História da serie 5

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

História da serie 5

Mensagem por marco pires »

Antes da serie 5 - os primórdios

Em muitos aspectos, o desenvolvimento da serie 5 seguiu uma filosofia que mais tarde foi tambem adoptada aquando da criação do primeiro serie 3, ambos seguindo uma herança derivada da Neue Klasse que foi apresentada ao publico em 1962 com o modelo 1500 sedan.

Imagem

a Neue Klasse foi o primeiro bmw moderno, com a sua estrutura monocoque, suspensão MacPherson, suspensão traseira independente e um motor de 1.5 litros com 80cv, tornou-se o mais popular bmw da época e o modelo que salvou a bmw da falencia, as suas qualidades bem como o seu design inovador e moderno foram de imediato reconhecidos e aceites pelo publico.

a evolução da gama e a oferta de motores mais potentes era inevitável; em 1966 a bmw apresenta o 1600-2, modelo de duas portas, menor distancia entre eixos e um peso menor que ditavam performances e dinamica superior em relação ao modelo 1500.
em 1968 a bmw faz um upgrade do motor para 2 litros levando a que a designação do modelo passe para 2002, a evolução aplicada neste modelo seja em termos de qualidade como de design, foram o embrião para a criação posterior da serie 3.

Imagem

entretanto os modelos de 4 portas continuavam em produção tendo a bmw feito um upgrade dos motores em 1966 para 2 litros de cilindrada e 100cv para o modelo 2000

Imagem

finalmente em 1968 a bmw lança uma nova gama de sedans executivos equipados com motores de 6 cilindros em linha completamente novos, vendidos sob a designação 2500 quando equipados com a variante de 2.5 L e sob a designação 2800 L quando equipados com a variante de 2.8 L, a designação interna denominava-se por E3

Imagem

no inicio dos anos 70 a Neue Klasse estava visivelmente envelhecida quando comparada com a concorrencia que demonstrava toda uma nova gama de modelos mais adaptados aos novos anos 70.
o 2002 continuava a vender, contudo era altura de substituir as versões de 4 portas por um novo modelo, mais moderno e apelativo a uma nova década, a bmw decidiu fazê-lo criando um carro significativamente maior que o 2002 por forma a distingui-lo no mercado, ao mesmo tempo a bmw criava espaço para este novo modelo sem canibalizar as vendas do sedan E3 que viria mais tarde a dar origem ao serie 7

nascia assim o serie 5!

Primeira geração (1972-1981): o E12

Imagem

o primeiro serie 5 não era de facto um modelo com dimensões muito inferiores ás do E3, modelo esse que foi comercializado durante grande parte do tempo de vida do E12, com uma distancia entre eixos de 263.7 cm e um comprimento total de 462 cm, o E12 era 11.9 cm maior que o sedan 2000 e apenas 7.9 cm menor que o sedan E3.

considerando que durante o primeiro ano de produção o modelo oferecia apenas um motor, desta feita um 2.0 L a carburador com 115cv ou 125cv na versão de injecção electrónica, o primeiro serie 5 era submotorizado, como tal a bmw a adiou a sua apresentação em alguns mercados, como seja o norte americano, em 1974 no mercado europeu a bmw lança uma versão de 1.8L designada 518, com 90cv e carburador.

mecanicamente o E12 não possuia grandes inovações; a suspensão frontal adoptava um sistema MacPherson igual ao anterior modelo 2000 e a suspensão traseira um sistema de semi-braço.

Imagem

por outro lado a estrutura era incrivelmente resistente à torção e o sistema de travagem equipado com discos ás 4 rodas era super eficiente, a juntar a isto o trabalho na insonorização garantia que este era o bmw mais silencioso e isolado dos ruidos exteriores construido até à altura.

Imagem

ainda assim, o E12 trazia consigo algumas novidades para a bmw; foi o primeiro modelo a incluir a nomenclatura dos vários modelos que ainda é usada hoje em dia (numero da serie seguido por dois numeros designando a motorização), foi tambem o primeiro modelo construido por forma a acomodar tanto motores de 4 cilindros como de 6 cilindros, e por ultimo, era um modelo simples e barato de produzir em comparação com outros modelos da bmw, o que levou a enormes lucros para a marca sem que isso se reflectisse no avanço tecnológico em relação ao modelo anterior.

este modelo inaugurou tambem uma nova linguagem estilistica da marca que seria aplicada nos novos modelos que viriam a ser lançados posteriormente, tendo sido fundamental nesse campo a transição de uma imagem de modelos deselegantes e mal dimensionados, para uma imagem de luxo e elegancia aliados a desportividade.

em 1977 a bmw lança a versão 528i equipada com um motor de SOHC de 2.8 Litros e 176cv colocando assim o modelo num patamar elevado em relação aos seus concorrentes, com este motor a bmw tinha agora um modelo potente super suave aliado a uma caixa de velocidades Getrag que aproveitava na plenitude tudo aquilo que o motor tinha para oferecer, o 528i era um exemplo de potencia e bom gosto.

apesar das suas qualidades, o 528i não foi um sucesso imediato, em 1977 dá-se um pequeno restyling com a grelha frontal a ganhar uma nova dimensão e os farolins redesenhados e a aumentarem de tamanho, com estas pequenas mas importantes mudanças a bmw continuou a manter o carro competitivo durante os proximos dois anos.

em 1979 o motor 2.8i baixa a potencia para 169cv devido à introdução de um catalizador bem como uma gestão electronica direccionada para o cumprimento das novas normas ambientais, ao mesmo tempo passa a equipar uma nova caixa 5 velocidades que veio trazer mais economia e prazer na condução.

é tambem em 1979 que a divisão M lança o seu primeiro modelo acessível ao grande publico, o M535i.

Imagem

equipado com uma versão 3.5L do 6 cilindros, este motor debitava 218cv e foi a base de lançamento para todos os futuros modelos da divisão Motorsport.

durante o ano de 1980 e 1981 pequenas mudanças foram feitas no E12, mas estava clara a necessidade de a serie 5 evoluir para um novo modelo.

Segunda geração (1982-1988): o E28

substituir um carro como o E12 que para alem do sucesso, marcou um ponto de viragem na gama bmw é sempre dificil, é portanto compreensível que a primeira abordagem tenha sido a continuidade de um design conservador para o novo modelo.

Imagem

para alguns inclusive, as diferenças eram tão poucas que mal conseguiam distinguir o novo modelo do anterior, o para-brisas, tecto do carro e portas eram por exemplo, elementos transferidos do anterior E12 para o novo E28.
a principal mudança encontrava-se no terceiro volume do carro, o oculo e o porta malas eram agora mais musculados, em contra ponto com o aspecto mergulhante da primeira serie, mas tambem na frente verificavam-se mudanças, o capot era novo e já não "caía" sobre os guarda-lamas e uma grelha mais aerodinamica.

Imagem

enquanto o design exterior era uma evolução do anterior modelo, o que se encontrava por baixo da carroçaria reflectia um enorme avanço em relação ao seu predecessor.
o uso de novos materiais e técnicas de construção reduziram o peso do conjunto em cerca de 90kg.
o interior foi totalmente redesenhado para ser mais ergonómico, eficiente e seguro, tendo sido reduzido ao máximo possivel as arestas e a inclusão em larga escala de materiais moles e almofadados, finalmente, novos sistemas electrónicos foram adoptados, tais como o indicador de intervalo de revisões e o sistema ABS como opção.

Imagem

a suspensão era uma evolução do E12, incluindo agora duplo pivot na frente e molas angulares e na traseira uma ligação transversal com muito melhor geometria do que anteriormente, a distancia entre eixos era cerca de 1.3cm inferior ao E12.

a grande mudança deste modelo deu-se com a introdução de um novo motor de 2.7L "eta" com a designação de 525e, este motor era um paradigma de economia e emissões, apesar disso o altamente comprimido 2.7 tinha um red line bastante baixo e uma potencia de apenas 121cv aliado a uma caixa de velocidades longa, tornavam este modelo claramente submotorizado.

Imagem

em 1983 a bmw lança o seu primeiro motor diesel, e é o E28 o primeiro modelo a o equipar com as designações 524d e 524td, com 2.4L 6 cilindros e 85cv na versão atmosférica e 115cv na versão turbo, este era um motor derivado directamente dos pequenos blocos de 6 cilindros a gasolina, na versão turbodiesel era à altura um dos mais performantes diesel do mundo.

em 1985 é apresentada a versão 535i, com um motor de 3.4L e 218cv(188cv com catalisador), este era o E28 mais potente na sua versão normal, nesse mesmo ano surge o M5, com um motor 3.5L de 24 válvulas e 286cv tornou-se de imediato uma lenda e o primeiro de uma linhagem de modelos que fariam história.

Imagem

em 1986 é oferecido de serie o sistema ABS para o 525i e todas as versões superiores e tambem para o 524td.

o E28 que tinha sido uma evolução do E12, e apesar das suas qualidade, é nos finais dos anos 80 um carro envelhecido, por estar altura a bmw à algum tempo que preparava o sucessor, que ao contrário do E28 não seria tanto uma evolução do anterior modelo, mas sim uma revolução total....e que evolução!

Terceira geração (1988-1996) o E34

Com o ano de 1988 surge uma nova geração da serie 5, e este é verdadeiramente um novo veiculo.
com uma plataforma e suspensões inteiramente novas, o espaço interior aumenta significativamente e é um passo de gigante em termos de sofisticação, refinamento, performances e conforto geral.
tão bem como o E12 e o E28 fizeram, foi o E34 que calou definitivamente as vozes criticas, esta era uma maquina que foi levada a sério e um serio concorrente ao galardão de melhor carro do mundo.

Imagem

grande parte da estrutura e componentes do E34 foram usados primeiramente na serie 7 E32, estes incluiam a suspensão frontal MacPherson totalmente revista e a nova suspensão traseira multilink, o mais impressionante foi a forma como o E34 pegou na solidez e pose do serie 7, e a transferiu para um conjunto mais pequeno e dinamico com beneficios ao nivel da manobrabilidade.

Imagem

o E34 possuía todas as qualidade inerentes à serie 7 com a imagem dinamica e atlética do serie 3, era em todos os sentidos um carro impressionante.

era tambem um veiculo extremamente bem conseguido em termos de design; os flancos eram ligeiramente curvos e a aerodinamica fazia inveja aos concorrente com o CX entre 0.30 e 0.32, o formato dos vidros das portas era dos poucos elementos transpostos do anterior modelo, tudo o resto era novo.

as motorizações variavam entre o pequeno 4 cilindros de 1.8L e 113cv do 518i, e o majestoso V8 de 4.0L e 285cv do 540i, o M5 equipava um 6 em linha 3.5L com 315cv, ficando disponivel a partir de 1991 uma variante 3.8l do mesmo motor com 340cv.

as versões diesel continuavam entregues ao 2.4l TD de 115cv, contudo a partir de 1991 a bmw lança um novo motor turbodiesel de altas performances com 2.5L e 143v este motor foi durante anos uma referencia em termos de performances, e à data dos poucos diesel a ultrapassarem a fasquia dos 200km/h de velocidade máxima, havia ainda uma versão sem intercooler que debitava 115cv, em termos de designação foram rotuladas como 525tds e 525td respectivamente.

Imagem

em 1994 o E34 sofre um pequeno restyling frontal, com o duplo rim mais largo e outros pequenos pormenores, neste mesmo ano a versão 540i passa a contar com uma caixa de 6 velocidades e suspensão Motorsport.

1995 foi o derradeiro ano para o E34, um carro considerado como um dos melhores jamais feitos pela bmw, por esta altura um novo modelo estava à porta.

Quarta geração (1995-2003) o E39

o E28 foi em grande parte uma evolução do E12, já o E39 foi uma visão refinada do E34, virtualmente maior em todos os sentidos, a grande inovação mecanica surgiu ao nivel da suspensão onde grande parte da sua estrutura era agora de alumínio invês de aço.
combinando esta solução para redução dramática do peso suspenso e uma direcção de pinhão e cramalheira, o resultado foi o chassis mais dinamico de sempre.
a estrutura apresentava uma rigidez notável não tendo havido alterações a esse nivel do modelo seguinte, a própria estrutura foi concebida informáticamente com o objectivo separar as várias frequencias de forma a que o som e vibrações não penetrassem no habitáculo.

Imagem

baseado fortemente na serie 7, o E39 exibia uma panóplia tecnológica invejável, possuindo o novo conceito de Flexible Electronics Design que permitia um upgrade fácil dos vários equipamentos do carro, de resto, grande parte do funcionamento da viatura estava informatizada, permitindo dar ao condutor informação de qualquer anomalia, foi tambem disponibilizado pela primeira vez um sistema de navegação GPS.

este era tambem o serie 5 mais seguro de sempre, equipado de serie com air-bag de condutor e passageiro, air-bags laterais e a partir de 1998 com air-bags de cortina, possuia ainda controle de estabilidade, o E39 é considerado por muitos o melhor bmw de sempre.

Imagem

os motores a gasolina variavam entre os 6 em linha, a começar no 520i com 2.0L e 150cv, até ao V8 4.4L com 286cv.

o M5 montava pela primeira vez um V8 5.0L com 400cv.

as versões diesel começaram primeiramente por montar o mesmo 2.5td e tds do E34, surgindo em 1998 um totalmente novo 3.0L com 184cv common rail e em 2000 uma variante do mesmo motor com 2.5L e 163cv, nesse mesmo ano surge uma versão 520d equipada com o 4 cilindros 2.0L com 136cv, este foi aliás, o unico 4 cilindros que o E39 usou em termos absolutos.

Imagem

em 2001 surge um restyling com os novos farois angel eyes, duplo rim redesenhado, novos para-choques e na traseira farolins LED wave-guide e piscas em branco.
a nivel de electronica foram feitos vários upgrades, onde se destaca um sistema de ar condicionado revisto e melhorado, novo sistema de vidros electricos mais eficiente e fiável, sistema de navegação 16:9 que em 2003 passa a ser gerido por dvd-rom e não por cd-rom.

2003 marca o fim deste notável modelo, apesar disso as versões station continuaram a comercializar-se em 2004, um novo modelo iria agora surgir, será que a bmw conseguiria superar-se?

Quinta Geração (2003-2010) o E60

o E60 nasceu como um carro totalmente novo para o seculo XXI e rompeu com o seu antecessor, o E39 em praticamente todos os aspectos, não só pela sua competencia mecanica bem como por toda uma panóplia tecnológica que em certa medida foi de tal forma inovadora que se tornou controversa.

o design teve a assinatura de David Arcangeli sob a direcção de Chris Bangle, o seu desenvolvimento começou em 1997 sendo aprovado em 2000 e com o seu registo de patentes em 2002.
apresentando uma linguagem estilistica diferente de qualquer outro bmw, o E60 era tambem mais pesado que o E39, o aspecto extravagante não foi do agrado de todos.

Imagem

a tecnologia foi fortemente inspirada na serie 7, tendo mesmo algumas soluções sido directamente transplantadas para o E60, onde se inclui o idrive, sistema ARS, cruise controle activo ACC e o sistema de som Harmon Kardon Logic7, contudo deste equipamento apenas o idrive era de serie.

uma das tecnologias mais intrigantes era o Active Front Steering AFS, um exclusivo do E60 e que variava o rácio da direcção entre 10-para-1 e 20-to-1, dependendo da velocidade da viatura.

Imagem

uma vez mais, o E60 aumentou de tamanho em relação ao anterior modelo, tornando-se o mais espaçoso serie 5 de sempre, contudo o trabalho dos engenheiros da bmw na dinamica do carro minoravam os efeitos de uma carroçaria mais volumosa, este era o serie 5 mais dinamico de sempre.

em termos de interiores a mudança tambem foi radical, a qualidade dos materiais manteve-se em alta, contudo este foi o primeiro serie 5 a abandonar uma das imagens de marca dos interiores de todos os bmw; a consola direccionada para o condutor.
este facto levou a que muitos entusiasta da marca lançassem duras criticas ao design adoptado para o interior, o sistema idrive tambem não convenceu, embora mais pratico de usar que o da serie 7, era ainda assim era frustrante.

Imagem

a segurança para os ocupantes manteve-se inalterada face ao E39, ambos com 4 estrelas nos testes de embate frontal, contudo as motorizações subiram para um patamar até nunca visto, começando com um motor 2.2L de 170cv para a versão 520i, seria em 2007 adoptada uma motorização de 2.0L com a mesma cavalagem mas mais eficiente.

a motorização mais potente pertencia à versão 550i com um motor V8 de 4.8L e 367cv.

Imagem

finalmente em 2005 a bmw lança o M5, equipado com um motor V10 de 5.0L e 507cv, era derivado de tecnologia empregue na formula 1, não só o seu motor como outros componentes, caso da caixa Getrag SMG III.
de facto este motor era uma joia tecnológica que pecava apenas pelo seu consumo elevado, em termos de performances era imbativel dentro do seu segmento quando foi lançado.
nunca nenhum M5 tinha vendido tanto, foram produzidas 20,548 unidades.
foi tambem produzida uma versão M5 touring, algo que não tinha acontecido com o E39

as versões diesel estavam a cargo do motor 2.0L de 4 cilindros com 163cv e em 2007 com 177cv para o 520d.
o 525d equipava um 6 cilindros de 2.5L e 177cv, tendo em 2007 sido alterado para um 3.0L e 197cv, sem que com isso houvesse alteração da nomenclatura.

Imagem

a já famosa versão 530d equipava no E60 um 3.0L de 218cv, passando a ter 231cv em 2005 e finalmente 235cv a partir de 2007.
em 2004 surge um inovador motor diesel de 6 cilindros biturbo 3.0L que debitava 272cv, tendo sofrido um upgrade para 286cv a partir de 2007, este motor era verdadeiramente inovador e oferecia performances de fazer inveja a muitos desportivos a gasolina.

em 2007 o modelo é alvo de um facelift com o lançamento dos LCI (Life Cycle Impulse), as alterações incluiam novo para-choques, farois de nevoeiro redesenhados, novas opticas e farolins, o interior tambem sofreu alterações de pormenor, sistema idrive foi melhorado, avisador de saida de faixa, e sistema Stop and Go, entre outros.

Imagem

2010 é o derradeiro ano para o E60, terminava assim a produção daquele que foi provavelmente o mais controverso serie 5 de sempre, apesar disso as suas qualidade eram inegáveis tendo sido um claro avanço em relação ao seu antecessor, o mercado reconheceu isso e foi desde 2005, lider de vendas no seu segmento.
contudo a concorrencia não perdoa e no final da sua produção, era manifesta a necessidade de um novo modelo.

Sexta geração (2010-actualidade) O F10

Apresentado em Novembro de 2009 e comercializado a partir de 2010, o novo serie F10 desenhado por Adrian Van Hooydonk, apresenta uma imagem mais clássica e elitista à imagem de um serie 7 mais pequeno, o design rompe com o modelo anterior, a mala deixa de ter a caracteristica aba Bangle e um Hofmeister kink mais prenunciado, alguns pormenores como sejam as portas vão buscar inspiração ao E39, e o design interior recupera a consola orientada para o condutor, algo que não acontecia no modelo anterior e que tantas criticas causou.

Imagem

apesar do seu design puramente bmw, as opiniões dividem-se e algumas criticas surgiram acusando o modelo de ter linhas demasiado conservadoras e muito proximas do serie 3 E90, por outro lado a versão touring do modelo é considerada a mais bela carrinha da bmw desde sempre.
fortemente inspirado no serie 7 F01, partilha com este os mais variados componentes electrónicos, bem como o chassis e os bancos, mas difere na qualidade dos materiais usados.

com a maior distancia entre eixos do segmento, 2,968mm, o modelo apresenta-se como o mais espaçoso serie 5 de sempre.

Imagem

apostando fortemente na tecnologia, este usa-a de forma massiva, e apresenta alguma novidades, entre as quais ser o primeiro BMW a estacionar-se sozinho, direcção activa integral, bem como toda uma panóplia de ajudas electronicas ao condutor, este é tambem o primeiro serie 5 a ter 5 estrelas nos testes de embate frontal.

a lista de equipamento é quase infindável, e opções tais como, climatização de 4 zonas, minibar, cortinas electricas nas portas traseiras, mesa retráctil e assentos full confort totalmente electricos, é algum do muito equipamento disponível.

os interiores são de luxo e ao contrário anterior modelo, evocam uma linguagem de elitismo e classicismo, relegando para segundo plano um design mais desportivo.

Imagem

as motorizações passaram a apostar fortemente nos turbos como forma de promover mais potencia, e neste aspecto a bmw tem uma história curiosa, pois tendo sido a primeira marca europeia, uma das primeiras do mundo a usar um turbocompressor (2002 turbo), foi provavelmente uma das ultimas a optar por esta solução de forma massiva.

o modelo de entrada é o 520i com um motor 2.0L de 184cv, enquanto a motorização mais musculada designada por 550i, aposta num V8 4.4L de 408cv.

as versões diesel são vastas e oferecem vários patamares de potencia, começando pelo 520d com um motor 2.0L de 184cv, seguido pela versão 525d que curiosamente utiliza tambem um 2.0L de 4 cilindros, algo inédito no 525d, a potencia é de 218cv.

Imagem

o já habitual 530d monta um 3.0L com 258cv, enquanto o 535d vê a sua potencia subir para os 313cv.

entretanto e pela primeira vez a divisão M mete as mãos num diesel, para assim lançar aquele que é até ao momento o mais potente bmw a gasoleo de sempre, trata-se do M550d X, mantendo os mesmos 3.0L e 6 cilindros, este motor debita a estonteante potencia de 381cv, um feito tecnológico de relevancia que confirma a bmw como marca de topo.

em 2009 e antes da apresentação do F10, a bmw lança o F07, designando o modelo como serie 5 GT, desenhado por Christopher Weil, este veiculo é uma mistura de vários conceitos podendo ser classificado como um crossover e apresentando diversas soluções inteligentes de funcionalidade e espaço interior.

Imagem

como seria de esperar, tambem o F10 iria ter a sua versão super musculada, em 2011 era apresentado o M5!

o novo M5 é mecanicamente diferente em relação ao seu antecessor; a arquitectura passou de um V10 para um V8 a cilindrada baixa para 4.4L e pela primeira vez, deixa de ser aspirado para ser turbo comprimido, apesar de menos dois cilindros e menos cilindrada, a potencia sobre para uns expressivos 560cv.

Imagem
Imagem

o M5 F10, é como seria de esperar, superior ao anterior em todos os aspectos, contudo perdeu a aura mitica de todos os M5, o de serem motores atmosféricos.
tradicionalmente todos os M5 eram referencias em termos de potencia no seu segmento, o M5 F10 nunca o foi porque os seus rivais da Audi e Mercedes apresentam hoje alternativas mais musculadas.

o M5 F10 é tal como o modelo que lhe serve de base, mais subtil em termos de aspecto quando comparado com o M5 E60, contudo as soluções técnicas que foram empregadas são de vanguarda, itens como o uso em massa da fibra de carbono e uma caixa M DCT Drivelogic, tornam este modelo o mais eficiente e dinamico M5 de sempre.
em contrapartida é tambem mais economico que o anterior modelo em 31%, anunciando a bmw consumos médios de 9.9 litros em comparação com os 14.4 litros do anterior modelo.

Imagem

em opção a bmw disponibiliza ainda uma inovadora versão hibrida do F10, concebido para ser o mais ecológico possivel e para uma eficiencia energética de excelencia, não abdica da desportividade, e usa assim um 6 cilindros em linha a gasolina de 3.0L e 340cv combinado com um motor electrico, uma opção a ter em conta para todos os que pretendem uma viatura de altas prestações aliado a baixos consumos e amigo do ambiente.

pode-se dizer que o F10 une o melhor de dois mundos; um carro maduro, moderno e de alta qualidade que certamente convence o tipico cliente bmw, por outro lado não prescinde da desportividade bem patente nas soluções mecanicas que oferece, tudo isto num pacote onde impera o estilo sóbrio, luxuoso e elitista.


Conclusão:

Desde o seu primeiro modelo, até à actualidade, a serie 5 foi um paradigma de inovação e rigor, o padrão pelo qual as marcas premium alinham os seus modelos.
pela primeira vez a hegemonia da Mercedes-Benz na construção dos melhores carros do mundo foi posta em causa com o lançamento da serie 5, posteriormente com o E34 e até ao momento, essa ameaça passou a ser realidade, e a serie 5 e a bmw ultrapassaram a mercedes na construção dos melhores carros do mundo.

com a serie 5 a bmw construiu com sucesso os pilares da sua condição actual de marca premium, cada novo serie 5 é um mundo de inovações e tecnologia, pode-se afirmar que os bmw serie 5 e serie 7 são os melhores carros do mundo, quem conduzir um vai esquecer-se de tudo o resto, e é esse prazer que cada serie 5 transmite aos condutores um pouco por todo este planeta que fazem destas maquinas as Ultimate Driving Machine, muito obrigado BMW.

Imagem
Última edição por marco pires em 07 ago 2012, 15:46, editado 9 vezes no total.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
gutteres
Membro Junior
Mensagens: 431
Registado: 11 jan 2007, 12:54
Localização: Algarve

Re: História da serie 5

Mensagem por gutteres »

Excelente topico
Os Residentes Actuais:
BMW 530 Da Touring E61 - Para Venda Kit M5 Original 25.000 Euros
JEEP Wrangler Sahara ATX Unlimited 2011
Audi TT Quattro Coupe - Para Venda Nacional
Jaguar XJ8 2006
Mercedes E200 w210 Sedan
Audi A8 4.0 TDI QUATTRO 2004 - Para Venda 5.950 Euros
Fiat JTD

Avatar do Utilizador
wurth
Membro Gold
Mensagens: 1409
Registado: 01 out 2006, 13:07
O meu Carro:: E46 320td '02
Localização: Cartaxo

Re: História da serie 5

Mensagem por wurth »

Imagem

:inlove

Avatar do Utilizador
maTe
Membro Iniciado
Mensagens: 29
Registado: 12 mai 2007, 22:19
O meu Carro:: 320d E46 Touring
Localização: Braga

História da serie 5

Mensagem por maTe »

Muito bom. É deste tipo de conteúdos que qualquer fórum deveria promover... Parabéns!!

giwasa
Membro Gold
Mensagens: 3172
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10
Localização: lisboa expo

Re: História da serie 5

Mensagem por giwasa »

entao o e60???? lol

oi
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: História da serie 5

Mensagem por marco pires »

obrigado a todos, ainda bem que gostaram. :fixe

pensei em criar este tópico com o objectivo de ser uma porta de entrada para todos os novos users que não conhecem bem a história da serie 5 desde o seu inicio, sem carregar muito nos detalhes técnicos mas apenas um sumário.

nalguns foruns de outras marcas para cada modelo existe um tópico dedicado à sua história, e a minha ideia foi fazer o mesmo para a serie 5, com o tempo e se ninguem fizer antes, poderei fazer o mesmo para a serie 3 e para a serie 7.

penso que assim quando alguem se registar no forum, ou para alguem que adquira pela primeira vez um bmw da serie 5, já fique com uma ideia de como tudo começou.

o meu muito obrigado ao JPimpao01 pela atenção dispensada e por ter achado este tópico merecedor de ser fixo, ao JPimpao01 tambem digo que se alguma coisa não estiver correta(datas, modelos,etc) tem toda a liberdade para o poder editar à sua vontade.

de resto e se alguem achar algum erro nos dados que escrevi, é só dizer que eu rectifico.


giwasa, o E60 não podia ficar de fora como é obvio, mal tenha um tempinho vai ter o seu lugar na galeria desta grande gama que é a serie 5 :fixe
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: História da serie 5

Mensagem por jmcdpereira »

Excelente ideia Marco Pires.
Acho muito bem que tenha sido promovido a tópico fixo ;)
Acho que o "artigo" está simples e conciso, tal como deve ser, para não ser chato de ler.
Fico à espera do texto do E60, sempre quero ver se fiz boa compra :lovebmw

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

tiagovieira
Membro Senior
Mensagens: 791
Registado: 31 out 2011, 17:29
O meu Carro:: E60

Re: História da serie 5

Mensagem por tiagovieira »

excelente tópico, mais uma vez parabéns marco :fixe

aguardamos o E60 :D

cumprimentos

Avatar do Utilizador
Tronic2010
Membro Gold
Mensagens: 3582
Registado: 22 jun 2010, 22:29
O meu Carro:: BMW F54 Clubman
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Re: História da serie 5

Mensagem por Tronic2010 »

Bela ideia ;)
Imagem
--------------------------------------------------------------------------------------------
PROJECTO: SILVER FROG E87 LCI
-----------------------------------------------------------------------------------

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: História da serie 5

Mensagem por L.Sousa »

Mt bom esta história.
Imagem

giwasa
Membro Gold
Mensagens: 3172
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10
Localização: lisboa expo

Re: História da serie 5

Mensagem por giwasa »

bravo bravo bravo marco
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: História da serie 5

Mensagem por marco pires »

obrigado amigos :fixe

giwasa, se este fosse um tópico dedicado só aos vários M5, desde o primeiro até ao ultimo, acredita que muito teria a dizer sobre o M5 E60 igual ao teu, e não apenas as palavras mais ou menos simples que eu escrevi por forma a manter este tópico meio light.

começar a falar dos vários M5 e das suas qualidades dava pano para mangas, e ao chegar ao soberbo V10 ainda mais, o V10 não é apenas um motor, é muito mais, é uma obra de arte :palmas :palmas :palmas

dos muitos artigos que li desde que o M5 E60 saiu, os criticos só conseguiram apontar duas falhas: consumo em excesso mesmo tendo em conta as performances avassaladoras(motor comilão :lol:) e as emissões que aparentemente ficaram acima da norma euro 5 apesar do esforço da bmw para que esse motor conseguisse ser mais eficiente em termos de emissões.........e o que é que consumos e emissões interessam para um M5, nada :onfire :onfire :onfire

já agora seria engraçado criarem um tópico deste género só para os M5. :fixe
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

BmwM505
Membro Juvenil
Mensagens: 345
Registado: 02 jan 2011, 10:37
O meu Carro:: none

Re: História da serie 5

Mensagem por BmwM505 »

Não foram só essas as falhas apontadas pelos críticos ao M5 E60 mas também a falta de binário de que muito se ouviu falar. Mas foi de todos o melhor e continua a ser porque o novo F10 de M5 só tem o dístico

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: História da serie 5

Mensagem por marco pires »

BmwM505 Escreveu:Não foram só essas as falhas apontadas pelos críticos ao M5 E60 mas também a falta de binário de que muito se ouviu falar. Mas foi de todos o melhor e continua a ser porque o novo F10 de M5 só tem o dístico

pessoalmente, para mim o melhor M5 será sempre o E39. :inlove
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

santos5
Membro Iniciado
Mensagens: 44
Registado: 08 set 2010, 23:44
O meu Carro:: bmw 525d E60-2005

Re: História da serie 5

Mensagem por santos5 »

Fiquem conhecer melhor a historia do serie 5, como não sabia que o novo modelo f10/11 525d passou utilizar motor de 4 cilindros.
Marco pires parabéns pelo tópico.
Muito bom

Santos5

Responder

Voltar para “Série 5”