Termostato nas couves

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder

Alguma vez o vosso termostato avariou prematuramente?

Sim
6
75%
Nao
2
25%
 
Total de votos: 8

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Termostato nas couves

Mensagem por rafias »

Caros amigos,

Este tópico é apenas para partilhar convosco a última coisa que se avariou no meu menino: o termostato do bloco do motor. Cheguei a esta conclusão depois de verificar que mesmo depois do motor atingir a temperatura normal de funcionamento o ponteiro de temperatura desce assim que o esforço do motor diminui (por exemplo numa descida ou levantando o pé do acelerador). Ou seja, verifico uma situação em que o ponteiro está a meio da escala e passado algum tempo com esforço do motor reduzido, o ponteiro diminui. Isso indica que o termostato fica aberto mesmo depois do motor alcançar a temperatura normal de funcionamento. O que não percebo é como é que um termostato OEM, mudado há menos de 4 anos (em 16/09/2011) numa oficina da BMW e com 50k Km avaria aparentemente de forma prematura. Digo prematura porque eu nunca esforço o carro além do que se pode considerar normal (e.g. andar no máximo a 120Km/h na autoestrada (até ando mais devagar para poupar diesel), arrancar sempre suavemente). Eu acho que era suposto durar pelo menos 100k Km. Quando compro BMW é suposto em condições normais que as suas peças durem mais tempo que as peças das ditas "marcas inferiores". É que me custa largar ainda mais €€€€ em peças avariadas prematuramente. Já vos aconteceu o mesmo (respondam por favor ao inquérito)?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Termostato nas couves

Mensagem por jmcdpereira »

Já me aconteceu o mesmo com o principal e com o da EGR.
Mudei ambos qd comprei o carro há cerca de 6 anos, o ano passado e cerca de 40k kms depois mudei o principal novamente.
Se bem me lembro com a diferença de meses (antes ou depois não me lembro) tive de mudar o da EGR tb, pois fez um buraco nele próprio e perdia água. (tenho a sensação que já o tinha mudado 2 anos antes tb, não me lembro).
Na altura até pedi para meter o da EGR da concorrencia, pior não podia ser, mas o mecânico "esqueceu-se" e meteu original...
O próximo não vai ser original de certeza, pior não pode ser e custa 1/3 do preço.
Imagem
Imagem :(

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Termostato nas couves

Mensagem por rafias »

Bem, nunca tive problemas com o termostato da EGR e por isso nunca o troquei. Quanto ao termostato do bloco, pelo menos a avaria é benigna no que diz respeito ao sobreaquecimento do motor. A ver se sobram uns trocos lá para o Natal para o substituir. Se soubesse mandava-o trocar em Fevereiro quando fiz limpeza ao circuito de refrigeração resultado da avaria do permutador de calor :(
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Termostato nas couves

Mensagem por jmcdpereira »

rafias Escreveu:Bem, nunca tive problemas com o termostato da EGR e por isso nunca o troquei. Quanto ao termostato do bloco, pelo menos a avaria é benigna no que diz respeito ao sobreaquecimento do motor. A ver se sobram uns trocos lá para o Natal para o substituir. Se soubesse mandava-o trocar em Fevereiro quando fiz limpeza ao circuito de refrigeração resultado da avaria do permutador de calor :(
Nos E60 o termostato da EGR avariam mt.
O mais "normal" é ficarem abertos (tal como o principal) e no caso da EGR não se nota tanto, só pelos menus escondidos pois o liquido de refrigeração aquece, mas não tanto, em vez dos 87º +/- fica pelas 70 aproximadamente, não é fácil de perceber pelo indicador de ponteiro pois tb a temperatura não desce tão facilmente como notas
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Termostato nas couves

Mensagem por L.Sousa »

O meu já é o terceiro e sempre o original da ultima vez era a borracha que faz de vedante que partir deixando passar água pois não vedava a mola estava boa o carro não passada dos 77ºC em vez dos normais 96ºC... Outra vez era a parte elétrica que fazia abrir o termostato em carga que se avariou agora coloquei um Behr comprado numa loja online e já tem uns anos.
Imagem

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Termostato nas couves

Mensagem por rafias »

L.Sousa Escreveu:... era a parte eléctrica que fazia abrir o termostato em carga que se avariou ...
É isso que suspeito que é o meu caso. Vou ter de tratar disso mais cedo do que esperava ... Behr dizes tu? Vou ver se o encontro mas devo optar por pedir à oficina (tenho duas à escolha, uma em Carnaxide e outra perto de casa na Brandoa) que o encomende. E provavelmente aproveito para trocar os dois termostatos, o da EGR e o do bloco. Hoje em dia é dificil encontrar oficinas que montem peças que sejam fornecidas pelo próprio cliente. Se o fazem dizem logo que é sem garantia. Muitas preferem nem aceitar o serviço.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”