Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por marco pires »

Para qualquer motor diesel moderno funcionar com eficiência ele tem que ter o seguinte:

Combustível correto e pressão de combustível.
Pressão de ar impulso / entrada correta.
Compressão dos cilindros correcta.
Um sistema de escape adequado e em condições

Este guia é para os problemas de potencia do motor e produção de fumos mais comuns associados com os motores a diesel da BMW.

A alma de qualquer diesel moderno é o turbo VNT (Geometria variável), sem este os diesel são básicamente motores lentos e com pouca potencia.

Assim, 99% de todos os problemas de potencia são geralmente relacionados com o turbo de alguma forma ou de outra.

Há várias falhas que podem causar problemas de alimentação relacionadas com o turbo e estas devem ser divididas em categorias:

conceito básico de operação do turbo
Imagem

problemas no turbo
fugas na pressão do turbo
nestas situações o turbo está funcionando corretamente, mas a pressão do turbo está sendo perdida antes que ele possa entrar no motor devido a rachaduras, fendas ou fugas nos tubos, do lado da indução, poderá ser um criador de um problema notório de falta de potencia e o motor pode emitir mais fumo preto que o habitual com este problema, devido a demasido combustivel para menos ar.

incapacidade do turbo disparar correctamente
esta situação tem mais que uma variável:
Em primeiro lugar o sistema de escape que alimenta o turbo tem que ser impermeável aos gases, sem fugas ou roturas, qualquer fuga por menor que seja causará perda de entrega do volume de gases de escape para o turbo e criar problemas de potencia e fumos em excesso no escape.

Filtros de ar bloqueados ou entupidos vão dar origem a que haja uma carencia na entrega de ar ao turbo dando origem a problemas de falta de potencia e fumo no escape em excesso.

alhetas da geometria variável ​​do turbo, presas ou bloqueadas devido a depósitos de carvão irão dar origem a problemas de pressão já que o ângulo de inclinação das pás está preso, a consequencia será perda de potencia permanente ou a certas rotações, dependendo do estado do bloqueio da geometria
Se as alhetas da geometria variável não funcionam devido ao actuador de control, em modelos accionados por sistema de vacuo é quase sempre devido a uma falha no próprio sistema de vácuo (muito comum) ou um mecanismo defeituoso.
Em actuadores electrónicos, geralmente a causa é uma falha do modulo do turbo.

sequencia da geometria variável
Imagem

o controle da pressão também pode ser afectado pela ECU receber algum erro ou informação de um sensor defeituoso de outros dispositivos do motor, assim o turbo não está sendo instruído corretamente pela ECU, esta é situação onde o software de diagnóstico vai ajudar detecção de erros.

Há mais coisas básicas, como a saúde real do turbo, saber o real estado de conservação do turbo é fundamental, mas o funcionamento do VNT é a chave para o desempenho e eficiencia de funcionamento.

problemas de alimentação e ignição
de novo, o diagnóstico é fundamental nos diesel modernos

Em primeiro lugar a pressão do combustível é muito importante num motor common rail a pressão de combustível tem que ser correta ou haverão problemas de falta de potencia, funcionamento irregular e problemas no arranque do motor e fumo em excesso ..

O filtro de combustível e bombas etc devem ser verificados para despiste de problemas na alimentação de combustivel.

Sistema de injecção, injectores defeituosos ou desgastados podem dar problemas de falta de potencia, geralmente combinados com funcionamento irregular e fumo preto, devido à alta pressão do sistema fugas maiores seriam imediatamente percebidas nos motores common rail

Mais uma vez as questões dos sensores podem afetar o controle da bomba de combustível da alta pressão, por isso é fundamental diagnosticar todos os sensores para despistar erros e ocorrencias.

Reguladores de pressão com defeito ou válvulas de alívio podem causar perda de pressão do combustível e problemas de falta de potencia.

situações ocorridas na compressão e ignição
compressão
falta de compressão ou compressão dificiente nos cilindros podem causar problemas de alimentação e de funcionamento, juntamente com problemas na ignição, combustão e fumo.
um software como o INPA pode ajudar no diagnóstico da compressão do cilindro ou injector e problemas de ignição para cilindros individuais do motor, mas em última análise, um teste de compressão talvez seja o mais eficaz no caso de suspeita de problemas a esse nivel.

sensor MAP e MAF

ambos desempenham funções semelhantes e é raro motores com ambos, mas os diesel BMW têm os dois, os sintomas de qualquer um deles pode ser ampla, mas geralmente incluem um ou todos os seguintes: entrega pobre de potencia, excesso de fumo, a funcionamento áspero e aumentos dos consumos.
ambos os sensores costumam dar problemas ou ter falhas nos motores a diesel, a MAF tem como função a medição do fluxo do ar vindo do exterior, o sensor MAP mede a pressão real do ar no colector da admissão.

localização tipica do sensor MAP no colector da admissão

Imagem

EGR

A EGR é um problema muito comum nos motores diesel, a válvula reduz a quantidade de NOx pela recirculação de uma pequena quantidade de gases de escape para dentro da admissão. É uma abertura controlada entre a admissão e o escape.
ao misturar gases inertes a temperatura nos cilindros é reduzida. Reduzir a temperatura reduz a quantidade de óxidos de azoto produzidos na câmara evitando que os cilindros atingissem temperaturas perigosas para a sua integridade.

Imagem

Existem diferentes tipos de sistemas de EGR utilizados em motores diferentes. Valvulas EGR operadas a vácuo mostrado na foto acima é são as mais comuns. A válvula é aberta por meio de vácuo fornecido por meio de um solenóide de ciclo de trabalho e fechado por uma mola. O solenóide controla a abertura da válvula em proporção com a abertura do acelerador.
A válvula permanece na posição fechada quando o motor é ligado, e em marcha lenta, com o acelerador totalmente aberto. A válvula EGR com defeito ou componente relacionado pode deixar a válvula presa em aberto ou presa posição fechada. Os sintomas de uma válvula EGR presa em aberto são um funcionamento irregular do motor com uma mistura pobre de combustível/ar. Os sintomas de uma válvula EGR presa em fechado são um motor com problemas na pré-ignição e a bater. Este é o resultado de altas temperaturas no cilindro causadas pela falta de gases de escape de arrefecimento introduzido na câmara pela EGR.

catalisador entupido ou defeituoso
Um catalisador bloqueado ou defeituoso pode causar reduções maciças na potencia e sérios problemas de alimentação / fumo do motor, gerando um estrangulamento do motor e do turbo de gerar ar necessário ao funcionamento regular do mesmo.

Como mencionado anteriormente os sensores do motor podem ter um efeito negativo sobre os motores diesel, a ECU conta com esses sensores para calcular o abastecimento do motor e mistura de ar.
Sensor de pressão de combustível, sensor de temperatura do combustível, sensor da temperatura do líquido de arrefecimento, etc, etc também são fundamentais no funcionamento regular do motor, de novo, o software de diagnóstico é a chave para o diagnóstico de problemas dos sensores porque a ECU é suficientemente inteligente para esperar uma certa faixa de operação dos sensores, se os passos fora dessa faixa ocorrem por muito tempo devido a estarem com defeitos a ECU costuma sinalizar um código de falha referente aos mesmo....mas nem sempre!

falhas ou fugas de vacuo
os Turbo diesel não criam um sistema de vácuo natural, sendo forçado á indução, é necessária a existencia de bombas de vácuo para criar o vácuo que serve para alimentar os vários equipamentos no motor, turbo, EGR, swirlflaps, reguladores de pressão, etc, etc dependem do controle de vácuo, por isso é essencial que o sistema de vácuo esteja em boas condições de funcionamento.

filtro Colector de oleo de gases de carter (breather)
esta peça não costuma causar problemas de faltas de potencia, mas acabará por causar a falha prematura dos rolamentos do turbo e fumo excessivo do motor (fumo azulado) devido a pressões internas excessivas do cárter. O motor M47 é conhecido por dar problemas no turbo ou situações de excesso de fumo em certa medida pela falta de manutenção do breather, mas tambem devido à qualidade dos breathers originais que tinham tendencia a ficarem saturados de oleo, a melhor opção é trocar por um filtro Vortex.
Nota- a troca do tradicional breather pelos Vortex é discutivel, existem opiniões contrárias sobre as vantagens dos Vortex e que não aconselhe, ainda assim no geral assume-se como mais vantajoso quando comparado com o tradicional.

o problemático breather original (em cima), e um breather Vortex (em baixo)

Imagem

Swirlflaps
A falha de funcionamento das borboletas pode apresentar alguns sintomas, mas eles são insignificantes e não criam problemas de falta de potencia ou excesso de fumo dignos de nota, a menos que elas caiam e sejam ingeridas pelo motor, é claro.

o nosso forum tem muita informação sobre o assunto, basta utilizarem a pesquisa.

Como já foi mencionado os diesel modernos são motores complexos e o software de diagnóstico é essencial para chegar ao fundo de todos os problemas que surjam, é possível fazer um diagnóstico completo ou configurações com o BMW INPA ou com o DIS em oficinas bosch car service ou na BMW por 30€ ou pouco mais, ou então quem souber mexer e tiver um laptop pode-o fazer de graça :)

Dica:
Se não tem por habito andarem com o carro de forma linear a rotações mais elevadas (utilização em auto-estrada), adicionem um bom aditivo de limpeza juntamente com um combustivel se qualidade superior regularmente para manterem a EGR e turbo livre de carvão e de depósitos de carbono recorrente do uso frequente do carro a baixas velocidades/rpm´s, arranques a frio constantes e percursos curtos, isso irá manter o vosso motor mais limpo e espero que livre de alguns dos problemas mencionados neste guia, em alternativa vão pelo menos uma vez por mês para a AE puxem por ele para limpar o carvão :lol:
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por AMS »

Excelente...

:lovebmw
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
rodrigues81
Membro Gold
Mensagens: 1197
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46
Localização: Lisboa

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por rodrigues81 »

Simplesmente impecável!
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

Avatar do Utilizador
kikonc30
Membro Juvenil
Mensagens: 297
Registado: 24 fev 2012, 13:08
O meu Carro:: BMW 320d E90 Sport

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por kikonc30 »

Boas Marco, antes demais parabéns pelo post está impecável, já começa a ser um hábito!

Tenho um E90 de 2006 com motor M47, qual será o preço a pagar pelo breather? Penso que nunca foi substituído! Já agora onde é que se encontra dentro do capô?!

Cumps
Bayerische Motoren Werke!
________________________________________________________________________________________________________________

Imagem
BMW E90 Sport 163cv

Avatar do Utilizador
kikonc30
Membro Juvenil
Mensagens: 297
Registado: 24 fev 2012, 13:08
O meu Carro:: BMW 320d E90 Sport

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por kikonc30 »

kikonc30 Escreveu:Boas Marco, antes demais parabéns pelo post está impecável, já começa a ser um hábito!

Tenho um E90 de 2006 com motor M47, qual será o preço a pagar pelo breather? Penso que nunca foi substituído! Já agora onde é que se encontra dentro do capô?!

Cumps

Ao pé do turbo?! Lool
Bayerische Motoren Werke!
________________________________________________________________________________________________________________

Imagem
BMW E90 Sport 163cv

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por marco pires »

obrigado a todos :fixe

kikonc30, o breather é fácil de aceder, está na parte de cima do motor, vê esta página: http://www.bmwland.co.uk/forums/viewtopic.php?t=51724

logo na primeira mensagens tens um DIY de como aceder ao breather, é um E46 mas a localização no E90 é sensivelmente a mesma.

vê tambem este video:
http://www.youtube.com/watch?v=cRVqelz_rC0

por fim e em relação a preços para os vortex consegues arranjar no ebay a partir dos 50€, vê este por exemplo: http://www.ebay.com/itm/BMW-DIESEL-VORT ... 3f2cc88914

se pretenderes igual ao de origem é mais barato, mas não tem a mesma qualidade e não duram tanto tempo.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por navigator »

Boa info! É sempre útil condensar estes conhecimentos num guia para não se perder muito tempo à procura.
Imagem

Avatar do Utilizador
kikonc30
Membro Juvenil
Mensagens: 297
Registado: 24 fev 2012, 13:08
O meu Carro:: BMW 320d E90 Sport

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por kikonc30 »

marco pires Escreveu:obrigado a todos :fixe

kikonc30, o breather é fácil de aceder, está na parte de cima do motor, vê esta página: http://www.bmwland.co.uk/forums/viewtopic.php?t=51724

logo na primeira mensagens tens um DIY de como aceder ao breather, é um E46 mas a localização no E90 é sensivelmente a mesma.

vê tambem este video:
http://www.youtube.com/watch?v=cRVqelz_rC0

por fim e em relação a preços para os vortex consegues arranjar no ebay a partir dos 50€, vê este por exemplo: http://www.ebay.com/itm/BMW-DIESEL-VORT ... 3f2cc88914

se pretenderes igual ao de origem é mais barato, mas não tem a mesma qualidade e não duram tanto tempo.

Perfeito Marco! Acho que vou substituílo!

Nice :)
Bayerische Motoren Werke!
________________________________________________________________________________________________________________

Imagem
BMW E90 Sport 163cv

///M90
Membro Juvenil
Mensagens: 142
Registado: 13 set 2010, 17:46
O meu Carro:: bmw 320D E46-->100%STOCK

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por ///M90 »

Será que posso pedir um favorzinho que eu ando á procura no REALOEM mas não encontro...

Como eu estou a fazer uma lista de coisas a comprar para o meu bimmer (320D E46 136Cv) qual é a referencia do breather Vortex?? é o 11127793164

Cumprimentos e obrigado!

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por marco pires »

marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

///M90
Membro Juvenil
Mensagens: 142
Registado: 13 set 2010, 17:46
O meu Carro:: bmw 320D E46-->100%STOCK

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por ///M90 »

Marco muito obrigado é mesmo isso que procuro mas posso comprar? ou seija este modelo "vortex" funciona no meu BMW E46 320D (136cv), eu enviei email ao vendedor e ele diz-me que para o meu carro é a peça com a Ref 11127791552 eu já fui ao real OEM e não percebo a que peça corresponde!!

Portanto tou na duvida se devo comprar esta vortex , ou ir a uma BMW e pedir o kit breather

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por marco pires »

qual é o VIN do teu carro?
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

///M90
Membro Juvenil
Mensagens: 142
Registado: 13 set 2010, 17:46
O meu Carro:: bmw 320D E46-->100%STOCK

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por ///M90 »

Ora o meu VIN (são os últimos 7 dígitos certo?) KG42264

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por marco pires »

com o VIn já cheguei a uma conclusão, é o seguinte:

de facto para o teu carro a peça é a numero 11127791552 , ( vê neste link: http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=15 ), trata-se da peça numero 8 (Unidade de ventilação).

a peça numero 11127793164 é para os modelos de 6 cilindros com o motor M57, nomeadamente os 525d E39, 530d E39, 330d E46 e 730d E38.

embora a carcaça seja semelhante, na realidade existem diferenças nos encaixes que impossibilitam fazer um swap entre breathers com diferentes part numbers.

no caso dos E46 o unico 2.0d que possibilita a instalação de um vortex é o de 150cv, não é possivel montar um breather do motor de 150cv no de 136 porque tambem aqui existem diferenças nos encaixes.

portanto e infelizmente, não te vai ser possivel montar um breather vortex, tambem andei a sondar a possibilidade de aproveitar a carcaça do breather original e montares as partes internas do vortex, mas até isso parece não ser possivel.

assim, aconselho-te a comprares o original (11127791552) e deixares de parte a questão do vortex pois não vais conseguir montar isso no teu carro.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

///M90
Membro Juvenil
Mensagens: 142
Registado: 13 set 2010, 17:46
O meu Carro:: bmw 320D E46-->100%STOCK

Re: Guia de problema de potencia motores diesel bmw.

Mensagem por ///M90 »

Marco mais uma vez muitíssimo obrigado ;)

Responder

Voltar para “Manutenção”