Como prometido estou a colocar aqui o projecto do meu carro para partilhar com todos vos as pequenas alterações que tenho vindo a fazer ao meu BMW desde que o comprei em Novembro de 2008. Infelizmente ainda não fiz tudo aquilo que pretendia nele pois dou prioridade aos carros dos clientes e só no tempo morto e que vou inventando do meu.
Ponto 1
Após ter comprado a viatura completamente assassinada pelo menos a nível de interiores e exteriores, a primeira coisa a fazer foi tratar da pele e pintar o carro todo a cor de origem, reparar as jantes e pintar as mesmas também a cor de origem claro! Posteriormente fiz as minhas invenções as quais não dispenso em nenhum carro meu claro. Tratei portanto da colocação de um radio duplo DIN marca Macron e Subwoofer activo para esconder de baixo do banco do pendura de forma a não perder bagageira. O Radio e muito completo com TV,GPS,DVD,USB,Bluetooth,MP3,WMA etc etc etc só não tira mesmo é cafés... Primeira dificuldade arranjar uma moldura para tapar a cratera deixada pelo radio de origem a segunda foi conseguir arranjar espaço para um monstro deste de forma a que pudesse ficar a face, vi-me obrigado a cortar a caixa onde se encontra as borboletas para fazer canalização do ar para os diversos sítios do carro de forma a roubar-lhe uns cm mas tudo ficou a funcionar perfeitamente. Resumindo e uns trocos valentes depois o resultado foi este:


Posteriormente e como não poderia deixar de ser substitui todas as lâmpadas incandescentes que dão aquela luz amarela horrível por placas e lâmpadas de LED que emitem a luz 5000ºK e com uma intensidade fenomenal!!! Acho que deve ser possível reparar nisso nas fotos.
Interiores:



Exteriores


Atenção reparem bem no poder de iluminação deste tipo de luz de marcha-traz a comprar com as tradicionais em lâmpada incandescente!!

Ponto 2
Agora uma aquisição mais recente de um novo fornecedor que arranjei de manetes de mudanças tem desenhos para todos os carros e mais alguns e ainda tem a possibilidade de se mandar a imagem para colocar a mesma retro-iluminar em LED com a cor a escolha. Eu pessoalmente ficou por uma mais simples com o símbolo do M3 para combinar com o volante. Ora vejam...


Ponto 3
Finalmente arranjei tempo para montar o apoio de braço que já tanta falta andava a fazer. Podem ver o resultado final depois de uma hora e pouco de trabalho.
Antes:

Depois:

Ponto 4
Consegui enganar a patroa e gastar mais alguns trocos no meu menino :wink1
Comprei aqui no forum ao membro "ivo f" umas ópticas novas que as que vinham no carro estavam completamente queimadas. E obviamente troquei também os piscas grandes e os pequeninos laterais. Segue as fotos das alterações:
Substituição dos angel em amarelo para branco
podem comparar a diferença:

De seguida e com alguma paciência aproveitei já que tinha a frente desmontada adaptei para Xénon alem dos médios os nevoeiro. Como este processo todo demorou bastante tempo por causa da protecções electrónicas e adaptar fichas etc e tal e pardais ao ninho... E no dia seguinte tinha uma marcação de um cliente aqui do forum apenas conseguir despachar o lado direito mas assim ate ficou engraçado já que deu para fazer uma comparação para original Vs alterado. Ora reparem!!!

Depois de montar o lado esquerdo também, entreti-me com os piscas visto que a Depo só vende piscas prateados vi-me obrigado a abrir os mesmo para fazer o que queria. Pintei as mascaras de preto e parte do espelho interior e retirei o vidro interno que serva para fazer um raiado algo estranho que nunca gostei muito. O resultado final salta a vista! Um pisca que não destoa dos faróis que coloquei. Podem ver o efeito aqui:


Ponto 5
Isto já esta feito a algum tempo mas aproveito agora para colocar aqui no forum, pois como devem compreender montar um casa e uma oficina tudo ao mesmo tempo ocupou-me a tempo inteiro por alguns mesitos...
Portanto a pedido da minha mulher instalei os sensores de estacionamento e já que o fiz aproveitei para pintar os frisos a cor da carroçaria, pois agora não necessito deles a cor do plástico, com os sensores penso não tocar em nada (pelo menos por mim, pelos outros já a conversa é outra).




Depois de todos estes meses de ausência apresento para quem ainda não conheça a minha nova oficina. Onde faço as brincadeira eléctricas e electrónicas aos carros dos meus clientes. Que felizmente entre eles alguns membros aqui do fórum que já se tornaram amigos e clientes assíduos


Graças a disponibilidade e paciência do membro gt1progman comprei o DIS para a minha oficina e programei uma data de opção que se encontravam inactivas de origem

Ponto 6
O carrinho passou a barreira dos 200mil Km e chegou a hora da revisão. Já que me via forçado a "fechar" as portas por uns dias para tratar dele aproveitei e fui mais alem que a corriqueira substituição de óleo, filtros pastilhas etc... etc...
Pois então decidi antes de mais retirar as tão faladas "borboletas" do colector de admissão. No caso deste carro já lhe valeram um motor novo aos 130mil Km. O que vale é que não foi na minha mão, no entanto o que é certo é que cada vez que olho para a factura da-me uma coisinha má! Qualquer coisa como a modica quantia de 7721,37€ onde esta lançado tudo desde o bloco novo ate as anilhas passando por parafusos

Tive de retirar todos os plasticos que envolvem o motor como podem ver nesta foto:
De seguida foi necessário retirar o colector com muita calma e juízo. Pessoalmente não aconselho a ninguém a tentar fazer se não se sentirem a vontade com a mecânica e/ou sem material adequado. Pois depois na parte da remontagem é necessário respeitar forças de aperto correctas e não convém ser feito a balda.
Podem ver aqui o motor sem colector e o mesmo já a parte:
e aqui estão as sacaninhas!! É realmente impressionante como uma coisa tão pequena pode trazer uma despesa tão grande.
No fim de tudo limpo foi mudar o óleo o filtro etc... etc (revisão habitual). Recolocar tudo no lugar como deve de ser e fui atacar o CB (sim sou electricista e tenho o carro á 1 ano sem CB

Coloquei esta manete que arranjei na sucata a bom preço:
Programei com o DIS e ficou pronto!
Ponto 7
Finalmente tive mais um bocadinho de tempo livre para inventar no meu carro.
Desta vez decidi fazer um ligeiro upgrade ao som. Comecei por retirar o subwoofer activo que estava de baixo do banco do pendura e substituir todas as colunas originais por Alpine.
Nas portas da frente foram colocadas as SPG-17CS de vias separadas e com crosshover e na chapeleira as SPG-17C2 que tem o tweeter incorporado por cima do woofer. Como podem ver o trabalho não foi simples e exigiu muita artimanha para adaptar as colunas no sítio. Pois este carro infelizmente não tem as portas furadas para levar as colunas apenas são aplicadas nas forras das portas com muito pouco espaço de profundidade de montagem. O que exigiu trabalhar tanto as portas como as colunas de forma a ganhar mais profundidade e ao mesmo tempo para a coluna não bater nas grelhas. Melhor que mil palavras são as imagem vejam por vocês mesmos:




Podem ver a altura feita com injector de cola quente para que a coluna ao tocar não bata na grelha. Assim como os cortes feitos na estrutura da mesma de forma a poder entrar e encaixar nos pilares do forro da porta. O tweeter de origem foi substituído pelo cúpula de ceda e montado no seu suporte de origem da BMW.
Só com isto o som ficou consideravelmente melhor mas longe ainda do que eu pretendo para este carro. Assim que possível e quando tiver tempo livre vou instalar um pequeno amplificador por debaixo do banco do pendura e um subwoofer de 8" que ficara alojado no sitio do apoio de braço traseiro virado directamente para a frente. Isto vai-me obrigar a recortar a chapa metálica entre os bancos traseiros e a mala do carro e a construir uma pequena caixa acústica que ficara voltada para a mala o resultado final sei que será bom mas prometo novidades assim que o acabar de o fazer. Para já deixo-vos com as fotos do material a instalar.


Mandei vir da FK umas bolachas System B pois parece-me o mais seguro visto que as bolachas agarram ao cubo com 5 pernos e a roda vai apertar com outros 5 pernos á bolacha. O resultado foi engraçado eu pessoalmente escolhi 2,5cm para cada roda o que me deu uma largura de eixo traseiro extra de 5cm. Acreditem ou não nota-se bem a diferença o carro foge muito menos de traseira. Infelizmente com o carro carregado raspa-me um bocadinho nas cavas mas vou já tratar disso com um bate chapa meu amigo que me vai alargar um bocadinho os guarda-lamas. Fica aqui as fotos para verem o resultado mas o guarda-lamas ainda não foi mexido depois actualizo para verem:



Ponto 8
Finalmente consegui fazer mais alguma coisa nova no meu beemer. Como o tempo livre não é muito levei vários dias a fazer isto nas horas vagas. Comecei primeiro com o estudo da melhor maneira de construir a caixa de graves, optei por uma caixa passa banda equilibrada para todo o tipo de música e a melhor aplicação nesta situação. Tentei construir uma caixa o mais pequena possível mas sem comprometer o desempenho do subwoofer. Medi todos os ângulos e efectuei os cálculos necessários para que tudo fica-se perfeito.


De forma a não ficar simplesmente com um caixote na mala tratei de fazer alguns enfeites colocando espelhos e pintando o compartimento onde decidi colocar uma janela. De seguida coloquei uma placa de LED UV para iluminar o interior e realçar os brancos.


Depois de tudo alcatifado e aberto o buraco na parte reservada ao porta-esquis instalei o respectivo amplificador Alpine PMX-T32D por baixo do banco do pendura.


Como podem ver tive o cuidado de pintar o pórtico a cor da pele ficando assim com um acabamento mais fino

Quanto ao espaço roubado a mala foi o mínimo possível e ao mesmo tempo ficou muito bonito tive a máxima atenção na escolha da alcatifa para forrar a caixa de forma a ficar o mais parecido com a original do carro, como podem comprovar nas fotos.


Resultado final foi soberbo pois devido a disposição do pórtico e tipo de caixa utilizada o pequeno subwoofer Alpine de 8" com apenas 400W de pico e 320W de amplificação consegue encher todo o habitáculo com graves fortes e harmoniosos. É ouvir para querer! Ficam desde já convidados a virem visitar-me e comprovar a qualidade de som desta instalação.
Ponto 9
Uma vez mais depois de um tempestade de ideias que tinha na cabeça e algum tempo livre comecei a meter mãos a obra para efectuar as invenções que tinha em mente.
Primeiro comecei por acrescentar mais uns novos pontos de luz.
Coloquei luz por cima dos pés do condutor e passageiro como já tinha feito a alguns dos meus clientes BMW:


Depois coloquei uma luz com interruptor de pressão no pequeno porta-luvas da parte do condutor:

Finalmente coloquei em pratica as minhas ideias mais complexas que passaram por colocar os Angel-Eyes do carro a funcionar em paralelo com as luzes interiores de forma a fazerem o fade-in e fade-out quando se tranca ou destranca o carro.
Ainda os coloquei a fazer luz diurna de maneira a que seja possível andar com as argolas acesas durante o dia e os mínimos traseiros e luzes de tablie apagadas. Isto parece coisa pouca mas na verdade a complexidade electrónica ainda é alguma e custou-me algumas pestanas queimadas de forma a o carro não dar erro e que tudo funcione perfeitamente.
Como fotos desta situação não serve para muito partilho dois vídeos convosco.
Interligação de luzes interiores com os Angels:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Qye8a0BPbjc[/youtube]
Aplicação de luzes diurnas aos Angels:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4ammAb8G9b0[/youtube]
Até uma próxima :wink1