BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Secção destinada a todos os Modelos Serie 5 E60/E61 e Serie 6 E6x...

Moderador: Staff

pmgoliv
Membro Juvenil
Registado: 06 mar 2010, 23:40
O meu Carro:: BMW 530d Touring E61 LCI

BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Mensagem por pmgoliv »

Boas,
No seguimento do tópico que tinha aberto de apresentação, aqui fica uma espécie de Diário de Bordo (deverá ser mais para o semanário ou "mensalário"...).
Não tenho em mente grande alterações para o carro, exceptuando talvez a saída dos pneus RFT para uns normais.

Anteriormente tinha uma Audi A4 1.9TDi 130cv, já com algumas alterações, que estava impecável. Tirando revisões e as alterações feitas, problemas que me lembre foram uma buzina, sensor de temperatura e termostato e um switch de stops, em todos os anos que esteve nas minhas mãos.

Mas procurava algo mais. O espaço no banco traseiro da A4 é exíguo e estava um bocadinho farto do típico matraquear de um 4 cilindros diesel. Vai daí que...

Desde Julho que sou o feliz proprietário de uma BMW 530d Touring E61 LCI de Julho de 2007. Foi comprada num concessionário oficial BMW da Alemanha, trazendo garantia europeia de 12 meses.
Fui eu que tratei de todo o processo de aquisição e fui à Alemanha buscar a máquina. Uma viagem bem porreira, embora cansativa.
Neste momento já rola devidamente legalizada.
Espero que me traga tantas alegrias quantas as que a A4 me deu.

Principais características da máquina:
BMW 530d Touring E61 LCI de Julho de 2007
6L 2993cc com 235cv e FAP
Caixa automática
Cerca de 61000km actualmente (tinha 57877km quando a levantei no stand)
Cor: preto carbono
Pack M completo interior e exterior
Navegação profissional com mãos livres bluetooth
Luzes xenon direccionais com máximos automáticos
Tecto panorâmico
Interiores em preto com frisos em alumínio
Bancos desportivos em pele
Head-up-Display
Sistema de som Hi-Fi com ligação USB
Comandos por voz
E outras mariquices

Uma primeira foto ainda na Alemanha:
Imagem

Aqui ficam mais algumas fotos, já em casa:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cumps,

-- Segunda Ago 16, 2010 4:04 pm --

Depois da conversa da treta anterior, vamos ao que interessa.

Primeiras impressões:
A carrinha já fez mais de 3000km nas minhas mãos, dos quais 2500km na viagem da Alemanha para cá. Com o deslumbramento inicial, esqueci-me de fazer reset ao CB e por isso não tenho uma média exacta do consumo. Mas no CB estava com 7,6l/100, só não sei desde quando lá estava essa média. A viagem foi feita na maioria do percurso às velocidades legais respectivas, dando para apertar de quando em vez mediante as condições da estrada e do trânsito. Ainda assim deu para levar o bicho aos 250km/h, sem stress ou dificuldade... (tudo a bem da ciência...)
Factos curiosos da viagem: estradas na Alemanha todas em obras; estradas na Bélgica um verdadeiro nojo; autoestradas em França caríssimas.

O comportamento requer alguma habituação, por ter características bem diferentes do meu carro anterior. Caixa auto, tracção traseira e direcção de amortecimento variável. Apesar do peso (1775kg) e do tamanho (4,85m de comprimento), tem uma entrada em curva muito precisa (mais do que a A4) e também sai melhor e mais rápido.
O conforto não difere muito da minha anterior A4, que também tinha suspensão desportiva. Nesta noto sobretudo o efeito dos pneus RFT: muito duros e "batem" forte em qualquer buraco ou pequena depressão. Primeira alteração programada (infelizmente, daqui a bastantes kms ainda): pneus RFT out.

Relativamente ao motor, simplesmente fantástico. Muito linear e sempre muito forte. Um barulho de funcionamento que faz esquecer o facto de ser a diesel (comparativamente a um 4 cilindros). Em conjunto com a caixa auto acho que funciona muito bem, pois esta aproveita bem o que o motor tem para dar, dependendo das situações. Nota-se claramente diferenças nos regimes de troca de mudança em modo auto, dependendo das condições da estrada (subir, plano, descer) e do tipo de condução (mais calma, ou mais agressiva).
O condutor é que ainda precisa de se habituar a algumas coisas, como seja o uso do efeito kick-down. Em diversas ocasiões me aconteceu, em estrada nacional, ir a 70/80km/h e, para fazer uma ultrapassagem, carregar demais no acelerador e a caixa reduzir de imediato duas relações. O carro dispara e rapidamente vamos nos 150km/h sem querer.

Neste momento, devido à montagem do alarme (que ainda não está concluída, pois, das duas uma: ou o electricista é nabo ou estes carros são muito complicados), a média no CB foi apagada. Depois de ter atestado neste fim de semana pude calcular a média do último depósito: 8,7l/100, com alguma cidade pelo meio, o que me parece um consumo bastante razoável para o carro que é.

Cumps,
Última edição por pmgoliv em 16 ago 2011, 17:02, editado 5 vezes no total.

Silvio
Membro Junior
Registado: 27 mar 2005, 19:25
O meu Carro:: BMW E91 ///M

Re: BMW 530d Touring E61 LCI

Mensagem por Silvio »

Uma excelente máquina sem duvida! Os meus parabens pela aquisição. Em relação a mods pouco tens a fazer, porque a carrinha já é belissima assim, mas qualquer das formas há sempre qualquer coisa a fazer nos nossos meninos. :fixe

Abraço
VENDO / COMPRO / TROCO JOGOS PLAYSTATION 3 & ACESSÓRIOS
VENDO CONSOLAS PLAYSTATION 3 *PS3*
http://www.olx.pt/userlistings/1213662

BMW 320CD - Para Sempre na Memória
BMW 320D E91 ///M a Rolar

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

parabens.... sempre bem vindo maquinas como esses 530d :fixe

um conselho... os serie 5 com kit m possuem suspensao/amortecedor adequados a pneus runflat.

se um dia colocares non run flat o carro vai ficar a curvar pior porque vai adornar muito.

se tirares os runflat aconselho a mudares a suspensao do carro.. o que por 300 euros metes umas molas porreiras.. apesar de uns coiloversa fazem a tua carrinha ficar um tgv :fixe
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

pmgoliv
Membro Juvenil

Mensagem por pmgoliv »

giwasa Escreveu:parabens.... sempre bem vindo maquinas como esses 530d :fixe

um conselho... os serie 5 com kit m possuem suspensao/amortecedor adequados a pneus runflat.

se um dia colocares non run flat o carro vai ficar a curvar pior porque vai adornar muito.

se tirares os runflat aconselho a mudares a suspensao do carro.. o que por 300 euros metes umas molas porreiras.. apesar de uns coiloversa fazem a tua carrinha ficar um tgv :fixe
Acredito que tenhas razão. Normalmente as coisas são pensadas em conjunto.
Mas não gosto nada dos pneus RFT. Batem muito nos pequenos buracos.
E aqueles em particular zunem que se fartam a rolar.

tuningtop
Membro Iniciado
Registado: 05 fev 2008, 19:01

Mensagem por tuningtop »

ola, Parabens pela carinha, podes dizer-nos se compensa ainda ir buscar a alemanha. os impostos a pagar ca quanto da?

pmgoliv
Membro Juvenil

Mensagem por pmgoliv »

tuningtop Escreveu:ola, Parabens pela carinha, podes dizer-nos se compensa ainda ir buscar a alemanha. os impostos a pagar ca quanto da?
Boas.

O compensar é relativo. Depende do carro, uma vez que o imposto a pagar depende agora da cilindrada e das emissões CO2. Também depende muito se é um carro com muita procura ou não. E depende se existe oferta. Com as características da minha 530d, a oferta nacional era muito reduzida.

Quanto a imposto a pagar, como diz o outro, é fazer as contas, considerando a cilindrada e o CO2. Neste caso em concreto estamos a falar de 14500 biscas.

pmgoliv
Membro Juvenil

Mensagem por pmgoliv »

tuningtop Escreveu:ola, Parabens pela carinha, podes dizer-nos se compensa ainda ir buscar a alemanha. os impostos a pagar ca quanto da?
Boas.

O compensar é relativo. Depende do carro, uma vez que o imposto a pagar depende agora da cilindrada e das emissões CO2. Também depende muito se é um carro com muita procura ou não. E depende se existe oferta. Com as características da minha 530d, a oferta nacional era muito reduzida.

Quanto a imposto a pagar, como diz o outro, é fazer as contas, considerando a cilindrada e o CO2. Neste caso em concreto estamos a falar de 14500 biscas.

-- Quinta Set 02, 2010 3:58 pm --

Boas.

Relativamente à máquina, nada de especial a apontar. Neste fds levou com mais 500km em cima e tudo a rolar impecável. Anda que é um tiro e a rolar tem um consumo perfeitamente aceitável. Nesta viagem, com pequenas deslocações pelo meio, fez 8,1lt/100 de média. Agora que voltei ao dia-a-dia, com mais cidade, a média sobe logo bastante.

Aproveitei algum tempo livre para fazer um tratamento à pele dos bancos, que ficaram visivelmente com melhor aspecto.

Entretanto, e finalmente, depois de várias peripécias em relação à montagem (o electricista não estava muito dentro da nova geração de carros e de alarmes can-bus), já tenho um alarme Cobra can-bus a funcionar no carro, através do sistema do carro (sem comandos adicionais). Eventualmente mais psicológico do que real, fico mais descansado assim.

Cumps,

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Boa Maquina como foi dito pouco se pode fzer eles jà sao Bonitos :inlove
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

pmgoliv
Membro Juvenil

Mensagem por pmgoliv »

Boas.

Mais 600km feitos de enfiada para ir ao encontro nacional. Tudo 5 estrelas com esta máquina.
Consumo de 7.8lt/100, o que me parece bastante razoável para um bicho de quase 1800kg e 235cv.

Estupidamente, não tenho uma única fotografia do carro no encontro!

wurth
Membro Gold
Registado: 01 out 2006, 13:07
O meu Carro:: E46 320td '02

Mensagem por wurth »

A Touring está bem bonita :fixe

a4a4
Membro Iniciado
Registado: 13 set 2007, 09:44
O meu Carro:: BMW 520d E61/AUDI A4 S-LINE/GOLF V

Mensagem por a4a4 »

"Entretanto, e finalmente, depois de várias peripécias em relação à montagem (o electricista não estava muito dentro da nova geração de carros e de alarmes can-bus), já tenho um alarme Cobra can-bus a funcionar no carro, através do sistema do carro (sem comandos adicionais). Eventualmente mais psicológico do que real, fico mais descansado assim."

Boas, gostava de colocar também na minha carrinha um alarme sem comandos adicionais.
podes me indicar quem o faz, onde faz e preços? se preferires podes mandar PM.

na BMW pedem me 450 euros.

pmgoliv
Membro Juvenil

Mensagem por pmgoliv »

a4a4 Escreveu: Boas, gostava de colocar também na minha carrinha um alarme sem comandos adicionais.
podes me indicar quem o faz, onde faz e preços? se preferires podes mandar PM.

na BMW pedem me 450 euros.
Boas.
Esses 450 euros não me espantam. Tinha ideia que andava por volta desses valores. Por isso estava para mim fora de hipóteses colocar um original.

Este alarme Cobra acho que cumpre perfeitamente os objectivos. Tem centralina can-bus que se liga directamente ao carro, não precisando de grandes mexidas para instalar.
Suponho que haja melhor, mas considero-o mais que suficiente para o objectivo.
O alarme ficou-me em 150 euros e a montagem em 80, o que dá um total de 230 euros. É só metade do preço do original.

Quanto a sítios, eu não te vou recomendar o sítio onde montei o meu. Aquilo no final ficou 5 estrelas, mas foram muitas peripécias até ficar OK. Felizmente depois estive lá com o carro com o representante da Cobra e esclareceu-se tudo (afinal o facto de não ter ficado logo a funcionar tinha apenas a ver com configurações).

Abraço,

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

pmgoliv Escreveu:Boas.

Mais 600km feitos de enfiada para ir ao encontro nacional. Tudo 5 estrelas com esta máquina.
Consumo de 7.8lt/100, o que me parece bastante razoável para um bicho de quase 1800kg e 235cv.

Eu tenho uma ou duas, mas tenho que "limpar" a matrícula primeiro ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

pmgoliv
Membro Juvenil

Mensagem por pmgoliv »

JPimpao01 Escreveu:
pmgoliv Escreveu:Boas.

Eu tenho uma ou duas, mas tenho que "limpar" a matrícula primeiro ;)
Ok. Agradeço que apagues a matrícula primeiro.
Depois posta aqui se não for incómodo.

Obrigado.
Abraço,
Pedro.

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Re: BMW 530d Touring E61 LCI ///M

Mensagem por ode_joy »

Linda! :inlove
Imagem