Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Secção para modelos Série 5

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antero
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Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por antero »

Boas,

como acho que o meu 520d 163cv é um pouco pastelão em baixas aproveitei uma viagem ao norte e adquiri uma repro na vilauto (vcpower).

A repro é conservadora (apenas 25/30 cv de aumento), mas não a cheguei a meter no carro pois tive receio de fazer a viagem de regresso ao Algarve. Trouxe a repro numa pen. O acordo foi que quando eu quiser metem-me gratuitamente a repro no carro aqui no Algarve.

O turbo assobia um pouco (não é nenhuma sirene dos bombeiros mas ouve-se)

O turbo é um Mitsubishi e já roda há 350.000 km. Foi feito um teste diagnóstico e não acusou problemas na electronica do turbo. A fap também parece estar em ordem.

A minha dúvida é se devo mesmo arranjar o turbo antes de meter a repro (e pedem-me cerca de 350 euros para lhe por um kit novo) ou se arrisco e meto a repro sem fazer nada ao turbo e quando (e se) o turbo partir aí sim preocupar-me com isso.

As opiniões das oficinas que consultei dividem-se: uns alertam-me para o facto de que quando o turbo partir poder afectar o motor, outros minimizam essa possibilidade e dizem para não gastar dinheiro antes de ser preciso.

O que é que vocês faziam? Arriscavam ou jogavam pelo seguro?

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marco pires
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por marco pires »

obvio que é um risco, demasiado grande diria.

as repros assentam essencialmente no turbo aumentado as pressões de trabalho e na injecção, um turbo com esses kms já não está nas melhores condições e se já se nota algum assobio pior ainda.

francamente não aconselhava e a melhor coisa é mandar recondicionar esse turbo e então depois apostar numa repro.

o turbo partir pode ter várias consequencias, existem várias maneiras do turbo partir e tem a ver com exatamente aquilo que parte, pode não causar nada de grave como pode ir ao ponto de entrar oleo pela admissão para a camera de combustão e ai tens um sério problema pois ou tentas mandar o carro abaixo metendo uma mudança alta (se não for automático), ou então não vais conseguir desligar o carro e vai trabalhar até o oleo ser todo queimado ou até partir o bloco (desarvorar).

podem acontecer muitas coisas desde bocados das pás serem engolidas, muitas coisa pode acontecer desde pouco ou nada graves até outras que podem arruinar o motor completamente.

o meu conselho é não meteres nenhuma repro, estares a meter carga num turbo com 350 mil é receita para o desastre, tanto pode aguentar como pode estoirar a qualquer momento e nesses casos mais vale não arriscar.

se fores da zona de lisboa tens a hpturbo na margem sul, uma excelente casa, um rectificação de um turbo fica na ordem dos 350€.
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germanii
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por germanii »

X2..
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rafias
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por rafias »

Se eu tivesse o meu turbo a assobiar a última coisa com que me preocuparia seria uma repro! Por favor, arranja-me esse turbo antes que algo de grave aconteça. Lembra-te: Um turbo pode partir mesmo sem repro, pois os nossos carros já vêm parametrizados de fábrica para (alguma) performance.
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E30_forever
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por E30_forever »

Com 350.000 klms já cumpriu o seu papel. Se partir, trocas, até lá usufruís de um carro completamente diferente com a repro.
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jmcdpereira
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por jmcdpereira »

E30_forever Escreveu:Com 350.000 klms já cumpriu o seu papel. Se partir, trocas, até lá usufruís de um carro completamente diferente com a repro.
E se desalvorar usufruis de outro carro, pois esse vai para a sucata...

só vantagens ;)
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E30_forever
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por E30_forever »

jmcdpereira Escreveu:
E30_forever Escreveu:Com 350.000 klms já cumpriu o seu papel. Se partir, trocas, até lá usufruís de um carro completamente diferente com a repro.
E se desalvorar usufruis de outro carro, pois esse vai para a sucata...

só vantagens ;)
Coisa que não pode acontecer com o carro original...

E sabes que se desalvorar podes controlar a situação não sabes?
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jmcdpereira
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por jmcdpereira »

E30_forever Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:
E30_forever Escreveu:Com 350.000 klms já cumpriu o seu papel. Se partir, trocas, até lá usufruís de um carro completamente diferente com a repro.
E se desalvorar usufruis de outro carro, pois esse vai para a sucata...

só vantagens ;)
Coisa que não pode acontecer com o carro original...

E sabes que se desalvorar podes controlar a situação não sabes?
Claro que pode acontecer, mas ao carregar o tubo aumenta-se as probabilidades de algo acontecer.
Mesmo sem desalvorar podem as pás se partirem e serem sugadas para o interior do motor, mais provavel com o repro pois o turbo vai sofrer mais.

Tudo isto são cenários pessimistas claro.

Quanto ao controlar o desalvorar... depende, no meu carro com cx auto não sei como o fazer, bloquear a admissão de ar não é fácil...
Nunca carro de cx manual é mais facil claro.
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E30_forever
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por E30_forever »

Eu dei a minha opinião e era o que eu faria, no entanto a decisão será sempre do antero .
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marco pires
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por marco pires »

é desarvorar, não desalvorar.

partir um turbo pode causar essa situação, nomeadamente a quebra dos rolamentos do eixo, mas não se trata de algo inevitável, pois o oleo tanto pode ir para a admissão como para o colector de escape, mas pode de facto acontecer.

num caso desses é meter uma mudança alta e mandar o motor abaixo com o carro imobilizado, num carro de caixa auto é meter em neutro, parar o carro e com um extintor de CO2 mandar para a admissão, isso vai substituir o ar que está a ser usado na queima e assim fazer o motor parar, serve tambem para caixa manual.
não há extintor, então com caixa auto é tapar a admissão.

muito bonito para quem sabe e tem sangue frio, mas um carro a mandar montes de fumo pelo escape numa situação dessas, se o vento estiver ao contrário o carro todo envolto numa nuvem o motor aos "gritos" e manter o sangue frio...........é mais fácil falar que fazer.

pode nem desarvorar mas até pode engolir uma pás, ou pode até nem acontecer nada de mal e apenas partir e depois é meter um novo e mais nada acontecer.

vale apena o risco?

na minha opinião não.

um turbo para se manter um condições necessita de uma revisão a cada 120 mil kms, tudo bem que temos ai turbos com porradas de kms em cima e a bombar........até um dia.
está a assobiar mesmo sendo pouco, 350 mil e provavelmente de origem e sem nenhuma intervenção, e meter carga..........ok, boa sorte!!!!
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por antero »

O turbo (que afinal é garret) já está a ser reparado. Disseram-me que tem de levar um kit de reparação (que ronda os cento e tal euros) e uma turbina (que ronda os 80 euros). Pensei que o tal kit de reparação incluísse a turbina mas disseram-me que não. Equacionou-se a possibilidade de mandar vir um "core" (que já incluía o tal kit de reparação e a turbina) mas não compensava economicamente e acham que desta forma a qualidade do serviço/material é idêntica.

Mas alertaram-me que o motor está muito sujo e que antes de meter o turbo deveria limpá-lo com um liquido da wurth ou algo semelhante. Supostamente esta limpeza dá para fazer sem o turbo estar instalado(!?!))

Eu estranhei, pois o motor só tem cerca de 60.000km (e o antigo dono fazia as revisões a horas e na BMW), mas até querem que passe lá na oficina para ver a sujidade.

Segundo compreendi a tal limpeza do motor (além do preço do produto da wurth) implica que a seguir meta óleo novo. Ora como eu quero fazer a revisão na próxima semana na BMW se calhar vou ter que meter duas vezes óleo no espaço de uma semana.

Ainda propus montar o turbo, trazer só o carro para Faro (50 km de viagem) fazer a limpeza ao motor e mudar logo o óleo na BMW mas a disseram que mal metesse o turbo e andasse com o carro (mesmo que só 50 km) o turbo ia ficar logo com sujidade! E que é melhor após a limpeza meter um óleo mais barato e pra semana meter um melhor.

Que acham disto?

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525_tds
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por 525_tds »

Sujo?
O que é sujo para eles?

Não sou grande fã desses aditivos de limpeza, podem ser agressivos e danificar vedantes e juntas, muda o oleo ao carro e siga. A não ser que o motor esteja cheio de borra por o oleo não ser mudado há muitos kilometros (dono desleixado). tipos isto:
http://i7.photobucket.com/albums/y272/j ... mw3302.jpg

rafias
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por rafias »

Sujo? Só se for por acumulação de carbono. O tal líquido da Würth deve ser um que se aplica com o motor em funcionamento nas 2500RPM para supostamente limpar os cilindros, válvulas, colectores e turbo. O óleo esse deverá estar sempre limpo (lembra-te do filtro de óleo que serve para reter as impurezas). Por isso, eu no teu lugar aceitava a recomendação de limpar o motor SE estiver mesmo sujo. É possível que o antigo dono fizesse esses 60 000 Km só em cidade e em trajectos curtos, daí a acumulação de carbono.

Se fores em frente com a limpeza tenta saber o nome do líquido da Würth sff. Posso estar interessado para o meu carro ;)
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antero
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Re: Turbo assobia, reprogramar sim ou não?

Mensagem por antero »

bem, está feito :D :

1º turbo reparado (levou kit e turbina); vi o gráfico ("linha") na máquina de reparação dos turbos e quem fez o serviço estava muito satisfeito com o resultado final; (a verdade é que não assobia nada).

2º limpeza interior do motor com "engine flush" da Kent

3º filtro e óleo novos (castrol edge fst TD 5w40)

4º reprogramação inserida que está de acordo com as minhas expectativas, o carro em baixas responde mais rápido, a aceleração está linear, estou satisfeito.

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