os 200€+ IVA da BMW
http://bmwfans.info/parts-catalog/E46-S ... _system_2/
uploading pictures
algumas fotos das peças
2º passo
Ver nos manuais aonde ficam os componentes do alarme, tirar as distancias entre eles para estudar as cablagens.
Não tirei fotos nesta parte durante a medição, mas posso mostrar o caderno
As medidas são do:
ZKE
-À Sirene: 1m
-Ao Sensor do Capôt: 1m
-Ao Sensor de Tilt da Mala: 0.70m + Bancos 1.4m + Lateral do carro 1.9m + "tolerância" 0.2m = 4.2m
-Ao Sensor Ultra Sónico: teto 0.7m + Porta 1.1m + (lateral 0.10m +subir 1m) = 2.9 = 3m
Sensor de Tilt
-Ao Sensor Ultra Sónico: teto 0.7m + porta 1.1m + banco 1.4m + mala 0.7 + porta lateral "tolerância" 0.3m = 4.2m
-Ao ZKE: mala 0.7m + Banco 1.4m + porta lateral 1.9m + "tolerância" 0.2m = 4.2m
Sensor Ultra Sónico
-Ao ZKE: teto 0.7m + Porta 1.1m + 1m + 0.4 = 3.2m
-Ao Sensor de Tilt da Mala: teto 0.7m + Porta 1.1m + 0.3 + Banco 1.4m + Mala 0.7m = 4.2m
3º passo
verificar repetidamente o WDS do E46 em relação ao alarme (pinos,encaixes,cabos e cores), existem alguns modelos diferentes de modelos, embora o funcionamento é o mesmo.
4º passo
verificar os Part Number de todos os componentes necessários.
5º passo
ver no site os cabos automotivos "OEM" que correspondem ao necessário: multi filar, resistente a temperatura, diametro/espessura, cor e inserir tudo em Excel.
Na altura que estava a comprar os cabos não havia alguns cabos que eu precisava então tive re-organizar a lista de cabos e procurar usar alguns cabos em que fosse previsto sobrar cabo.
Aproveitei também para comprar cabo suficiente para outras mods.
6º
Comprar então todo o Hardware: Alarme, os Cabos, os encaixes que faltavam e uma ferramenta de cravar e descarnar cabos em condições e outros pequenos acessórios eléctricos.
Alguns dos rolos de 10m
6.5º
desenrolar os cabos e voltar a medir para ter a certeza que está tudo bem antes de marcar para cortar, alguns dos "fios" deram para pré-cortar outros não, mas cada fio foi identificado em que componente ligava e em que componente termina a ligação.
Sensor do Capô
Este sensor é boa politica comprar novo pois se tiver defeito faz disparar o alarme "aleatoriamente"
Sirene
testar que todos componentes encaixam como pretendido
7º
Instalar por ordem cronológica:
-Comecei pelo mais fácil, instalar e ligar ao circuito o sensor de capô que não tinha
A ligação ao ZKE
screen capture
-Sirene e suporte fixação, apesar de estar no sitio foi a última coisa a ligar na ficha lol
Pormenor importante, de acordo com o manual, os cabos da sirene tem de passar por aqui na firewall do chassis:
como não conseguia passar os cabos no sitio, tive de os passar por outro lado
não é a melhor escolha, mas na altura não vi outra maneira, mais tarde percebi que desmontando de dentro do habitáculo o plástico até pode sair..
-desmanchar o interior, pilar A,B,C, forro do tecto, o porta luvas, a mala do lado da bateria, os bancos traseiros, os plásticos laterais das portas.
-passar os cabos da mala para o interior e do ZKE para os módulos, identificados já nos cabos os módulos e pré-cortados com bastante folga para cada módulo.
todos os contactos que era possível ligar no ZKE foram ligados à medida que o módulo correspondente era instalado.
isto é, eu passei e identifique todos os cabos, mas só os ligava ao "circuito" de sinal à medida que estava a instalar o módulo correspondente.
Eu liguei o Tilt Sensor ao ZKE mas não liguei ao circuito +12V, a prioridade foi passar primeiro os fios de sinal, depois os de -12V e só no fim os de +12V
cada fio de cada ligação foi revisado pelo menos 2x com a ajuda das cores dos cabos, multímetro e esquemas eléctricos!
tilt sensor
momento "oh crap"
terminais e ligações sensor de interior ultrasonico
não encontrei o encaixe só encontrei este adaptador que liga ao sensor
-com o forro do tecto em baixo, cortar a fibra e o tecido no sitio do sensor, instalar as fixações, testar o conjunto do Sensor Ultra Som antes de passar e cortar os cabos., voltar a por a forra do tecto no sitio e ligar os fios.
-Fazer as derivações eléctricas, testar uma ultima vez e instalar o fusível para o Alarme.. não queimou o fusivel! :dance
-fazer o retrofit com o EasyDIS, vi as funções que dava para alterar fácilmente com o BMWScanner, mas posteriormente acabei por usar o NCS Expert para ver a codificação, até ficar como eu pretendia, carregar no botão e dar indicação luminosa e visual, no caso de estar mal-trancado só pisca as luzes; só testei o trigger com os vidros abertos e meter a mão dentro do carro, o alarme dispara e não tenho erros nos sensor de Tilt assumo que está ok.
inserir vídeo
-Comprei o espelho com o LED e escurecimento automático/proteção anti-encandeamento,e troquei os espelhos, mas na fase de ligar a parte eletrica.. percebi que tinha comprado os encaixes errados.. :duh e parei por aqui
depois que comprei as peças certas:
51167062264 - encaixe plástico "cover"
61131383776 - contacto femea MQS/contacto de casquilho MQS
por preguiça não me apeteceu ligar o anti-encandeamento, tenho de comprar algum tipo de cabo que dê para ir buscar 2 ligações a 1 fusivel :fun
mas agora já tenho tudo pronto! :stoked :onfire
https://goo.gl/photos/EEfnNjBhW4YpWYhT7
https://goo.gl/photos/yYctWSHQwFpT2ui86
assim de cabeça nao estou a ver um bom site de hosting para enviar as fotos, imagens e manuais, alguma sugestão?
"manual" em Excel sobre as ligações
http://s000.tinyupload.com/?file_id=903 ... 8876449675
esquemáticos
geral_1
geral_2
ligacoes_A22_ZKE
tilt_sensor_DWA_B28
A121_ultra_sonic.
ZKE-Sirene
alguns part-numbers por confirmar
deem um desconto que são tantos "saquinhos" de peças que foram sendo pedidas
61131383776 - contacto fêmea MQS/contacto de casquilho MQS para os "housings" do DWA,Retrovisor e ZKE: aka "peça que não existe" grande história este P/N :duh
61138369696 - este é errado..
07119904524 - parafuso para fixar o suporte da sirene (acho eu)
51167062264 - ainda não comprei este - rear view mirror cap
estes são confirmados para o retrofit do alarme
51448243665 - Suporte inferior do módulo de ultrasom
51448243666 - Suporte do módulo de ultrasom
61136909008 - Housing/ficha do espelho retrovisor A22, X18246
51167062264 - encaixe plástico "cover" do espelho
61131383776 - contacto femea MQS/contacto de casquilho MQS
61132359998 - Kit reparação ficha da sirene H1/X372 falta» bushing contacts 0.5-0.75mm^2 já tinha
65758385535 - Ficha "adaptadora" para o ultrasom, não encontrava o raio do encaixe e dos contactos tive de compra esta obra de arte só para tirar o "miolo" e usar a carcaça :wall
61131387150 - peça para contacto eléctrico »» momento lol da instalação (for later)
61131393718 - housing do "fan type connector"
61131379833 - heat shrink tube hose, é relativamente caro mas é top
61131393721 - housing do "comb type connector"
61131387142 - contacto macho pente para 61131387150, 0.75-1.0mm^2 ideal para fazer circuito de "massa"/-12v
61131387140 - contacto macho pente para 61131387150, 0.35-0.5mm^2 ideal para fazer circuito de "massa"/-12v
61136909058 - Housing ficha DWA/tilt sensor B28/X1222, falta» bushing contacts 0.2-0.5mm^2
61319119052 - Sensor do Capot, em caso de dúvida comprar novo é das peças que faz o alarme "disparar aleatoriamente"
07119906128 - parafuso para fixar o suporte da sirene
32411095443 - que aperta neste 07119906128
52201964201 - peça que cortei para tirar o Pilar B do chão ao tecto
peças a não comprar, não façam como eu que comprei ao engano para este retrofit :wall
estava à procura da "peça que não existe"
61130005199
61130006665
61130006663
61130005197
err.. outra historia estes aqui mas podem dar jeito mais tarde:
61138365356 - ficha para o PDC
16131176747 - parafuso sextavado para segurar o módulo do PDC
Creio que finalmente postei tudo!!
quer dizer, 2 histórias rápidas, já que me acompanharam até aqui, mais 5min de leitura não deve magoar:
-"peça que não existe", fui à BMW na secção de peças,fui sempre muito bem recepcionado e o Sr. do Balcão muito atencioso mas.. quando pedi por um encaixe (o contacto femea MQS), chegou o contacto sim com fio, pedi sem o fio resposta "não existe", tive de andar online a confirmar o P/N para mostrar que "existe".
-"momento oh crap", a tratar de ligar os módulos ao +12v, fui ver no manual aonde os módulos vão todos buscar alimentação, bem no manual fala em 2 caixas de derivação do lado do condutor e eu pelas fotos e o esquemático "isto encaixa ali sem problemas" só que não :wall, ainda desmanchei uma boa parte do interior inferior para chegar ao dito cujo mas santa paciência :assubiar comprei uma caixa/encaixe plástico, uma "régua" e conectores siga , não há mau-contacto, não há grande aldrabiçe e antes que me puxem as orelhas por motivos eletricos "óbvios" eu sei
:onfire