[Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
MarceloN
Membro Juvenil
Mensagens: 99
Registado: 21 jul 2010, 19:20
O meu Carro:: BMW E36

[Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por MarceloN »

Boa tarde camaradas.

Estou em vias de voltar ao mundo dos BMW, desta vez com a aquisição de um E39 6 cilindros gasolina.

É um modelo que sempre gostei e estou em condições de partir para a sua aquisição.

A opção recairá sobre modelos já com sistema GPL instalado até porque será o meu carro do dia a dia.

Sei que entre o 20i e 23i existem diferenças a nível de cilindrada, potência e claro prestações, mas neste momento o melhor negócio é mesmo um 20i já convertido a GPL que tenho quase negócio fechado.

O 28i está fora de equação devido ao IUC mais elevado. Sei que é melhor que estes 2 mas há-que ter um pouco de racionalidade quando se compra um carro. 8)

Mesmo sendo o 20i, será que o facto de ser um carro grande e pesado o torna sub motorizado?

Não sou de andar sempre a fundo, mas penso que este motor deve chegar para manter ritmos de 140-150 km/h em autoestrada, ou estou enganado?

Algum cuidado em especial a ter na compra de um E39 com estas características?

Quanto ao diferencial já estou avisado, e tendo já outros RWD em casa, é fácil identificar eventuais problemas, mas e quanto ao resto? O cuspir óleo pela vareta? O alterar do relanti quando se tira a vareta? O trabalhar irregular? O fumo? Há alguma dica que me possam dar relativamente a estes motores sem estar a fazer um teste de compressão?

Já agora, onde fica o vaso de expansão do líquido de refrigeração? É apenas naquele copinho com tampa preta atrás do radiador?

Obrigado desde já pela ajuda.

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por Junglas »

IUC elevado num 28i e39?

Um clio 1.2 de 2009 paga mais do que um 28i e39. Se a diferença de 30 ou 40€ por ano é um factor decisivo na compra de carro, desculpa a frieza, mas acho que nao deves equacionar sequer um série 5...
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
MarceloN
Membro Juvenil
Mensagens: 99
Registado: 21 jul 2010, 19:20
O meu Carro:: BMW E36

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por MarceloN »

Junglas Escreveu:IUC elevado num 28i e39?

Um clio 1.2 de 2009 paga mais do que um 28i e39. Se a diferença de 30 ou 40€ por ano é um factor decisivo na compra de carro, desculpa a frieza, mas acho que nao deves equacionar sequer um série 5...
:) Já imaginava esse tipo de comentários.

Certamente conheces conceitos como orçamento familiar e poupança. Podia fazer como muitos que pedem empréstimos para comprar carros mas como sou racional prefiro comprar algo que possa sustentar sem problemas. O carro terá uma utilização maioritariamente citadina, algumas viagens em AE pelo que a utilização da maior disponibilidade do 28i seria ocasional.

BRM
Membro Juvenil
Mensagens: 349
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por BRM »

O 28i no E39 acho que é um 2.5. Logo, pagas o mesmo que um 2.0.
Se pudesse, ia para o 23i ou superior.

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por navigator »

Calma, estão a baralhar o tópico. O 28i é um 2800cc e paga actualmente 252€. E custa pagar isso, eu que o diga. Se calhar agora teria optado pelo 23i / 25i. Não faz muita diferença de andamento no dia a dia.

Agora o 20i em autoestrada a manter 150 km/h não terá problemas mas em cidade gasta tanto como o 23i e notas que tem de andar com mais rotação para não ser lento.

Geralmente não têm problemas de compressão. Que eu saiba, ao tirar a tampa da refrigeração não pode fazer bolhas, ao tirar vareta não pode vir fumo do carter, do escape só deve sair visível o vapor de água...

Se o kit GPL for inspeccionado em IPO B agora com certificado do instalador e passar, passa a cumprir o novo ECE e já só usa o selo verde no pára-brisas e sem limitações de estacionamentos subterrâneos. Foi o que fiz recentemente.
Imagem

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por Junglas »

MarceloN Escreveu: :) Já imaginava esse tipo de comentários.

Certamente conheces conceitos como orçamento familiar e poupança. Podia fazer como muitos que pedem empréstimos para comprar carros mas como sou racional prefiro comprar algo que possa sustentar sem problemas. O carro terá uma utilização maioritariamente citadina, algumas viagens em AE pelo que a utilização da maior disponibilidade do 28i seria ocasional.
Precisamente por isso.
Mesmo que o IUC seja de 252€ como o navigator indica, estamos a falar de um custo de 21€ por mês. O meu comentário foi no sentido de que se 21€ por mês causam mossa no orçamento familiar, então um e39 não deve ser uma escolha. Um par de pneus vai rondar os 200€, uma muda de óleo e filtro são 6,5L e atira-se para uma centena de euros.

Eu sou completamente contra créditos. Se não há €€€, não há vícios, é tão simples como isso. E não gosto de "andar a pele". Se 20€ por mês têm o potencial de mexer com o orçamento mensal, então nem sequer considero a opção. Se 20€ fazem mossa, 18€ também fazem. E 15€... São coisas da mesma ordem de grandeza. Basicamente o que é que acontece se num determinado mês tiveres que meter 4 pneus novos ( 400€), fazer a mudança de óleo (100€), velas (50€), filtros (50€), óleo da caixa manual (60€), óleo do diferencial (40€), discos (150€) e pastilhas da frente(50€) ? Ou se tiveres o azar de dar um toque e torcer um braço de suspensão?

Se não há folga no orçamento, acho que não se deve equacionar despesas.

Mas isto sou eu, que sou um bocado obtuso.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
MarceloN
Membro Juvenil
Mensagens: 99
Registado: 21 jul 2010, 19:20
O meu Carro:: BMW E36

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por MarceloN »

Exactamente. Se posso pagar 140€ em vez de 252€ porque não?

Se a diferença de potência não será tão aproveitada quanto isso é uma questão de racionalizar custos. Não se trata de andar a contar tostões, felizmente tenho casa própria sem empréstimos e não tenho qualquer encargo, mas gosto de manter os pés assentes na terra.

Este negócio com o 520i prende-se mais com o óptimo estado do carro em questão. Já vi outros como 523i mas uns não estão a GPL (teria que ser eu a arcar com esse custo) e outros estão em péssimo estado.

O carro em questão já tem essa homologação, não precisa andar com o dístico.

Vamos lá ver, tenho algumas propostas na mesa. Problemas crónicos posso portanto estar tranquilo.

Dei uma volta em alguns e a suspensão é de facto bastante robusta e transmite imenso conforto mesmo em piso degradado. A este nível só me lembro dos Mercedes W210. Tenho uma C220CDI de 2001 em casa e é inferior.

Avatar do Utilizador
MarceloN
Membro Juvenil
Mensagens: 99
Registado: 21 jul 2010, 19:20
O meu Carro:: BMW E36

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por MarceloN »

Junglas Escreveu:
MarceloN Escreveu: :) Já imaginava esse tipo de comentários.

Certamente conheces conceitos como orçamento familiar e poupança. Podia fazer como muitos que pedem empréstimos para comprar carros mas como sou racional prefiro comprar algo que possa sustentar sem problemas. O carro terá uma utilização maioritariamente citadina, algumas viagens em AE pelo que a utilização da maior disponibilidade do 28i seria ocasional.
Precisamente por isso.
Mesmo que o IUC seja de 252€ como o navigator indica, estamos a falar de um custo de 21€ por mês. O meu comentário foi no sentido de que se 21€ por mês causam mossa no orçamento familiar, então um e39 não deve ser uma escolha. Um par de pneus vai rondar os 200€, uma muda de óleo e filtro são 6,5L e atira-se para uma centena de euros.

Eu sou completamente contra créditos. Se não há €€€, não há vícios, é tão simples como isso. E não gosto de "andar a pele". Se 20€ por mês têm o potencial de mexer com o orçamento mensal, então nem sequer considero a opção. Se 20€ fazem mossa, 18€ também fazem. E 15€... São coisas da mesma ordem de grandeza. Basicamente o que é que acontece se num determinado mês tiveres que meter 4 pneus novos ( 400€), fazer a mudança de óleo (100€), velas (50€), filtros (50€), óleo da caixa manual (60€), óleo do diferencial (40€), discos (150€) e pastilhas da frente(50€) ? Ou se tiveres o azar de dar um toque e torcer um braço de suspensão?

Se não há folga no orçamento, acho que não se deve equacionar despesas.

Mas isto sou eu, que sou um bocado obtuso.
Estás a falar bem, mas não conheces a minha capacidade financeira. :fixe

Tiraste demasiadas ilações por eu ter dito que quero poupar no IUC. Se calhar se entrasse aqui e omitisse essa parte e descrevesse os carros que tenho em casa já não dirias nada.

Só frisei esse ponto precisamente para ninguém me sugerir motorizações para cima do 23i porque pensados os prós e os contras eu não tenho interesse por uma série de factores (entre os quais o IUC).

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por Junglas »

MarceloN Escreveu: Estás a falar bem, mas não conheces a minha capacidade financeira. :fixe

Tiraste demasiadas ilações por eu ter dito que quero poupar no IUC. Se calhar se entrasse aqui e omitisse essa parte e descrevesse os carros que tenho em casa já não dirias nada.

Só frisei esse ponto precisamente para ninguém me sugerir motorizações para cima do 23i porque pensados os prós e os contras eu não tenho interesse por uma série de factores (entre os quais o IUC).
Eu não fiz nenhum pressuposto. Repara no que eu disse lá atrás. "Se os 21€ mensais do IUC são factor decisivo, então um E39 não é uma opção a considerar.".

E maior, não implica necessáriamente mais despesas.
Pode muito bem dar-se o contrário. Passei de um 2.0 para um 3.0, e em termos mensais estou a ter menos custos, mesmo tendo agora seguro contra danos próprios (no outro carro era seguro contra terceiros) e pagando anualmente 538€ de IUC, quando antes pagava apenas 35€. Tenho um OPEX inferior com o 3.0... Ah e o combustível é o mesmo.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por L.Sousa »

Eu tenho um 523i já com 390 000 kms e zero problemas. Sinceramente parece-me que a escolha já foi por ti feita (o 520) este tem realmente menos cvs que o 523 que num carro com este peso se nota ao nivel do desempenho e consumos...
Imagem

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por germanii »

Eu no Teu lugar iria para o 520i a Gpl dependendo a quantos kms foi metido o sistema :think
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por marco pires »

tenham calma :)

quanto ao assunto própriamente dito, o 520i não é submotorizado, mas anda lá perto:

o motor tem 150cv mas parece ter bem menos, as performances são bastante limitadas e o real valor da potencia só se nota em AE onde tem uma boa velocidade máxima, de resto seja em cidade seja em estrada a velocidades moderadas, é um carro que exige trabalhar constantemente com a caixa por forma a manter as rotações lá em cima, o que se reflecte nos consumos que tambem são altos para aquilo que o carro anda.

numa condução onde não se recorra à caixa vai ser um carro amorfo e com dificuldades em subir de regime a partir de rotações mais baixas.
manter ritmos de 140-150 km/h não tem qualquer problema, aliás e tal como eu disse, é em AE que ele se sente melhor e onde se consegue aliviar um pouco os consumos.

o E39 tem alguns problemas crónicos menores a nivel de algum equipamento da carroçaria, a nivel dos motores não há nada de especial a apontar, seja esse seja outros motores a gasolina ou diesel.
apenas ter especial atenção ao VANOS, por norma carros com mais de 150 mil kms já não tem o VANOS nas melhores condições, substituir esse componentes por um novo custa uma pipa de massa, mas existem kits de reparação que por uns 300€ resolvem o assunto.

de resto se o motor pega bem a quente e a frio, não há relantin irregular e não soluça quando se acelera, em principo deverá ter a mecanica em condições.
convem contudo abrires a tampa por onde se mete o oleo no motor, não pode alterar o relantin quando a tampa é tirada nem chupar ar nem mandar ar em excesso, contudo algum ar a sair é normal, chupar é que não pode mesmo, mandar alguns salpicos de oleo é normal.
salpicar oleo pela vareta é que não pode, se salpicar é porque está a perder compressão que pode ser má vedação dos cilindros, pistons, segmentos, etc.

tens aqui um artigo completo sobre como verificares a saude do motor: http://autoentusiastas.blogspot.pt/2011 ... motor.html
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
MarceloN
Membro Juvenil
Mensagens: 99
Registado: 21 jul 2010, 19:20
O meu Carro:: BMW E36

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por MarceloN »

Obrigado pela ajuda amigos. Realmente começo a perceber o porque de encontrar melhores negocios nos 20i. Sao mais lentos e o pessoal procura mais potencia. Como disse nao sou de andar em corridas mas como tenho maioritariamente motores turbo diesel vou com certeza notar aquela falta de alma sobretudo em reprises. A ver vamos.

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por marco pires »

nada melhor como experimentares o carro primeiro antes de concretizares a compra.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: [Duvidas] Compra de BMW E39 520i ou 523i

Mensagem por Junglas »

Tens aqui dois bons indicadores.

Consumos do E39 523i.

Consumos do E39 520i.

Os preços estão baixinhos.
esquecendo os que estão carregadinhos de kms e os que estão estupidamente caros, os preços começam nos 2500€ e vão até aos 6000€ nos 520i.

Os 523 estão exactamente nos mesmos intervalos, com a vantagem de que para o mesmo preço, têm menos Kms.

Os 520i que estão neste momento á venda, já a GPL, começam nos 6000€.

Como o marco já disse, a tua pergunta sobre 20i ou 23i, era uma não questão. Já tinhas decidido e procuravas apenas que te confirmassem a tua decisão.

Boa sorte com a aquisição!
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”