Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
Moderador: Staff
- afreitas
- Membro Juvenil
- Mensagens: 136
- Registado: 27 nov 2006, 17:18
- O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
- Localização: Funchal / Madeira
Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
Caros Amigos,
Hoje aventurei-me numa reprogramação do meu automóvel. Trata-se de um 530d Touring de 2002.
Ora bem, no banco de testes informaram-me que o carro tinha 192 cv. mas com a reprogramação passou a ter cerca de 194. Aumentaram o binário dado-lhe mais cerca de 100 N.
Senti uma grande diferença no arranque do automóvel e na respectiva passagem das velocidades.
Informaram-me que pelo facto do meu carro ser de caixa automática não era aconselhável "esticar" mais, para não haver haver problemas com o turbo e com outras coisas.
Disseram-me também que pelo facto de o carro ser de caixa automática o teste em 4 velocidade parecia que tinha um over drive (não sei se é verdade) - peço que me ajudem a esclarecer este aspecto.
Verificaram o filtro de ar, (e eu tb) e estava negro a necessitarem de substituição com urgência.
Que marca é modelo me aconselham? Informaram-me que agora devia colocar um bom filtro que poderia ganhar mais uns cavalos - isto é possível??
Amanhã público o resultado do teste.
As minhas considerações:
- achei que consome menos;
- achei que o carro está mais rápido e as passagens de caixa estão mais velozes;
- não faz fumo
Tenho apenas 50 km feitos.
Espero as vossas considerações e opiniões acerca do que revelem!
Um abraço,
Hoje aventurei-me numa reprogramação do meu automóvel. Trata-se de um 530d Touring de 2002.
Ora bem, no banco de testes informaram-me que o carro tinha 192 cv. mas com a reprogramação passou a ter cerca de 194. Aumentaram o binário dado-lhe mais cerca de 100 N.
Senti uma grande diferença no arranque do automóvel e na respectiva passagem das velocidades.
Informaram-me que pelo facto do meu carro ser de caixa automática não era aconselhável "esticar" mais, para não haver haver problemas com o turbo e com outras coisas.
Disseram-me também que pelo facto de o carro ser de caixa automática o teste em 4 velocidade parecia que tinha um over drive (não sei se é verdade) - peço que me ajudem a esclarecer este aspecto.
Verificaram o filtro de ar, (e eu tb) e estava negro a necessitarem de substituição com urgência.
Que marca é modelo me aconselham? Informaram-me que agora devia colocar um bom filtro que poderia ganhar mais uns cavalos - isto é possível??
Amanhã público o resultado do teste.
As minhas considerações:
- achei que consome menos;
- achei que o carro está mais rápido e as passagens de caixa estão mais velozes;
- não faz fumo
Tenho apenas 50 km feitos.
Espero as vossas considerações e opiniões acerca do que revelem!
Um abraço,
André Rodrigo de Freitas
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Mensagens: 1883
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
- Localização: Alentejo
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
Passou de 192 cv para 194 ?
Fizeram teste antes da repro ou esses 192 são os anunciados ?
Cá por mim esses 192cv são os anunciados, mas não estavam lá... nem de perto, o que significa que algo não estava (nem está) bem e devia ser visto, ou que já havia falta de burros...
Pois não acredito que se faça uma repro e se ganhe 2 cv...
Duvido que gaste menos, pelo menos que seja perceptível em 50 kms...
Numa repro aumentas o débito de gasóleo e aumenta-se a pressão do turbo, só por si tem de gastar mais... pode é ser bem aproveitado, mas não é em 50kms que se nota isso.
é normal que esteja mais rapido, mas acho que com 50kms feitos é cedo para tirar conclusões, mas obviamente isso tem de se notar.
algum fumo terá que fazer... já fazia dantes né... a tendência será fazer um pouco mais... ou igual...
Bom era teres um teste do antes e outro do depois...
Penso que numa repro deverias ganhar 20 ou 30 cv se não for abusada... agora 2 cv...
Fizeram teste antes da repro ou esses 192 são os anunciados ?
Cá por mim esses 192cv são os anunciados, mas não estavam lá... nem de perto, o que significa que algo não estava (nem está) bem e devia ser visto, ou que já havia falta de burros...
Pois não acredito que se faça uma repro e se ganhe 2 cv...
Duvido que gaste menos, pelo menos que seja perceptível em 50 kms...
Numa repro aumentas o débito de gasóleo e aumenta-se a pressão do turbo, só por si tem de gastar mais... pode é ser bem aproveitado, mas não é em 50kms que se nota isso.
é normal que esteja mais rapido, mas acho que com 50kms feitos é cedo para tirar conclusões, mas obviamente isso tem de se notar.
algum fumo terá que fazer... já fazia dantes né... a tendência será fazer um pouco mais... ou igual...
Bom era teres um teste do antes e outro do depois...
Penso que numa repro deverias ganhar 20 ou 30 cv se não for abusada... agora 2 cv...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 7092
- Registado: 15 jun 2007, 23:56
- O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
- Localização: PORTUGAL (frança)
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
Ir reprogramar o carro sem um filtro novo :naonao .
Agora ganhares 2cv e sentes diferença :think
Agora a serio mete um filtro normal muda o oleo pois se o filtro estava nesse estado imagino que nao tens mudado o oleo
De facto essa caixa nao è muito famosa mandei arranjar a minha à pouco tempo num X5 3.0d paguei 3500€, tambem està reprogamado com um Chip.
Vai dando novidades
Agora ganhares 2cv e sentes diferença :think
Agora a serio mete um filtro normal muda o oleo pois se o filtro estava nesse estado imagino que nao tens mudado o oleo
De facto essa caixa nao è muito famosa mandei arranjar a minha à pouco tempo num X5 3.0d paguei 3500€, tambem està reprogamado com um Chip.
Vai dando novidades
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
tambem nunca vi fazer uma repro para ganhar 2cv!!!
para ganhar 2cv nem compensa um investimento minimamente.
meter mais 100nm está correcto, o que não está correcto é a parte dos 2cv.
a ser verdade isso está ai uma grande aldrabisse.
para ganhar 2cv nem compensa um investimento minimamente.
meter mais 100nm está correcto, o que não está correcto é a parte dos 2cv.
a ser verdade isso está ai uma grande aldrabisse.
marcopires@clubebmwportugal.com
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- afreitas
- Membro Juvenil
- Mensagens: 136
- Registado: 27 nov 2006, 17:18
- O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
- Localização: Funchal / Madeira
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
Caros Amigos,
Aqui vai uma explicação mais detalhada e com documentos sobre o sucedido!
O carro de origem e segundo o livrete tem de potência útil máxima, cerca de 135,0 Kw, que convertido para CV - é só multiplicar por 1,4 dá cerca de 189 CV. Ou seja, o carro deve ter vindo de fábrica com 189 CV.
Depois do primeiro teste, que aqui fica representado a azul, informaram-me que o carro tinha 192 Cv e que depois da reprogramação tinha ficado com 196. Assim sendo, o carro ficou a contar com mais 5 CV!!!
Num segundo teste ai já solicitado por mim, a coisa foi alterada e passou então para os 199 Cv (acho que me tinha esquecido de escrever isto no post inicial) e infelizmente não tenho o segundo teste, que já fora pedido à empresa.
O torque é que subiu, conforme podem verificar de 516.7 Nm para 614 Nm às 1950 rpm.
Após o segundo teste, verificaram o filtro do ar e ai é que me informaram que o mesmo estava necessitado de substituição. Disseram-me igualmente que deveria mudar o filtro de combustível (filtro de gasóleo) - o que farei oportunamente.
Mesmo assim considero que o carro ficou mais rápido.
Atendendo a que se pode editar o ficheiro a carregar para este meu carro, gostaria das vossas opiniões atendendo a que o veículo tem cerca de 147 mil Km, é de caixa automática de 5 velocidades.
Aqui vai uma explicação mais detalhada e com documentos sobre o sucedido!
O carro de origem e segundo o livrete tem de potência útil máxima, cerca de 135,0 Kw, que convertido para CV - é só multiplicar por 1,4 dá cerca de 189 CV. Ou seja, o carro deve ter vindo de fábrica com 189 CV.
Depois do primeiro teste, que aqui fica representado a azul, informaram-me que o carro tinha 192 Cv e que depois da reprogramação tinha ficado com 196. Assim sendo, o carro ficou a contar com mais 5 CV!!!
Num segundo teste ai já solicitado por mim, a coisa foi alterada e passou então para os 199 Cv (acho que me tinha esquecido de escrever isto no post inicial) e infelizmente não tenho o segundo teste, que já fora pedido à empresa.
O torque é que subiu, conforme podem verificar de 516.7 Nm para 614 Nm às 1950 rpm.
Após o segundo teste, verificaram o filtro do ar e ai é que me informaram que o mesmo estava necessitado de substituição. Disseram-me igualmente que deveria mudar o filtro de combustível (filtro de gasóleo) - o que farei oportunamente.
Mesmo assim considero que o carro ficou mais rápido.
Atendendo a que se pode editar o ficheiro a carregar para este meu carro, gostaria das vossas opiniões atendendo a que o veículo tem cerca de 147 mil Km, é de caixa automática de 5 velocidades.
André Rodrigo de Freitas
- afreitas
- Membro Juvenil
- Mensagens: 136
- Registado: 27 nov 2006, 17:18
- O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
- Localização: Funchal / Madeira
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
André Rodrigo de Freitas
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Mensagens: 1883
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
- Localização: Alentejo
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
anunciar 189cv e ter 192 é perfeitamente normal e bom sinal, significa que está tudo nos conformes.
Agora fazer uma repro e ganhar 8 cv...
Estou com o Marco, isso não compensa o investimento, o que notas é o torque que aumentou daí sentires o carro mais forte, mas 8 cv...
Isso não pode estar bem...
Agora fazer uma repro e ganhar 8 cv...
Estou com o Marco, isso não compensa o investimento, o que notas é o torque que aumentou daí sentires o carro mais forte, mas 8 cv...
Isso não pode estar bem...
- AMS
- Membro Senior
- Mensagens: 775
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
- Localização: Setúbal
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
De origem tem 193cv e 410nm.
O teu deu os 193 mas de binário 517nm e a seguir sobe 6 cv e 100nm de binário.
Há aí qualquer coisa que não está bem...
O teu deu os 193 mas de binário 517nm e a seguir sobe 6 cv e 100nm de binário.
Há aí qualquer coisa que não está bem...
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
- afreitas
- Membro Juvenil
- Mensagens: 136
- Registado: 27 nov 2006, 17:18
- O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
- Localização: Funchal / Madeira
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
Caros amigos,
Telefonei para lá e falei com o engenheiro mecânico, que é meu amigo pessoal desde o tempo da Faculdade. Pedi-lhe para explicar melhor e com detalhe esta reprogramação feita por ele próprio.
Informou-me do seguinte (resultados finais):
No livrete 181 cv (135kW), conseguiu colocar mais 17 cv e ficou com 198.
Como não percebo nada, questiono quem percebe se isto está correcto?
Telefonei para lá e falei com o engenheiro mecânico, que é meu amigo pessoal desde o tempo da Faculdade. Pedi-lhe para explicar melhor e com detalhe esta reprogramação feita por ele próprio.
Informou-me do seguinte (resultados finais):
No livrete 181 cv (135kW), conseguiu colocar mais 17 cv e ficou com 198.
Como não percebo nada, questiono quem percebe se isto está correcto?
André Rodrigo de Freitas
- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
Ora bem, se o carro é de 2002, é o E39 530d de 193cv...
Depois, o teu amigo que te explique porque é que as linhas da potência têm aquelas quebras/variações.
Acho normal que sintas diferença (especialmente em baixas) na resposta do carro.
É capaz de estar mais equilibrado e linear, mas com esse motor/turbo, podia estar bem melhor.
Depois, o teu amigo que te explique porque é que as linhas da potência têm aquelas quebras/variações.
Acho normal que sintas diferença (especialmente em baixas) na resposta do carro.
É capaz de estar mais equilibrado e linear, mas com esse motor/turbo, podia estar bem melhor.
BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui
Still&Motion - Sunday Funday
"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- afreitas
- Membro Juvenil
- Mensagens: 136
- Registado: 27 nov 2006, 17:18
- O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
- Localização: Funchal / Madeira
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
Caro Amigo,ode_joy Escreveu:Ora bem, se o carro é de 2002, é o E39 530d de 193cv...
Depois, o teu amigo que te explique porque é que as linhas da potência têm aquelas quebras/variações.
Acho normal que sintas diferença (especialmente em baixas) na resposta do carro.
É capaz de estar mais equilibrado e linear, mas com esse motor/turbo, podia estar bem melhor.
O carro é de 2002, é o E39 530d Touring de caixa automática e no livrete diz que tem 135 kw de potência portanto 181 cv.
As quebras de potência devem-se (segundo ele) ao facto de caixa ser automática. O teste foi feito em 4 velocidade, e o que acontece é que ele vai acelerando e quando chega a uma determinada velocidade ele parece que muda de velocidade mas verifica-se no quadrante que ele mantém-se em 4 !!!
O meu amigo perguntou-me se este carro tem "over drive" ao que não sei!
A coisa foi mal feita???
Aguardo os vossos comentários
André Rodrigo de Freitas
-
- Membro Gold
- Mensagens: 3811
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
- Localização: lx & arredores
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
135*1,36=184cv. Até porque não existe versão de 181cv do motor M57.
Em relação ao teste de potência, parece-me que ou o banco ou o ficheiro (a repro) têm algo de errado.. Se não ambos. No entanto, olhando para o teste original em que os valores são dentro do esperado, apontaria em 1º lugar para o ficheiro mesmo.
As oscilações no gráfico podem ser do conversor de binário a "trancar", caso este em causa tenha essa funcionalidade.
Em relação ao teste de potência, parece-me que ou o banco ou o ficheiro (a repro) têm algo de errado.. Se não ambos. No entanto, olhando para o teste original em que os valores são dentro do esperado, apontaria em 1º lugar para o ficheiro mesmo.
As oscilações no gráfico podem ser do conversor de binário a "trancar", caso este em causa tenha essa funcionalidade.
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Mensagens: 1883
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
- Localização: Alentejo
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
O primeiro teste não é o file original.cap Escreveu:135*1,36=184cv. Até porque não existe versão de 181cv do motor M57.
Em relação ao teste de potência, parece-me que ou o banco ou o ficheiro (a repro) têm algo de errado.. Se não ambos. No entanto, olhando para o teste original em que os valores são dentro do esperado, apontaria em 1º lugar para o ficheiro mesmo.
As oscilações no gráfico podem ser do conversor de binário a "trancar", caso este em causa tenha essa funcionalidade.
Tanto um como outro são com repro, não foi feito nenhum teste stock, o que é pena...
Isto pelo que entendi
-
- Membro Gold
- Mensagens: 3811
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
- Localização: lx & arredores
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
Pois, é possível que assim seja. Mantenho a opinião, a menos que se venha a ver que o carro tem algum orgão mecânico que não está a 100%.
- afreitas
- Membro Juvenil
- Mensagens: 136
- Registado: 27 nov 2006, 17:18
- O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
- Localização: Funchal / Madeira
Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002
Caros Amigos,
De facto não sei se fizeram um teste prévio, ou seja, quando o carro lá chegou.
O que é facto é que o carro tem neste momento 198 Cv, para os inicias 184 Cv e tem mas 100 e tal Nm de binário. O que se consegue verificar é que os consumos passaram a ficar mais baixos e o carro responde com maior rapidez. Tenho já o segundo teste que vos vou mostrar dentro em breve, com a última programação.
Até já
De facto não sei se fizeram um teste prévio, ou seja, quando o carro lá chegou.
O que é facto é que o carro tem neste momento 198 Cv, para os inicias 184 Cv e tem mas 100 e tal Nm de binário. O que se consegue verificar é que os consumos passaram a ficar mais baixos e o carro responde com maior rapidez. Tenho já o segundo teste que vos vou mostrar dentro em breve, com a última programação.
Até já
André Rodrigo de Freitas