mudar radio reverse

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: mudar radio reverse

Mensagem por marco pires »

agora já percebi.

portanto de um lado o cabo MID trás a ficha para encaixar no MID, na outra ponta então em principio terá os fios soltos e depois é descarnar os da tal ficha quadrada que vai ligar ao rádio, e ligar de forma correspondente os fios do cabo do MID, deve ser assim.

sabes, é que eu pensei que aquela ficha que assinalei com o circulo fosse onde ligava, mas pelo que tu me disseste não há então qualquer ficha no rádio onde ligar o cabo MID, pelo contrário, tem é que se fazer esse tal processo de descarnar a ficha principal e ligar os fios do MID.

vou então encomendar o cabo, e claro quando ele chegar meto aqui as novidades.

uma vez mais o meu grande obrigado pela ajuda. :palmas :palmas :palmas :fixe
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: mudar radio reverse

Mensagem por rafias »

marco pires Escreveu:agora já percebi.

portanto de um lado o cabo MID trás a ficha para encaixar no MID, na outra ponta então em principio terá os fios soltos e depois é descarnar os da tal ficha quadrada que vai ligar ao rádio, e ligar de forma correspondente os fios do cabo do MID, deve ser assim.

sabes, é que eu pensei que aquela ficha que assinalei com o circulo fosse onde ligava, mas pelo que tu me disseste não há então qualquer ficha no rádio onde ligar o cabo MID, pelo contrário, tem é que se fazer esse tal processo de descarnar a ficha principal e ligar os fios do MID.

vou então encomendar o cabo, e claro quando ele chegar meto aqui as novidades.

uma vez mais o meu grande obrigado pela ajuda. :palmas :palmas :palmas :fixe
É isso mesmo!!!
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: mudar radio reverse

Mensagem por marco pires »

e já chegou o belo do cabo. :dance

aqui ficam as fotos:

Imagem
Imagem
Imagem

estive a experimentar a ficha para ver se encaixava no MID, e encaixa na boa, espectaculo.

aquelas fichas vermelhas são os conectores entre os cabos da ficha quadrada do carro, e os fios do cabo MID, portanto aquilo é descarnar um pouco os cabos da ficha do carro, apertar enfiar a parte descarnada nas fichas vermelhas e depois meter o fio do cabo MID, apertar e está pronto, ficam a fazer contacto uns com os outros, assim é facil :fixe

entretanto as instruções tambem são bem claras, e por isso não devo ter grandes problemas em montar o rádio e ficar tudo ok.

lá mais para o fim de semana vou então fazer isso, depois meto fotos.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: mudar radio reverse

Mensagem por marco pires »

já montei :P :P

foi fácil e correu tudo bem, ficou um espectaculo.

mais logo meto aqui as fotos, eu fiz uma especie de um DIY.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: mudar radio reverse

Mensagem por rafias »

Parabéns!!! :fixe. Fico feliz por ter ajudado!! Em termos de qualidade de som esses rádios não são tão bons como um rádio moderno mas eu já tive um rádio moderno no meu carro e simplesmente não combinava esteticamente. Parecia um cancro no tablier.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: mudar radio reverse

Mensagem por marco pires »

ajudado?
ajudado é favor, se não fosses tu ainda estava ás aranhas para conseguir tirar o rádio original, quanto mais mandar vir outro, e cabo e montar,etc,etc.

esta fica cá guardada amigo rafias, não é todos os dias que se encontra alguem tão prestável como tu foste comigo, é de louvar e tens todo o meu profundo respeito e agradecimento, sem a tua ajuda simplesmente nem tinha metido nisto :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas

bom, e conforme ia fazendo as coisas fui tirando umas fotos que devem servir para fazer uma especie de um DIY, aqui fica:

1º- material necessário. juntem ainda uma chave allen e um alicate.

Imagem

cabo MID

Imagem

grampos de ligação entre os fios do carros e os fios do MID (incluidos na compra do cabo MID)

Imagem

rádio bmw business CD + MID

Imagem

2º- retirar o rádio original

Imagem

puxar o botão do som/liga-desliga para fora, colocar uma chave de fendas fina na ranhura e rodar.

Imagem

mantendo a chave rodada, colocar os dedos na ranhura das cassetes e puxar o rádio para fora.

Imagem

vista geral do painel traseiro.

Imagem

desligar a ficha do rádio: colocar uma chave na ficha e puxar para cima com cuidado.

Imagem

vista da ficha depois de desligada.

Imagem

3º- ligar o MID ao carro.

Imagem

usar os grampos que fazem connecção entre os fios do carro e os do MID, para tal descarna-se cerca de meio centimetro os fios do carro, em alternativa não se usa os grampos e opta-se pela normal fita isoladora.
neste caso vê-se o cabo do carro a rosa e o do MID a azul, o grampo vermelho faz contacto entre os dois cabos.

Imagem

ao todo as ligações entre os cabos do carro e os do cabo MID são 5, o esquema abaixo vem incluido com o cabo MID e mostra como devem ser feitas as ligações, a numeração da ficha quadrada do carro(lado esquerdo da imagem da folha de instruções), pode não ser exatamente igual de carro para carro, contudo a propria ficha do carro contem a numeração marcada tal como se pode ver na 10ª foto, as ligações devem ser sempre tal e qual como está na folha independentemente de os pinos da ficha quadrada estarem ou não na posição que a folha mostra, terá que ser sempre assim:

pin 5 da ficha do carro com fio azul do cabo MID
pin 7 da ficha do carro com fio cinzento/vermelho do cabo MID
pin 9 da ficha do carro com fio castanho/rosa do cabo MID
pin 13 da ficha do carro com fio amarelo/castanho do cabo MID
pin 15 da ficha do carro com fio preto/verde do cabo MID

Imagem

4º- após as ligações estarem feitas o cabo MID deve ser ligado ao MID na lateral tal como mostra na imagem 11ª (ficha azul)

e do MID estamos resolvidos, agora é ligar a ficha quadrada do carro ao rádio cd na parte de trás (não fazer caso do circulo a vermelho e da seta, foram para outra questão anterior), não esquecer tambem de ligar a antena do rádio, não esquecer tambem de verificar se o fusivel vermelho que se encontra na parte de trás do rádio está bom, sem ele o rádio não funciona.

Imagem

5º- após as ligações estarem todas feitas, o equipamento deve estar a funcionar, aqui nesta foto em testes antes de encaixar tudo.

Imagem

6º- após confirmação do bom funcionamento do equipamento, encaixa-se o rádio cd, para tal empurra-se para trás e depois de estar alinhado com o tablier, apertam-se dois pequenos parafusos(um de cada lado), que ficam por baixo do rádio, desta forma o mesmo fica fixo e não sai para fora.

Imagem

5º- depois encaixa-se o MID, é só empurrar para dentro até dar um pequeno estalo, sinal que está encaixado.
está pronto, e o resultado final é este:

Imagem

aqui numa foto tirada esta noite:

Imagem

espero que este pequeno tutorial seja util caso um dia pretendam fazer esta conversão.

vou colocar um tópico na secção DIY com esta informação para referencia futura.

uma vez mais o meu profundo agradecimento ao rafias, sem ti isto não teria sido possivel, muito obrigado por tudo :palmas :palmas :palmas :palmas

ps- rafias, é exatamente isso, eu pretendi fazer um upgrade mas mantendo sempre o look original, jamais iria colocar um rádio que não fosse um destes, tal como dizes e bem, seria um cancro no tablier, e para alem de ficar feio, iria estragar toda a estética do belo tablier dos E39,jamais :susto
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: mudar radio reverse

Mensagem por rafias »

Agora só falta meteres ai o interface/adaptador para ouvires MP3s de uma pen USB para a festa ser completa :fixe :onfire Vais ver que é muito melhor que teres o leitor de CDs ou mesmo a caixa de CDs.

O meu próximo upgrade é as colunas da porta, isto porque acho que os baixos são muito fracos. Mas ainda não sei se valerá a pena (pode depender exclusivamente do rádio), além de que é difícil encontrar altifalantes que sejam só woofers com profundidade não maior que 45mm. Normalmente vendem com tweeters integrados e eu não quero isso, pois já tenho tweeters no canto da porta. Outra hipótese é instalar altifalantes compostos (woofer e tweeters em separado) substituindo os woofers e tweeters originais. Mas aí o problema pode ser a fixação dos tweeters. Por isso, ainda há muitas dúvidas...
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: mudar radio reverse

Mensagem por marco pires »

mas mudaram o tópico para aqui?

porquê?
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: mudar radio reverse

Mensagem por rafias »

Talvez o mais correcto seria para a secção de Modificações, pois tu tiraste fora o Reverse e meteste o Business :)
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: mudar radio reverse

Mensagem por marco pires »

ao menos dissessem alguma coisa, é que um gajo fica à toa, enfim!

bem, em relação ao interface para o USB, não vou fazer, porque eu ando na 530d, quem anda com este carro é o meu velho, esporádicamente eu, por isso ele não é grande entendido em novas tecnologias e fica-se pelos cd´s :wink1
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
noosphere
Membro Junior
Mensagens: 380
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Re: mudar radio reverse

Mensagem por noosphere »

Excelente post.... Tambem ando com um problema para ligar o meu YATOUR pois no meu MID não aparece a opção de "AUX" ou "MODE" :(
O que influencia é o "deck" superior... certo? Tenho que comprar outro com essa opção?
O meu "deck" superior só tem uma ficha com 6 pinos:
Imagem

E pelo que tenho visto por ai é quase tudo com 10... será por isto que não aparece a opção?
Podem-me ajudar pessoal... Tenho 90€ aqui parado e estou com receio de gastar € num outro radio e dps ficar com o problema na mesma :(

Obrigado a todos.

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: mudar radio reverse

Mensagem por marco pires »

qual é o rádio que tens?

tu queres ligar o Yatour ao rádio original do carro, é isso?
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Electronica”