Recalibração dos computadores de bordo

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por pedrosousa »

AlexG, o erro é quase que uma caracteristica de uma medição.... Por muito mal que isto nos caia.

Tens as medidas correctas de pneus, penso que te estavas a referir a pneus de origem, logo estarão certas mas...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

AlexG
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2009, 18:22
O meu Carro:: BMW 320d E90 - 2005/06

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por AlexG »

É verdade, mas os erros sistemáticos corrigem-se facilmente. Note que aqui há apenas um erro de escala. Isto pode ser um "truque" da BMW. Assim o carro tem uma velocidade (aparente) maior e um consumo (aparente) menor. A vantagem é que nos protege um pouco mais das multas por excesso de velocidade.

Avatar do Utilizador
BlackPuma
Membro Senior
Mensagens: 934
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
Localização: Corroios

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por BlackPuma »

Não conheço nenhum carro, de marca alguma, que tenha um erro de velocimetro = a zero! Aliás, os BMW até são dos mais certinhos... Pega por exemplo num A3 MkI e logo vês o que são carros com erros na casa dos 20kms/h...



Voltando ao assunto do tópico, fiz a calibração tal como descrito no meu post inicial, e o resultado está mais que aprovado: média no CB de 6,8l sendo a média real de 6,85l.
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

Avatar do Utilizador
MarcosFonseca
Membro Gold
Mensagens: 1360
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01
Localização: Viseu

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por MarcosFonseca »

podiam explicar como se pode fazer isso do DIS :assubiar :lol1

eu consigo aceder a todos os menus no meu e46...tem é que se "destrancar" o numero 19! mas ainda não teste esse do 20..
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por JPimpao01 »

Eu recodifiquei o meu ontem e os consumos meu deus..... aumentaram bues.... vamos ver se agora ele etá enganado mas para cima :D Não fiz com o DIS, mas sim no quadrante com a formula que está no primeiro post.... para aumentar o valor (pelo menos no E39) é carregar no botão do reset vezes sem conta até ele passar de 700 e qq coisa para 1200 e qq coisa, ou seja dá a volta.... o meu estava em 1000 e agora meti em 1086.... so que os consumos passaram de 7,3lts, para 8,9-9,1lts NIX..... espero que seja ele q estja enganado agora :D
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

agaspar
Membro Iniciado
Mensagens: 39
Registado: 25 ago 2006, 12:05
O meu Carro:: BMW 730d E65 - 2006/03
Localização: Beloura - Sintra

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por agaspar »

O do meu e39 marca menos uns 0,5l/100kms. Consegue-se alterar o parametro pelo quadrante? Eu já tentei aceder aos diversos códigos, mas só consigo aos primeiros dos testes, etc... os outros dá locked!!!
Andei a tentar aceder para fazer reset ao indicador de revisão, mas não descobri como.

De qualquer forma até é bom marcar menos, assim a minha esposa não me chateia o juizo por ter comprado um carro que bebe muito 8)

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por JPimpao01 »

agaspar Escreveu:O do meu e39 marca menos uns 0,5l/100kms. Consegue-se alterar o parametro pelo quadrante? Eu já tentei aceder aos diversos códigos, mas só consigo aos primeiros dos testes, etc... os outros dá locked!!!
Andei a tentar aceder para fazer reset ao indicador de revisão, mas não descobri como.

De qualquer forma até é bom marcar menos, assim a minha esposa não me chateia o juizo por ter comprado um carro que bebe muito 8)
Mas se quiseres desbloquear, para por ec veres qtos litros tens no depósito ainda, velocidade real, etc..... no teste 01 tens um numero com 2 letras e 5 numeros (ísso é o VIN do carro) somas os 5 numeros (por ex. se tiveres XP12345, dá 15 a soma) qdo aparecer locked, carregas no botão reset e vão-te aparecer dois digitos 00, vais carregando no reset até aparecer 15 e depois carregas no do lado dto de novo e fica desbloqueado.... depois é só investigar as diversas funções ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
BlackPuma
Membro Senior
Mensagens: 934
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
Localização: Corroios

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por BlackPuma »

JPimpao01 Escreveu:Eu recodifiquei o meu ontem e os consumos meu deus..... aumentaram bues.... vamos ver se agora ele etá enganado mas para cima :D Não fiz com o DIS, mas sim no quadrante com a formula que está no primeiro post.... para aumentar o valor (pelo menos no E39) é carregar no botão do reset vezes sem conta até ele passar de 700 e qq coisa para 1200 e qq coisa, ou seja dá a volta.... o meu estava em 1000 e agora meti em 1086.... so que os consumos passaram de 7,3lts, para 8,9-9,1lts NIX..... espero que seja ele q estja enganado agora :D
Pois, provavelmente agora passou a marcar o correcto. Se usaste a fórmula tal como eu deixei no primeiro post, e claro sabendo a média correcta usando os valores de x kms para y litros no momento de atestar, então agora tens o CB a marcar certinho. O meu está mesmo "spot on". Claro que é "triste" olhar para o CB e ver lá médias acima do que estavamos habituados a ver, mas a verdade é que o carro não passou a gastar mais por isso, apenas passámos foi a ter consciência do gasto real.
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

agaspar
Membro Iniciado
Mensagens: 39
Registado: 25 ago 2006, 12:05
O meu Carro:: BMW 730d E65 - 2006/03
Localização: Beloura - Sintra

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por agaspar »

JPimpao01 Escreveu:
agaspar Escreveu:O do meu e39 marca menos uns 0,5l/100kms. Consegue-se alterar o parametro pelo quadrante? Eu já tentei aceder aos diversos códigos, mas só consigo aos primeiros dos testes, etc... os outros dá locked!!!
Andei a tentar aceder para fazer reset ao indicador de revisão, mas não descobri como.

De qualquer forma até é bom marcar menos, assim a minha esposa não me chateia o juizo por ter comprado um carro que bebe muito 8)
Mas se quiseres desbloquear, para por ec veres qtos litros tens no depósito ainda, velocidade real, etc..... no teste 01 tens um numero com 2 letras e 5 numeros (ísso é o VIN do carro) somas os 5 numeros (por ex. se tiveres XP12345, dá 15 a soma) qdo aparecer locked, carregas no botão reset e vão-te aparecer dois digitos 00, vais carregando no reset até aparecer 15 e depois carregas no do lado dto de novo e fica desbloqueado.... depois é só investigar as diversas funções ;)
Muito obrigado Amigo :D Vou já experimentar ao almoço ;)

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por JPimpao01 »

BlackPuma Escreveu:
JPimpao01 Escreveu:Eu recodifiquei o meu ontem e os consumos meu deus..... aumentaram bues.... vamos ver se agora ele etá enganado mas para cima :D Não fiz com o DIS, mas sim no quadrante com a formula que está no primeiro post.... para aumentar o valor (pelo menos no E39) é carregar no botão do reset vezes sem conta até ele passar de 700 e qq coisa para 1200 e qq coisa, ou seja dá a volta.... o meu estava em 1000 e agora meti em 1086.... so que os consumos passaram de 7,3lts, para 8,9-9,1lts NIX..... espero que seja ele q estja enganado agora :D
Pois, provavelmente agora passou a marcar o correcto. Se usaste a fórmula tal como eu deixei no primeiro post, e claro sabendo a média correcta usando os valores de x kms para y litros no momento de atestar, então agora tens o CB a marcar certinho. O meu está mesmo "spot on". Claro que é "triste" olhar para o CB e ver lá médias acima do que estavamos habituados a ver, mas a verdade é que o carro não passou a gastar mais por isso, apenas passámos foi a ter consciência do gasto real.
Nem mais :roll: :? :shock:

Eu ainda não fiz à unha 100%, fiz uma estimativa do q axo q ele estava a gastar, mas enchi o depósito agora até à bordinha :D e agora é so deixar chegar ao fim e voltar a encher, para fazer a média à unha e confrontar e ajustar..... se necessário (espero que para baixo :D)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

JMGP
Membro Gold
Mensagens: 1030
Registado: 03 jan 2005, 01:01
Localização: Massamá

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por JMGP »

Isso com menos de 2 digitos é à menino :lol1

Tenho que acertar o meu (se ele assim ja me assusta nos 8 quando tiver afinado... :wink1 )

Avatar do Utilizador
BlackPuma
Membro Senior
Mensagens: 934
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
Localização: Corroios

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por BlackPuma »

JMGP Escreveu:Isso com menos de 2 digitos é à menino :lol1

Tenho que acertar o meu (se ele assim ja me assusta nos 8 quando tiver afinado... :wink1 )
Vais ver que não dói nada... :lol1
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

JMGP
Membro Gold
Mensagens: 1030
Registado: 03 jan 2005, 01:01
Localização: Massamá

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por JMGP »

Exacto, não doi nada nem na carteira, pois foi o que sempre consumiu... apenas andavamos na ignorância (há uma frase bem famosa que diz qualquer coisa como: "é tão bom ser ignorante" e é bem verdade :lol1

Avatar do Utilizador
BlackPuma
Membro Senior
Mensagens: 934
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
Localização: Corroios

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por BlackPuma »

Ou outra ainda "Olhos que não vêem, coração que não sente".
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: Recalibração dos computadores de bordo

Mensagem por White_Spot™ »

Tenho de experimentar isto já que acho que o meu marca muito pouco hehe.

Responder

Voltar para “Electronica”