BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por nunorsilva »

@gt1progman: :D
Eu sei qual a amperagem da bateria :)
A curiosidade é mesmo saber como verificar no INPA qual a que o carro está a reportar :P

@JOFIMO:
Obrigado, mas isso levanta outra questão: qual das DDE escolher? Como saber qual é a a minha carrinha tem? Não sei se ajuda, mas é uma E61 520d de janeiro de 2009 com o motor N47.

Obrigado pelas dicas.
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por gt1progman »

ok, então vê no "body" se tens uma opção chamada power module

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por nunorsilva »

gt1progman Escreveu:ok, então vê no "body" se tens uma opção chamada power module
Já tinha lido isso no bmwcoding.com, esqueci-me de mencionar; não, não tenho essa opção. Só tenho uma opção "Mini Power Module", mas ao tentar aceder dá erro. Diz algo do género "No response from control unit".

O que achas?
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Avatar do Utilizador
casco
Membro Gold
Mensagens: 1265
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d
Localização: Arouca

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por casco »

bem...confesso que ainda perdi pouco tempo naquilo... mas acho interessante mexer em algumas coisas... e uma delas é mesmo o velocímetro digital...embora tenha metido mais cavalos na maquina ainda não adiantei o limitador...como a maquina só marca 260km/h...quando deslimitar o velocímetro digital vai dar jeito...

quando falo em guardado a 7 chaves....refiro-me a que há pouca informação nesta matéria aqui no fórum... e dou por exemplo...ainda não haver um tutorial de alguém para fazer uma determinada codificação...claro que ninguém é obrigado...mas eu também não sou...e já fiz vários...e que tanto trabalho dão...mas faço por gosto...e numa perspetiva de ajudar alguém...mas ok... não me queixo doforum nem dos seus membros... :lol1

bom...há aqui alguém que já tenho feito o reset ao "ibs" penso que se diz assim...ou seja meti bateria nova...e li algures que é possível fazer isso... é com que programa?

obrigado
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por JPimpao01 »

Não sei se o digital vai dar jeito... Do que sei chega aos 260 e pára...
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
Lion
Membro Gold
Mensagens: 1532
Registado: 11 fev 2012, 01:23
O meu Carro:: e46 coupe

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por Lion »

alguem me ajuda ??? nao sei como trocar a lingua do NCS , esta em alemao ...
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***

Imagem

Avatar do Utilizador
casco
Membro Gold
Mensagens: 1265
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d
Localização: Arouca

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por casco »

JPimpao01 Escreveu:Não sei se o digital vai dar jeito... Do que sei chega aos 260 e pára...

a serio?

então de nada serve...até 260....já tem lá... :D
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por gt1progman »

nunorsilva Escreveu:
gt1progman Escreveu:ok, então vê no "body" se tens uma opção chamada power module
Já tinha lido isso no bmwcoding.com, esqueci-me de mencionar; não, não tenho essa opção. Só tenho uma opção "Mini Power Module", mas ao tentar aceder dá erro. Diz algo do género "No response from control unit".

O que achas?
Não tenho a certeza se os resultados que queres obter são desse módulo, mas se forem então não tens o INPA configurado para ler o módulo. Para isso tens de ir a pasta que tem os ficheiros de configuração do INPA (pasta CFGDAT ou parecido, que esta na mesma localização da pasta BIN) e seguir a estrutura de ficheiro. Verás que um dos botões Fn aponta para um E60_xx.GER ou .ENG e abres esse ficheiro com o notepad. Continuas a seguir a estrutura de ficheiros até descobrires qual é o ficheiro .IPO que te falta colocar nos ficheiros de configuração... dá trabalho :)

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por jmcdpereira »

casco Escreveu:bem...confesso que ainda perdi pouco tempo naquilo... mas acho interessante mexer em algumas coisas... e uma delas é mesmo o velocímetro digital...embora tenha metido mais cavalos na maquina ainda não adiantei o limitador...como a maquina só marca 260km/h...quando deslimitar o velocímetro digital vai dar jeito...

quando falo em guardado a 7 chaves....refiro-me a que há pouca informação nesta matéria aqui no fórum... e dou por exemplo...ainda não haver um tutorial de alguém para fazer uma determinada codificação...claro que ninguém é obrigado...mas eu também não sou...e já fiz vários...e que tanto trabalho dão...mas faço por gosto...e numa perspetiva de ajudar alguém...mas ok... não me queixo doforum nem dos seus membros... :lol1

bom...há aqui alguém que já tenho feito o reset ao "ibs" penso que se diz assim...ou seja meti bateria nova...e li algures que é possível fazer isso... é com que programa?

obrigado
No DIS tens a opção de fazer reset da bateria
é facil de encontrar
Imagem
Imagem :(

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por nunorsilva »

gt1progman Escreveu:
nunorsilva Escreveu:
gt1progman Escreveu:ok, então vê no "body" se tens uma opção chamada power module
Já tinha lido isso no bmwcoding.com, esqueci-me de mencionar; não, não tenho essa opção. Só tenho uma opção "Mini Power Module", mas ao tentar aceder dá erro. Diz algo do género "No response from control unit".

O que achas?
Não tenho a certeza se os resultados que queres obter são desse módulo, mas se forem então não tens o INPA configurado para ler o módulo. Para isso tens de ir a pasta que tem os ficheiros de configuração do INPA (pasta CFGDAT ou parecido, que esta na mesma localização da pasta BIN) e seguir a estrutura de ficheiro. Verás que um dos botões Fn aponta para um E60_xx.GER ou .ENG e abres esse ficheiro com o notepad. Continuas a seguir a estrutura de ficheiros até descobrires qual é o ficheiro .IPO que te falta colocar nos ficheiros de configuração... dá trabalho :)
Sem trabalho pouco se consegue :)

Vou tentar, obrigado :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Avatar do Utilizador
casco
Membro Gold
Mensagens: 1265
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d
Localização: Arouca

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por casco »

jmcdpereira Escreveu:
casco Escreveu:bem...confesso que ainda perdi pouco tempo naquilo... mas acho interessante mexer em algumas coisas... e uma delas é mesmo o velocímetro digital...embora tenha metido mais cavalos na maquina ainda não adiantei o limitador...como a maquina só marca 260km/h...quando deslimitar o velocímetro digital vai dar jeito...

quando falo em guardado a 7 chaves....refiro-me a que há pouca informação nesta matéria aqui no fórum... e dou por exemplo...ainda não haver um tutorial de alguém para fazer uma determinada codificação...claro que ninguém é obrigado...mas eu também não sou...e já fiz vários...e que tanto trabalho dão...mas faço por gosto...e numa perspetiva de ajudar alguém...mas ok... não me queixo doforum nem dos seus membros... :lol1

bom...há aqui alguém que já tenho feito o reset ao "ibs" penso que se diz assim...ou seja meti bateria nova...e li algures que é possível fazer isso... é com que programa?

obrigado
No DIS tens a opção de fazer reset da bateria
é facil de encontrar

onde está isso?
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por jmcdpereira »

casco Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:
casco Escreveu:bem...confesso que ainda perdi pouco tempo naquilo... mas acho interessante mexer em algumas coisas... e uma delas é mesmo o velocímetro digital...embora tenha metido mais cavalos na maquina ainda não adiantei o limitador...como a maquina só marca 260km/h...quando deslimitar o velocímetro digital vai dar jeito...

quando falo em guardado a 7 chaves....refiro-me a que há pouca informação nesta matéria aqui no fórum... e dou por exemplo...ainda não haver um tutorial de alguém para fazer uma determinada codificação...claro que ninguém é obrigado...mas eu também não sou...e já fiz vários...e que tanto trabalho dão...mas faço por gosto...e numa perspetiva de ajudar alguém...mas ok... não me queixo doforum nem dos seus membros... :lol1

bom...há aqui alguém que já tenho feito o reset ao "ibs" penso que se diz assim...ou seja meti bateria nova...e li algures que é possível fazer isso... é com que programa?

obrigado
No DIS tens a opção de fazer reset da bateria
é facil de encontrar

onde está isso?
Eu disse que é facil de encontrar.
Não tenho aki o DIS não sei de cor.
vais à parte electrica / bateria qq cosa dessas
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
casco
Membro Gold
Mensagens: 1265
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d
Localização: Arouca

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por casco »

jmcdpereira, ok vou ver...obrigado... :fixe
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por nunorsilva »

gt1progman Escreveu: Não tenho a certeza se os resultados que queres obter são desse módulo, mas se forem então não tens o INPA configurado para ler o módulo. Para isso tens de ir a pasta que tem os ficheiros de configuração do INPA (pasta CFGDAT ou parecido, que esta na mesma localização da pasta BIN) e seguir a estrutura de ficheiro. Verás que um dos botões Fn aponta para um E60_xx.GER ou .ENG e abres esse ficheiro com o notepad. Continuas a seguir a estrutura de ficheiros até descobrires qual é o ficheiro .IPO que te falta colocar nos ficheiros de configuração... dá trabalho :)
Fiz o que disseste e cheguei ao ficheiro MPM.IPO.

Ele existe e acho que está no local correto (C:\EC-APPS\INPA\SGDAT)
Portanto o problema não é o ficheiro.
O erro concreto que o INPA me dá é:

Group file: D_POW
IFH-0009: NO RESPONSE FROM CONTROL UNIT
Program will be stopped!

O que achas que posso fazer?


@JOFIMO
Depois de algumas pesquisas, encontrei uma versão atualizada das BMW Tools (já coloquei aqui o link) e atualizei o INPA, EDIABAS, etc.
A versão que está no link já tem a DDE correta no menu do INPA para o motor N47, assim como os ficheiros relativos: .GRP, .INI, .IPO
Ao selecionar a DDE7 o INPA dá um erro relacionado com os ficheiros D70N47A0 e D71N47A0 e refere também o ficheiro T_GRTB.PRG.

Com estes dados consegues ajudar-me?

Eu sei que isto parece um pouco "parvo", mas eu só quero mesmo verificar através do INPA os Ah da bateria :)

Obrigado desde já.

EDIT: Segundo percebo deste tópico (http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... st23604913) preciso mesmo de aceder ao motor para ver os dados da bateria... Isto não está fácil; vou continuar a pesquisar.
Se alguém souber/puder ajudar :)

EDIT2: este é o erro que aparece ao aceder ao DDE7 (a imagem não é minha mas o erro é igual):
Imagem
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por nunorsilva »

Bom, para responder à minha própria pergunta, já consegui finalmente fazer com que o INPA aceda ao DDE7 do motor da minha E61, o N47D20.

É necessário acrescentar estes ficheiros .ini e .ipo aos restantes que estão na pasta C:\INPA\SGDAT

https://www.dropbox.com/s/y4zybyo883zms ... SERIES.zip

Depois é necessário ir à pasta C:\INPA\CFGDAT e editar o ficheiro para o modelo em questão (E60.ENG no meu caso, ou E60.GER se estiver apenas em alemão) e acrescentar a entrada ao menu do INPA.

Por exemplo:
[ROOT_MOTOR]
DESCRIPTION=Motor
ENTRY= AUTMOT1,Autom. Motorauswahl,
ENTRY=,,
ENTRY= D50M47,DDE 5.0 für M47 TÜ,
ENTRY= DDE6M47,DDE 6.0 für M47 TÜ2,
ENTRY= DDE7XN47F_E,DDE 7.0 für N47,
ENTRY=,,
ENTRY=ME9NG4TU,ME9.2 / MEV9 für N45 / N46,
ENTRY= ME17R4,ME17.2.1 / MEV17.2.1 für N45TÜ/N46TÜ2,
ENTRY= MSV70,MSV 70.0 für N52 (NG6),
ENTRY= MSV80,MSV 80.0 für N51 & N52KP (NG6),
ENTRY= MSD80,MSD 80.0 für N43 N53 & N54 mit EWS4/CAS,
ENTRY=MSD80N43,MSD 80.2 für N43 mit EWS4/CAS,
ENTRY=,,

Acrescentam apenas o que está a vermelho.
Gravar e entrar no INPA.

No meu caso funcionou perfeitamente. Apenas dá aquelas mensagens da linguagem, mas julgo que isso não é problemático :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”