///M90 Escreveu:Será que posso pedir um favorzinho que eu ando á procura no REALOEM mas não encontro...
Como eu estou a fazer uma lista de coisas a comprar para o meu bimmer (320D E46 136Cv) qual é a referencia do breather Vortex?? é o 11127793164
Cumprimentos e obrigado!
Não uses o de vortex, usa o normal, de espuma.
A razão para esta recomendação, prende-se com a quantidade de óleo que o vortex deixa passar para a admissão, que é significativamente maior do que quando comparado com o filtro de esponja.
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Parabéns pelo excelente post! Bastante informativo :fixe
Mas falares em "breather do turbo" está no mínimo errado! Não tem nada a ver com o turbo!
O breather é, em português: Colector de oleo de gases de carter
Os gases de cárter, devido á pressão dentro do mesmo, são expelidos do interior do cárter, passando pelo breather onde são limpos do óleo que contêm, e enviados para a admissão onde são aproveitados pelo motor.
Um filtro "breather" entupido faz com que gases com óleo passem para a admissão! Conclusão, óleo na admissão e consecutivamente possível fumarada a sair pelo escape.
Quanto muito, esses gases com óleo em excesso chegam ás pás da turbina do turbo. Se isso têm algum efeito nos rolamentos internos do turbo não sei, mas parece-me improvável pois esse óleo contido nos gases segue o seu caminho pela tubagem do intercooler e respectiva admissão.
Chamares a este componente breather do turbo vai gerar confusão e enganos a quem ler o teu post :think
E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000 245 hp 560 Nm
contudo a influencia do breather no turbo é enorme, devido ao facto de um breather sujo influenciar a pressão no carter, isso vai dar origem a que o fluxo de oleo que vai lubrificar o turbo altere-se, causando uma lubrificação inadequada que vai causar danos ao turbo.
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Vendo pelo lado da alteração da pressão de cárter pode haver algum tipo de alteração no fluxo de lubrificação mas para começar a afectar a lubrificação dos turbos deve ser preciso já uma alteração considerável :think
Isto sou eu a especular!
Vou ler a informação nesse link
E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000 245 hp 560 Nm