Codificar/Instalar Sensor de Chuva/Luz

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Codificar/Instalar Sensor de Chuva/Luz

Mensagem por JOFIMO »

JPimpao01 Escreveu:Eu já tive esse stress com o módulo ULF (bluetooth), porque o FA do meu carro tinha-o lá metido e qdo andei sem ele não me deixava fazer diagnosticos porque dava erro no módulo ULF... quanto mais codificações....

O melhor é mesmo alterar a SA ou FA (dependendo do caso) para o carro não saber que ele existe, e deixar fazer o resto..... Agora alterar a SA/FA não é fácil..... é preciso ter muito mas muito cuidado!!!!
Eu também gostava de a alterar par ter o sensor de chuva/luzes a funcionar como deve ser ainda não tive tempo de falar e encontrar-me (que vergonha) com o "mago" para tentar resolver o problema, pois não me deixa codificar/inicializar o módulo do sensor, mas tem-me faltado o raio do tempo para isso, (mas acho que o Pasoft 136 faz isso) a ver se os meus horários mudam.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por gt1progman »

Acho que o problema da tua carrinha é o sensor de luz e chuva não ser opcional, e por isso o DIS não aceita fazer a codificação. Não tenho a certeza, consegues saber no ETK ou noutro lado se existe essa peça para o modelo exacto da tua carrinha. Fiquei com a idéia que só existia para o modelo de 150cvs. Abraço.

Avatar do Utilizador
AntMad
Membro Iniciado
Mensagens: 37
Registado: 15 abr 2010, 23:27
O meu Carro:: BMW 525i E60

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por AntMad »

É possivel fazer-se o retrofit do sensor de luz/chuva em todos os series 3 E46, em todos os series 7 E38, em todos os series 5 E39 e em todos os X5 E53. O que é preciso é não se ter medo de se sujar as mão e aceitar ter algum trabalho para o conseguir fazer!

Nos E39 mts veem já preparados com toda a fiação e respectivas fichas já no sitio para levar o sensor, nos E53 penso que todos veem preparados, os e46 quase nenhuns veem preparados para o levar a não ser que já trouxesse de fábrica. Os E38 desconheço apartir de que ano se tornou disponivel mas sei que tb podem levar sensor.

Não era opcional em mts modelos até 2000 e qq coisa, mas pode-se fazer o retrofit sem mta dificuldade usando o NCS Expert para inserir o sensor de chuva no SA, sendo depois apenas necessário codificar o módulo e inicializar os ensor de chuva, é prática comum nos foruns espanhois e ingleses, se alguém precisar de ajuda para o fazer digam que faço um tópico a explicar como, ou arranjo-vos links para lerem em espanhol ou em inglês.
Aqui no forum temos um tópico a dizer como fazer o retrofit da parte fisica nos E46, ou seja de onde é preciso ligar 4 fios que encaixam numa ficha e onde se liga o sensor de chuva.

Depois é só a parte da codificação no NCS Expert, na qual posso dar uma mãozinha, se assim o quiserem como ja disse anteriormente!

Cumprimentos
Ex-Audi A3 1.6i 102cv Manual 2001-2002
Ex-AlfaRomeo 156 1.8 TwinSpark Manual 140cv 2002-2003
Ex-Mercedes 300SE W140 Auto 231cv 2003-2003
Ex-VW Golf IV TDI Manual 130cv 2003-2006
Ex-Audi TT Manual 225cv 2006-2008
Ex-BMW X5 3.0i E53 Manual 231cv 2008-2010
BMW 525i E60 Auto 192cv 2010 - ...

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por JPimpao01 »

Não precisamos de pedir, basta queres fazer um tópico sobre isso :fixe
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por gt1progman »

AntMad Escreveu:É possivel fazer-se o retrofit do sensor de luz/chuva em todos os series 3 E46, em todos os series 7 E38, em todos os series 5 E39 e em todos os X5 E53. O que é preciso é não se ter medo de se sujar as mão e aceitar ter algum trabalho para o conseguir fazer!

Nos E39 mts veem já preparados com toda a fiação e respectivas fichas já no sitio para levar o sensor, nos E53 penso que todos veem preparados, os e46 quase nenhuns veem preparados para o levar a não ser que já trouxesse de fábrica. Os E38 desconheço apartir de que ano se tornou disponivel mas sei que tb podem levar sensor.

Não era opcional em mts modelos até 2000 e qq coisa, mas pode-se fazer o retrofit sem mta dificuldade usando o NCS Expert para inserir o sensor de chuva no SA, sendo depois apenas necessário codificar o módulo e inicializar os ensor de chuva, é prática comum nos foruns espanhois e ingleses, se alguém precisar de ajuda para o fazer digam que faço um tópico a explicar como, ou arranjo-vos links para lerem em espanhol ou em inglês.
Aqui no forum temos um tópico a dizer como fazer o retrofit da parte fisica nos E46, ou seja de onde é preciso ligar 4 fios que encaixam numa ficha e onde se liga o sensor de chuva.

Depois é só a parte da codificação no NCS Expert, na qual posso dar uma mãozinha, se assim o quiserem como ja disse anteriormente!

Cumprimentos

Não tenho a certeza, pois não testei com o NCS, mas acho que se o opcional não estiver descrito no ficheiro E46ZST para o criterio de tempo da carrinha então o NCS também irá dar erro na codificação. Se o opcional não existir para a carrinha como introduzes no ZCS ? adicionas dois opcionais, sensor de luz e sensor de chuva ? é que este é um unico opcional !!
Infelizmente tenho muito pouca prática com o NCS e preciso de umas aulas...

Já agora, caso seja possível adicionar o(s) opcional(is), como fazes a activação do mesmo ? o DIS não vai fazer... sabes qual é a string no FSW_PSW para activar o sensor ?
Thanks.

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por L.Sousa »

JOFIMO Escreveu:
L.Sousa Escreveu:O problema é que nas codificações eu não consigo avançar pois dá-me erro de DSP....
Boas se fosse comigo resolvia esse maldito erro do DSP de uma vez por todas, ia com a viatura até ao Iraque e problema resolvido, hehehehehe, mas que raio está o DSP a interferir nas codificações e diagnónisticos ainda um dia gostava de ligar o meu portátil ao teu carro e ver o que se passa (não sou mais esperto que os outros utilizadores do DIS) mas faz-me uma confusão do caraças esse erro, nas viaturas mais antigas por vezes não deixa "reequipar" certos extras pois o ZCS/FA não aceita cofificações SA, agora um módulo de som interfir! já tentaste nas codificações desisntalar essa função?
Abraço

-- Quarta Abr 21, 2010 5:50 pm --
Asrafil Escreveu:Eu fiz isso no meu e no DIS tem 2 opções configuráveis: Activação Optica e Desativação Optica, isto depois de "adicionar" o alarme. Activei as duas e ele agora pisca 1x ao fechar e 2x ao abrir :fixe
Nem mais aqui está o titurial correcto , 1º activa-se o alarme sem DWA e depois o que o Asrafi mencionou e a bombar.
Pois mas como disse não me deixa avançar em nada na codificação devido ao erro de DSP. Eu escolho Car memory ele depois aparece a barra preta a encher debaixo dos 13.800 volts e depois de chegar ao fim diz que não pode prosseguir devido a erro no DSP... E o pior e que não noto diferença nenhuma no som e o carro vem de origem com esse DSP..... DASS eu só queria por a tranca automática, aviso visual ao trancar e mais uma ou outra opção mas essa coisa do DSP bloqueia tudo....
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por JOFIMO »

AntMad Escreveu:É possivel fazer-se o retrofit do sensor de luz/chuva em todos os series 3 E46, em todos os series 7 E38, em todos os series 5 E39 e em todos os X5 E53. O que é preciso é não se ter medo de se sujar as mão e aceitar ter algum trabalho para o conseguir fazer!

Nos E39 mts veem já preparados com toda a fiação e respectivas fichas já no sitio para levar o sensor, nos E53 penso que todos veem preparados, os e46 quase nenhuns veem preparados para o levar a não ser que já trouxesse de fábrica. Os E38 desconheço apartir de que ano se tornou disponivel mas sei que tb podem levar sensor.

Não era opcional em mts modelos até 2000 e qq coisa, mas pode-se fazer o retrofit sem mta dificuldade usando o NCS Expert para inserir o sensor de chuva no SA, sendo depois apenas necessário codificar o módulo e inicializar os ensor de chuva, é prática comum nos foruns espanhois e ingleses, se alguém precisar de ajuda para o fazer digam que faço um tópico a explicar como, ou arranjo-vos links para lerem em espanhol ou em inglês.
Aqui no forum temos um tópico a dizer como fazer o retrofit da parte fisica nos E46, ou seja de onde é preciso ligar 4 fios que encaixam numa ficha e onde se liga o sensor de chuva.

Depois é só a parte da codificação no NCS Expert, na qual posso dar uma mãozinha, se assim o quiserem como ja disse anteriormente!

Cumprimentos
Boas quanto ao sujar as mãos , já não é preciso pois como já tinha de origem sensor de chuva, foi só trocar o para-brisas pois os encaixes não são iguais) e montar o sensor duplo mais o módulo LSZ, com a ajuda do sempre disponível e prestável gt1progman, "limpou-se" o LSZ, o problema agora é que só funciona correctamente a parte de iluminação , pois tenho de ter desctivado na Car Memory o sensor de chuva, senão ficam sempre a funcionar as escovas na posição auto, como já foi referido pelo gt1progman , o DIS não cosegue fazer codificação (Equipamento Posterior) visto informar que tem de ser por ZCS/FA e não por SA, portanto se achas que se consegue fazer informa-nos como. Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
AntMad
Membro Iniciado
Mensagens: 37
Registado: 15 abr 2010, 23:27
O meu Carro:: BMW 525i E60

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por AntMad »

Boas,

A partir que existe sensor de chuva disponível para um modelo, em principio todos os carros desse modelo poderão levar sensor de chuva, é o caso do E46, E38, E39 e E53 como já foi falado anteriormente! Poderão em alguns casos, dependendo do ano do carro e/ou dos extras presentes no carro também se ter que trocar o módulo de luzes ou não, mas vamos partir do príncipio que não, pois são poucos os casos em que é preciso!

A codificação que se faz para o sensor de luz chuva é exactamente a mesma que se faz para apenas o sensor de chuva, apenas tem k levar o modulo 0521 no FA/SA e está preparado para levar sensor de luz/chuva!

Por isso é que os carros que já veem de fábrica com apenas sensor de chuva já dispensam a codificação, pois já teem o codigo inserido no FA/SA.

Se precisarem de ver os códigos para equipamentos que poderão estar presentes nos vossos carros ou que poderao fazer retrofits para inserir nos carros simplesmente vão á pasta C:\NCSEXPER\DATEN e entrem na pasta que tem lá com o modelo do vosso carro como por exemplo E46, e abram o ficheiro E46ZST.000, se fosse noutro modelo como por exemplo o E39 abriam antes a pasta E39 e o ficheiro E39ZST.000
Nesse ficheiro tem todas as possiveis codificaçoes que o vosso carro pode levar, e os códigos de cada equipamente.

Como já disse, o sensor de chuva, ou sensor de luz/chuva, teem o nome em alemão de regensensor, e teem o mm código de activação por uma simples razão que vou explicar já de seguida:
O código de codificação para o sensor de luzes no E46 por exemplo é tudo zeros como também poderá ser visto no ficheiro que vos disse:

0524 00000000 0000000000000000 0000000000 //Lichtautomatik / Daemmerungsschalter f. Fahrlicht ab 9/01

Por ser tudo zeros todos os E46 veem codificados de origem para este, apenas precisando da codificação para o sensor de chuva funcionar e não o de luz, se bem que á casos em que a parte das luzes também só começa a funcionar a seguir ao sensor de chuva estar também codificado.
Podem ver tb nessa informação a partir de que mês/ano começou a ser possivel vir de fábrica com esse extra: "Fahrlicht ab 9/01"

Sendo o código de retrofit para o sensor de chuva o 0521, como também podem ver no ficheiro que vos disse o seguinte:

0521 00000000 0000000000040000 0000000000 1 REGENSENSOR //Regensensor

Por isso se dá o caso de muita gente fazer um retrofit como o do tópico daqui do forum, e a parte das luzes por vezes fica a funcionar e a da chuva nem sempre, o tópico onde está o retrofit num E46 cá no fórum é o seguinte:
http://www.clubebmwportugal.com/forum/viewtopic.php?f=43&t=22592

Atenção que sempre que troquem o sensor de chuva ou de chuva e luzes, devem sempre inicializá-lo, na maior parte das vezes quando mudam o sensor, seja um ou outro ele não funciona sem ser primeiro inicializado, mas funcione a parte de chuva ou não, para o funcionamento ideal devem fazê-lo, pois é com a inicialização que o sensor de chuva se adapta ao actual pára brisas em que está!

Agora uma breve explicação do código de retrofit, no caso do sensor de chuva por exemplo:

0521 é o código do equipamento, penso que é o mesmo em todos os BMW
0000000000040000 é o código hexadecimal que deverá ser inserido no FA/SA para adicionar o sensor de chuva

Mais tarde hei-de explicar como se faz esta adição manualmente e fornecer algumas ferramentas para calcular o código automaticamente para maior facilidade.

Vou aproveitar já que estão com curiosidade acerca do assunto para fazer um tutorial a explicar como funciona o código de reequipamente e como o adicionar ao FA/SA do carro com o NCS Expert, desde que o código exista no ficheiro que vos disse do vosso modelo claro!

Cumprimentos
Última edição por AntMad em 23 abr 2010, 01:09, editado 5 vezes no total.
Ex-Audi A3 1.6i 102cv Manual 2001-2002
Ex-AlfaRomeo 156 1.8 TwinSpark Manual 140cv 2002-2003
Ex-Mercedes 300SE W140 Auto 231cv 2003-2003
Ex-VW Golf IV TDI Manual 130cv 2003-2006
Ex-Audi TT Manual 225cv 2006-2008
Ex-BMW X5 3.0i E53 Manual 231cv 2008-2010
BMW 525i E60 Auto 192cv 2010 - ...

djscotch
Membro Iniciado
Mensagens: 47
Registado: 12 out 2009, 01:36
O meu Carro:: BMW 320d E46

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por djscotch »

AntMad:
Bem, depois do que já fizeste no forúm deste que te registaste, tanto as aplicações como explicações, estás nomeado para os bimmers awards PT 2010!!
Deixando as brincadeiras, obrigado pelas infos e pelo tempo que já perdeste a dedicar-te ao forum, vão ser muito úteis.

Já agora uma curiosidade se quiseres responder, como sabes tanto destes softwares? só pelo que vais apreendendo e testando? pela tua assinatura tens BMW há pouco tempo!

Cumps.
BMW 320D TOURING - 04/2003 - 180.000 KM - 150 CV - Caixa de 6 manual - Pneus 205/55/16 Borboletas off - Catalizador off - EGR off - REPRO by me-

Avatar do Utilizador
AntMad
Membro Iniciado
Mensagens: 37
Registado: 15 abr 2010, 23:27
O meu Carro:: BMW 525i E60

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por AntMad »

JOFIMO Escreveu:
AntMad Escreveu:É possivel fazer-se o retrofit do sensor de luz/chuva em todos os series 3 E46, em todos os series 7 E38, em todos os series 5 E39 e em todos os X5 E53. O que é preciso é não se ter medo de se sujar as mão e aceitar ter algum trabalho para o conseguir fazer!

Nos E39 mts veem já preparados com toda a fiação e respectivas fichas já no sitio para levar o sensor, nos E53 penso que todos veem preparados, os e46 quase nenhuns veem preparados para o levar a não ser que já trouxesse de fábrica. Os E38 desconheço apartir de que ano se tornou disponivel mas sei que tb podem levar sensor.

Não era opcional em mts modelos até 2000 e qq coisa, mas pode-se fazer o retrofit sem mta dificuldade usando o NCS Expert para inserir o sensor de chuva no SA, sendo depois apenas necessário codificar o módulo e inicializar os ensor de chuva, é prática comum nos foruns espanhois e ingleses, se alguém precisar de ajuda para o fazer digam que faço um tópico a explicar como, ou arranjo-vos links para lerem em espanhol ou em inglês.
Aqui no forum temos um tópico a dizer como fazer o retrofit da parte fisica nos E46, ou seja de onde é preciso ligar 4 fios que encaixam numa ficha e onde se liga o sensor de chuva.

Depois é só a parte da codificação no NCS Expert, na qual posso dar uma mãozinha, se assim o quiserem como ja disse anteriormente!

Cumprimentos
Boas quanto ao sujar as mãos , já não é preciso pois como já tinha de origem sensor de chuva, foi só trocar o para-brisas pois os encaixes não são iguais) e montar o sensor duplo mais o módulo LSZ, com a ajuda do sempre disponível e prestável gt1progman, "limpou-se" o LSZ, o problema agora é que só funciona correctamente a parte de iluminação , pois tenho de ter desctivado na Car Memory o sensor de chuva, senão ficam sempre a funcionar as escovas na posição auto, como já foi referido pelo gt1progman , o DIS não cosegue fazer codificação (Equipamento Posterior) visto informar que tem de ser por ZCS/FA e não por SA, portanto se achas que se consegue fazer informa-nos como. Cumps.
É estranho que diga que tem que ser codificado em FA, pois penso que nos E46 tal como na maioria dos BMW's só se começou a usar o FA ao invés do SA a partir de 2001, e sendo o teu de 2000 isso não faz muito sentido!
No entanto n t preocupes que se por acaso for mesmo preciso adicionar algo no SA ou FA eu explico-te como o fazer, mas se já tinhas sensor de chuva a funcionar duvido que seja necessário.

E agora se já tens o sensor de luz a funcionar, vou-te explicar brevemente como meter o de chuva também a funcionar.

Se não fores lá com isto em escrito diz que faço instruções com imagens para haver um melhor entendimento!

Antes de mais nada, faz uma codificação ao RLS que te vai aparecer no SSS Progman, pois se de facto já tinhas sensor de chuva, o código tem de já estar presente no SA/FA do carro, e assim sendo o SSS PROGMAN vai identificá-lo correctamente só precisando de uma codificação na secção Software dele.

Depois da codificação feita com sucesso, desliga o carro e aguarda uns 2 minutos.

A seguir, já podes ligar o carro e prosseguir para as instruções de inicialização do sensor de chuva!

Como se disse antes, o sensor de luz nunca precisa de codificação para funcionar, mas já o mesmo não se passa com o de chuva! Quando compras um sensor novo ou mesmo usado, o sensor de chuva terá quase sempre de ser inicializado! Para que serve isto perguntam voces? Porque enquanto o sensor de luz funciona porque não precisa de grande afinação para calcular a quantidade de luz que recebe do pára brisas, já o mesmo não acontece com o de chuva, pois este funciona através de enviar dos seus emissores luzes de infravermelhos num angulo de 45º, se o vidro está seco, a maior parte da luz é reflectida de volta ao sensor aos respectivos receptores, se o vidro está molhado, a luz é reflectida em várias direcções e assim o sensor identifica se está seco ou molhado.
Por isto é que o sensor de chuva tem de ser sempre adaptado ao pára-brisas, mesmo que por acaso já funcionasse, para o sensor de chuva trabalhar nas condições ideais é sempre preciso fazer a inicialização que faz com que o sensor fique a "conhecer" melhor o pára brisas em que está agora!
Nesta imagem está exemplificado o que acontece com o pára-brisas seco e molhado:
Imagem

Quanto á inicialização, esta pode ser feita de duas formas: pelo INPA ou pelo DIS

Sendo a mais rápida e mais fácil através do INPA, que só tens que iniciar o programa, carregar no modelo do teu carro, na janela que te vai aparecer, no lado esquerdo escolhes Body, no lado direito escolhes Rain and Light sensor RLS, vai-se abrir no INPA a ficha do teu sensor, a dizer em cima o numero da peça e outras informações que agora de cabeça não me lembro, mas lembro-me do botãozinho mágico que vai fazer tudo mudar! Carrega em baixo num botão que diz Init ou Initialize também não em lembro exactamente do que diz, mas é uma destas duas coisas! E o INPA vai-te mostrar uma mensagem a dizer k o sensor foi inicializado! Carregas em ok! Aguardo uns segundos e desligas o carro, tirando a chave da ignição.. Aguarda cerca de um minuto e volta a ligá-lo, não é preciso ligar o motor, só a ignição mesmo, agora espera 10 segundos, ou melhor espera uns 20 para termos a certeza que demos tempo ao sensor de inicializar correctamente, e em principio agora o sensor de chuva já deve funcionar!

Contudo se fizeres tudo que te disse e o sensor de chuva ainda n funcionar, tenho más noticias para ti.. Algo está avariado..
Ou pode faltar alguma ligação nos fios do sensor!

Recapitulando com exemplo do E46:
Abres o Inpa e:
Botao E46 > Body > Rain and light RLS > Init > Ok > Aguarda uns segundos e desliga o carro tirando a chave da ignição > Espera 1min e liga > Aguarda 20 segundos

Agora mete a manete do limpa pára brisas na primeira posição(posição das escovas intermitentes(não estou a falar na rodinha de regulação de velocidade dos intermitentes, mas sim mesmo só da manete, a rodinha tem outra função que já vamos ver mais á frente)), e atira com água para cima do pára-brisas na zona do sensor! Se tudo correu bem, vão limpar a água!

E de notar que podes regular a sensibilidade do sensor de chuva na rodinha de regulação de velocidade dos intermitentes.

E não sei se já sabs, mas sempre que quiseres ligar o sensor de chuva, tens sempre de meter na posição de intermitentes para a ligar, e isto é assim em todos os BMW's.
Mesmo que quando tivesses desligado o carro estivesses já com o sensor de chuva a funcionar e os limpa pára-brisas estivessem a limpar automaticamente, a partir do momento que o desligues, ao ligá-lo para usar novamente o sensor de chuva vais ter de desligar a manete do para brisas e voltar a pôr na posição 1 de intermitentes novamente.

A inicialização através do DIS é na secção de Função de componentes, na parte Funçoes SAV ou Qualquer coisa SAV.. agora n me recordo bem dos passos, mas se quiseres mesmo faze-lo atraves do DIS depois posso-te dizer os passos correctamente

Espero ter-te ajudado a compreender como conseguires por isso a funcionar! Depois diz qualquer coisa!

Cumprimentos
Última edição por AntMad em 23 abr 2010, 06:49, editado 7 vezes no total.
Ex-Audi A3 1.6i 102cv Manual 2001-2002
Ex-AlfaRomeo 156 1.8 TwinSpark Manual 140cv 2002-2003
Ex-Mercedes 300SE W140 Auto 231cv 2003-2003
Ex-VW Golf IV TDI Manual 130cv 2003-2006
Ex-Audi TT Manual 225cv 2006-2008
Ex-BMW X5 3.0i E53 Manual 231cv 2008-2010
BMW 525i E60 Auto 192cv 2010 - ...

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por L.Sousa »

Olha o sensor de luz é o que? No meu E39 gostva que ligasse os médios de forma automática mas não sei fazer isso sei que qd esta de noite liga luzes interiores qd tiro chave de ignição de dia já não as liga. Tb trás sensor de chuva de fábrica, mas penso que deveria ser afinado pois por vezes já tenho alguma chuva no vidro e ele não limpa logo ( já mudei relé a pensar numa provável avaria)....
A pasta C:\NCSEXPER\DATEN refere-se a que programa?
Imagem

Avatar do Utilizador
AntMad
Membro Iniciado
Mensagens: 37
Registado: 15 abr 2010, 23:27
O meu Carro:: BMW 525i E60

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por AntMad »

djscotch Escreveu:AntMad:
Bem, depois do que já fizeste no forúm deste que te registaste, tanto as aplicações como explicações, estás nomeado para os bimmers awards PT 2010!!
Deixando as brincadeiras, obrigado pelas infos e pelo tempo que já perdeste a dedicar-te ao forum, vão ser muito úteis.

Já agora uma curiosidade se quiseres responder, como sabes tanto destes softwares? só pelo que vais apreendendo e testando? pela tua assinatura tens BMW há pouco tempo!

Cumps.
Heheh ;)
Muito obrigado pelo Prémio! :winner
Gostaria muito de agradecer á minha familia, amigos e a todos os utilizadores deste fórum por me terem ajudado e dado a oportunidade de o ganhar!!!! :lovebmw :fixe

Agora que já agradeci o fantástico prémio imaginário vamos lá á resposta!

De facto é pk eu adoro o meu carro e gosto de andar sempre com projectos á volta dele, sou uma pessoa mt prática e gosto de ser eu a fazer tudo que for possivel nele, então, como tal, mal soube que era possivel ter as mesmas aplicações que se usam na BMW, e que tanto dinheiro lá pagamos para que os técnicos as usem 5 ou 10 minutos no nosso carro, não descansei enquanto não aprendi como o fazer, tal como outros projectos que vou fazendo para mim ou mesmo ajudando amigos e leituras que vou fazendo.

Sei que é muito dificil encontrar algumas informações acerca de algumas destas coisas, e o quanto que me custou quando as procurei para as encontrar, por isso gosto de ajudar os outros para que não tenham que lidar com a mesma frustação com que eu lidei enquanto as procurava!

Por exemplo acerca de retrofits com NCS Expert, as informações são mesmo muito escassas, sendo o principal fórum no qual partilham informações acerca disso, o http://ecubb.bmwecu.org/board/ agora privado e fechado ao público, por isso vou apanhando partes aqui e ali, e devagar lá fui conseguindo fazer algumas coisas que queria!

Para terem uma ideia de como o fórum http://ecubb.bmwecu.org/board/ é importante, foi dele que veio as formas e ferramentas para conseguirmos ter as aplicações BMW nos nossos computadores, mas ao que parece, alguns utilizadores começaram a aproveitar o que aprenderem lá, para vender coisas no ebay como computadores já montados e preparados para diagnóstico e codificaçao/programaçao com as ditas interfaces baratas, e o dono do fórum não gostou mt da brincadeira e fechou-o ao público, e agora só uns poucos de privilegiados mantém acesso ás secções mais importantes do fórum.

Não sei se fazem ideia, mas até agora quando alguém queria uma máquina de diagnósticos ou codificação/programação seja BMW ou doutras marcas, está em jogo muito dinheiro! Ainda agora se quiserem uma interface original e um computador original estarão em causa uns bons milhares!

Cumprimentos
L.Sousa Escreveu:Olha o sensor de luz é o que? No meu E39 gostva que ligasse os médios de forma automática mas não sei fazer isso sei que qd esta de noite liga luzes interiores qd tiro chave de ignição de dia já não as liga. Tb trás sensor de chuva de fábrica, mas penso que deveria ser afinado pois por vezes já tenho alguma chuva no vidro e ele não limpa logo ( já mudei relé a pensar numa provável avaria)....
A pasta C:\NCSEXPER\DATEN refere-se a que programa?
Ora bem,

Tendo em conta que o carro é de 1998 não tem sensor de luzes de certeza absoluta! Pois nessa altura altura o E39 ainda n o tinha oficialmente. Só começou a ter a partir de 2001.

Quanto ao ser afinado, o que está a precisar é de ser inicializado para fazer uma re-adaptação, pois tal como tudo tb o pára-brisas envelhece, tal como a goma que prende o sensor, mudando assim mtas variáveis pelas quais de certeza que o sensor está a precisar de uma inicialização!
E para lhe tirar a duvida do relé, se de facto fosse essa a origem do problema, o limpa párabrisas nem sequer funcionava.
A pasta C:\NCSEXPER\DATEN é do programa NCS Expert que é possivel instalar junto com o EDIABAS, se tiver uma iso completa de onde instalar. Uma boa está no tópico que criei á dois dias:
viewtopic.php?f=96&t=43100

Aqui vão mais algumas informações acerca dos dois sensores existentes para os E46, E38, E39 e E53:
O sensor de chuva está localizado no pára-brisas imediatamente atrás do vidro retrovisor central, naquela "caixinha" de plástico:
Imagem

O sensor de luz está incorporado no sensor de chuva, e que se vê do lado de fora é a lente que está colada no pára brisas na qual se encaixa o sensor de chuva ou de chuva/luz.

Uma boa maneira de saber se tem sensor de luz é tentando ver do lado de fora, se é parecido com isto:
Imagem
Se for igual a esse, tem sensor de luz e chuva, e a parte de dentro onde te encaixa o sensor é assim:
Imagem

Se for apenas um sensor de chuva que tem instalado, o que se vê do lado de fora será algo como isto, peço desculpa mas não encontrei, nenhum sensor de chuva visto da parte de fora do pára brisas, mas já dá para ter uma ideia:
Imagem
Sendo uma lente apenas de chuva, na parte de dentro onde se encaixa o sensor, será assim:
Imagem

Outra maneira ainda mais simples de ver é se o seu carro tem um A de Automatico no interruptor das luzes, se tiver, TEM sensor de chuva e luzes, se não tiver só tem de chuva!
O interruptor de luzes automáticas é igual a este:
Imagem

Se não tiver, e quiser instalar n é uma tarefa impossivel, se não tiver medo de desmontar coisas no carro e mudar algumas peças..

No caso do serie 5 E39 o que precisará visto que já tem sensor de chuva é:
- um sensor de chuva
- uma lente nova para o novo sensor de chuva
- um novo interruptor de luzes com a opção para luzes automaticas
- dependendo do ano e/ou opções presentes no carro, poderá ter ou não de trocar o módulo de luzes para um de a partir de 2002 salvo erro, mas á partida tal n será necessário
- ligar os 4 fios cada um no seu sitio (um no fusivel 38, dois no módulo de luzes e um á massa do carro)

Codificação não precisará de levar, mas a parte de chuva do sensor terá que ser inicializada!

E é tudo!

Cumprimentos
Ex-Audi A3 1.6i 102cv Manual 2001-2002
Ex-AlfaRomeo 156 1.8 TwinSpark Manual 140cv 2002-2003
Ex-Mercedes 300SE W140 Auto 231cv 2003-2003
Ex-VW Golf IV TDI Manual 130cv 2003-2006
Ex-Audi TT Manual 225cv 2006-2008
Ex-BMW X5 3.0i E53 Manual 231cv 2008-2010
BMW 525i E60 Auto 192cv 2010 - ...

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por gt1progman »

Boas... parabéns... muito bom post !!
Quanto ao LCM do Jofimo existe apenas um pequeno problema. Se a memoria não me falha o LCM era para um compact e por isso o DIS não o codificava também porque a ref da peça não era para a carrinha onde estava aplicada. Depois disso a ref da peça foi alterada para a que serve na carrinha e logo por aí não sei se o LCM alguma vez irá funcionar correctamente.
Resta referir que na altura em que tentei codificar o LCM na carrinha dele eu ainda não usava o NCS (tal como referi anteriormente, tenho muito poucos conhecimentos com esta ferramenta) e por isso o que usei foi o DIS. É possível que seja necessário apagar algo no LCM pois ele veio usado de outro carro e ainda pode ter uma SA e daí o DIS durante a identificação da peça e leitura de dados dizer que a SA precisa de ser alterada.

Mais uma vez, muito obrigado pela info partilhada... tal como já tinha dito é uma mais valia para o forum. :lovebmw

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por L.Sousa »

AntMad teu post foi excelente e muito elucidativo, realnmente o meu não tem esse A e os farois não ligam automático. Para colcoar isso se tivesse que por o módulo de luzes ficava carissimo não? Sabes orçamentos? como posso ter certeza se o meu modulo dá para programar para luzes?


Obrigado.
Imagem

Avatar do Utilizador
AntMad
Membro Iniciado
Mensagens: 37
Registado: 15 abr 2010, 23:27
O meu Carro:: BMW 525i E60

Re: [DIY] Piscas quando se fecha ou Abre o carro com comando

Mensagem por AntMad »

gt1progman Escreveu:Boas... parabéns... muito bom post !!
Quanto ao LCM do Jofimo existe apenas um pequeno problema. Se a memoria não me falha o LCM era para um compact e por isso o DIS não o codificava também porque a ref da peça não era para a carrinha onde estava aplicada. Depois disso a ref da peça foi alterada para a que serve na carrinha e logo por aí não sei se o LCM alguma vez irá funcionar correctamente.
Resta referir que na altura em que tentei codificar o LCM na carrinha dele eu ainda não usava o NCS (tal como referi anteriormente, tenho muito poucos conhecimentos com esta ferramenta) e por isso o que usei foi o DIS. É possível que seja necessário apagar algo no LCM pois ele veio usado de outro carro e ainda pode ter uma SA e daí o DIS durante a identificação da peça e leitura de dados dizer que a SA precisa de ser alterada.

Mais uma vez, muito obrigado pela info partilhada... tal como já tinha dito é uma mais valia para o forum. :lovebmw
E mais uma vez tb eu agradeço pelos Parabéns :)

É bom saber que estão a gostar do que vou partilhando, e que vos estou a ser útil!

Agora respondendo,

Para começar, no caso do E46, não existe LCM, existe sim, o LSZ, que é o interruptor das luzes onde é também localizado o módulo de luzes.
Um LCM/LKM é quando o módulo de luz é separado do próprio interruptor, como é o caso dos E38, E39 e E53.
Á partida, todos os LSZ entre os E46 serão cambiáveis entre si, principalmente quando se troca por um mais moderno, simplesmente uns teem mais funções que outros, quanto á SA, n deve precisar de ser guardada na LCM, pois como disse num post anterior, a SA e posteriormente a FA, são guardadas apenas nos modulos principais, sendo eles 2 ou 3, o EWS, o KMB e penso que, nos casos em que também tém no IKE! E daí, é que serão comunicados para todos os outros módulos!
O que será sempre necessário de codificar num LSZ ou LCM/LKM módulo usado, será sempre o VIN e a quiilometragem! Se não tiveres mudado essas duas coisas para serem iguais ao original, irá sempre dar erros de código ZCS, pois de facto não está a encontrar lá a codificação que quer encontrar!
Vou investigar mais um pouco acerca da mudança do VIN e quilometragem no LSZ e depois digo-vos qualquer coisa!
Entretanto, façam a parte de codificar o módulo RLS no SSS Progman, e de inicializar o sensor de chuva, porque com erro de ZCS declarado ou não, o módulo deverá funcionar correctamente!

Cumprimentos

-- Sexta Abr 23, 2010 1:00 pm --
L.Sousa Escreveu:AntMad teu post foi excelente e muito elucidativo, realnmente o meu não tem esse A e os farois não ligam automático. Para colcoar isso se tivesse que por o módulo de luzes ficava carissimo não? Sabes orçamentos? como posso ter certeza se o meu modulo dá para programar para luzes?


Obrigado.
Bom dia L.Sousa, ainda bem que gostaste ;)

Quanto ao ficar caro, depende de quanto estarias disposto a gastar, mas penso que com um pouco de calma, procurando por sucatas, ou mesmo pelo ebay, deverás conseguir encontrar um módulo compatível com essas funcoes por uns 50 a 70 euros, um sensor de luz/chuva usado por volta de entre 30 a 40 euros, mais a lente que se cola ao pára brisas mais uns cerca de 35 euros (tb tens a alternativa de ir a uma loja que troque pára-brisas e pedir-lhes para quando aparecer um pára brisas com sensor se te podem guardar a lente), mais o interruptor de luzes automáticas, que deve rondar os 60 euros novo

Para saberes se o módulo de luzes dá ou não para programar para luzes automáticas, penso que só mesmo tendo as outras peças necessárias e meteres mãos á obra, e fazeres a modificação/adição de fio/fios, mas tendo em conta o ano do carro se fosse a ti não tinha mtas esperanças! O carro em si é tão bom como o ultimo modelo E39 que saiu das linhas de montagem, mas a parte electrónica em si, sofreu algumas actualizações posteriormente a 2000/2001!

Agora é uma questão de adição e subtracção dos valores que te dei, mediante o que precises ou não para veres quando poderás gastar.. sendo o máximo aproximadamente entre 150 a 250 euros, se por acaso precisares das peças todas, mediante os preços a que arranjes as peças

Cumprimentos
Ex-Audi A3 1.6i 102cv Manual 2001-2002
Ex-AlfaRomeo 156 1.8 TwinSpark Manual 140cv 2002-2003
Ex-Mercedes 300SE W140 Auto 231cv 2003-2003
Ex-VW Golf IV TDI Manual 130cv 2003-2006
Ex-Audi TT Manual 225cv 2006-2008
Ex-BMW X5 3.0i E53 Manual 231cv 2008-2010
BMW 525i E60 Auto 192cv 2010 - ...

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”