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BMW 520 d Touring 2001

Enviado: 29 set 2017, 20:52
por lp1971
Boa tarde,

Estou a pensar adquirir uma carrinha 520 d de 2001. No entanto como é o primeiro bmw que estou a adquirir, gostava de colocar algumas questões.

O motor é fiavel? esta carrinha que estou a ver tem 217.000km e caixa manual.

O motor é de correia de distribuição ou corrente?

Quais os principais cuidados a ter na compra desta carrinha? ( Motor, caixa, suspensão, etc)

a manutenção é cara ? ( oficina)

Obrigado a quem puder ajudar nestas questões

Luis Silva

Re: BMW 520 d Touring 2001

Enviado: 29 set 2017, 21:04
por jmcdpereira
lp1971 Escreveu:
29 set 2017, 20:52
Boa tarde,

Estou a pensar adquirir uma carrinha 520 d de 2001. No entanto como é o primeiro bmw que estou a adquirir, gostava de colocar algumas questões.

O motor é fiavel? esta carrinha que estou a ver tem 217.000km e caixa manual.

O motor é de correia de distribuição ou corrente?

Quais os principais cuidados a ter na compra desta carrinha? ( Motor, caixa, suspensão, etc)

a manutenção é cara ? ( oficina)

Obrigado a quem puder ajudar nestas questões

Luis Silva
Sim, tenho ideia do motor ser fiável, mas 217 000 acho poucos kms, convem ter a certeza que não terá o dobro.
A distribuição é por corrente como todos os bmws. (excepto alguns novos acho eu)
Cuidados é como em qq carro, no fim de contas é um carro.
Atenção ao turbo, não deverá assobiar.
De resto é como dizes, motor, cx, suspensão... é ver isso tudo.
Como qq BMW a manuteção é mais cara que num renault dessa altura.
Tive um 525tds de 97 e embora a manutenção fosse mais cara que num Fiat Punto nunca achei que fosse excessivamente cara.

Re: BMW 520 d Touring 2001

Enviado: 29 set 2017, 22:00
por marco pires
o nosso amigo jmcdpereira já respondeu o essencial.

o motor é fiável sim, mas atenção à bomba injectora a bosch VP44 por vezes dá bronca, é ver se tem o relantin estável e não se engasga em andamento, de resto é um motor bastante fiável.

217 mil é uma quilometragem perfeitamente razoável, se os kms forem reais não é nada para esse motor, contudo convem aferir se de facto são kms reais ou martelados, para isso só fazendo um diagnóstico, alem de verificar isso tambem verifica outras situações menos boas que possa existir.

motor de corrente.

a caixa pode ter problemas a nivel dos sincronizadores principalmente na 3ª, vê se a frio não tem tendencia a engatar a 5ª no lugar da 3ª, verifica se não tem folgas e a manete não abana nas reduções, essa situação costuma ser o apoio da caixa, no geral verifica se as mudanças entram bem e sem problemas a frio.

no geral e tratando-se de um E39, é verificares se os elevadores dos vidros funcionam bem, os pixeis por certo estão queimados em parte, e mete o carro numa lavagem auto, vê depois se chão do carro na parte de trás não está molhado.
convem ver se não tem folgas na caixa da direcção, rotulas e outros elementos da suspensão/direcção, tudo isto acaba por ser algo comum a todos os carros usados e já com muitos anos, e não problemas especificos dos E39.

a manutenção não é cara e existe um largo e vasto mercado aftermarket onde adquirir peças a preços bem mais baixos que na marca.

o motor mexe-se bem nos E46, mas nos E39 os 136cv são algo curtos, não esperes por isso grandes performances, mas de qualquer maneira não deixa ficar mal e é económico numa utilização moderada.