Discussão sobre linhas de escape m3!

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por navigator »

No meu (não M) ando sem sondas pós cats e a MAF não dá sinal e não acende luz no painel. Está afinado pelas sondas pré-cats e tem catalizadores montados, para quem estiver com curiosidade. Atira os erros das sondas e MAF mas ninguém até agora me disse que se desliga as sondas electronicamente (Siemens MS42).
Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por Crow »

À mistura não há problema. Ao retirares o cat não alteras os valores pré-cat.

Desliga a segunda sonda, pega em 12v da tensão da bateria e rectifica para 0,5v/0,6v e liga no sitio da sonda, assim acabas com o erro.

Deixas só ligados os fios da resistencia de aquecimento da sonda para não dar erro de circuito aberto.

O erro aparece porque estás a ter uma onda a variar entre 0v e 1v na segunda sonda. Ou seja está a ler o mesmo que a primeira sonda. Senso que a leitura da primeira sonda correcta se fizer essa variação. A ECU está constantemente a corrigir a mistura ao relanti e a baixa rpm. Quando pisas a fundo e com rotação ele manda "lixar" a sonda e mete o que tiver cartografado no mapa de injecção.

Marco c
Membro Senior
Mensagens: 713
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por Marco c »

Crow Escreveu:À mistura não há problema. Ao retirares o cat não alteras os valores pré-cat.

Desliga a segunda sonda, pega em 12v da tensão da bateria e rectifica para 0,5v/0,6v e liga no sitio da sonda, assim acabas com o erro.

Deixas só ligados os fios da resistencia de aquecimento da sonda para não dar erro de circuito aberto.

O erro aparece porque estás a ter uma onda a variar entre 0v e 1v na segunda sonda. Ou seja está a ler o mesmo que a primeira sonda. Senso que a leitura da primeira sonda correcta se fizer essa variação. A ECU está constantemente a corrigir a mistura ao relanti e a baixa rpm. Quando pisas a fundo e com rotação ele manda "lixar" a sonda e mete o que tiver cartografado no mapa de injecção.
isso é muito bem tirado Mestre Crow...mas para um leigo em electricidade como se faz?
tipo tiro um fio com 12 v, meto lhe uma resitência para diminuir para 0.5 v e ligo ao fio da segunda sonda?

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por Crow »

Marco c: Teoricamente sim. Para o factor lambda ser 1, a voltagem que a segunda lambda envia ao calculador tem que ser de 0,5v ou 0,6v. Penso que exista alguma tolerancia e esse valor possa variar ligeiramente.

Ainda ontem li valores de lambda pós-cat num Seat Ibiza 1.4 16v e o valor estava muito certinho nos 0,5v.

Nunca testei nada disto e é um bocado "invenção" mas teoricamente funciona.

Avatar do Utilizador
tiagoghost
Membro Gold
Mensagens: 1002
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50
Localização: Seixal

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por tiagoghost »

cuidado com essa invençao para n mandarem uma centralina a vida.... mete uma tensao mais elevada num sito onde ela n devia estar e és capaz de arranjar um problema....
E36 S50 Coupe

Avatar do Utilizador
Eristoff
Membro Juvenil
Mensagens: 58
Registado: 23 mar 2012, 18:22
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001/01

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por Eristoff »

Bom.. sendo a primeira sonda a que controla a mistura, a segunda sonda, após os catalisadores apenas faz a detecção de CO2 não fazendo com que a centralina corrija nada. É meramente informativa do estado dos catalizadores apenas isso. Eu tenho linha directa SS só com a panela final de origem e tenho o erro.
Ex-Alfa 147 JTDm 2007 16v 2xxcv MB power

BMW M3 E46 3xxcv 2001 MB power

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por navigator »

Não é bem assim.
Sondas lambda apenas medem oxigénio, o CO2 é produto de combustão e não há nada a ajustar.

Consoante o sinal das 4 sondas, a injecção pode ser ajustada. Se as sondas pré-cat estiverem degradadas as outras detectam e ajustam injecção. Se o cat estiver mau, as sondas pós-cat detectam e lançam código de erro. Eu também pensava que apenas informava mas também contribuem (em muito pequena parte) para a mistura final.
Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por Crow »

navigator: Serve para pequenos ajustes sim mas em relanti e cargas parciais. A partir das 3 mil rpm ou pedal a fundo é por cartografia.

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por cap »

open loop operation :)
Imagem

Avatar do Utilizador
Eristoff
Membro Juvenil
Mensagens: 58
Registado: 23 mar 2012, 18:22
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001/01

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por Eristoff »

Nao quero ser chato nem insistente mas vou passar a explicar resumidamente uma tematica que ja gerou muota duvida. Primeira sonda (pre catalizador) é detectora de O2 nos gases de escape enviando sinais á injeccao electronica para que esta ajuste a mistura. Sondas pos catalisadores sao detectoras de CO2 e existem EXCLUSIVAMENTE, salvo raras excepcoes, para medir a eficiencia dos catalisadores e lancar codigos de erro p402 ou 403 ja nem me lembro que sao os de falha de catalizadpr. Sao sondas informativas nao mexem nsninjeccao. Medi o meu carro de proposito com o erro.. 352 hp :).

Cumps
Ex-Alfa 147 JTDm 2007 16v 2xxcv MB power

BMW M3 E46 3xxcv 2001 MB power

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por navigator »

Crow:
Nunca vi informação acerca disso que falas, o que é estranho. Admito que em Wide Open Throttle a importância é dar potência máxima.

Eristoff:
Eu também não quero ser chato, nem costumo ser insistente, Eristoff. Mas devemos perseguir o assunto até ficar esclarecido, se queremos melhorar continuamente.

Li há bem pouco tempo as informações oficiais para os sistemas de ECM Siemens MS42 e MS43 e é isso mesmo que escrevi. A ECM analisa os sinais enviados de ambas e decide a injecção após cruzar a informação.

Além disso, já me tinha informado anteriormente, para anular ou substituir sondas. Podes confirmar, sondas lambda só medem O2 e só têm referências diferentes por causa do comprimento dos fios consoante são montados antes ou depois dos cats.
Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por Crow »

navigator: Ve-se bem aquilo que digo em testes de estrada com medição de parametros. Faz um log em estrada e confirmas o que te disse.

Em relação às sondas lambda de facto só medem O2. Antes ou após cat mede sempre 02. Os niveis de O2 medidos após cat servem para indicar o bom ou mau funcionamento do mesmo.

Aproveito para acrescentar que actualmente todas as sondas têm resistencias internas para que possam logo começar a medir 02. Existem sondas mais antigas que não tinham resistencia e só começavam a fazer correcção após atingirem a temperatura ideal de funcionamento que é perto dos 300graus.

Com resistencia podem logo começar a enviar informação à ECU e fazer os respectivos ajustes.

Se virem o esquema de ligações de uma sonda, esta tem 4 fios. Dois brancos da alimentação da resistencia, um preto que é massa e o cinzento que envia a voltagem para a ECU.

Avatar do Utilizador
Eristoff
Membro Juvenil
Mensagens: 58
Registado: 23 mar 2012, 18:22
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001/01

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por Eristoff »

Fui confirmar as minhas certezas amigos... a única sonda que provoca ajustes da mistura é a pre catalizador. As outras APENAS existem para verificar a eficácia dos catalizadores não provocando ajustes em nada.
Ex-Alfa 147 JTDm 2007 16v 2xxcv MB power

BMW M3 E46 3xxcv 2001 MB power

Marco c
Membro Senior
Mensagens: 713
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por Marco c »

Eristoff Escreveu:Fui confirmar as minhas certezas amigos... a única sonda que provoca ajustes da mistura é a pre catalizador. As outras APENAS existem para verificar a eficácia dos catalizadores não provocando ajustes em nada.
mas ainda não conseguiste apagar o erro pois não? e na inspeção montas os cats? ou passa?

Avatar do Utilizador
Eristoff
Membro Juvenil
Mensagens: 58
Registado: 23 mar 2012, 18:22
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001/01

Re: Discussão sobre linhas de escape m3!

Mensagem por Eristoff »

Eu apagar apago-o mas passado um dia ou 2 volta a acender. Eu nao vou à insp normal :)
Ex-Alfa 147 JTDm 2007 16v 2xxcv MB power

BMW M3 E46 3xxcv 2001 MB power

Responder

Voltar para “Série ///M”