Actualização do DIS

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Actualização do DIS

Mensagem por gt1progman »

O IFHSrv32 é um executável que tem de estar a correr quando usas o DIS. O DIS não se liga directamente ao carro como o INPA. O DIS usa o IFHSrv32 para comunicar com o carro, se não o ligares então não terás comunicação entre o DIS e o carro.
O IFHSrv32 vai buscar a configuração ao ediabas.ini por isso esse ficheiro tem de estar bem configurado, e esse parametro "Interface" tem de estar conforme o interface que tens. Como o teu interface não deve ser um DCAN "puro" mas sim uma "gateway" então tens de ter "Interface = STD:OBD" (acho que a configuração de OBD é assim mas confirma nos exemplos que estão no ficheiro).
é importante também que o porto onde o IFHSrv32 vai receber as ligações esteja correcto, e agora não me recordo qual é mas é qq coisa como 6801 ou parecido.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Actualização do DIS

Mensagem por jmcdpereira »

pmgoliv Escreveu:
gt1progman Escreveu:tens o IFHSrv32 a correr ? se sim, aparece-te o ip do DIS no IFHSrv32 ?
Tens a FW do windows desligada e os drivers OBD instalados ?
Boas.

Como vejo o IFHSrv32?
Os drivers estão instalados, até porque funciona tudo bem com o INPA. Ou devo instalar outro drivers?

Julgo que não desliguei a firewall. Será disso?

No ficheiro ediabas.ini que está na pasta Packages do ISO que depois é instalado na máquina virtual, o interface que lá está activado não é o OBD. Está: "Interface = STD:DLE".
Outra opção que lá aparece é: "Interface = STD:CAN" (não activada).
Isso tem alguma relevância?

Se calhar é melhor voltar a instalar de raiz a versão v.44 primeiro, desligar a FW e ver se funciona. E só depois fazer o upgrade para a v.57.

Obrigado.
Acho que não seguiste os passos como deve ser, dá uma vista de olhos por aqui: viewtopic.php?f=96&t=29100&start=30
Estão aí umas boas explicações do gt1progman, deve ajudar.
Quanto ao IFHSrv32 é um programinha que tens de ter a correr antes de entrar no DIS, eu tenho-o a arrancar sempre no computador, senão esqueço-me e ainda estrago o que está bem.
Está na pasta C:\EDIABAS\BIN
Eu tenho isso explicado num PDF junto com os files do DIS.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

pmgoliv
Membro Juvenil
Mensagens: 74
Registado: 06 mar 2010, 23:40
O meu Carro:: BMW 530d Touring E61 LCI
Localização: Amora

Re: Actualização do DIS

Mensagem por pmgoliv »

Boas.

Obrigado a ambos. Julgo que saltei um ou outro passo. Faltou-me a execução do IFHSrv32.

Entretanto encontrei uns quantos tutoriais que falam num Diagheadinstal. É necessário instalar isto?

Vou voltar a instalar tudo de início dando os passos todos. Vou começar com a v.44 (embora no meu carro não deva dar para nada) e só depois passo para a instalação da v.57.

Um abraço,

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Actualização do DIS

Mensagem por gt1progman »

pmgoliv Escreveu: Entretanto encontrei uns quantos tutoriais que falam num Diagheadinstal. É necessário instalar isto?
Não, isso é apenas um programa para gerir as ligações entre o DIS e o IFHSrv32 que so cria mais confusão. Além disso o DIS que por aí anda tem a aplicação que faz essa gestão desligada por isso esse programa Diaghead...(se é o que penso) não iria servir para nada.

pmgoliv
Membro Juvenil
Mensagens: 74
Registado: 06 mar 2010, 23:40
O meu Carro:: BMW 530d Touring E61 LCI
Localização: Amora

Re: Actualização do DIS

Mensagem por pmgoliv »

Boas.

A aventura continua e aparenta estar ainda longe do final.

Continuo sem ter comunicação entre o DIS e o cabo. Segui todos os passos descritos nos diversos manuais que existem on-line e cheguei mesmo a instalar o Diaghead emulator. Nos manuais que encontrei especificamente para cabos Dcan, falam sempre na instalação deste emulator. Não sei se é mesmo necessário.

Mas julgo ter percebido uma potencial razão (não sei se a única) para não haver comunicação. No portátil, não tendo nada ligado, a placa de rede fica desligada. Significa isso que quando faço ipconfig, apenas me aparecem as configurações de rede da vmware. Aparentemente a placa de rede da vmware não comunica com a do portátil, pelo que não há comunicação. Será disto?

Uma solução é arranjar um "loop cable" para ter a placa ligada.

Mais pistas?

Obrigado.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Actualização do DIS

Mensagem por jmcdpereira »

pmgoliv Escreveu:Boas.

A aventura continua e aparenta estar ainda longe do final.

Continuo sem ter comunicação entre o DIS e o cabo. Segui todos os passos descritos nos diversos manuais que existem on-line e cheguei mesmo a instalar o Diaghead emulator. Nos manuais que encontrei especificamente para cabos Dcan, falam sempre na instalação deste emulator. Não sei se é mesmo necessário.

Mas julgo ter percebido uma potencial razão (não sei se a única) para não haver comunicação. No portátil, não tendo nada ligado, a placa de rede fica desligada. Significa isso que quando faço ipconfig, apenas me aparecem as configurações de rede da vmware. Aparentemente a placa de rede da vmware não comunica com a do portátil, pelo que não há comunicação. Será disto?

Uma solução é arranjar um "loop cable" para ter a placa ligada.

Mais pistas?

Obrigado.
Já tens o IFHSrv32 a correr ? Se tiveres fica um icon com esse nome na barra em baixo
Se sim quando abres o DIS aparece um ip no IFHSrv32 ?

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

pmgoliv
Membro Juvenil
Mensagens: 74
Registado: 06 mar 2010, 23:40
O meu Carro:: BMW 530d Touring E61 LCI
Localização: Amora

Re: Actualização do DIS

Mensagem por pmgoliv »

jmcdpereira Escreveu: Já tens o IFHSrv32 a correr ? Se tiveres fica um icon com esse nome na barra em baixo
Se sim quando abres o DIS aparece um ip no IFHSrv32 ?

jmcdpereira
Sim, antes de ligar o DIS punha o IFHSrv32 a correr, mas não reparei se aparecia algum IP. A janela no IFHSrv32 fica sempre minimizada. É normal?

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Actualização do DIS

Mensagem por gt1progman »

Boas, estas a partir a cabeça com uma coisa muito simples... :)

No pacote do DIS v44 esta um pdf que ajuda a instalar tudo sem stresses, segue esse pdf na integra. A configuração para usar um interface desses é exactamente igual para um interface OBD.

Quanto a razão para falta de comunicação pode ser apenas por exemplo firewall do windows ligada, ou o ficheiro ediabas.ini com configuração incorrecta.
A placa de rede física do portátil não vai comunicar com a do vmware quando estiveres a usar o DIS por isso não te preocupes com a falta de link.

O DIS vai comunicar com o IFHSrv32 através da placa de rede do vmware, daí ser importante que o vmware tenha o endereço 192.168.68.1 porque o DIS esta configurado para enviar dados para este endereço. Por sua vez o IFHSrv32 comunica com o carro através da porta COM desejada, e se não houver configuração em contrário ele vai comunicar através da COM1. Por isso o que precisas é de garantir a comunicação entre o DIS e o portátil através da placa de rede do vmware que tem o endereço 192.168.68.1 (daí qq firewall ter que estar desligada ou bem configurada para permitir ligações ao porto XXXXX onde o IFHSrv32 recebe as ligações) e que o interface esta configurado na COM1 (com latencia 1ms, coisa que já deve estar pois consegues usar o INPA).

A janela do IFHSrv32 esta SEMPRE minimizada.
Imagem

Vê o pdf que referi com atenção, esta lá tudo descrito.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Actualização do DIS

Mensagem por jmcdpereira »

Atenção ao ligares o cabo USB, basta mudares de porta USB para que as configurações alterem.
Tens de seguir os passos onde diz para alterar a latência e a porta COM cada vez que mudares de porta USB.
Ou seja depois de configurar uma porta não precisas de voltar a configurar essa porta USB, mas se ligares noutra porta tens de configurar essa outra porta USB, ao voltares a usar uma porta já configurada já não precisas de alterar nada.
E o ip tem de aparecer no IFHSrv32.

Isso tem de dar ;)

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

pmgoliv
Membro Juvenil
Mensagens: 74
Registado: 06 mar 2010, 23:40
O meu Carro:: BMW 530d Touring E61 LCI
Localização: Amora

Re: Actualização do DIS

Mensagem por pmgoliv »

Boas.

Entretanto já percebi que a vmware não precisa da placa de rede do portátil para nada, pelo que não tem nada que ver com isso.

Deve faltar alguma configuração, ou nos IP da vmware ou do ficheiro EDIABAS.ini (é bem provável que falte configurar o RemoteHost = 192.168.68.1).

Diz-me só uma coisa: na configuração de rede da vmware, basta alterar a vmnet1 ou é necessário emxer também na vmnet8?

Obrigado.
Abraço,

pmgoliv
Membro Juvenil
Mensagens: 74
Registado: 06 mar 2010, 23:40
O meu Carro:: BMW 530d Touring E61 LCI
Localização: Amora

Re: Actualização do DIS

Mensagem por pmgoliv »

jmcdpereira Escreveu:Atenção ao ligares o cabo USB, basta mudares de porta USB para que as configurações alterem.
Tens de seguir os passos onde diz para alterar a latência e a porta COM cada vez que mudares de porta USB.
Ou seja depois de configurar uma porta não precisas de voltar a configurar essa porta USB, mas se ligares noutra porta tens de configurar essa outra porta USB, ao voltares a usar uma porta já configurada já não precisas de alterar nada.
E o ip tem de aparecer no IFHSrv32.

Isso tem de dar ;)

jmcdpereira
Em princípio disso não é, pois estou sempre a usar a mesma porta USB. Que está configurada para COM1 e a latência também está OK (funciona com o INPA e é igual; apenas tive de mudar de COM4 para COM1 pois o INPA estava a funcionar em COM4).

pmgoliv
Membro Juvenil
Mensagens: 74
Registado: 06 mar 2010, 23:40
O meu Carro:: BMW 530d Touring E61 LCI
Localização: Amora

Re: Actualização do DIS

Mensagem por pmgoliv »

E JÁ DEU!

Tenho finalmente o DIS v.44 PT a funcionar, com cabo Dcan na minha BMW 530d LCI.

Ontem já estava quase a desistir quando pensei: vou desinstalar tudo (incluindo INPA e EDIABAS que tinha anteriormente) e instalo o DIS de raiz.

Não percebi exactamente qual o problema. Também não tinha desligado o antívirus e até podia ter sido por isso. Consegui finalmente estabelecer conexão e experimentei umas poucas coisas. Fiz por exemplo um teste ao HUD e vi alguns erros antigos que lá estavam.

Próximo passo: upgrade para o DIS v.57 pois a minha carrinha é mais recente do que a versão v.44 que tenho instalada (nota-se que em alguns módulos dá erro, ou não entra).

Obrigado ao gt1progman e ao jmcdpereira.

Abraço,

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Actualização do DIS

Mensagem por jmcdpereira »

pmgoliv Escreveu:E JÁ DEU!

Tenho finalmente o DIS v.44 PT a funcionar, com cabo Dcan na minha BMW 530d LCI.

Ontem já estava quase a desistir quando pensei: vou desinstalar tudo (incluindo INPA e EDIABAS que tinha anteriormente) e instalo o DIS de raiz.

Não percebi exactamente qual o problema. Também não tinha desligado o antívirus e até podia ter sido por isso. Consegui finalmente estabelecer conexão e experimentei umas poucas coisas. Fiz por exemplo um teste ao HUD e vi alguns erros antigos que lá estavam.

Próximo passo: upgrade para o DIS v.57 pois a minha carrinha é mais recente do que a versão v.44 que tenho instalada (nota-se que em alguns módulos dá erro, ou não entra).

Obrigado ao gt1progman e ao jmcdpereira.

Abraço,

Parabens ;)

Faz uma copia da imagem, para ficares com essa versão V44 a funcionar, para o caso do upgrade correr mal.
Mas atenção que depois podes ter de editar o IP na maquina virtual tal como explicado pelo Tio Patinhas:
Tio Patinhas Escreveu:Para quem instalou a versao 57 mesclada e depois teve problemas na comunicaçao do programa com o carro
o que aconteceu é que deve ter alterado o ip da maquina

para confirmarem isso façam o seguinte:

Iniciam a versao 57 na maquina virtual,
depois de já ter carregado o programa todo fazem ctrl+alt+espaço e ctrl+alt+f1 ------- entra na linha de comandos para fazer
login: root e password: bmw
depois teclam este comando vi /etc/ediabas.ini
e confirmam se o Ip e a Porta estao correctos ( no meu caso o ip é 192.168.68.1 porta 6801)
Se for diferente prime a tecla I para poderes editar esse ip e tecla X para apagar , para mudar de linha fazes com as teclas cima baixo esq dirt.
para salvar no fim escreves :q + enter
Ao reiniciar o problema deve estar resolvido, mas podem depois voltar a fazer o mesmos passos para ver se o ip ficou gravado.

Espero ter explicado bem
Abraço
abraço

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

pmgoliv
Membro Juvenil
Mensagens: 74
Registado: 06 mar 2010, 23:40
O meu Carro:: BMW 530d Touring E61 LCI
Localização: Amora

Re: Actualização do DIS

Mensagem por pmgoliv »

jmcdpereira Escreveu: Faz uma copia da imagem, para ficares com essa versão V44 a funcionar, para o caso do upgrade correr mal.
Mas atenção que depois podes ter de editar o IP na maquina virtual tal como explicado pelo Tio Patinhas:
jmcdpereira
Boas.

Sim, vou fazer isso mesmo. Fico com aquela imagem intacta e crio uma nova onde faço o upgrade. Assim pelo menos aquela fica a funcionar.

Obrigado.
Abraço,

pmgoliv
Membro Juvenil
Mensagens: 74
Registado: 06 mar 2010, 23:40
O meu Carro:: BMW 530d Touring E61 LCI
Localização: Amora

Re: Actualização do DIS

Mensagem por pmgoliv »

Boas.

Já tenho o DIS v57 PT a funcionar em grande.
Já fiz uns testes naquilo e já não me dá os erros que dava (com a v44). Com a v57 já consigo entrar nos módulos todos que é suposto (i.e., que o carro tem).
Até no próprio módulo CAN consigo entrar (pensei que com este cabo "made in china" não conseguisse, pois não deverá ser um verdadeiro Dcan).

Já apaguei alguns erros antigos que ainda por lá andavam e uns mais recentes.

Obrigado.
Abraço,

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”