Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por Kiki »

Bom dia!

Então recapitulando, em relação à vibração pode ser por 2 motivos: pneus/calibragem ou folga no veio da transmissão, certo?
Vou verificar as 2 situações.

Em relação à suposta anomalia no colector de escape, dei uma olhadela debaixo do capot e para além de não me cheirar a fumos, não noto sujidade em lado nenhum... vou postar aqui a foto (o que consegui tirar tendo em conta a luminosidade possível para se ver alguma coisa em fotografia) a ver se vocês vêm alguma coisa de estranho...

Imagem

http://postimg.org/image/q80cw7ywf/

Li num outro fórum BMW que alguém tinha tido um problema de fuga no colector de escape mas de um E60 (por serem chapa) e que substituiu por um de um E39 (como a minha carrinha) por serem de ferro e não partirem... então se assim é, o "silvo" que se diz ouvir não devia estar a acontecer na minha carrinha por esse motivo, não é? :? :? :?

O que acham?
:ajuda
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por germanii »

No Meu 318d tinha uma fuga a seguir ao colletor e sentia-se o fumo mesmo no habitàculo..

Vai dandio novidades..
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por Kiki »

Olá!!!

Desculpem a demora em vos dar um update sobre estes sintomas da carrinha mas só hoje consegui ir ao mecânico e deixá-lo experimentar a carrinha para ver a questão do estremecimento.

Ora bem, em relação à suposta fissura no colector de escape está posto de parte. Não há nenhum problema nem com o colector de escape nem com a junta. O colector sendo de ferro fundido terá menos probabilidades de se estragar... O "silvo" que se ouve o mecânico diz que é normal, característico destes carros, até porque a carrinha puxa bem e não há cheiros nem sujidades características em parte nenhuma. Ou seja, quem me disse que ela tinha esse problema queria mesmo era arranjar um motivo para me "partir" o preço à carrinha para depois a vender por bom €... vendedores... :x :x :x

Em relação ao estremecimento também não lhe parece ser nada mecânico tendo-me aconselhado em pensar mudar os pneus, que é normal estes carros "comerem" pneus ao pequeno-almoço e que estes apesar de ainda apresentarem bom rasto já têm os rebordos ressequidos e que possivelmente a carrinha esteve algum tempo parada antes de eu a comprar e isso pode ter ovalizado os pneus... depois dos pneus mudados e calibradas as rodas que deixava de sentir essa vibração.

E pronto, deu-me os parabéns pela carrinha, que estava em excelente estado para um carro de 98 e com quase 300.000 kms e que teria ali carro para chegar a 700.000 já que ele assiste uma igual com esses kms todos :D :D :D

Estou feliz e aliviada... detesto ter stresses com carros, sejam BMW's sejam Fiat's.... :lol1
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por jmcdpereira »

Kiki Escreveu:Olá!!!

Desculpem a demora em vos dar um update sobre estes sintomas da carrinha mas só hoje consegui ir ao mecânico e deixá-lo experimentar a carrinha para ver a questão do estremecimento.

Ora bem, em relação à suposta fissura no colector de escape está posto de parte. Não há nenhum problema nem com o colector de escape nem com a junta. O colector sendo de ferro fundido terá menos probabilidades de se estragar... O "silvo" que se ouve o mecânico diz que é normal, característico destes carros, até porque a carrinha puxa bem e não há cheiros nem sujidades características em parte nenhuma. Ou seja, quem me disse que ela tinha esse problema queria mesmo era arranjar um motivo para me "partir" o preço à carrinha para depois a vender por bom €... vendedores... :x :x :x

Em relação ao estremecimento também não lhe parece ser nada mecânico tendo-me aconselhado em pensar mudar os pneus, que é normal estes carros "comerem" pneus ao pequeno-almoço e que estes apesar de ainda apresentarem bom rasto já têm os rebordos ressequidos e que possivelmente a carrinha esteve algum tempo parada antes de eu a comprar e isso pode ter ovalizado os pneus... depois dos pneus mudados e calibradas as rodas que deixava de sentir essa vibração.

E pronto, deu-me os parabéns pela carrinha, que estava em excelente estado para um carro de 98 e com quase 300.000 kms e que teria ali carro para chegar a 700.000 já que ele assiste uma igual com esses kms todos :D :D :D

Estou feliz e aliviada... detesto ter stresses com carros, sejam BMW's sejam Fiat's.... :lol1
Manda calibrar os pneus e alinhar a direcção.
Se for dos pneus notas logo a diferença.
Já me aconteceu, pode não ficar a 100% caso os pneus estejam mt estragados, mas nota-se que fica melhor... se for disso.
Imagem
Imagem :(

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por rafias »

De que ano são os pneus? Normalmente existem 4 digitos no formato SSYY onde SSé o número da semana e YY o ano de fabrico. Se tiverem mais do que 6 anos ou se forem de origem duvidosa (asiáticos (Runway, Ceat, Duro, Rotalla, Accelera, etc) ou da Europa de Leste (Tigar, Matador, Kormoran, etc)) troca-os.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por germanii »

No Meu carro tambem tremia mudei de pneus e ficou tudo bem (os antigos Pneus era de uma marca que nem conheço)..

Estàs Pronta a levar o carro aos 700000kms :lol1
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por Kiki »

rafias Escreveu:De que ano são os pneus? Normalmente existem 4 digitos no formato SSYY onde SSé o número da semana e YY o ano de fabrico. Se tiverem mais do que 6 anos ou se forem de origem duvidosa (asiáticos (Runway, Ceat, Duro, Rotalla, Accelera, etc) ou da Europa de Leste (Tigar, Matador, Kormoran, etc)) troca-os.
Os da frente são Pirelli Cinturato e os de trás são Maxtrek Ingens (??)... são rascas não são? :oops:

Estava a pensar calçá-la toda com os Pirelli Cinturato... pelo que andei a pesquisar são pneus classe A no consumo e classe B na aderência... e não são estupidamente caros... ou então uns Yokohama... gosto bastante e prefiro a Michelins por exemplo... o Clio teve sempre Yokohamas e foram pneus que rolaram e rolaram e rolaram... os últimos que pus já levavam pertinho de 40.000 kms e ainda tinham muito piso...
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por Kiki »

germanii Escreveu:
Estàs Pronta a levar o carro aos 700000kms :lol1
Adoraria!!!

Mas se for até aos 500.000 sem grandes dramas ficarei muito feliz :onfire :onfire :onfire
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por rafias »

A marca Maxtrek está na lista negra que eu elaborei há alguns anos:

viewtopic.php?f=41&t=58467

Contactos da Maxtrek (repara na morada):
http://www.maxtrektyres.com/eng/lx.asp

Portanto, livra-te deles o mais rápido possível, ou então se não tiveres t€€mpo agora, pelo menos mete os Pirelli atrás (em qualquer veículo, para melhor controle em caso de despiste, os melhores pneus devem ser colocados atrás).

Agora soluções para a aparente "falta de força" do motor nas subidas:
- Meter gasóleo do melhor. Recomendo Repsol 10e+, ou Prio TOP Diesel ou BP Ultimate.
- Limpar a EGR e se possível o colector de admissão. Nos carros a diesel é comum a acomulação de "pasta negra" na EGR e colector de admissão resultado da mistura de partículas da combustão com óleo proveniente do turbo (juntas) e do respiro do motor.
- Verificar o filtro de ar. Substituir de 2 em 2 anos ou a cada 20k Km.

Eu também trocaria o óleo da caixa de velocidades e do diferencial. Eles dizem que é vitalício mas ...

Quanto ao tremor, outra hipótese é ser dos apoios do motor. O carro também abana quando dás a ignição? Também poderá ser do veio de transmissão ou do volante do motor.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por Kiki »

rafias Escreveu:A marca Maxtrek está na lista negra que eu elaborei há alguns anos:

viewtopic.php?f=41&t=58467

Contactos da Maxtrek (repara na morada):
http://www.maxtrektyres.com/eng/lx.asp

Portanto, livra-te deles o mais rápido possível, ou então se não tiveres t€€mpo agora, pelo menos mete os Pirelli atrás (em qualquer veículo, para melhor controle em caso de despiste, os melhores pneus devem ser colocados atrás).

Agora soluções para a aparente "falta de força" do motor nas subidas:
- Meter gasóleo do melhor. Recomendo Repsol 10e+, ou Prio TOP Diesel ou BP Ultimate.
- Limpar a EGR e se possível o colector de admissão. Nos carros a diesel é comum a acomulação de "pasta negra" na EGR e colector de admissão resultado da mistura de partículas da combustão com óleo proveniente do turbo (juntas) e do respiro do motor.
- Verificar o filtro de ar. Substituir de 2 em 2 anos ou a cada 20k Km.

Eu também trocaria o óleo da caixa de velocidades e do diferencial. Eles dizem que é vitalício mas ...

Quanto ao tremor, outra hipótese é ser dos apoios do motor. O carro também abana quando dás a ignição? Também poderá ser do veio de transmissão ou do volante do motor.
Credo, chinesices! :scary

Gasóleo tenho posto sempre ou BP ou Galp, supostamente as aditivadas ou premium. Ainda não experimentei Prio Top Diesel mas queria fazê-lo... ando com um bocadinho de receio mas hei-de experimentar... e também Cepsa Optima (acho que é assim que se chama)...

Eu tenho de fazer revisão dentro de cerca de 1.000 kms e nessa altura será para mudar os filtros (combustível, ar, óleo...)...
No sábado quando o mecânico lhe deu uma aceleradela valente com ela parada saiu tanto fumo pelo escape... :? :? :? nunca tinha dado conta... no dia-a-dia faço mais cidade, não tenho assim grande oportunidade para grandes acelerações mas também não dou conta de que faça grandes fumaradas... não "vejo" pelo espelho retrovisor e nem a mala está suja de fumo, como se vê às vezes muitos carros com as malas todas pretas...

Não dou conta de estremecer ao dar à chave... ela aliás esteve na BMW há pouco tempo para uma verificação antes de a comprar e única coisa que me chamaram à atenção foi para 2 apoios do radiador, nada mais... :think
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por germanii »

http://www.pneus-online.fr/test/pneus-auto.html

Faz uma pesquisa aqui e ve os melhores Pneus :idea:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por Kiki »

germanii Escreveu:http://www.pneus-online.fr/test/pneus-auto.html

Faz uma pesquisa aqui e ve os melhores Pneus :idea:
Aqui tem preços mais em conta, parece-me....
http://www.pneucity.com/cgi-bin/rshop.p ... p=R-228670
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por germanii »

Nao sei se o Site que postei sejam mais baratos ,mas tem os comparativos foi so para isso.. :fixe
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por marco pires »

prio top diesel = muito bom e a bom preço, aconselho, não fica atrás dos combustiveis premium das outras marcas.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por Kiki »

germanii Escreveu:Nao sei se o Site que postei sejam mais baratos ,mas tem os comparativos foi so para isso.. :fixe
:fixe :fixe :fixe
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”