temperatura varia com a rotação do motor
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temperatura varia com a rotação do motor
Boa noite,
Há já algum tempo que tenho tentado resolver um problema, aparentemente intermitente, que faz o e39 aquecer.
Mudei o viscoso da ventoinha e, há um mês, o termostato.
Hoje aconteceu-me o seguinte:
- cerca de 15 km a baixa rotação (autoestrada a 70km/h, nacional a 30km/h). No final a temperatura atingiu 118 ºC e após parar, ao ralenti, subiu até aos 126 ºC, pelo que desliguei o motor.
- 1h mais tarde, voltei a ligá-lo (estava nos 90ºC) e fiz um trajeto municipal de retas, curvas e contracurvas, em 2.ª e 3.ª, a velocidade bem animada A temperatura manteve-se entre os 100 e os 114.º C. Ao estacionar, deixando-o ao ralenti, atingiu os 120ºC. Foi nessa altura que me lembrei de carregar no acelerador (cerca de 2500 rpm) e eis que a temperatura desceu abruptamente para os 95.º. Deixei de acelerar e a temperatura subiu até aos 116ºC. Acelerei novamente e repeti meia dúzia de vezes o exercício, sempre com o mesmo resultado: +Rotação->-Temperatura.
Será um problema da bomba de água?
Agradeço a v/ opinião.
Cumprimentos
Há já algum tempo que tenho tentado resolver um problema, aparentemente intermitente, que faz o e39 aquecer.
Mudei o viscoso da ventoinha e, há um mês, o termostato.
Hoje aconteceu-me o seguinte:
- cerca de 15 km a baixa rotação (autoestrada a 70km/h, nacional a 30km/h). No final a temperatura atingiu 118 ºC e após parar, ao ralenti, subiu até aos 126 ºC, pelo que desliguei o motor.
- 1h mais tarde, voltei a ligá-lo (estava nos 90ºC) e fiz um trajeto municipal de retas, curvas e contracurvas, em 2.ª e 3.ª, a velocidade bem animada A temperatura manteve-se entre os 100 e os 114.º C. Ao estacionar, deixando-o ao ralenti, atingiu os 120ºC. Foi nessa altura que me lembrei de carregar no acelerador (cerca de 2500 rpm) e eis que a temperatura desceu abruptamente para os 95.º. Deixei de acelerar e a temperatura subiu até aos 116ºC. Acelerei novamente e repeti meia dúzia de vezes o exercício, sempre com o mesmo resultado: +Rotação->-Temperatura.
Será um problema da bomba de água?
Agradeço a v/ opinião.
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
Há quanto tempo/Kms não mudas a bomba de água? Verificaste se o ventilador elécrtico funciona (liga o A/C e vê se ele roda)?
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
Penso que nunca mudei (340000).
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
Parece ser problema da Ventoinha :think
Anda com a ventoinha à mao motor frio ela nao deve fazer muita Resistencia ou entao com o motor quente e com luvas (motor a trabalhar)tenta parar a ventoinha.
Eu li um problema +- como o Teu e falaram de termostato de EGR
Anda com a ventoinha à mao motor frio ela nao deve fazer muita Resistencia ou entao com o motor quente e com luvas (motor a trabalhar)tenta parar a ventoinha.
Eu li um problema +- como o Teu e falaram de termostato de EGR
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
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O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
mudaste o viscoso e o termostato...e a ventoinha nao porque? ela funcionava? ela faz resistencia ou ta normal? faz o teste roda-a com a tua mao e ve se ela esta "perra" ou se anda fluida
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
Boa tarde, não mudei a ventoinha pq está boa. Oferece muita resistência quando accionada pela temperatura do motor. Qd frio, é fácil de a travar com a mão.
Acabei de fazer 80km, alternando autoestrada com nacional e algumas paragens no trânsito e portou-se bem,entre os 98 e os 114 graus.
Acabei de fazer 80km, alternando autoestrada com nacional e algumas paragens no trânsito e portou-se bem,entre os 98 e os 114 graus.
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
Se trocaste o viscoso não percebo porque te dizem para trocar a ventoinha, a ventoinha é uma peça plastica aparafusada ao viscoso.
O teu problema ou reside na bomba de água, deve estar a desfazer-se a pás plasticas, daí não ter fluxo suficiente de refrigerante para circular e arrefecer a baixas velocidades (rotações), ou o radiador entupido caso uses anticongelante de baixa qualidade (duvidosa) ou mesmo água da torneira ou os dois misturados, troca a bomba e coloca o anticongelante original a 50/50.
O teu problema ou reside na bomba de água, deve estar a desfazer-se a pás plasticas, daí não ter fluxo suficiente de refrigerante para circular e arrefecer a baixas velocidades (rotações), ou o radiador entupido caso uses anticongelante de baixa qualidade (duvidosa) ou mesmo água da torneira ou os dois misturados, troca a bomba e coloca o anticongelante original a 50/50.
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
E faz isso rápido porque a andar com temperaturas dessas arrumas com a junta da cabeça em pouco tempo, e até podes mesmo empenar a cabeça.
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
Obrigado. Quinta-feira vai à oficina. Até lá está parado. Espero que seja a bomba para o caso ficar resolvido.525_tds Escreveu:E faz isso rápido porque a andar com temperaturas dessas arrumas com a junta da cabeça em pouco tempo, e até podes mesmo empenar a cabeça.
Já agora, um radiador entupido é para trocar ou é passível de desentupimento de forma fiável?
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
Eu diria que depende do estado do radiador. Se tiver corrosão no seu interior é para substituir.
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
Obrigado. Deixei-o há pouco na oficina. Até sexta deve estar resolvido.rafias Escreveu:Eu diria que depende do estado do radiador. Se tiver corrosão no seu interior é para substituir.
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
Se nunca substituíste a bomba de água, ao menos trocaste o anti-congelante de 4 em 4 anos? Ou nem isso?
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Re: temperatura varia com a rotação do motor
Olá,
Parece que o problema foi identificado e resolvido. A bomba de água está boa.
Após substituição da falange do termostato que aparentava danos fiz 150km sem problemas. A temperatura esteve quase sempre nos 95, tendo atingido os 100 graus numa longa subida, mas voltando aos 96 graus rapidamente.
Eu nem sabia que existia tal peça..
Parece que o problema foi identificado e resolvido. A bomba de água está boa.
Após substituição da falange do termostato que aparentava danos fiz 150km sem problemas. A temperatura esteve quase sempre nos 95, tendo atingido os 100 graus numa longa subida, mas voltando aos 96 graus rapidamente.
Eu nem sabia que existia tal peça..
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