BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 292
- Registado: 08 jun 2012, 15:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
@gt1progman:
Eu sei qual a amperagem da bateria
A curiosidade é mesmo saber como verificar no INPA qual a que o carro está a reportar
@JOFIMO:
Obrigado, mas isso levanta outra questão: qual das DDE escolher? Como saber qual é a a minha carrinha tem? Não sei se ajuda, mas é uma E61 520d de janeiro de 2009 com o motor N47.
Obrigado pelas dicas.
Eu sei qual a amperagem da bateria
A curiosidade é mesmo saber como verificar no INPA qual a que o carro está a reportar
@JOFIMO:
Obrigado, mas isso levanta outra questão: qual das DDE escolher? Como saber qual é a a minha carrinha tem? Não sei se ajuda, mas é uma E61 520d de janeiro de 2009 com o motor N47.
Obrigado pelas dicas.
- gt1progman
- Membro Senior
- Mensagens: 766
- Registado: 18 jan 2007, 21:29
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
ok, então vê no "body" se tens uma opção chamada power module
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 292
- Registado: 08 jun 2012, 15:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Já tinha lido isso no bmwcoding.com, esqueci-me de mencionar; não, não tenho essa opção. Só tenho uma opção "Mini Power Module", mas ao tentar aceder dá erro. Diz algo do género "No response from control unit".gt1progman Escreveu:ok, então vê no "body" se tens uma opção chamada power module
O que achas?
- casco
- Membro Gold
- Mensagens: 1265
- Registado: 06 fev 2006, 15:00
- O meu Carro:: BMW 535d
- Localização: Arouca
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
bem...confesso que ainda perdi pouco tempo naquilo... mas acho interessante mexer em algumas coisas... e uma delas é mesmo o velocímetro digital...embora tenha metido mais cavalos na maquina ainda não adiantei o limitador...como a maquina só marca 260km/h...quando deslimitar o velocímetro digital vai dar jeito...
quando falo em guardado a 7 chaves....refiro-me a que há pouca informação nesta matéria aqui no fórum... e dou por exemplo...ainda não haver um tutorial de alguém para fazer uma determinada codificação...claro que ninguém é obrigado...mas eu também não sou...e já fiz vários...e que tanto trabalho dão...mas faço por gosto...e numa perspetiva de ajudar alguém...mas ok... não me queixo doforum nem dos seus membros... :lol1
bom...há aqui alguém que já tenho feito o reset ao "ibs" penso que se diz assim...ou seja meti bateria nova...e li algures que é possível fazer isso... é com que programa?
obrigado
quando falo em guardado a 7 chaves....refiro-me a que há pouca informação nesta matéria aqui no fórum... e dou por exemplo...ainda não haver um tutorial de alguém para fazer uma determinada codificação...claro que ninguém é obrigado...mas eu também não sou...e já fiz vários...e que tanto trabalho dão...mas faço por gosto...e numa perspetiva de ajudar alguém...mas ok... não me queixo doforum nem dos seus membros... :lol1
bom...há aqui alguém que já tenho feito o reset ao "ibs" penso que se diz assim...ou seja meti bateria nova...e li algures que é possível fazer isso... é com que programa?
obrigado
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV
- JPimpao01
- Membro Gold
- Mensagens: 4232
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
- Contacto:
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Não sei se o digital vai dar jeito... Do que sei chega aos 260 e pára...
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
alguem me ajuda ??? nao sei como trocar a lingua do NCS , esta em alemao ...
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***
- casco
- Membro Gold
- Mensagens: 1265
- Registado: 06 fev 2006, 15:00
- O meu Carro:: BMW 535d
- Localização: Arouca
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
JPimpao01 Escreveu:Não sei se o digital vai dar jeito... Do que sei chega aos 260 e pára...
a serio?
então de nada serve...até 260....já tem lá...
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV
- gt1progman
- Membro Senior
- Mensagens: 766
- Registado: 18 jan 2007, 21:29
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Não tenho a certeza se os resultados que queres obter são desse módulo, mas se forem então não tens o INPA configurado para ler o módulo. Para isso tens de ir a pasta que tem os ficheiros de configuração do INPA (pasta CFGDAT ou parecido, que esta na mesma localização da pasta BIN) e seguir a estrutura de ficheiro. Verás que um dos botões Fn aponta para um E60_xx.GER ou .ENG e abres esse ficheiro com o notepad. Continuas a seguir a estrutura de ficheiros até descobrires qual é o ficheiro .IPO que te falta colocar nos ficheiros de configuração... dá trabalhonunorsilva Escreveu:Já tinha lido isso no bmwcoding.com, esqueci-me de mencionar; não, não tenho essa opção. Só tenho uma opção "Mini Power Module", mas ao tentar aceder dá erro. Diz algo do género "No response from control unit".gt1progman Escreveu:ok, então vê no "body" se tens uma opção chamada power module
O que achas?
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Mensagens: 1883
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
- Localização: Alentejo
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
No DIS tens a opção de fazer reset da bateriacasco Escreveu:bem...confesso que ainda perdi pouco tempo naquilo... mas acho interessante mexer em algumas coisas... e uma delas é mesmo o velocímetro digital...embora tenha metido mais cavalos na maquina ainda não adiantei o limitador...como a maquina só marca 260km/h...quando deslimitar o velocímetro digital vai dar jeito...
quando falo em guardado a 7 chaves....refiro-me a que há pouca informação nesta matéria aqui no fórum... e dou por exemplo...ainda não haver um tutorial de alguém para fazer uma determinada codificação...claro que ninguém é obrigado...mas eu também não sou...e já fiz vários...e que tanto trabalho dão...mas faço por gosto...e numa perspetiva de ajudar alguém...mas ok... não me queixo doforum nem dos seus membros... :lol1
bom...há aqui alguém que já tenho feito o reset ao "ibs" penso que se diz assim...ou seja meti bateria nova...e li algures que é possível fazer isso... é com que programa?
obrigado
é facil de encontrar
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 292
- Registado: 08 jun 2012, 15:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Sem trabalho pouco se conseguegt1progman Escreveu:Não tenho a certeza se os resultados que queres obter são desse módulo, mas se forem então não tens o INPA configurado para ler o módulo. Para isso tens de ir a pasta que tem os ficheiros de configuração do INPA (pasta CFGDAT ou parecido, que esta na mesma localização da pasta BIN) e seguir a estrutura de ficheiro. Verás que um dos botões Fn aponta para um E60_xx.GER ou .ENG e abres esse ficheiro com o notepad. Continuas a seguir a estrutura de ficheiros até descobrires qual é o ficheiro .IPO que te falta colocar nos ficheiros de configuração... dá trabalhonunorsilva Escreveu:Já tinha lido isso no bmwcoding.com, esqueci-me de mencionar; não, não tenho essa opção. Só tenho uma opção "Mini Power Module", mas ao tentar aceder dá erro. Diz algo do género "No response from control unit".gt1progman Escreveu:ok, então vê no "body" se tens uma opção chamada power module
O que achas?
Vou tentar, obrigado
- casco
- Membro Gold
- Mensagens: 1265
- Registado: 06 fev 2006, 15:00
- O meu Carro:: BMW 535d
- Localização: Arouca
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
jmcdpereira Escreveu:No DIS tens a opção de fazer reset da bateriacasco Escreveu:bem...confesso que ainda perdi pouco tempo naquilo... mas acho interessante mexer em algumas coisas... e uma delas é mesmo o velocímetro digital...embora tenha metido mais cavalos na maquina ainda não adiantei o limitador...como a maquina só marca 260km/h...quando deslimitar o velocímetro digital vai dar jeito...
quando falo em guardado a 7 chaves....refiro-me a que há pouca informação nesta matéria aqui no fórum... e dou por exemplo...ainda não haver um tutorial de alguém para fazer uma determinada codificação...claro que ninguém é obrigado...mas eu também não sou...e já fiz vários...e que tanto trabalho dão...mas faço por gosto...e numa perspetiva de ajudar alguém...mas ok... não me queixo doforum nem dos seus membros... :lol1
bom...há aqui alguém que já tenho feito o reset ao "ibs" penso que se diz assim...ou seja meti bateria nova...e li algures que é possível fazer isso... é com que programa?
obrigado
é facil de encontrar
onde está isso?
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Mensagens: 1883
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
- Localização: Alentejo
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Eu disse que é facil de encontrar.casco Escreveu:jmcdpereira Escreveu:No DIS tens a opção de fazer reset da bateriacasco Escreveu:bem...confesso que ainda perdi pouco tempo naquilo... mas acho interessante mexer em algumas coisas... e uma delas é mesmo o velocímetro digital...embora tenha metido mais cavalos na maquina ainda não adiantei o limitador...como a maquina só marca 260km/h...quando deslimitar o velocímetro digital vai dar jeito...
quando falo em guardado a 7 chaves....refiro-me a que há pouca informação nesta matéria aqui no fórum... e dou por exemplo...ainda não haver um tutorial de alguém para fazer uma determinada codificação...claro que ninguém é obrigado...mas eu também não sou...e já fiz vários...e que tanto trabalho dão...mas faço por gosto...e numa perspetiva de ajudar alguém...mas ok... não me queixo doforum nem dos seus membros... :lol1
bom...há aqui alguém que já tenho feito o reset ao "ibs" penso que se diz assim...ou seja meti bateria nova...e li algures que é possível fazer isso... é com que programa?
obrigado
é facil de encontrar
onde está isso?
Não tenho aki o DIS não sei de cor.
vais à parte electrica / bateria qq cosa dessas
- casco
- Membro Gold
- Mensagens: 1265
- Registado: 06 fev 2006, 15:00
- O meu Carro:: BMW 535d
- Localização: Arouca
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
jmcdpereira, ok vou ver...obrigado... :fixe
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 292
- Registado: 08 jun 2012, 15:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Fiz o que disseste e cheguei ao ficheiro MPM.IPO.gt1progman Escreveu: Não tenho a certeza se os resultados que queres obter são desse módulo, mas se forem então não tens o INPA configurado para ler o módulo. Para isso tens de ir a pasta que tem os ficheiros de configuração do INPA (pasta CFGDAT ou parecido, que esta na mesma localização da pasta BIN) e seguir a estrutura de ficheiro. Verás que um dos botões Fn aponta para um E60_xx.GER ou .ENG e abres esse ficheiro com o notepad. Continuas a seguir a estrutura de ficheiros até descobrires qual é o ficheiro .IPO que te falta colocar nos ficheiros de configuração... dá trabalho
Ele existe e acho que está no local correto (C:\EC-APPS\INPA\SGDAT)
Portanto o problema não é o ficheiro.
O erro concreto que o INPA me dá é:
Group file: D_POW
IFH-0009: NO RESPONSE FROM CONTROL UNIT
Program will be stopped!
O que achas que posso fazer?
@JOFIMO
Depois de algumas pesquisas, encontrei uma versão atualizada das BMW Tools (já coloquei aqui o link) e atualizei o INPA, EDIABAS, etc.
A versão que está no link já tem a DDE correta no menu do INPA para o motor N47, assim como os ficheiros relativos: .GRP, .INI, .IPO
Ao selecionar a DDE7 o INPA dá um erro relacionado com os ficheiros D70N47A0 e D71N47A0 e refere também o ficheiro T_GRTB.PRG.
Com estes dados consegues ajudar-me?
Eu sei que isto parece um pouco "parvo", mas eu só quero mesmo verificar através do INPA os Ah da bateria
Obrigado desde já.
EDIT: Segundo percebo deste tópico (http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... st23604913) preciso mesmo de aceder ao motor para ver os dados da bateria... Isto não está fácil; vou continuar a pesquisar.
Se alguém souber/puder ajudar
EDIT2: este é o erro que aparece ao aceder ao DDE7 (a imagem não é minha mas o erro é igual):
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 292
- Registado: 08 jun 2012, 15:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Bom, para responder à minha própria pergunta, já consegui finalmente fazer com que o INPA aceda ao DDE7 do motor da minha E61, o N47D20.
É necessário acrescentar estes ficheiros .ini e .ipo aos restantes que estão na pasta C:\INPA\SGDAT
https://www.dropbox.com/s/y4zybyo883zms ... SERIES.zip
Depois é necessário ir à pasta C:\INPA\CFGDAT e editar o ficheiro para o modelo em questão (E60.ENG no meu caso, ou E60.GER se estiver apenas em alemão) e acrescentar a entrada ao menu do INPA.
Por exemplo:
[ROOT_MOTOR]
DESCRIPTION=Motor
ENTRY= AUTMOT1,Autom. Motorauswahl,
ENTRY=,,
ENTRY= D50M47,DDE 5.0 für M47 TÜ,
ENTRY= DDE6M47,DDE 6.0 für M47 TÜ2,
ENTRY= DDE7XN47F_E,DDE 7.0 für N47,
ENTRY=,,
ENTRY=ME9NG4TU,ME9.2 / MEV9 für N45 / N46,
ENTRY= ME17R4,ME17.2.1 / MEV17.2.1 für N45TÜ/N46TÜ2,
ENTRY= MSV70,MSV 70.0 für N52 (NG6),
ENTRY= MSV80,MSV 80.0 für N51 & N52KP (NG6),
ENTRY= MSD80,MSD 80.0 für N43 N53 & N54 mit EWS4/CAS,
ENTRY=MSD80N43,MSD 80.2 für N43 mit EWS4/CAS,
ENTRY=,,
Acrescentam apenas o que está a vermelho.
Gravar e entrar no INPA.
No meu caso funcionou perfeitamente. Apenas dá aquelas mensagens da linguagem, mas julgo que isso não é problemático
É necessário acrescentar estes ficheiros .ini e .ipo aos restantes que estão na pasta C:\INPA\SGDAT
https://www.dropbox.com/s/y4zybyo883zms ... SERIES.zip
Depois é necessário ir à pasta C:\INPA\CFGDAT e editar o ficheiro para o modelo em questão (E60.ENG no meu caso, ou E60.GER se estiver apenas em alemão) e acrescentar a entrada ao menu do INPA.
Por exemplo:
[ROOT_MOTOR]
DESCRIPTION=Motor
ENTRY= AUTMOT1,Autom. Motorauswahl,
ENTRY=,,
ENTRY= D50M47,DDE 5.0 für M47 TÜ,
ENTRY= DDE6M47,DDE 6.0 für M47 TÜ2,
ENTRY= DDE7XN47F_E,DDE 7.0 für N47,
ENTRY=,,
ENTRY=ME9NG4TU,ME9.2 / MEV9 für N45 / N46,
ENTRY= ME17R4,ME17.2.1 / MEV17.2.1 für N45TÜ/N46TÜ2,
ENTRY= MSV70,MSV 70.0 für N52 (NG6),
ENTRY= MSV80,MSV 80.0 für N51 & N52KP (NG6),
ENTRY= MSD80,MSD 80.0 für N43 N53 & N54 mit EWS4/CAS,
ENTRY=MSD80N43,MSD 80.2 für N43 mit EWS4/CAS,
ENTRY=,,
Acrescentam apenas o que está a vermelho.
Gravar e entrar no INPA.
No meu caso funcionou perfeitamente. Apenas dá aquelas mensagens da linguagem, mas julgo que isso não é problemático