Luz de ABS acesa

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por gt1progman »

A BMWTechCoding prepara unidades de ABS (ASC ou DSC) usadas para poderem ser instaladas noutros veículos. Se conseguires uma em bom estado compatível com o teu e39 eles podem te ajudar. Sei que também já venderam algumas.

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por mlpk »

lol
L. Sousa
mais vale enquanto ela e nova fazer 2furos e encher de gel (agora nao me lembro do nome correcto) mas e um gel que que usa por exemplo nas caixas de derivação. Aquilo garanta estanquindade e protecçao contra o calor.
No fim de o gel secar fica tipo gelatina dura. Pronto. Adeus problemas de fiozinhos partidos
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por L.Sousa »

mlpk Escreveu:lol
L. Sousa
mais vale enquanto ela e nova fazer 2furos e encher de gel (agora nao me lembro do nome correcto) mas e um gel que que usa por exemplo nas caixas de derivação. Aquilo garanta estanquindade e protecçao contra o calor.
No fim de o gel secar fica tipo gelatina dura. Pronto. Adeus problemas de fiozinhos partidos
Ora ai está uma boa ideia... Mas se eles saem assim de fábrica deverá ser por alguma razão... Só sei o que vi no que eu abri, no que o meu primo levou e no que li nos foruns.

Vejam aqui a causa:

Código: Selecionar todos

Finally, I have some time to write about my E39 BMW module repair. Many BMWs have the same problem with this crappy Bosch electronics used for ABS/ASC modules. Many bimmers are asking questions why BMW have made such a stupid engineering decision. But this questions are not asked only by BMW drivers.
Many other cars have the same problem, like Volvo for example. This problem is caused by two things.
- bad ABS/ASC design;
- bad BMW engineering decision.
This things are leading to ABS/ASC module failures. I don’t know about other cars, but in E39 BMW ABS/ASC modules are exposed to direct heating from the engine. Everyday high heating and cooling are destroying the module. This high temperature changes are destroying ABS/ASC module semiconductor elements and their soldering.

You can do the followings things for your BMW:
- if your ABS/ASC module is working correctly, don’t loose time and make a thermal shield to protect your module from overheating!!!
- if your ABS/ASC module is faulty the best thing you can do is to send it to be repaired;
- if you repair/change your ABS/ASC module of your BMW do not forget to make thermal/heat shield;
Some workshops will change all electronic components with others, which have better design and characteristics and they will give you up to 5 years warranty!
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por mlpk »

pelo que falavas pensei que fosse outro tipo de coisa
o que eu disse acima secalhar ja nao se resolvia como tal ''gel''

ja agora
essa peça e compativel com o e46 ou difere? penso ter uma ali pa garagem
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por jmcdpereira »

Eu também pensei que era outra coisa.
Mas afinal o que é que acontece ?
Essas peças assinaladas dessoldam ?
Partem-se os contactos ?

como é que se faz o "thermal/heat shield" ?

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por gt1progman »

partem, queimam, desoldam-se, etc... outras vezes os problemas não são nos contactos mas sim nos integrados ou em componentes passivos.
thermal/heat shield faz-se como a imaginação conseguir... esse escudo térmico que o autor se refere julgo que seja uma barreira física para evitar que o calor excessivo do motor chegue a unidade de ABS. Existem materiais a venda que são boas barreiras para o calor.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por jmcdpereira »

gt1progman Escreveu:partem, queimam, desoldam-se, etc... outras vezes os problemas não são nos contactos mas sim nos integrados ou em componentes passivos.
thermal/heat shield faz-se como a imaginação conseguir... esse escudo térmico que o autor se refere julgo que seja uma barreira física para evitar que o calor excessivo do motor chegue a unidade de ABS. Existem materiais a venda que são boas barreiras para o calor.

É essa imaginação que me está a faltar hehehehe
Esse problema tb afecta os E60 ?
É que o módulo está no mesmo local...
Ao envolver o modulo num material térmico estou a evitar que o calor lá chegue, mas uma vez que lá chega tb evita que se dissipe.
Daí perguntar como se faz essa protecção térmica.
Juntar mais partes metálicas para dissipar mais o calor ? Tipo dissipador passivo ? Não me parece que seja o ideal nesta caso, envolver num material tipo amianto ? e por fora com papel de alumínio ?

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por gt1progman »

O modulo não produz calor significativo. Aquilo que é necessário é evitar que o modulo esteja demasiado exposto ao calor daí não creio que um dissipador seja solução mas sim criar uma armação com um material que envolva a ecu e evite que o calor em excesso lhe chegue. Até hoje não tive conhecimento de avarias de unidades de ABS em E60.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por jmcdpereira »

gt1progman Escreveu:O modulo não produz calor significativo. Aquilo que é necessário é evitar que o modulo esteja demasiado exposto ao calor daí não creio que um dissipador seja solução mas sim criar uma armação com um material que envolva a ecu e evite que o calor em excesso lhe chegue. Até hoje não tive conhecimento de avarias de unidades de ABS em E60.
Foi isso que percebi, tem de se isolar do calor gerado pelo motor.
Nem imaginas como fico descansado com a tua resposta ;)
É que tudo me tem acontecido, assim fico um pouco mais descansado ;)

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por L.Sousa »

jmcdpereira Escreveu:
gt1progman Escreveu:O modulo não produz calor significativo. Aquilo que é necessário é evitar que o modulo esteja demasiado exposto ao calor daí não creio que um dissipador seja solução mas sim criar uma armação com um material que envolva a ecu e evite que o calor em excesso lhe chegue. Até hoje não tive conhecimento de avarias de unidades de ABS em E60.
Foi isso que percebi, tem de se isolar do calor gerado pelo motor.
Nem imaginas como fico descansado com a tua resposta ;)
É que tudo me tem acontecido, assim fico um pouco mais descansado ;)

jmcdpereira
Eu já o senti bem na pele... :wall
Imagem

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Re: Luz de ABS acesa

Mensagem por Miguel Moreira »

Só a título informativo, tive o mesmo problema, comprei usado por 100€, havendo mesmo alguns a 75€ no mercado de peças usadas, embora o valor médio pedido seja 150€. Não houve necessidade de qualquer tipo de programação. 525 Tds E39 de 97.
Nota: no meu caso foi a parte mecânica, ou seja, vertia óleo, no entanto o módulo que levou foi completo com a parte eléctrica do mesmo.

Responder

Voltar para “Série 5”