Mais um problema resolvido: Termostato da EGR

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Mais um problema resolvido: Termostato da EGR

Mensagem por rafias »

Caros amigos,

Este post é só para dar conta da minha satisfação por ter conseguido resolver com sucesso o problema da lentidão do motor em aquecer. Desde o outono do ano passado tenho vindo a notar que o motor do meu carro tinha dificuldade em chegar à temperatura normal de funcionamento (90º). Depois veio o inverno e custava ainda mais. Não liguei muito na altura. Pensei que era mesmo assim, que era um ano muito frio e por isso era normal. Como era esperado o consumo aumentou mais do que o normal naquela altura do ano. Passados alguns meses, em pleno verão noto que o motor raramente chega aos 90º, mesmo após vários Kms de estrada. Disse para mim mesmo "porcaria do termostato está outra vez nas couves". Quando me pus a pesquisar por preços e a agendar a altura para meter o carro na oficina para trocar o termostato do bloco do motor então decidi dar uma olhadela nas especificações do outro termostato: o termostato da EGR. Uma coisa chamou-me à atenção: "Opens at 70º". Ou seja fica fechado a temperaturas abaixo dos 70º e abre a temperaturas iguais ou superiores a esse limite. Coincidentemente o motor ficava a maior parte do tempo no traço dos 70º. Como isso seria coincidência demais a única conclusão é que o termostato da EGR é que estava nas couves, e não o principal. Após consultar a maior base de dados de vídeos de reparação automóvel disponível aos internautas, isto é o you tube, vi que era possível fazer a troca de termostatos sem grandes complicações. Mandei vir um da Mahle disponível na Auto Delta por 17€ + IVA + portes (total 30 aéreos) e no fim de semana passado montei. O resultado foi espectacular. A temperatura do motor chegava aos 90º com uma rapidez incrível. Bastava andar uns 2Km e já está!.
Conclusão: Se virem o vosso motor dificilmente passar dos 70º é porque precisam do um novo termostato da EGR.
Última edição por rafias em 10 ago 2015, 09:14, editado 2 vezes no total.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Mais um problema resolvido: Termostato da EGR

Mensagem por germanii »

Obrigado pela Partilha :palmas
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Série 5”