Depois do bypass, água continua a ir-se

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Crow »

kiki: Não acredites em tudo o que está na internet, vê-se tipos a dizerem cada barbaridade...

A peça numero 6 é um pulsão ou reserva de vácuo (está junto ao turbo para que o controlo do mesmo seja feito de uma forma mais eficaz e rápida) portanto dentro dela não é suposto existir nada.

O que pode acontecer é estar a escorrer de algum lado e ir parar à aresta dessa peça e fazer pingo nessa zona.

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Kiki »

Esta peça fica do lado da vareta do óleo, certo? (ou seja, visto o motor de frente, esta peça fica do lado direito em baixo)?
A cabeça do motor fica do lado contrário? Isto é, visto o motor de frente, fica do lado esquerdo?
E se sim, há algum espaço de um lado ao outro do motor por onde a fuga possa começar de um lado e sair do lado contrário?
:? :? :?

(acho que estou a fazer uma carrada de perguntas parvas.......... desculpem....)
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por jmcdpereira »

Kiki Escreveu:Rafias,

se queres que te diga, acho que eles só acrescentaram água destilada ao que ainda ficou no circuito depois do bypass pois a cor que apresenta agora é a mesma de antes do bypass e, na altura em que me puseram a hipótese bypass ou mudança imediata do radiador disseram-me que se fizesse a mudança substituiriam nessa altura o líquido. Ora, como optei pelo bypass até decidir sobre outras coisas na carrinha, acho que eles não chegaram a mudar o líquido ou, se o fizeram, não houve uma lavagem à séria do circuito pois, como disse, a cor que o líquido tem agora é igual à que tinha antes do bypass.

Obrigada pela dica do esquema do motor mas realmente não consigo identificar a peça correctamente... parece-me a que está identificada como n.º 6 neste desenho http://www.realoem.com/bmw/enUS/showpar ... Id=11_2337...
Isto fica na parte de baixo do motor, junto ao resguardo, certo? Dá ideia que a mancha sai do friso da união das 2 metades da peça.... :humm

Será? :roll:
Mesmo lavando o circuito com mil litros de agua o liquido nunca vai ficar transparente, os resíduos do radiador nunca saem.
Mesmo mudando o radiador não vai ser facil o liquido ficar limpo.
Agora não mudando o radiador nunca vais conseguir ficar com o liquido limpo, por isso podes dar o beneficio da duvida sobre terem ou não mudado o liquido.
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Kiki »

Kiki Escreveu:Esta peça fica do lado da vareta do óleo, certo? (ou seja, visto o motor de frente, esta peça fica do lado direito em baixo)?
A cabeça do motor fica do lado contrário? Isto é, visto o motor de frente, fica do lado esquerdo?
E se sim, há algum espaço de um lado ao outro do motor por onde a fuga possa começar de um lado e sair do lado contrário?
:? :? :?

(acho que estou a fazer uma carrada de perguntas parvas.......... desculpem....)

Esqueçam estas perguntas parvas, pus-me a olhar melhor para os esquemas e a cabeça do motor é a cabeça do motor... fica por cima do todo... se tiver fuga pode escorrer para onde eu vejo a mancha... :scary

Ai a minha vida... :cry:
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Crow »

Com as tampas no sitio também não é fácil ver e ter uma noção do motor para quem não conhece.

E as fugas muitas das vezes também não são fáceis de detectar porque o óleo ou água acabam por encontrar caminhos que nos induzem em erro.

Como disse, teste mais fácil é o de colocar o circuito sobre pressão e tentar ver se sai água por algum lado.

Depois de andares com o carro também podes verificar se encontras água em algum lado. Como o motor está quente o circuito acaba por estar sobre pressão.

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Kiki »

Crow Escreveu:Com as tampas no sitio também não é fácil ver e ter uma noção do motor para quem não conhece.

E as fugas muitas das vezes também não são fáceis de detectar porque o óleo ou água acabam por encontrar caminhos que nos induzem em erro.

Como disse, teste mais fácil é o de colocar o circuito sobre pressão e tentar ver se sai água por algum lado.

Depois de andares com o carro também podes verificar se encontras água em algum lado. Como o motor está quente o circuito acaba por estar sobre pressão.
O mecânico só tem possibilidade de a receber na 2ª feira... o pior é que preciso dela durante o fim de semana e não sei se é preferível pará-la... :roll:
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Crow »

Desde que tenhas atenção ao nível da água e não a deixes faltar à partida não tens problemas em andar com a carrinha.

Pelo que dizes a fuga também parece muito grande, se for uma fissura num tubo ou radiador, só se aumentar de tamanho é que tens problemas.

Vai estando atenta ao nível de água. Tenho ideia que o e39 tem sensor de nível no deposito de água, na pior das hipóteses és alertada pela luz no quadrante.

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Kiki »

Crow Escreveu:Tenho ideia que o e39 tem sensor de nível no deposito de água, na pior das hipóteses és alertada pela luz no quadrante.
Confirmo! :fixe

E ainda bem :) Foi assim que descobri que tinha fuga porque por debaixo da carrinha, ao inicio, não aparecia água nenhuma no chão. Só quando ela deu sinal sonoro e no quadrante é que soube que ela estava a perder água... e tinha visto o nível nem há 3 semanas... estava descansadinha da vida...

Tomara eu ter tido esse sensor no meu Corsa há 15 anos atrás e teria poupado um carro... :(
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por rafias »

Kiki,

A peça 6 é um reservatório de vácuo. O circuito em que está incluída faz parte do sistema de vácuo de controle do turbo. Ou seja, não tem nada a ver com o sistema de refrigeração. Se vês uma mancha nessa peça poderá ter sido óleo ou outra substância que verteu para cima dessa peça. Por isso não te preocupes que não é aí a origem da fuga de anti congelante. Para mim o maior suspeito é o radiador... ou então o bypass não foi correctamente executado. Além disso quando fosses trocar o anti congelante (deve ser trocado a cada 4 anos) devias considerar trocar também a bomba de água e o termostato (possivelmente o antigo dono nunca o fez).
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Kiki »

No bypass não me parece, não vejo humidade no T e o percurso de 14 kms que ela faz para cada lado não é suficiente para secar, digo eu...

A bomba de água, a ser uma hipótese, quando avaria pode fazer desaparecer líquido ou só impede a circulação de água no sistema de refrigeração?
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por rafias »

Se a bomba de água falha, o motor deixa de ser devidamente refrigerado. Esse é o perigo imediato. Mas também é possível surgir uma fuga na bomba de água. A minha partiu literalmente em 2011 !! Sorte tive eu que reparei que algo não estava bem e parei logo o carro.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Crow »

Kiki Escreveu:No bypass não me parece, não vejo humidade no T e o percurso de 14 kms que ela faz para cada lado não é suficiente para secar, digo eu...

A bomba de água, a ser uma hipótese, quando avaria pode fazer desaparecer líquido ou só impede a circulação de água no sistema de refrigeração?
Podem acontecer os dois cenários. Fuga ou não circular a água correctamente.

Mas a fuga pode ser visivel na parte da frente do motor (visto de frente), Tem várias roldanas ou polies. Uma dessas polies é a da bomba de água. Julgo que a mais à esquerda actuada pela correia mais comprida.

http://www.realoem.com/bmw/enUS/showpar ... Id=11_2842

Peça número 1 onde na imagem aparece também lá agarrado o termostato.

http://www.realoem.com/bmw/enUS/showpar ... Id=11_5183

No ultimo link tem o esquema da correia que acciona a bomba de água, a zona A é onde está a polie da bomba de água.

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Kiki »

Então se a bomba tiver fuga e as polies se mantiverem em funcionamento, a água pode ser vaporizada para fora do carro com o movimento das polies?
É que eu tenho uma manchas no pára-choques na zona das grelhas de ventilação (os "rins")... sempre olhei para aquilo como sendo água de escoamento dos limpa-vidros ou de quando lavei a carrinha que pudesse vir por alguma "calha" por baixo do capot e saísse ali...

Isto:
Imagem
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Crow »

Se a bomba de água tiver fuga escorre pelo bloco do motor e vai para o resguardo.

Essa mancha não me parece que seja liquido de refrigeração. Dá mais ideia de água que escorra pelo capo.

Avatar do Utilizador
Kiki
Membro Juvenil
Mensagens: 75
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Kiki »

Bem, lá teremos de aguardar por 2ª feira pelo veredicto do mecânico....................................
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”