FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Moderador: Staff
FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Boas!
Precisava da vossa ajuda.... recentemente removi a FAP (física e electronicamente) (Mini Cooper D, motor 1.6d PSA). Na altura da remoção, o nível do aditivo já estava perto do fim, no DIS já tinha o alerta.
Depois de cerca de 1500 km, acendeu-me o aviso no CB do nível do aditivo.
Pergunta: não era suposto o nível do liquido ter ficado "desactivo" com a remoção electrónica da FAP?
Posso de alguma forma, com o DIS, "repor" o alterar o indicador do aditivo?
Obrigado e cumprimentos.
Precisava da vossa ajuda.... recentemente removi a FAP (física e electronicamente) (Mini Cooper D, motor 1.6d PSA). Na altura da remoção, o nível do aditivo já estava perto do fim, no DIS já tinha o alerta.
Depois de cerca de 1500 km, acendeu-me o aviso no CB do nível do aditivo.
Pergunta: não era suposto o nível do liquido ter ficado "desactivo" com a remoção electrónica da FAP?
Posso de alguma forma, com o DIS, "repor" o alterar o indicador do aditivo?
Obrigado e cumprimentos.
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Mensagens: 1883
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
- Localização: Alentejo
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Esses motores têm uma regeneração diferente dos motores BMW.claw Escreveu:Boas!
Precisava da vossa ajuda.... recentemente removi a FAP (física e electronicamente) (Mini Cooper D, motor 1.6d PSA). Na altura da remoção, o nível do aditivo já estava perto do fim, no DIS já tinha o alerta.
Depois de cerca de 1500 km, acendeu-me o aviso no CB do nível do aditivo.
Pergunta: não era suposto o nível do liquido ter ficado "desactivo" com a remoção electrónica da FAP?
Posso de alguma forma, com o DIS, "repor" o alterar o indicador do aditivo?
Obrigado e cumprimentos.
estes usam um aditivo para aumentar a temperatura no FAP e fazer a regeneração, os motores BMW injectam gasoleo com o mesmo fim.
Nesse caso tens sempre de ter sempre aditivo, agora se é possível enganar com o DIS não sei, mas duvido.
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Obrigado.jmcdpereira Escreveu:Esses motores têm uma regeneração diferente dos motores BMW.claw Escreveu:Boas!
Precisava da vossa ajuda.... recentemente removi a FAP (física e electronicamente) (Mini Cooper D, motor 1.6d PSA). Na altura da remoção, o nível do aditivo já estava perto do fim, no DIS já tinha o alerta.
Depois de cerca de 1500 km, acendeu-me o aviso no CB do nível do aditivo.
Pergunta: não era suposto o nível do liquido ter ficado "desactivo" com a remoção electrónica da FAP?
Posso de alguma forma, com o DIS, "repor" o alterar o indicador do aditivo?
Obrigado e cumprimentos.
estes usam um aditivo para aumentar a temperatura no FAP e fazer a regeneração, os motores BMW injectam gasoleo com o mesmo fim.
Nesse caso tens sempre de ter sempre aditivo, agora se é possível enganar com o DIS não sei, mas duvido.
Estranho é ter acendido. Como não está a fazer regenerações, não percebo porque motivo terá baixado o nível. Só se for pelos quilómetros (CBS), e nesse caso, pensei que repondo (pelo DIS) resolve-se o problema.
A hipótese será mesmo alterar na ECU então.
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Mensagens: 1883
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
- Localização: Alentejo
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Como disse nesse caso o aditivo é sempre adicionado automaticamente.claw Escreveu:Obrigado.jmcdpereira Escreveu:Esses motores têm uma regeneração diferente dos motores BMW.claw Escreveu:Boas!
Precisava da vossa ajuda.... recentemente removi a FAP (física e electronicamente) (Mini Cooper D, motor 1.6d PSA). Na altura da remoção, o nível do aditivo já estava perto do fim, no DIS já tinha o alerta.
Depois de cerca de 1500 km, acendeu-me o aviso no CB do nível do aditivo.
Pergunta: não era suposto o nível do liquido ter ficado "desactivo" com a remoção electrónica da FAP?
Posso de alguma forma, com o DIS, "repor" o alterar o indicador do aditivo?
Obrigado e cumprimentos.
estes usam um aditivo para aumentar a temperatura no FAP e fazer a regeneração, os motores BMW injectam gasoleo com o mesmo fim.
Nesse caso tens sempre de ter sempre aditivo, agora se é possível enganar com o DIS não sei, mas duvido.
Estranho é ter acendido. Como não está a fazer regenerações, não percebo porque motivo terá baixado o nível. Só se for pelos quilómetros (CBS), e nesse caso, pensei que repondo (pelo DIS) resolve-se o problema.
A hipótese será mesmo alterar na ECU então.
Pelo menos lembro de ter lido isso há tempos atrás, pode-se remover e anular, mas o liquido vai sempre gastar... e não é barato (ou não era qd li isso).
No caso do meu ando sem FAP e não anulei electronicamente, sinto que os consumos aumentaram
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Esse sistema não usa boia no aditivo do fap. A ecu faz um calculo com base naquilo que adiciona ao combustivel já que quando é colocado um novo saco de aditivo se informa a ECU da quantidade do mesmo.
Se tens FAP OUT e as regenerações anuladas electronicamente, não vais necessitar que o liquido do fap seja adicionado.
Experimenta informar a ECU que colocaste um novo saco de aditivo.
Btw: Quantos km tem o carro? 120.000km ou perto disso?
Se tens FAP OUT e as regenerações anuladas electronicamente, não vais necessitar que o liquido do fap seja adicionado.
Experimenta informar a ECU que colocaste um novo saco de aditivo.
Btw: Quantos km tem o carro? 120.000km ou perto disso?
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Boas!
Não sabia que não tinha boia... mas foi exactamente depois de atestar o deposito de gasóleo que a luz acendeu, e tem quase 140k km, bate certo. :fixe
Andei a ver no DIS a forma de o fazer, mas penso que preciso de um numero de serie de um saco, não?
Obrigado!
Não sabia que não tinha boia... mas foi exactamente depois de atestar o deposito de gasóleo que a luz acendeu, e tem quase 140k km, bate certo. :fixe
Andei a ver no DIS a forma de o fazer, mas penso que preciso de um numero de serie de um saco, não?
Obrigado!
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Sempre que abres a tampa do deposito a ECU adiciona aditivo. Por isso é em carros com esse sistema não convem andar a colocar aos 10€ de cada vez... a quantidade injectada acaba por ser em demasia...
É normalmente a essa kilometragem que precisa de aditivo.
Sim existem duas referencias. Não sei se na Bmw através do numero de chassi conseguem-te indicar qual o que lá tens mas podes sempre ir ver no próprio saco.
Fica debaixo do carro, ao pé da roda traseira do lado direito dentro de uma caixa. Desapertas a caixa, baixas o deposito e lá dentro vais encontrar o saco com o aditivo.
Aproveitas e vês se o saco de facto está vazio. Às vezes acontece o calculo de aditivo adicionado não estar correcto.
Cuidado a manusear o liquido do fap, é altamente tóxico. Usa luvas e não deixes que o liquido toque em lado nenhum. Onde cair o liquido vai ser dificil limpar... Às vezes acontece o saco estar roto... Tem aspecto e cor de betadine mas quando seca fica tipo caramelo.
É normalmente a essa kilometragem que precisa de aditivo.
Sim existem duas referencias. Não sei se na Bmw através do numero de chassi conseguem-te indicar qual o que lá tens mas podes sempre ir ver no próprio saco.
Fica debaixo do carro, ao pé da roda traseira do lado direito dentro de uma caixa. Desapertas a caixa, baixas o deposito e lá dentro vais encontrar o saco com o aditivo.
Aproveitas e vês se o saco de facto está vazio. Às vezes acontece o calculo de aditivo adicionado não estar correcto.
Cuidado a manusear o liquido do fap, é altamente tóxico. Usa luvas e não deixes que o liquido toque em lado nenhum. Onde cair o liquido vai ser dificil limpar... Às vezes acontece o saco estar roto... Tem aspecto e cor de betadine mas quando seca fica tipo caramelo.
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Vou tentar arranjar as referencias sem ter esse trabalho.
Tendo as regenerações desactivadas, o aditivo não estará a ser usado, certo?
Obrigado mais uma vez.
Tendo as regenerações desactivadas, o aditivo não estará a ser usado, certo?
Obrigado mais uma vez.
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Isso não te sei responder porque não sei o que consiste a anulação do fap no seu todo.
A ECU usa duas sondas, uma pre-fap e outra pos-fap e o diferencial dos dois valores dá a carga do fap. Consoante essa carga a ECU dá ordem para regenerar fazendo aumentar a temperatura de escape.
Faz um by-pass ao intercooler, fecha egr, injecta gasóleo na fase de escape, liga diversos componentes electricos de forma a aumentar a carga no motor já que com temperaturas altas é que o fap limpa.
O liquido que é injectado no combustivel serve para que não seja necessária tanta temperatura na fap para que esta limpe e é adicionado sempre que se coloca combustivel.
Não sei se na anulação da electronica do fap também se devia anular o sistema que adiciona o liquido.
A ECU usa duas sondas, uma pre-fap e outra pos-fap e o diferencial dos dois valores dá a carga do fap. Consoante essa carga a ECU dá ordem para regenerar fazendo aumentar a temperatura de escape.
Faz um by-pass ao intercooler, fecha egr, injecta gasóleo na fase de escape, liga diversos componentes electricos de forma a aumentar a carga no motor já que com temperaturas altas é que o fap limpa.
O liquido que é injectado no combustivel serve para que não seja necessária tanta temperatura na fap para que esta limpe e é adicionado sempre que se coloca combustivel.
Não sei se na anulação da electronica do fap também se devia anular o sistema que adiciona o liquido.
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Tinha ideia que também era desactivado a adição do eolys.Crow Escreveu:Isso não te sei responder porque não sei o que consiste a anulação do fap no seu todo.
A ECU usa duas sondas, uma pre-fap e outra pos-fap e o diferencial dos dois valores dá a carga do fap. Consoante essa carga a ECU dá ordem para regenerar fazendo aumentar a temperatura de escape.
Faz um by-pass ao intercooler, fecha egr, injecta gasóleo na fase de escape, liga diversos componentes electricos de forma a aumentar a carga no motor já que com temperaturas altas é que o fap limpa.
O liquido que é injectado no combustivel serve para que não seja necessária tanta temperatura na fap para que esta limpe e é adicionado sempre que se coloca combustivel.
Não sei se na anulação da electronica do fap também se devia anular o sistema que adiciona o liquido.
Vou tentar saber.
Obrigado!
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Parece que já resolvi. Na reposição do CBS. Não foi necessário qualquer referência.
Obrigadíssimo pela ajuda! :-)
Obrigadíssimo pela ajuda! :-)
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
No prob.
Não sei se a bomba do aditivo do FAP não vai dar erro de ar no circuito (purga) quando o saco ficar vazio.
Mas penso que regista o defeito mas não acende luz.
Vai ligando ao DIS.
Não sei se a bomba do aditivo do FAP não vai dar erro de ar no circuito (purga) quando o saco ficar vazio.
Mas penso que regista o defeito mas não acende luz.
Vai ligando ao DIS.
Re: FAP OFF, aviso de liquido aditivo baixo
Vou fazer isso! :fixe